160 anos da EF Mauá

Local para postarmos informações sobre eventos, encontros, reuniões e toda a programação voltada ao transporte sobre trilhos. Para visualizar o fórum sobre nossas expedições e grupos, faça login pois ele é invisível para não-membros e por medida de segurança é monitorado.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

160 anos da EF Mauá

Mensagem por DadoDJ » 11 Abr 2014, 23:43

Vamos celebrar os 160 anos da primeira ferrovia do Brasil !
Dia 26 de abril, às 15:00, na estação Guia de Pacobaíba será realizado um evento com a presença de várias lideranças e personalidades do meio ferroviário, comunitário e político. É uma ótima oportunidade de confraternizarmos, fazermos novas amizades e debatermos sobre os rumos desta e de outras ferrovias do estado e do país. Não perca !
10150766_562698583828383_979360801487095541_n.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 160 anos da EF Mauá

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2014, 00:37

Abaixo um convite elaborado pela Prefeitura de Magé, lembrando que teremos eventos durante todo o dia no local. Eu mesmo só poderei estar lá à tarde ...
:(
1488786_649975135051164_1526152660055279900_n.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 160 anos da EF Mauá

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2014, 00:38

Abaixo a localização da primeira estação ferroviária do Brasil: Guia de Pacobaíba (lembrando que esta é a segunda versão da estação, que anteriormente tinha dois pavimentos):


Exibir mapa ampliado
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 160 anos da EF Mauá

Mensagem por DadoDJ » 25 Abr 2014, 00:54

Abaixo a mensagem informativa que enviei a todos os membros do grupo, e logo a seguir um diagrama ilustrado com informações de acesso à antiga estação. Espero que seja útil.
;)

Olá, amigos e amigas !
Como se sabe, no dia 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, a “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis”, ou como é mais conhecida, a “Estrada de Ferro Mauá”, devido à localidade de onde partiu o primeiro trem (Praia de Mauá, em Magé) e ao seu idealizador, Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá.
Apesar da data da inauguração ser o dia 30 (era pra ser no dia 23 de abril, mas devido ao mau tempo na época, foi adiada. Se não fosse por isso hoje teríamos o feriado de São Jorge e da EF Mauá no mesmo dia ...) neste ano de 2014, quando se celebra 160 anos, o evento será realizado no próximo sábado, dia 26 de abril, de 09:00 às 16:00, de acordo com a prefeitura de Magé e o convite em anexo. Entretanto, acredito que o evento ocorra de 09:00 às 19:00, pois a partir das 14:00 várias lideranças estarão reunidas em debate para discutir sobre o futuro desta e de outras ferrovias. Eu mesmo chegarei apenas à tarde, pois trabalho aos sábados e não sei se conseguirei ser liberado cedo. Então estou convidando a todos os interessados a participarem e fazerem parte deste que será um grande encontro de amizade, conhecimento, nostalgia, celebrações e perspectivas. Abaixo transcrevo a programação passada pela prefeitura de Magé, de acordo com o site da mesma:
-------------------------------------------------------------------------
Magé comemora os 160 anos da Primeira ferrovia do Brasil

A Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá, quinto distrito de Magé, é o berço da primeira ferrovia do país, idealizada pelo empreendedor Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, e inaugurada em 30 de abril de 1854. A novidade da época trouxe a modernidade para o Brasil, facilitando o comércio, transporte e redução das distâncias que demoravam dias para serem percorridas, se tornando símbolo do progresso.

A Prefeitura de Magé, em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), realiza a comemoração dos 160 anos da Estrada de Ferro Mauá, marco histórico do crescimento brasileiro no próximo sábado, 26 de abril, das 9h às 16h, na Estação Guia de Pacobaíba.

