Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Espaço para compartilharmos mapas e plantas ferroviários, antigos ou atuais
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 16 Dez 2011, 00:50

Nome: Estado do Rio de Janeiro : composto sobre os ultimos mappas existentes e de acordo com as estatísticas e demarcações officiaes.
Ano: 1892
Fonte: Biblioteca Nacional (Registro cart225708)
Tamanho do arquivo: 24.407kb (23,8mb)
Dimensões da imagem: 12289 x 8887 pixels
Prévia da imagem:
Mapa em formato .jpg - Link direto Do site da Biblioteca Nacional, CLIQUE AQUI
Link para download: Disponível em breve !
Instruções para download: Clique no link acima. Aguarde abrir a janela. Logo abaixo a prévia da imagem aparecerá um botão azul escrito "Download Now". Clique neste botão e salve o arquivo.

Este mapa me chamou muito a atenção, pois me apresentou muitos projetos de ferrovias que eu nunca havia ouvido falar ! Na prévia da imagem dá pra ver algumas coisas, mas em breve estarei disponibilizando o arquivo completo, em tamanho original, onde vai dar pra ver tudo nos mínimos detalhes. Inclusive tenho dúvidas em relação a várias estações que são mostradas neste mapa. Aguardem, pois acredito que o debate será longo sobre as informações apresentadas
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por Paulo ITT » 16 Dez 2011, 10:09

Agora que já sofri noites e madrugadas para marcar no GE é que voce me vem com este mapa.

:brrb: :gr: nnoo
8))

Brincadeira, tem um outro mapa que voce postou que é bem semelhante a este, só que o ramal de Maricá está completo e não tem estas opções de projetos como a ligação para Angra e Sta Maria Madalena - Macuco.

Tem um outro mapa (E F Valenciana se não me engano) que mostrava um projeto de continuação da EFRDO cruzando a linha Auxiliar na altura de Paty do Alferes. É aquele todo azul escuro que não dá para enxergar direito, passei no photoshop o ctrl - i e inverti as cores aparecendo melhor os detalhes.

Estes mapas que voce descobre são sensacionais. Nunca deixe de postá-los.
app app

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 16 Dez 2011, 18:30

^^ Detalhe ... eu não notei que havia este projeto da EFRdO cruzando a Linha Auxiliar no mapa da EF Valenciana !
o0
Valeu, Paulo ! ! !
okk

Obs.: estou com 170 mapas antigos aqui ... até agora ! Vou criar uma seção específica no site mesmo e postar lá também. Vai ser a primeira seção do site !

Só me falta tempo ... mas um dia sai ! Enquanto isso, vamos vendo por aqui !
:P
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por Paulo ITT » 17 Dez 2011, 09:57

Poxa Dado, depois dos trilhos, mapas são a minha 3ª TARA, bem a 1ª prefiro não comentar. :lol:

Manda depois aos poucos, e por falar como voce consegue taia mapas? É na BN? Como procurar?

Tenho mapas antigos em papel, só não são ferroviários, inclusive um de 1962 com o centro do Rio em perspectiva com o traçado dos bondes e o Tabuleiro da Baiana que disponibilizei no SSC para o pessoal baixar. Deu um trabalho hercúleo, digitalizar todos os trocentos pedaços e juntar tudo no Photoshop. Vou procurar o endereço no 4-share e te passo se voce quiser, só me avise antes, pois não sei onde está o endereço. Acho que o Vinícius tem ele.

okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 17 Dez 2011, 11:02

Paulo, até é fácil pesquisar e encontrar mapas no site da Biblioteca Nacional:

http://bndigital.bn.br

Digite uma palavra chave (Mapa, Planta, Carta, Rio de Janeiro ...) e veja no resultado das pesquisas. Só que normalmente, surgem dois resultados: um em formato JPG (tamanho reduzido mas que dependendo, pode dar uma boa noção dos detalhes), e outro em formato .SID que é em tamanho original. Ai que está a questão: estes arquivos .SID até dá pra ver com um plugin no navegador, mas eu baixo e converto para JPG ou TIFF através de um programa em linha de comando (DOS), e após a conversão posto no 4shared ou no servidor do Trilhos do Rio.
Caso queira, eu digo como usar a ferramenta em linha de comando nestes arquivos.

