MagLev pode ligar Aeroportos do RJ

O nome deriva de Magnetic levitation transport, ou seja, transporte de levitação Magnética, onde uma espécie de trem corre sobre trilhos, mas sem toca-los, utilizando a força eletromagnética para deslocamento e direcionamento.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

MagLev pode ligar Aeroportos do RJ

Mensagem por DadoDJ » 28 Out 2011, 12:24

Notícia publicada na Revista Ferroviária em 28/10/2011:

Brasil desenvolve trem que levita sobre os trilhos

25/10/2011 - Portal ODM

O Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou, em 2009, o processo de fabricação do primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética, o Maglev Cobra. O trem é projetado especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.

O Maglev Cobra está sendo desenvolvido há cerca de 10 anos pelo Coppe/UFRJ. O Maglev é propulsionado por forças magnéticas atrativas e repulsivas, ativadas através de supercondutores. Com quatro módulos autopropulsores, o veículo terá capacidade total para 28 pessoas e flutuará a uma velocidade máxima de 30 km/h.

O desenhista industrial Álvaro Guimarães, responsável pelo projeto, explica que a carroceria desta é em compósito de fibra de vidro e resina de poliéster. Depois dos testes, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem magnético.

Aproveitamento dos trilhos

Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coreia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades [saiba mais].

A tecnologia que está sendo desenvolvida para o Maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado ou em movimento.

Link: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=14375
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: MagLev pode ligar Aeroportos do RJ

Mensagem por Andre Vasconcellos » 10 Dez 2011, 23:15

Um "airport shuttle" para o MagLev Cobra até que vai... Mas um transporte de massa maior eu já confiaria a missão aos monotrilhos e metrôs pesados.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: MagLev pode ligar Aeroportos do RJ

Mensagem por Adenilson » 27 Jan 2012, 14:03

Concordo com você André, acrescentando um outro motivo.
30 Km/h é um pouco mais que a velocidade média se o trecho fosse percorrido a cavalo.
E mesmo os 70 Km/h no segundo caso é pouco.

Para que a ferrovia se reafirme definitivamente no país, o foco do pensamento tem que ser a velocidade e por conseqüência, o tempo de viagem.

Trem mais lento que busão não dá! brb


Andre Vasconcellos escreveu:Um "airport shuttle" para o MagLev Cobra até que vai... Mas um transporte de massa maior eu já confiaria a missão aos monotrilhos e metrôs pesados.

Responder

Voltar para “MagLev”