E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Jul 2012, 14:09

Vou postar um desenho com o posicionamento da Estação de acordo como PAL que postei ontem. Lembrando que a data não está legível, mas termina com 4. Como houveram modificações datadas de 1948 e 1949, a data do mesmo deve ser 1944 ou no máximo 1934.

Em verde, eu representei os lotes. Notem que parte daquele quarteirão foi abaixo para a construção dos acessos ao viaduto e desvio da Automóvel Clube com o mesmo fim.
Os lotes são importantes para localizar a Estação, pois os mesmo ainda estão lá até hoje.

Em vermelho, indiquei o leito original da Automóvel Clube, pelo menos da época do PAL, que devia ser muito próximo ao de 1929.

Em amarelo, da mesma forma, o leito da EFRdO na mesma época.

Em laranja o leito aproximado da Estrada Velha da Pavuna.

Em rosa, a elevação que foi bastante arrasada e, exatamente por hoje estar muito modificada (escavada para o leito do metrô e para o outro lado da Automóvel Clube, os viadutos tendo sido construído em suas abas, etc), não lembra o morro mais baixo que aparece na foto antiga de 29, mas antes das modificações devia ser assim mesmo. Notem que há um enorme corte na pedra junto à Automóvel Clube do outro lado, indicado pela seta em preto.

A partir da posição dos lotes, pude localizar o exato ponto da Estação, segundo o PAL que está indicado pelo círculo azul.
mato.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Jul 2012, 14:20

Em relação à foto:

As indicações da foto, das plantas e acidentes geográficos coincidem em relação aos ângulos. Meu único questionamento é em relação à distância entre a parada mostrada na foto e os morros ao fundo. À princípio eles parecem estar bem mais distantes do que devia. Apesar de possiveis distorções de profundidade serem bastante plausíveis, eu vou levantar outra lebre aqui, mas dependo de uma informação.

Em 1929, ano da foto, a Parada Botafogo, ou melhor, Posto Telegráfico Botafogo, ainda estava de pé e em funcionamento? Achei a plataforma da foto muito pequena e o prédio muito "fechado" para ser de uma estação. E tendo Eng. do Matto sido substituido 2 anos depois por Eng. da Rainha, a parada talvez estivesse em pior estado do que a mostrada.

Mas a questão é: 1- O Posto telegráfico ainda existia? 2- Se sim, a distância atende qual das 2?

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 03 Jul 2012, 15:01

Amaral,


Eu tenho um Mapa com o Ponto exato da Parada/Estação Botafogo e também um Guia Rex com o local.

Só que pretendo criar um Tópico com o trecho Liberdade - Engenho do Matto -- Variante Nova.

Neste Tópico seria o ideal para postarmos sobre esta Parada.


Em tempo, voce notou na postagem que coloquei sugerindo um local provavél para a Estação?
Note que é uma construção que parecia ser uma plataforma, próximo ao local que voce deduz, veja abaixo:


Imagem


Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 03 Jul 2012, 15:07

Pessoal, eu estava ávido em ir logo pro meu almoço e vir aqui no fórum pra ver o debate gerado em torno desta misteriosa imagem. O problema é que meu almoço atrasou, e quando entrei aqui, quase morri engasgado, numa mistura de pressa pra almoçar e emoção em ver as hipóteses geradas !
Apesar de ainda estar cético em relação a imagem, quero acreditar sim, que poderemos estar muito próximos de desvendar um grande mistério, e de quebra conhecer a face de Engenho do Matto.
Quero fazer alguns comentários sobre as últimas mensagens (vou me atrasar, mas deixa pra lá ...)

