Registrar    Entrar    Fórum    FAQ

Índice do fórum » Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária » Arqueologia Ferroviária




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Mensagem Enviado: 29 Mai 2013, 09:42 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Mensagens: 3328
Localização: Rio de Janeiro
^^ Eu acho que não deva ter sido assentado nem um metro de trilhos ... pelos documentos que li, parece que os terrenos foram comprados ou adqüiridos de alguma forma, fizeram terraplanagem, e chegaram a fazer o leito com talude em alguns pontos.
Mas não vi nenhum texto dizendo algo sobre trilhos ...
Agora o que vi foi uma sucessão de entidades e empresas contra a construção da ferrovia, tais como a EFCB (no caso de construção de uma linha ligando Piraí a Itaguaí, chegando ao ponto de passagem da linha Botafogo-Angra dos Reis. Essa linha acabou sendo construída mais tarde: é a variante de Brisamar !), a Cia.de Bondes de Copacabana (?) e a Cia.Melhoramentos da Lagoa Rodrigo de Freitas. A estação inicial na Praia da Saudade (extinta, ficava onde hoje é a Marina de Botafogo) também foi proibida de ser construída no local, a companhia teve que modificar o projeto. No Leblon há relatos de início de preparação do terreno, e chego a acreditar que alguma via atual possa ter surgido a partir do leito abandonado da ferrovia, além é claro, da Av.Niemeyer.

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 29 Mai 2013, 11:37 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Mensagens: 1027
Entendi Dado.
De qualquer forma, vamos entender o status "em construção" como algo mesmo relacionado pelo menos a preparação do leito.
Baixei algumas fotos do Portal Augusto Malta, relacionados a abertura da Avenida Niemeyer em 1920, o que seria quase 30 anos depois do projeto, mas não mexi na ampliação para não alterar a resolução.
Acho que não tem nada que possa ser revelador, mas mostra o cenário da época.

Dado. Não me lembro da abrangência das aerofotografias em termos de zona sul, pois nunca me preocupei com essa região, mas acho que as fotos não abrangiam até a região de São Conrado, até então quase uma roça. :ttn:


Anexo:
PDF-AM-NV_1854.1920.jpg


Anexo:
PDF-AM-PC_1110.1920.jpg


Anexo:
PDF-AM-PC_1396.1920.jpg


Anexo:
PDF-AM-PC_1397.1920.jpg


Anexo:
PDF-AM-PC_1401.1920.jpg


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 29 Mai 2013, 11:42 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Mensagens: 3328
Localização: Rio de Janeiro
Ótimas fotos, Adenilson !
Curiosamente, se a ferrovia fôsse construída e concluída, e talvez desativada posteriormente, teríamos uma segunda Av.Niemeyer, entre São Conrado e a Barra da Tijuca.
Sim, ao invés de um elevado ou viaduto como temos hoje, a ferrovia teria o leito construído na escarpa da rocha, da Pedra da Gávea.
Aliás ... será que não há algum vestígio disso na região ?
:O

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 08 Jul 2017, 22:07 
Offline
Usuário Prata
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Set 2012, 14:14
Mensagens: 56
Segue uma reportagem do Jornal O Globo em 1977, trazendo menção a construção da Estrada de Ferro Sapucahy (ou Companhia Férrea Sapucaí).


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 10 Jul 2017, 14:46 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Mensagens: 3328
Localização: Rio de Janeiro
Opa, abrindo aqui pra ver ...
:DD

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Índice do fórum » Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária » Arqueologia Ferroviária


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 
 

 
Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Traduzido por: Suporte phpBB