Estação Engenho do Matto

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Francisco Sá e Engenho do Matto (a segunda estação), na linha que funcionou entre o ano de 1922 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 01 Jul 2014, 14:30

Ou são mal informados ou estão mal intencionados ...
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2014, 17:16

Dado. Eu não tinha reparado o rodapé das plantas, mas parecem mesmo ser de 1928, digo as mais antigas.
É estranho, pois justamente as plantas que não estavam lá no AGCRJ estão com escala 1/5000 e sendo assim, eles não conseguiriam fazer uma folha inteira com escalas diferentes e por isso cortaram.

Será que foi isso?

Quanto às aerofotogrametrias mais novas, parecem mes o ser do início dos anos 50, mas isso é pura especulação.

Dado, vc consegue mandar o link dessas fotos aéreas?

Vou tentar ver se nos anos 50 ainda havia a estação Herédia de Sá e se a estação de E.Matto já havia sido demolida, digo a da variante nova. Dá para fazer aquela pesquisa também sobre a estação de Benfica. Se ela estava de pé até os anos 50, dá para tentar ver fotos melhores que eu consegui naquelas instalações da CEDAE.

A seta mostrada por você na planta mais nova mostra o que seria a estação velha de E.Matto, enquanto na planta mais antiga onde há a saliência retangular, seria a estação da variante mais nova. Eu ampliei a foto e mostrei com uma seta azul o que parece ser a tal casa amarela hoje.
Parecia haver ali mais de uma casa.
Aquele contorno que existe hoje, não existia e pelos locais apontados em plantas antigas parece apontar que a estação ficava a esquerda da linha.

Como eu disse acima, parecia haver mais de uma casa e baseado em mapas, podemos dizer o seguinte. Se aquela casa amarela não era a estação, então poderia ser uma casa de turma.
O que acha?

Segue o zoom abaixo.
Folha47+copy.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2014, 17:20

Em relação a estação mais nova, existe realmente o tal retângulo, mas se reparmos, do lado oposto da linha, existe um terreno triangular com umas manchas que parece abrigar algo também. Se a estação for a saliência retangular, a mesma seria muito pequenina.

Vamos levar em consideração ambas hipóteses até obtermos a aero com uma resolução melhor.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por Adenilson » 26 Out 2015, 10:17

Pessoal.
Depois de esgotar as minhas forças, tentando obter uma resolução melhor junto ao AGCRJ das mais recentes (agora não tão recentes assim.. :P ) aerofotogrametrias, segue abaixo com a resolução apenas um pouquinho melhor que a postada acima, o local da estação Engenho do Matto da variável nova da Rio D'ouro.

Aparenta ser um casebre ou cobertura muito pequena dentro de uma estrutura geometricamente maior, que pode ser uma plataforma, ou pátio da estação simplesmente.

Eu marquei com uma seta cinza, o que aparenta ser um desvio para a entrada da estação, mas dêem suas opiniões.

Marquei também o local da antiga estação de Engenho do Matto.

Havia uma citação que uma das duas estações era de madeira, mas não me lembro qual (antiga ou nova).

E.Matto1928.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 04 Set 2017, 16:26

Eu passei com o Julio em frente a esse prédio e pensei nisso, que a estação seria por ali mesmo ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por ribeirofelippe » 04 Set 2017, 21:14

DadoDJ escreveu:Eu passei com o Julio em frente a esse prédio e pensei nisso, que a estação seria por ali mesmo ...
Desculpa Dado, vi depois algumas postagens sobre Engenho do Mato de vários foristas em outros post's e respondem em parte minhas dúvidas, o que coloquei parece repetido, com exceção da estação Engenho do Mato não ser a casa rosa ou o depósito ao lado, mas sim do outro lado da rua quase onde é hoje o leito da L2, conforme a propaganda que coloquei anteriormente e como os PROJETOS DO LOGRADOURO municipal PAA / PAL, em que o ponto preto (estação) está no lado esquerdo na Av Aut Clube sentido Centro. Quando criança morava em frente à estação Engenho da Rainha e lembrava de ver a linha retilínea, os resquícios da estação de mesmo nome da EFRD (a mesma ficava exatamente onde é atualmente a estação da L2) e a linha da EFRD que seguia em linha RETA, como já afirmei. Não havendo a menor possibilidade daqueles imóveis terem sido a estação Engenho do Mato, pois assim a linha da EFRD deveria fazer uma curvatura a esquerda do qual nunca li citação. Além da existência de fotos da linha sendo retilínea, como os PROJETOS DO LOGRADOURO municipal, todos eles já postados aqui ou no tgvbr por alguns membros, que vale a pena ver novamente.


Abcs.

http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/323.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por ribeirofelippe em 01 Mar 2020, 20:10, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 08 Set 2017, 10:55

Tranquilo !
Eu só me lembro que em algum lugar do fórum, e que não organizei ainda em um lugar mais adequado :P , que eu localizei o ponto exato onde ficava a estação de Engenho do Matto, a segunda versão.
Vou tentar encontrar okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 08 Set 2017, 11:04

O kmz com a planta está neste link:

viewtopic.php?f=75&t=677&hilit=imagem+engenho+do+matto+planta&sid=96182baea7a0e5cddc5d2a9867fb4237

Agora a imagem superposta ainda não achei ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 08 Set 2017, 11:20

Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Engenho do Matto

Mensagem por DadoDJ » 08 Set 2017, 11:24

EFRO 1917 Superposição de imagens - Planta 07 Estação Engenho do Matto.png
EFRO 1917 Superposição de imagens - Planta 07 Estação Engenho do Matto %28Destaque%29.png
vv
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto”