E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Melekh
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E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 11:44

E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Engenho do Matto

Peço a licença dos companheiros para colocar aqui, as diversas postagens já lançadas pela vasta pesquisa, com a finalidade de ilustrar melhor, ponto a ponta desta ferrovia. Boa parte do material foi retirado do Tópico da Linha Tronco.
Prosseguindo:

Esquema do Ramal:


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Mapa do trecho: Liberdade -- Engenho do Mato


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Estação Liberdade (Del Castilho) (P) km 7.966 -- 28-3-1898


A estação Liberdade (posteriormente Del Castilho) da E. F. Rio D'Ouro e que hoje tem no seu lugar a estação de Del Castilho da linha 2 do metrô.
A Estação Liberdade chegou a atender tanto a Variante Antiga quanto a Variante Nova simultaneamente. Com a extinção da saída do Cajú, inicial da E.F. Rio D’ouro e a transferência para Francisco Sá, esta passou a circular pelo ramal da Auxiliar em Bitola Mista, passando a usar a Estação Del Castilho da Auxiliar e desativando a Estação Liberdade .
Era muito próxima a estação de Del Castilho da E. F. Melhoramentos, que foi inaugurada em 1898 e hoje é uma estação de trens metropolitanos. Assim como esta outra estação, ficava junto à fábrica de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado para um shopping center.

Vide o Mapa abaixo.

Note que a Estação Del Castilho (Melhoramentos) e Liberdade (EFRD) existiam simultaneamente.

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Planta chegada a Liberdade e o entroncamento com a Melhoramentos.

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Adenilson escreveu:ESTAÇÃO DEL CASTILHO.

Pessoal, boa noite!
Seguindo com as aerofotografias. Infelizmente a área abrangida não incluia a estação Del Castilho, mas dava para ver o iniciozinho da pátio destacado por mim com uma seta vermelha.
Repare que forçando um pouco a vista, dá para ver como uma trilha ligeiramente escura, o ramal da Rio D'ouro se separando da Melhoramentos.
Vou procurar desvios entre Maria da Graça e Del Castilho.
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Posto abaixo uma foto que todos já conhecem da estação Del Castilho, também da Rio D'ouro.

Reparem os pilares e as vigas de sustentação da cobertura. Imagino que a estação da Rio D'ouro de Maria da Graça possa ter sido muito parecida com a estação de Del Castilho como abaixo.

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Notem uma linha de cada lado da Plataforma, seria a linha da Esquerda da Variante Antiga e a linha da direita da Variante Nova?



continua...
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 11:52

Estação/Parada Capão do Bispo km X.XXX -- 24-06-1891


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DadoDJ escreveu:Descoberta importante ! ! !

DATA DE INAUGURAÇÃO DA PARADA DO CAPÃO DO BISPO: 24 de junho de 1891

Fonte: Jornal O Paiz - Inauguração da Parada do Capão do Bispo - Jornal O Paiz, Página 1 Edição 03346 de 24-06-1891:

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Inauguração da Parada do Capão do Bispo - Jornal O Paiz, Página 1 Edição 03346 de 24-06-1891.png
:Y:
Informação importante a se fornecer aos administradores atuais da Fazenda do Capão do Bispo, que nem da existência de uma estação sabiam ...
Dicionário Postal Brasileiro - "Ponto" Capão do Bispo (Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro Edição A000071 Página 163 Ano de 1915)


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:O
As pesquisam continuam ...
Atropelamento no Capão do Bispo - Jornal O Paiz, Página 1 Edição 04225 de 01 de dezembro de 1893.


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O local é próximo onde seria a estação.

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continua..
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 11:55

Estação Henrique Scheid km X.XXX -- 00-00-0000



Planta:


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Local Provável da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana
Carlos Alberto - 2010


Parada Henrique Scheid


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continua...
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 11:58

Estação José dos Reis



Comissão da Carta Corográfica - Planta da cidade do Rio de Janeiro mostrando o trecho em Engenho de Dentro (1900)


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Planta:

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Esta estação pode ter servido o Ramal que partia de Inhaúma para as Oficinas, note nos mapas que coincidentemente, tanto o que partia de Inhaúma (EFRD) acima; quanto o que partia da L.Auxiliar (EFCB) as linhas em direção as Oficinas, passa próximo as estações.

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Trecho da Revista de Engenharia, no ano de 1886, falando sobre doação de terreno/casa para o funcionamento da estação José dos Reis.