1-Amaral, quero parabenizar a fantástica montagem feita baseada no loteamento do PAL antigo. Quando eu vi a imagem postada por você de manhã, imaginei isso, que poderia ser comparado o loteamento antigo com o atual. E agora quando entrei aqui, você já havia feito, show de bola ! Parabéns !
app
2-Em relação à Parada/Posto Telegráfico Botafogo, acho que não funcionava nesta época, talvez esporadicamente funcionasse como estação, mas não era regra geral. Não me lembro até que ano ela aparece em documentos, mas com certeza em 1929 já havia sumido das páginas relatoriais.
3-Ainda sobre Botafogo, ela ficava de frente a uma praça e com várias ruas próximas. O cenário era bem diferente da foto de 1929. Além disso, temos uma imagem que pode ser do Posto Telegráfico, postada no TGVBR (detalhe: resgatei esta montagem feita por um membro do fórum, postada em um blog !):
Imagem
Note que há uma casinha muito próxima a linha, ao fundo, do lado direito. Acredito que esta casinha era o Posto Telegráfico Botafogo. E nesta mesma imagem, bem ao fundo, aparece o Morro do Juramento !!!
:P
4-Como bem disse o Amaral, a estação parece estar em bom estado, parece até recém construída ! Adenilson, você possui a imagem em melhor resolução, ou seja, dá pra ampliar a imagem no local da estação ? De repente podemos ver mais detalhes, talvez até se a construção era de madeira ou alvenaria mesmo ...
5-A distancia do morro ao fundo parece diferente entre as imagens. Mas se forçar um pouco vendo a imagem atual, parece mais longe do que realmente é, dá pra enganar;
6-A Estrada Velha da Pavuna parece estar mais próxima na imagem do PAL do que atualmente. E na foto de 1929, só aparece estrada em dos lados, atrás da estação;
7-Muito boa observação do Melekh nos detalhes do recuo na linha do metrô e na construção na beira da calçada nas fotos. Será que algo apontado tem a ver realmente com a estação ?
8-Adenilson, estimo melhoras. Recupere-se logo para se juntar a este povo maravilhoso ! O fórum tá muito bom ! Show !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2012, 15:50

Pessoal,

Agora entendi.

Amaral: Eu já tinha observado essa planta algumas vezes no site da prefeitura, mas nunca tinha reparado a estação.
Talvez por acreditar que a mesma sempre estivesse alinhada com a variante antiga.
Ficou óbvio quando você destacou a estação hachurada (onde está Wally? :O )

Dado: O que causou para mim uma certa confusão foi que vc se referiu a primeira foto como a possibilidade do fotógrafo estando de frente para Tomás Coelho.
Já na segunda, vc se referiu como o sentido inverso, mas eu achava que vc estava se referindo ao final da João Ribeiro.
Quando você colocou o google do ponto de vista da Marther Luther King Jr, eu não entendi nada.

Pelo que entendi, na segunda foto antiga, você já assumiu que a estação estava no alinhamento da variante nova.

Se as premissas acima estiverem valendo, então é quase certeza matemática que houve 2 estações Engenho do Mato.

Inclusive peço a observação de vocês sobre o alinhamento dos postes do lado esquerdo bem mais a frente que a estação. Reparem que vindo em direção ao fotógrafo um dos postes parece estar em diagonal formando com a rua, um ângulo semelhante a de um relógio de ponteiros marcando 07:30h.
Essa ângulo a esquerda seria formado pela Rua João Ribeiro no seu encontro com a Automóvel Clube.


Melekh:
O primeiro local apontado por você como sendo a estação não corresponderia por este ser do lado esquerdo da via.
Na foto antiga, a estação está do lado direito.
Penso que o local apontado por você com marcações em vermelho com a seta e com o retângulo correspondem sim ao local da estação.

Sendo assim, o local apontado pelo mapa cujas estações estão representadas por bolinhas estaria correto, apesar de admitir que o local de Inhaúma está ligeiramente a frente que o real.

Dado: Realmente quando o Melekh escureceu a foto, decrescendo o brilho, mas aumentando o contraste pudemos ver uma semalhança muito grande entre os morros.
Apesar do formato do morro ser comum, a coincidência entre os formatos são iguais em toda a área abrangida, inclusive a de pequenas saliências do acidente geográfico.
Se tudo coincidir, quero lhe dar os PARABÉNS pela inspiração da observação.

O horário avançado da sua postagem fez crer que o silêncio da noite lhe ajudou a aguçar mais ainda a sua perspicácia. :D app

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2012, 16:07

Valeu Dado. Hoje estou melhor, mas mesmo até a hora do almoço estava com uma dor de cabeças daquelas localizadas que pareciam uma faca sendo enfiada quando tossia.

Só complementando, reforço os parabéns dados pelo Dado (olha a cacofonia... :lol: )ao Amaral pelo esquema dos lotes.

Melekh. Li recentemente uma postagem sua onde você disse que tinha uma foto cuja menção era próximo a Engenho da Rainha e havia um pátio.
Penso que esse local pode ser o Posto telegráfico, mas onde hoje é a garagem da Braso Lisboa.

