Registrar    Entrar    Fórum    FAQ

Índice do fórum » Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações » Dados históricos




Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Mensagem Enviado: 08 Jul 2014, 10:12 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Mensagens: 1015
SAMPAIO

O bairro do Sampaio teve o nome ligado a sua estação ferroviária, inaugurada em 12 de Julho de 1865, portanto ela é 3 anos mais antiga que Todos os Santos, 4 anos mais antiga que o Riachuelo, 20 anos mais antiga que a estação do Rocha e 24 anos mais antiga que o Méier.

Como o bairro se tornou menos importante que Riachuelo e Engenho Novo, seus vizinhos diretos, a idéia que nos vém a cabeça é a justificativa de sua construção, mas em 1865, os trens saiam de São Francisco Xavier, inaugurada apenas 4 anos antes e paravam apenas em Sampaio e depois Engenho Novo, tudo em linha singela.
O nome da estação foi em homenagem ao Coronel Antônio Sampaio, patrono da cavalaria.

Em relação a fonte bibiligráfica, não me recordo de ter visto ou lido, qual seria essa cavalaria, mas imagino estar ligada a batalha do Riachuelo, origem do nome da estação vizinha.

A medida que as escassas vendas foram aumentando a e as fazendas sendo desmembrada em lotes, havia um apelo que os trens fizessem paradas entre as estações existentes na época, que eram poucas e por consequência, distantes.

Antes de existir a estação Sampaio, os comboios paravam ali eventualmente e o local era chamado de parada do Ponto do Carreiro.

O acesso da primitiva estação era pelos trilhos até que em 1920 foi construída a passagem subterrânea.

Essa estação já esteve na lista junto com Quintino para ser desativada. A primeira na época da desativação de Rocha, Todos os Santos e Encantado e a segunda, há alguns anos atrás e por isso, temos que "ficar de olho".

LIVRO: OS BAIRROS DO GRANDE MÉIER (Márcio Palmeira e Ronaldo Moraes).


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 08 Jul 2014, 10:27 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Mensagens: 1015
ENCANTADO.

A estação do Encantado foi inaugurada em 15/04/1889, aproximadamente um mês antes da estação do Méier, quando a linha do centro ja possuia linha dupla e o seu nome foi dado em função da localidade.

Há algumas versões para o nome dado ao bairro.

1ª versão: No final do século XIX, uma carraoça se perdeu em um rio das redondezas com cocheiro e tudo. Nunca mais apareceu e a partir de então, o local passou a se chamar Encantado. Tempo depois, outra moça vestida de branco caiu de uma pinguela e nunca mais foi vista.

2ª versão: Em frente a uma antiga igreja, morava um médico, cuja residência era apelidada de palacete. Ao visitar um paciente nas imediações da Rua Gurneza (ou Geneza) a noite, o primitivo veículo (não foi informado se foi uma carroça ou carro) que estava foi levado por uma correnteza de uma forte chuva que caiu quando ele retornou e o médico nunca mais foi encontrado.
No palacete, foi depois disso considerado mal assombrado e posteriormente se tornou o externato São Pedro, onde segundo uma lenda, aparecia em uma janela, a cartola do médico desaparecido.

A estação do Encantado foi a primeira do subúrbio e receber luz elétrica. Sua desativação ocorreu em 1971 e sua plataforma abandonada foi sendo deteriorada rapidamente, tendo sido a estrutura da cobertura, que ocupava apenas a parte inicial da plataforma; como em Sampaio; rapidamente consumida ou roubada, indo a colapso. Ficou de pé até meados dos anos 70.

A sua passagem subterrânea foi inaugurada em torno de 1920 e existe até hoje junto a linha amarela, servindo de interligação entre os dois lados do bairro.

LIVRO: OS BAIRROS DO GRANDE MÉIER (Márcio Palmeira e Ronaldo Moraes).


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 08 Jan 2016, 16:12 
Offline
Usuário ativo

Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55
Mensagens: 13
OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER OFICIALMENTE CHAMADA DE PIEDADE ?

certeza que foi antes de 1890


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Índice do fórum » Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações » Dados históricos


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 
 

 
Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Traduzido por: Suporte phpBB