Na festa os visitantes vão conhecer mais sobre a história da cidade e desse patrimônio nacional através da exposição de fotografias, exibição de documentários, oficinas de arte, muita música com a Orquestra Aquarius de Magé e o Coral de Alunos da rede municipal de ensino, entre as diversas atividades do evento. A trineta do Barão de Mauá, Francisca Nedehf, e o Marquês de Viana Eduardo Nedehf, tetraneto, são os convidados de honra da comemoração.

Os visitantes poderão ver a réplica da Baronesa, a locomotiva que circulou na histórica ferrovia, e o bonde, além de conhecer a estação Guia de Pacobaíba.

Serviço: Aniversário de 160 da Estrade Ferro Mauá na Estação Guia de Pacobaíba
Sábado, 26 de abril de 2014, das 9h às 16h, na Avenida Roberto Silveira, s/nº - Guia Pacobaíba, 5º distrito, Magé.

Confira a programação

A festa dos 160 anos da primeira linha férrea do Brasil contará com shows e participações especiais.

8h30: DJ Biro Jack ambientando o local com sons variados (Chill Out, Lounge, Chorinho, Samba de Raiz)

9h05: Apresentação da Orquestra Aquarius

10h08: Palestra com Pastori - Tema "Viabilidade da reativação da linha férrea".

10h30: Autoridades falam sobre a importância histórica da Guia de Pacobaíba.

11h30: Show de Música Popular Brasileira com Sandro Vercele. Ele contará sobre a história dos trilhos no Brasil.

14h40 às 16h30: Tino Junior, Jazz e Blues - Som de Fundo DJ Biro Jack

Link: http://www.mage.rj.gov.br/fundacaocultu ... -do-brasil" onclick="window.open(this.href);return false;

-------------------------------------------------------------------------

Pois bem, para chegar ao local, há várias maneiras, descritas a seguir:

Dicas para chegar à Guia de Pacobaíba para quem vem da(e):