Na parada Botafogo havia sim um posto telegráfico, mas depois que essa parada foi desativada, esse posto passou a ser alguns metros a frente, no sentido Engenho do Mato, onde justamente é a garagem de ônibus.

Dado e Amaral: Eu complementaria a pouca probabilidade de ser Botafogo pelo fato desta ser próxima a uma curva, que deveria aparecer na foto.

Pessoal: Aproveitando a entressafra dos meus trabalhos, peço ao Melekh que coloque o link da coleção do Malho para que eu possa ajudar em alguma busca.
Consegui ter acesso ao acervo pelo site da fundação da casa Rui Barbosa, mas acho que a coleção não está completa.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2012, 16:42

Pessoal,

Ao contrário do que diz a gíria, não quero colocar chopp na água de vocês, ou seja, aguçar mais ainda os ânimos.
O Dado tinha me perguntado sobre a ampliação da foto.
Não consegui muita coisa, mas em cima daquele raciocínio sobre o poste que vinha em diagonal, resolvi traçar com uma linha tênue preta, o que seria o nível da rua, caso fosse (seja) o nível do final da João Ribeiro se aproximando da Automóvel Clube.
Ao fazer isso, reparei que uma construção ao fundo delineva o matagal mais atrás e tinha a forma de telhado.

Resolvi demarcar com uma linha azul.

Seria esse galpão (é o que parece) a antiga estação de Engenho do Mato. Essa sim de madeira????? :( :ttn: o0 b )
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 03 Jul 2012, 17:23

AMIGO DADO EM RELAÇÃO A VC TER DESCOBERTO O LOCAL EXATO DA FOTO ... LHE DOU OS PARABÉNS ...
E SUGIRO : TENTE FAZER UMA PROVA PRA SER DETETIVE ... kkkk
NOTA 10 !!!!
FORTE ABRAÇO A TODOS

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 03 Jul 2012, 23:40

Pessoal, agradeço os elogios.
Mas acho que não os mereço sozinho. Todos aqui merecem ! Explico: se eu não tivesse ido ao AGCRJ não teria visto esta imagem nos computadores da instituição e comentado aqui. Se o Adenilson não tivesse ido lá, visto a imagem e a resgatada, não saberíamos até hoje e nem teríamos idéia do que se tratava, de modo que a informação a que todos temos direito constitucionalmente estaria perdida, presa em uma instituição de preservação histórica.
Se não fosse o Melekh, desvendando bravamente os ramais e linhas ferroviárias por todo o estado não saberíamos de muitas coisas. Se o Tche e o Amaral não tivesse suas noções de local e conhecimento, comentando e apontando detalhes, não teríamos a riqueza de informações que temos aqui. Se o Hugo não tivesse percorrido, colecionado imagens e fotografado por conta própria ferrovias e linhas, estaríamos com certeza muito mais ignorantes em matéria de conhecimento. Enfim, o Luiz Eduardo, Rodrigo Monsores, coelhoneto ... tantos outros, ou melhor, todos aqui tem muita importância e colaboram de maneira substancial para desvendar mistérios, descobrir informações e divulgar de maneira direta ou indireta, a história cultural das ferrovias e da própria cidade e estado do Rio de Janeiro.
Nós somos muito fortes, a união e colaboração mútua aqui é demais ! Se vocês tiverem idéia do que somos capazes ... tenho muitas idéias e projetos, que aos pouquinhos vou pondo em prática e divulgando, mas na essência é isso: de um aparentemente simples fórum de debates, poderemos nos tornar uma força de opinião e decisões perante às autoridades responsáveis, quem sabe ?
Querendo fazer, tudo é possível !