Mas também já consegui mapas antigos em outros locais: em sites de arquivos públicos (no de Minas Gerais tem um acervo impressionante !), em sites especializados estrangeiros e até no site do Congresso Nacional americano ! ! !
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 22 Mai 2013, 01:40

O link da Biblioteca Nacional está quebrado.

Sendo assim, link alternativo e definitivo !

http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/hi ... _1892.html
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por Adenilson » 24 Mai 2013, 16:43

PESSOAL,
LI INÚMEROS DEPOIMENTOS E OPINIÕES SOBRE A E.F. SAPUCAHY EM RELAÇÃO AO TRECHO DO TÚNEL NA PRAIA DO PEPINO.

AGORA VEJAM O LINK DO MAPA ABAIXO DE 1892 POSTADO PELO DADO E VEJAM AS LEGENDAS.
O TRAÇADO DA FERROVIA A APONTA COMO "EM CONSTRUÇÃO" E PARECE QUE A MESMA PARTIRIA DE BOTAFOGO MUITO PRÓXIMA DE ONDE SERIA HOJE O SHOPPING RIO SUL.
A MESMA SEGUE O TRAÇADO ESPERADO, PASSANDO PELA ATUAL PRAIA DO PEPINO, MAS SE AFASTANDO UM POUCO PARA CONTORNAR A LAGOA DO CAMORIM, QUE FOI ATERRADA, FORMANDO A BAIXADA DE JACAREPAGUÁ, ONDE ENCONTRAVA-SE O AUTÓDROMO E DEPOIS ATÉ SANTA CRUZ E ANGRA.
OBS: NÃO HAVIA LIGAÇÃO ENTRE SANTA CRUZ E ITAGUAÍ E O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O FATO DA LEGENDA MENCIONAR: "EM CONSTRUÇÃO".

DESCULPA A CAPS ACIONADA, MAS ACHEI RELEVANTE A OBSERVAÇÃO. okk <o>




DadoDJ escreveu:O link da Biblioteca Nacional está quebrado.

Sendo assim, link alternativo e definitivo !

http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/hi ... _1892.html
Editado pela última vez por Adenilson em 24 Mai 2013, 20:33, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por Adenilson » 24 Mai 2013, 16:51

Só para complementar: Não havia ligação aparente com alguma ferrovia da nossa cidade, então começa a fazer sentido o que o Dado, Brunno e Luiz Eduardo discutiam no auge da madrugada :lol: sobre a ferrovia ser realmente obra da homônima mineira.

Até fácil de acreditar, pois a estação de Angra dos Reis já pertenceu à E.F.Oeste de Minas e à Rede Mineira, mesmo sendo em território fluminense. :ttn:
Editado pela última vez por Adenilson em 24 Mai 2013, 20:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 24 Mai 2013, 18:59

É mesmo, Adenilson ! Boa observação !
Realmente ela não se interligava com nenhuma outra ferrovia.
Infelizmente o mapa é bem detalhado no sentido das ferrovias em construção e projetadas, mas em matéria de traçado, é bem aproximado. O desenho das linhas muitas vezes atravessa morros e serras fluminenses.
Outra coisa que reparei é sobre a ligação Rio Bonito - Cabo Frio, também apontada como "em construção" no mapa ! Mas isso vou deixar para o Brunno Sena falar, pois vem uma boa surpresa por aí, em breve ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (1892) - Hilário Massow

Mensagem por DadoDJ » 24 Mai 2013, 19:00

Adenilson, o que você falou, sobre as ferrovias de Minas e esta, quer dizer que seriam da mesma companhia ?
É o que eu também acho ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Mapas e Plantas”