- Zona Oeste (Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Padre Miguel, Deodoro e bairros na região) e localidades da Baixada Fluminense (exceto Duque de Caxias):
Embarcar no trem rumo à Central do Brasil. Caso more longe de alguma estação, deve se dirigir à Central do Brasil de ônibus ou tomando um ônibus que dê acesso a uma estação da Supervia mais próxima. Ao chegar na Central do Brasil, se dirigir ao Terminal Américo Fontenelle e embarcar em um ônibus em direção ao bairro São Francisco. Esta linha segue pela rodovia Washington Luís e Rio-Teresópolis. Após o pedágio, o ônibus passará pela antiga passagem de nível com a EF Mauá e sob um viaduto. Mais alguns poucos quilômetros e ele entrará à direita, esta é a Estrada Nova de Mauá. Observem que logo após entrar neste estrada, o ônibus cruzará com a linha férrea que é o ramal de Guapimirim da Supervia. Mais alguns quilômetros, fiquem atentos ! Não me lembro agora se o ônibus entra à esquerda ou a direita, mas o importante é que, ao final desta estrada, quando o ônibus entrar para um lado ou o outro, desçam e sigam para a direita, aproximadamente uns 300 metros. Do outro lado da rua avista-se a antiga rotunda e ao fundo, a pioneira estação ...
- Para quem está em Duque de Caxias e bairros às margens da Av.Presidente Kennedy ou Rodovia Washington Luís:
Embarcar em um ônibus da empresa TREL, da linha Caxias - Ypiranga. A partir da rodovia Rio - Teresópolis, tomar os mesmos cuidados citados anteriormente
- Para quem mora em Piabetá, Imbariê e localidades atendidas pelo ramal Vila Inhomirim da Supervia:
Ir de trem até Piabetá e embarcar em um ônibus da linha Piabetá - Praia do Anil (informação sugerida pelo site "Vá de ônibus")
- Para quem mora na zona sul do Rio de Janeiro, ir até a Central do Brasil e seguir o mesmo roteiro citado anteriormente
- Para quem mora em Niterói, São Gonçalo ou arredores, pode-se ir a até a Central do Brasil e seguir os mesmos roteiros citados anteriormente, embarcando em um ônibus no terminal Américo Fontenelle. Outra opção é embarcar em um ônibus da linha 511Q: Niterói – Imbariê (via Piabetá) (empresa Rio Minho) e descer ou na Rodovia Rio-Teresópolis (próximo a entrada da Estrada Nova de Mauá), ou então descer na rodoviária de Piabetá e embarcar em um ônibus da linha Piabetá-Praia do Anil
Abaixo o itinerário de uma linha de ônibus que nos atenderá no acesso à pioneira estação, a linha 466C - Central x São Francisco (Viação União):
- Rio de Janeiro -
RUA ALFREDO DOLABELA PORTELA
RUA RIVADAVIA CORREIA
TUNEL JOAO RICARDO
RUA RIVADAVIA CORREIA
RUA DA GAMBOA
RUA PEDRO ERNESTO
RUA SACADURA CABRAL
RUA EDGAR GORDILHO
AVENIDA RODRIGUES ALVES
RUA SILVINO MONTENEGRO
AVENIDA OSCAR NIEMEYER (BINÁRIO)
TUNEL DA SAUDE (BINÁRIO)
RUA PROFESSOR ARLINDO RODRIGUES (BINARIO)
RUA DA GAMBOA
AVENIDA PROFESSOR PEREIRA REIS
AVENIDA RODRIGUES ALVES
AVENIDA RIO DE JANEIRO
AVENIDA BRASIL
ACESSO AVENIDA BRASIL
AVENIDA BRASIL
AVENIDA DAS MISSOES
- Duque de Caxias -
RODOVIA WASHINGTON LUIS
ACESSO RODOVIA WASHINGTON LUIS
RODOVIA WASHINGTON LUIS
ACESSO WASHINGTON LUIS PISTA LATERAL
RODOVIA WASHINGTON LUIS
ACESSO RODOVIA BR-493
RODOVIA BR-493
ACESSO AVENIDA ANHANCA
SEM TIPO SEM NOME
ACESSO RODOVIA BR-493
RODOVIA BR-493
- Magé -
RODOVIA BR-116
ESTRADA NOVA DE MAUA
AVENIDA ROBERTO SILVEIRA
(em anexo encontra-se um mapa com o itinerário traçado)

Obs.: há uma outra linha de ônibus, a Central – Ipiranga (empresa TREL) que faz o mesmo percurso, mas ao chegar no final da Estrada Nova de Mauá, ou esta linha ou a anterior, dobra à esquerda, quando na verdade, o caminho certo é à direita. Caso o ônibus que você esteja dobre à esquerda nesta parte do trajeto, desça e volte, seguindo algumas centenas de metros em direção à estação, avistável da rua principal do bairro. A tarifa “cheia” (sem bilhete único, sendo assim, com pagamento em dinheiro) é de R$ 8,45.

Localização da estação no Google Earth:
https://www.google.com/maps/place/22%C2 ... !1s0x0:0x0