Agora saindo do futuro e voltando ao passado e presente, quero comentar sobre os últimos debates. Sobre a imagem de 1929, me deu um estalo enquanto eu estava no trabalho mais ou menos o seguinte: a imagem mostra uma estação de alvenaria com plataforma de pedras. Como a ferrovia possuía poucas estações neste estilo e material de construção utilizado, e praticamente conhecemos todas (São Pedro/Jaceruba, Rio d'Ouro, Adrianópolis, Xerém, Tinguá, Cava, Miguel Couto ...) fui descartando uma a uma na Baixada Fluminense. As únicas que ainda tive dúvidas foi a Parada Iguaçu e a Parada do Km 43, no ramal de Xerém, pois esta do km 43 é a única que o sr.Ranulfo disse ser de alvenaria entre Belford Roxo e Xerém. Pois bem, parti pro próximo detalhe, que seria o morro ao fundo. Para mim seria a Serra de Madureira, e confesso que até ontem, mesmo após lançar a hipótese de ser Engenho do Matto, ainda pensava que poderia ser uma estação da Baixada Fluminense. Mas para ser a Serra de Madureira, a ferrovia teria que estar no sentido Leste-Oeste, para termos a serra vista deste ângulo. E o que acontece é que a EFRdO na Baixada Fluminense tem seus ramais no sentido Sul-Norte. E quando assume a direção Leste-Oeste já passou da direção da serra, já estaria em Cava, Adrianópolis etc ... então a partir daí descartei ser na Baixada Fluminense.
Parti pra cidade do Rio de Janeiro e fui descartando as estações que conhecemos e/ou sabemos como eram e onde ficavam. A única estação que fiquei na dúvida foi Acari e Praia Pequena, mas evidências mostravam que não poderia ser nem uma nem outra. E então parti pra linha original ... a que mais se aproximou foi exatamente Engenho do Matto, mas eu primeiro a visualizei no sentido Inhaúma, acreditando que a serra ao fundo fosse o Maciço da Tijuca, apesar de ser bastante longe. E até estava conseguindo simular isso no Google Earth, com o Morro do Urubu ao lado direito e o Maciço da Tijuca bem ao fundo, em imagens atuais. Só que algo não se encaixava ... e aí por um acaso, virei o sentido no Google Earth ... quase caí pra trás ! O Morro do Juramento era idêntico ao morro da imagem de 1929 ! ! ! E daí pra frente, foi tudo que lemos e escrevemos até agora. Ainda não está confirmado, mas acredito ser praticamente certo que sim ! A estação na foto de 1929 seria Engenho do Matto, na variante nova !

<o>

Agora uma pergunta: Adenilson, pelo o que eu entendi, você quis dizer que atrás da estação há outra casinha, e que esta poderia ser a estação Engenho do Matto da linha original ? Mas atrás da estação aparece alguma bifurcação de ruas, que seriam a Automóvel Clube e a Rua João Ribeiro ? Neste caso, a Estrada Velha da Pavuna já deveria aparecer do lado direito, não ? Eu vejo uma bifurcação, mas lá no final da imagem, ao fundo ... e esta bifurcação que acredito ser entre as três ruas.
Outra coisa: você disse que eu postei a mensagem tarde da noite e que isso talvez atiçasse minha perspicácia (não me lembro da suas palavras agora). Na verdade, fiquei curioso desde que cheguei do trabalho e montei uma parafernália danada, que devido ao sono, não deu em nada ... eu já ía deixar de qualquer jeito, quando virei o ângulo do Google Earth e me deparei como o morro do Juramento. Aí foi que perdi o sono ! ! ! Minha nossa ! ! !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 04 Jul 2012, 00:01

Dado.
Quando eu ampliei muito a foto acima, a mesma perdeu em resolução e em abrangência, mas você poderá compara-la com a postada em tamanho original.
Eu tracei uma linha preta, pois um dos postes, conforme eu comentei estaria desalinhado com os demais, sugerindo que ali fosse um encontro de ruas.
O fato da foto ter sido batida em nível muito próximo ao do solo, não nos permite ver essa rua vindo da esquerda que seria o final da João Ribeiro, mas estimar a sua posição pelo desalinhamento do poste em relação aos 4 mais distantes, sendo estes 4, já na Automóvel Clube.
A rua vinda da direita e fora da abrangência na foto ampliada, seria a Estrada Velha da Pavuna.

Ao comparar as fotos, faça-o entre as fotos ampliadas e original e você verá que algo semalhante a um telhado está delineando as árvores mais atrás.
A posição desta construção estaria em ângulo semelhante ao de uma possível estação na variante antiga como se fosse algo assim /l.

As pesquisas estão excelentes. A única ressalva que faço é a posição da plataforma em relação a linha no mapa da SMU, mas acho que isso não significa muita coisa.

Um abraço a todos okk

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”