E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 11 Jul 2012, 20:41

Adenilson e Francisco , muito obrigado pela explicação ... agora entendi bem ...
Desculpe , é que eu sou meio retardado ... kkkkk
Mas entendi bem e concordo com o que foi dito .

Obrigado pela atenção !!!
Abraços a todos ...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 11 Jul 2012, 23:05

Adenilson, Rodrigo, Amaral,


Comentando sobre as duas estações Henrique Scheid e José dos Reis, cito que além do guia Briguiet, existe documentos que elas são citadas independentes, resta saber se ambas seriam da Rio D’ouro.

Na maioria das grades de estações, só aprece a Estação José dos Reis, não citando Henrique Scheid.

Nas plantas da SMU, como o Adenilson tem citado, a estação José dos Reis está no local onde hoje existe a Rua Henrique Scheid; sendo assim, onde então estaria a Estação Henrique Scheid?

A casa onde eu fotografei como Estação José dos Reis, realmente não tem como ser da E.F. Rio D’Ouro e se esta foi estação ou casa de turma, concordo com o Adenilson, servil ao Ramal de Bitola Larga que partia da L. Auxiliar para a linha do Centro.

A casa da foto que cita a construção da ponte sobre o Rio Faria em 1928, tem tudo para ser uma estação, pois se compara com a foto da suposta Estação Botafogo da Variante Nova, pode-se dizer que são muito parecidas.

Eu insisti que o terreno vazio na esquina da Rua Ibiraci, fosse a Estação Henrique Scheid, pelo tempo que ele permanece assim, mas com a foto postada, serviu para esclarecer e como eu disse aqui; as imagens falam por si.

Em tempo: Na mesma foto, na calçada oposta, temos uma outra casa, que me pareceu ser parte da ferrovia.

Seria esta, alguma casa de turma ou mesmo estação?

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 12 Jul 2012, 09:04

Galera ... vasculhando a internet encontrei essa casa completamente fora dos padrões atuais e fora da posição dos imóveis ao redor ... sería uma casa de turma ou algo parecido ???
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Jul 2012, 14:34


Preclaro Amaral,
Em relação ao terreno citado por você, pode ser.
Sobre a linha ter sido desenhada por mim no meio da via penso o seguinte:

A parada Henrique Scheid a princípio não me parecia sobre a calçada, pois na época que a ferrovia passava por ali não havia calçada, pois nem sequer a Estrada de Santa Cruz era pavimentada.
O que existia era um alinhamento teórico que segundo os PAA's da época mostravam uma largura de 20 metros.
Você pode reparar que em umas plantas da SMU, a parada parece fazer um alinhamento com o meio fio teórico no futuro encontro com a Rua Henrique Scheid, até então um projeto e representada de forma pontilhada. Já em outras plantas da SMU, a parada parece estar um pouquinho mais afastada, mas com a esquina da Henrique Scheid já definida, pois nesse caso houve uma transformação da esquina de "canto vivo" para uma curva com um considerável raio.

Quando eu vi a aerofotografia de 1928 no Arquivo Geral, vi a parada como se estivesse cerca de 1 metro afastada da calçada, porém bem em frente a Henrique Scheid e naquele ponto a Estrada de Santa Cruz formava (e ainda forma) um pequeno ângulo, tornando difícil precisar essa distãncia e por isso apenas a estimo.
Como em uma planta da SMU que postei mostrando a esquina com a Rua José dos Reis (vide página 1 desse tópico em repostagem feita pelo Melekh em 19/06), a ferrovia passava exatamente no meio da Estrada de Santa Cruz, dividindo-a em dois lados iguais, utilizei essa raciocínio para a ferrovia na altura da parada Henrique Scheid que ficava metros antes, mas não aparece na planta que postei.
Daí, eu cheguei a conclusão, que a parada ficava a esquerda da linha férrea para que vinha de Capão do Bispo e estivesse de frente para Pilares.

O fato é que seguindo a medida que fiz no Google, a Dom Hélder Câmara hoje tem 27 metros de largura naquele ponto (sem contar a calçada) e em comparação aos 20 metros teóricos daquela época, ficando a indagação para onde cresceu a via e quanto para cada lado e por isso, é tão difícil estimar em termos de lateralidade, a posição da parada em relação à Dom Hélder Câmara com o padrão de hoje.