Uma dica importante para todos (exceto os que estiverem vindo de Niterói, São Gonçalo ou arredores) que tentarei ilustrar nas imagens em anexo: ao irem de ônibus ou outro veículo, fique atento ao passar pelo pedágio da rodovia Rio – Teresópolis (imagem 01).
01.jpg
Logo após a rodovia passa sobre uma ponte sobre o Canal Caioaba, a seguir passa sob um viaduto (neste ponto, a poucos metros, encontram-se os trilhos da EF Mauá, em antiga PN) (imagem 02),
02.jpg
depois uma ponte sobre o Rio Inhomirim (imagem 03),
03.jpg
e logo a seguir, a entrada para a Estrada Nova de Mauá, à direita (imagem 04).
04.jpg
Esta estrada é facilmente identificável também, pois ela cruza com a antiga ligação ferroviária Saracuruna-Visconde de Itaboraí (atual ramal Guapimirim da Supervia) (imagem 05) logo no começo.
05.jpg
Basta seguir esta estrada até o final (cuidado: pista estreita e cheia de curvas em vários pontos) e quando ela acabar, já em zona urbanizada, dobra-se à direita (imagem 06 e 07),
06.jpg
07.jpg
alcançando o local onde passava a EF Mauá em poucos minutos (algumas centenas de metros depois, imagem 08).
08.jpg
Para quem vier de Niterói, São Gonçalo e outras localidades da região, siga pela Rodovia Rio-Teresópolis no sentido Rio de Janeiro. Em determinado ponto, avista-se à esquerda o leito da ferrovia, o ramal de Guapimirim, e algumas estações e paradas (Santa Dalila é uma boa referência). Quando a ferrovia se afastar, pergunte ou peça ao motorista para descer na entrada da Estrada Nova de Mauá. Basta atravessar a rodovia pela passarela localizada em frente a esta entrada e aguardar qualquer ônibus que entre nesta estrada. Ao chegar em área urbanizada, alguns quilômetros à frente, o caminho correto para se alcançar a estação ferroviária é à direita, caso o ônibus vire à esquerda, desça e caminhe na direção contrária, até chegar à entrada do antigo leito (imagens 06, 07 e 08).
Qualquer dúvida, é só entrar em contato !
Acesse também o grupo Trilhos do Rio no Facebook (http://www.facebook.com/groups/trilhosdorio" onclick="window.open(this.href);return false;), onde várias pessoas estão combinando a ida, seja de carona ou de caravana em ônibus mesmo. Desculpe estar enviando esta mensagem em cima da hora, na véspera, mas alguns detalhes só foram definidos hoje. De qualquer forma torço para que você possa ir, será uma bela festa e confraternização, sempre com a esperança de que esta ferrovia, a primeira do país, verdadeiro patrimônio da população e da história Brasileira, seja recuperada e reativada, oferecendo uma alternativa turística na Baixada Fluminense, tão rica historicamente e turisticamente, mas pouco aproveitada e divulgada como tal.

Nos vemos lá, pessoal !

Atenciosamente,
Eduardo P.Moreira
“DadoDJ”
Administrador Trilhos do Rio
[/color]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 160 anos da EF Mauá

Mensagem por DadoDJ » 29 Abr 2014, 11:31

Foi uma tarde maravilhosa para mim (cheguei às 16:00, trânsito infeliz !) e um dia inesquecível para quem pôde acompanhar desde cedo o grande evento promovido pela Prefeitura de Magé.
Personalidades, políticos, lideranças comunitárias e ferroviárias, grandes amigos que eu já conhecia e também os que tive a imensa satisfação em conhecer pessoalmente pela primeira vez, enfim, foi muito legal !
Em breve, fotos do evento.
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

maikysp
Usuário ativo
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Fev 2014, 12:13

Re: 160 anos da EF Mauá

Mensagem por maikysp » 08 Mai 2014, 16:53

Indiquei ao meu pai que é aposentado da PFF, peço desculpas a quem de repente o viu lá debatendo :@: com algumas pessoas que apresentavam o evento (segundo ele me relatou) ele é muito crítico e ficou malhando a prefeitura de Magé e denunciou o avanço de obras da prefeitura no leito do ramal de Vila Inhomirim da Supervia, e infelizmente (principalmente para as pessoas que ele perguntou) fez perguntas de contexto histórico sobre o município e as vias férreas para essas pessoas e elas não souberam responder, tstststs. Não sei nem se alguém do grupo estava presidindo este evento, peço desculpas mesmo, mas é o jeito do velho, meio brabo kkkk, não sei se fico rindo :P ou se lamento ptz . Mas é uma pessoa que conviveu nesses ramais desativados da vida, principalmente os da Leopoldina. Não tem nem um mês, ele ficou desolado quando mostrei a estação de Visconde de Itaboraí, que ele disse que trabalhou passando por lá várias vezes.

Responder

Voltar para “Agenda Ferroviária”