EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Espaço para debatermos sobre projetos que, por algum motivo, não tiveram prosseguimento, foram cancelados ou não chegaram a sair do papel.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Mensagem por DadoDJ » 21 Mai 2015, 13:56

Pessoal, saudações !
Com o lançamento há alguns dias do site da Biblioteca Nacional chamado "Brasiliana Fotográfica", diversas imagens antes restritas estão sendo reveladas, principalmente do Instituto Moreira Salles.
Pois bem, hoje pensei em pesquisar sobre o bairro do Leblon, atrás de imagens antigas, pra ver se aparece algo sobre o traçado abandonado (que chegou a ser feito na antiga "Fazenda Leblon", segundo documentos) da ferrovia. Eis que me surge algo que suspeitava, de acordo com as características da ferrovia, de um possível trajeto, vejam:
Leblon1930a.jpg
Leblon1930b.jpg
Marquei com a seta vermelha a descida da Av.Niemeyer, com as setas azul em tom claro algo que eu não sabia, reparem que havia um caminho carroçável fora do alinhamento da Av.Visconde de Albuquerque, atravessando o canal! E as setas azuis mais escuro indicam a atual Rua Dias Ferreira, que sempre me intrigou de ter este formato, talvez influenciável pelo leito do canal ou pelo traçado da ferrovia,
pois não é paralelo à demais ruas do bairro.
Estas imagens são aproximadamente de 1930, de acordo com o site. Mesmo quase 40 anos depois, acredito que este caminho trilhado pode ter sido o início do leito da ferrovia.
O que acham ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Mensagem por DadoDJ » 12 Nov 2021, 17:04

Uma imagem magnífica mostrando a extinta Praia da Saudade, ponto inicial desta enigmática ferrovia:
0072430cx009-09.jpg
Em destaque:
praiadasaudade.jpg
Fonte: Instituto Moreira Salles
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Abandonados,cancelados ou não concluídos”