Repare que inclusive a via hoje faz uma sinuosidade entre as Ruas Henrique Scheid e José dos Reis, que não existia na época. Houve muita alteração ali.

Em função disso, concordo com você que pode haver sim um desvio lateral em relação a posição original da parada.
Se o Dado, que está em processo de coleta das fotos aéreas no AG; conforme eu fiz; tiver selecionado essa folha, poderemos facilmente superpor as épocas e localizar com precisão o local de Henrique Scheid, caso contrário, teremos que aguardar a segunda etapa das minhas férias para que eu possa resgatar essa foto lá.
O Dado me confidenciou que teve uma certa dificuldade de localizar os bairros em algumas fotos, mas vamos torcer que ele traga a folha com a parada Henrique Scheid.

Particularmente, eu acho que como pelo menos naquele ponto, a calçada da direita, onde está a Fernão Cardim, é muito mais estreita que a da esquerda, onde a mudança em termos de logradouros foi maior, estou dando um chute que 2/3 desse alargamento da Suburbana foi do lado esquerdo (sentido Pilares).

Conclusão: Concordo com você que pode haver um desvio de 1 ou 2 metros na lateralidade, mas eu teria que resgatar as fotos aéreas para a localização exata.

Para encerrar, uma curiosidade: A Rua Fernão Cardim se chamava Rua de Sant'anna na época.

Francisco Amaral escreveu:Adenilson, perfeita sua explanação.

Só um detalhe que estou a tempos para citar.
Sobre o terreno vazio na esquina em frente a Henrique Scheid eu não tenho dúvidas de que ele nada mais é do que uma fração do terreno original de algum imóvel que foi desapropriado para alargamento da Suburbana e ficou até hoje vazio após a demolição do imóvel que nele se localizava e sua redução.

E sobre o desenho que vc postou, eu acho que a linha passava um pouco mais a esquerda no sentido Pilares. Ela era "aproximadamente" no centro da Suburbana, mas acho tendia a lateral esquerda naquele ponto, já que a estação era sobre a "calçada" (no PAA la da primeira página do tópico mostra isso) e a Suburbana era bem mais estreita.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Jul 2012, 15:14

Grande Melekh, okk
Eu já vi documentos que aparecem Henrique Scheid e José dos Reis com esses nomes, inclusive já debatemos sobre esses documentos, mas não me lembro dos 2 nomes
terem sido citados em um mesmo documento retratando a existência de ambas as paradas na mesma época.

Parece aquela estória: Quando o Clark Kent está, o Super Homem não está e vice-versa. =O

Sinceramente, o que parece é que a parada que chamamos de Henrique Scheid se chamou José dos Reis.
Quando vemos documentos com a citação de José dos Reis, o que parece é que essa parada é a que ficava onde seria futuramente a Rua Henrique Scheid.

Sobre a parada, que segundo o Guia Briguiet, ficava na esquina da J.Reis com Suburbana, não temos ainda documentos com sua existência. É o que parece.
O problema é que o Guia Briguiet acumula informações de diversas épocas e incorretamente retrata como uma situação de coexistência.

Veja por exemplo que Méier e Perna de Pau aparecem no mapa coexistindo e por mais de uma fonte, já li e ouvi que Perna de Pau era uma parada (sem plataforma) que existiu apenas quando a estação do Méier não existia.

Tudo que temos até agora nas esquinas das Ruas José dos Reis e Suburbana foram os galpões que eu e o Dado vimos no AG e que depois ele desenhou, e muito bem aqui.
Na minha opinião, essa parada não atendia os serviços de passageiros.
Quem sabe, poderia até existir um desvio lateral, mas não a partir do ramal das oficinas e sim da Rio D'ouro, justificando o recuo daquele imóvel? :ttn:

Você elaborou um quadro com estações de 1890 mostrando Henrique Scheid e José dos Reis, mas cadê o documento oficial que originou esse quadro?
Depois aparece o nome apenas de José dos Reis, dando a impressão que um nome substituiu o outro.
Será?? :ttn:


Melekh escreveu:Adenilson, Rodrigo, Amaral,


Comentando sobre as duas estações Henrique Scheid e José dos Reis, cito que além do guia Briguiet, existe documentos que elas são citadas independentes, resta saber se ambas seriam da Rio D’ouro.

Na maioria das grades de estações, só aprece a Estação José dos Reis, não citando Henrique Scheid.

Nas plantas da SMU, como o Adenilson tem citado, a estação José dos Reis está no local onde hoje existe a Rua Henrique Scheid; sendo assim, onde então estaria a Estação Henrique Scheid?

A casa onde eu fotografei como Estação José dos Reis, realmente não tem como ser da E.F. Rio D’Ouro e se esta foi estação ou casa de turma, concordo com o Adenilson, servil ao Ramal de Bitola Larga que partia da L. Auxiliar para a linha do Centro.

A casa da foto que cita a construção da ponte sobre o Rio Faria em 1928, tem tudo para ser uma estação, pois se compara com a foto da suposta Estação Botafogo da Variante Nova, pode-se dizer que são muito parecidas.

Eu insisti que o terreno vazio na esquina da Rua Ibiraci, fosse a Estação Henrique Scheid, pelo tempo que ele permanece assim, mas com a foto postada, serviu para esclarecer e como eu disse aqui; as imagens falam por si.

Em tempo: Na mesma foto, na calçada oposta, temos uma outra casa, que me pareceu ser parte da ferrovia.

Seria esta, alguma casa de turma ou mesmo estação?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Jul 2012, 15:59

Pessoal,

FOTO 1: Estou indicando com a seta um galpão que fica próximo às esquinas da Suburbana e José dos Reis.
Não estou dizendo que seja a estação. Pelo contrário, acho que não é, mas serve para indicar, que a princípio na Suburbana não parecia haver alguma coisa naquele ponto.
Saliento que Henrique Scheid estaria na Suburbana atrás do fotógrafo a esquerda.
A foto é de 1928.

A minha intenção é indicar mais ou menos a esquina que de ato, é onde termina o galpão bem maior das oficinas e de frente para o fotógrafo Augosto Malta.
Suburbana1928.jpg
FOTO 2: Foto tirada da ponte da Suburbana em 1929 e mostrando um comboio ferroviário, o qual indiquei com a seta. O maciço ao fundo parece o conjunto de morros entre o Sumaré e a Tijuca.
Rio Faria.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 12 Jul 2012, 16:20

Grande Adenilson.

Bom o documento que vi retratando a existência de ambas as paradas Henrique Scheid e José dos Reis na mesma época, segue abaixo. Vide o rodapé.


Imagem


Eu tinha visto outro mais não estou encontrando.


O Guia Briguiet, é meio confuso.
Acredito que corrigiram o mesmo em 1929, que já não consta diversas paradas.

Eu coloquei a Estação Pilares (Presumível) e fiz comparação com a Padaria que foi inaugurada em 1912. Esta data consta nesta padaria até hoje.



Conforme havia dito, segue a presumível.

Estação Pilares da E.F. Rio D’Ouro.



Imagem


Apesar de está grafado (escrito) PILAR, Logo abaixo na reportagem, aparece a palavra Pilares.

Note o Morro do Urubú ao fundo.


Imagem


A palavra PILAR, também está associada a Usina Panificação Pilar, fundade em 1912, ficando em frente a Igreja São Benedito.

Esta padaria existe até hoje, só que agora com o nome Pilares.

Vide abaixo e compare:

Imagem


Imagem

Vide o prédio da Padaria com a data -1912.

Imagem

Imagem

Detalhe: Ela é anterior ao prédio da hoje Papelaria Pilares, que é de 1925.


Em ralação ao quadro com estações de 1890 mostrando Henrique Scheid e José dos Reis, fiz no calor do momento, pois não possuíamos nenhum quadro da época; época que se deu o nascimento propriamente dito da EFRD; porem assim que consegui o quadro original, postei o mesmo aqui e assim pude ver que me equivoquei.

Este é aquele quadro que consta a Estação Terra Nova, que me pareceu anterior a homônima da E.F. Melhoramentos, pois como ela configura como estação no quadro, deveria existir alguma coisa, mesmo que rudimentar.


Imagem

Alguma coisa tem que aparecer aqui.

Em tempo: tenho uma foto que estou na maior duvida para postar, eu tenho quase certeza que se trata de Engenho do Matto.

É uma foto solta que estava no CD que eu ganhei há algum tempo atrás em Vila de Cava, de um senhor que foi ferroviário.

Coloco ou não a foto?

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 12 Jul 2012, 16:45

CLARO QUE SIM !!!!

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 12 Jul 2012, 16:59

Melekh.

Li atenciosamente tudo o que vc postou, inclusive já tinha visto a reportagem sobre a Padaria e Pilares.

Vou tecer comentários de uma forma resumida sobre o que vc postou, tentando abranger tudo.

1) Sensacional, a reportagem sobre Pilares em relação à Padaria. app
Antes de escrever o que estou escrevendo agora, procurei ver no Google Street View, o ângulo dos morros do Urubu visto da Linha Amarela e do viaduto de Pilares,
uma vez que não dá para vê-los da rua de forma adequada devido aos prédios.
Não reconheci os morros na foto antiga como da região, inclusive tem um morro em forma de corcova que deveria estar na foto antiga pelo ângulo que acho que deveria existir.
Eu copiei a sua foto sobre o grupo esperando o trem e a princípio parece que ali era a linha auxiliar, pois essa ferrovia é citada no rodapé da reportagem onde está a foto.
As reportagens sobre sede das pessoas, depois sobre a fome e posteriormente sobre a padaria me parece reportagens totalmente independentes.
Naquela época, a Melhoramentos também era singela.

Vou com calma averiguar se existiu um local chamado Pilar que tenha sido atendido pela linha auxiliar.

2) Sobre o quadro com José dos Reis e Henrique Scheid, penso que a citação sobre José dos Reis é sobre o ramal e não sobre a estação.
Por quê digo isso?
Pela linguagem adotada.
Não está escrito : - "A partir desta data, o trem deixará de parar na estação/parada José dos Reis".

O que está escrito é: " -O trem deixará de circular em José dos Reis"

Devido à característica da descrição, para mim, nesse caso, José dos Reis é o ramal que interligava as duas variantes da Rio D'ouro e não uma parada ou estação.
Quando me referi sobre um quadro com as 2 paradas citadas, me referi a algum com tempo de parada, quilometrgem e/ou tempo de circulação para a próxima estação, conforme há na listagem mais acima.
Nessa listagem há apenas o nome de Henrique Scheid, inclusive citando outras estações que seriam suprimidas.
Se J.Reis nesse caso fosse uma estação, por quê o seu nome não estava junto com as estações a serem suprimidas? :ttn:

3) Sobre Terra Nova, há alguns locais com "P" (talvez sejam paradas) e outros sem.
Existe uma legenda informando se os locais sem o "P" podem ser estações apenas ou também esribos?

Sendo o quadro de 1890, a Melhoramentos já existia, assim como provavelmente Terra Nova.
Já descobrimos que a estação Terra Nova original da Melhoramentos era um pouco mais próxima de Cintra Vidal em comparação àquela estação, sobre a qual debatemos sobre a
procissão.
Em relação à Terra Nova da Rio D'ouro, fica a grata surpresa. Parabéns pela descoberta app

Depois vou rever a aerofotografia de 1928 para ver se vejo algo abandonado na João Ribeiro.
Quem sabe se com a maior utilização da Terra Nova da Melhoramentos, a sua homônima da Rio D'ouro tenha perdido grande parcela de usuários e sucumbido?

4) Sobre E.Mato, é claro que vc deve postar. Vamos ver morros e o urbanismo do entrono e comparar com o que temos hoje e com fotos antigas.
Como você mesmo disse, uma umagem vale mais que 1000 palavras. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 13 Jul 2012, 09:39, em um total de 1 vez.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 13 Jul 2012, 09:00

Pessoal , eu agora estou sem tempo , mas vou averiguar ... tenho quase certeza que esse PILAR citado na reportágem , seja o bairro PILAR de DUQUE DE CAXIAS .
Pois antigamente IMBARIÊ , CAXIAS E XEREM eram chamados Nossa Senhora do Pilar ...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”