Notar que, apesar do tráfego de passageiros ter se iniciado em 1883, em 1886 a estação José dos Reis ainda não existia, e o propósito da sua criação seria para auxiliar na manutenção do abastecimento de água. Ou seria apenas uma das funções, talvez ...

Vejam a imagem:
Doação de casa para a construção da estação José dos Reis (EFRdO) - Revista de Engenharia Edição 00140 Ano de 1886.

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A minha opinião é que ele pode ter razão, pois os terrenos onde acredito serem das Estações Henrique Scheid e José dos Reis também estão sem nenhuma construção, talvez seja porque nem a prefeitura e o próprio governo federal os desconheça, o que não aconteceria se os mesmos fossem da RFFSA, vide as fotos abaixo:

Estação José dos Reis.


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continua...
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 11:59

Considerações sobre as Estações Henrique Scheid e José dos Reis.
Adenilson escreveu:HENRIQUE SCHEID & JOSÉ DOS REIS.

Estimado Melekh,

O posicionamento das estações de Henrique Scheid e Venda Grande colocado por você seria um pouco diferente do que está no mapa do guia Briguiet e nos mapas de SMU.
A localização de Henrique Scheid e José dos Reis que estimei abaixo foi justamente baseado nesses mapas.

Pelo guia Briguiet, a distância entre Henrique Scheid e José dos Reis seria de aproximadamente 370 metros, o que me leva a crer que uma dessas estações não tinha serviços de passageiros. Coloquei em um círculo amarelo o local que o Melekh indicou como sendo a das estações.
Em vermelho, segue o traçado da Rio D'ouro que eu coloquei mais reto conforme planta da SMU, sendo diferente da sinuosidade de hoje em dia da Avenida Dom Hélder Câmara.
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Abaixo o mapa da SMU com a posição da parada. Inverti a planta abaixo para não haver dúvidas.
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VALE SALIENTAR QUE NO MAPA DA SMU, A ESTAÇÃO JOSÉ DOS REIS ESTÁ NOMEADA NO LOCAL DE HENRIQUE SCHEID.
Só para relembrar, já houve um erro de mapa da SMU nomeando a estação de Inhaúma como Engenho da Rainha.
Obs: Na época a largura da Estrada de Santa Cruz (Suburbana) era de 20 metros.

Segue agora o local onde penso ser o antiga parada de H.Scheid, nomeada na SMU de José dos Reis. A mesma estaria entre o canteiro central e a calçada oposta (onde há um posto BR) da Suburbana e a Rio D'ouro passando na altura do canteiro.
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Abaixo segue o local onde seria Jósé dos Reis de acordo com o guia Briguiet, mais ou menos onde segue o ônibus.
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Mais abaixo uma planta importante da SMU confirmando que na altura da Rua José dos Reis, a Rio D'ouro passava no meio da via.
Não há qualquer referência sobre a parada que ficaria próxima a esquina da Rua José dos Reis de acordo com o guia Briguiet.
Notem que há 2 desenhos. No desenho inferior, podemos ver o ramal da Rio D'ouro da José dos Reis, que passa pela variante antiga, interligando-se com a linha tronco (mais nova) em Inhaúma. Não há o ramal todo, mas podemos ver que o mesmo seguia pelo cantinho da Rua José dos Reis.
O mais importante disso é que o projeto da SMU, cuja primeira assinatura é de 1910, sugere que ainda haviam as 2 variantes da Rio D'ouro coexistindo.
As aerofotografias de 1928 não indicam mais a existência desse ramal de J.Reis, mas o Dado tinha visto um mapa de 1904 ou 1907 no AGCRJ com o trecho da Rio D'ouro interrompido na João Ribeiro.
Talvez a variante antiga estivesse funcionado em 1910 até a altura de tal ramal a partir de Liberdade.

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Depois comentarei a questão envolvendo Engenho do Mato e a questão envolvendo a grade de estações da Rio D'ouro. O mais importante é saber o porquê que a SMU chama Henrique Scheid de José dos Reis e saber qual das duas é a referência do documento da data de inauguração postado pelo Dado, além da funcionalidade e época de cada uma.
Vou tentar revisar em todos os quadros de estações postados até agora se existe algum com a Parada Henrique Scheid e J.Reis em funcionamento simultâneo.okk

Melekh
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 16:13

Estação Pilares



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DadoDJ escreveu:Encontrei notícias mencionando a estação de Pilares !
Vejam abaixo:

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Estação de Pilares - Jornal O Tempo Edição 00263 Página 2 de 14-02-1892.png
^^ Jornal "O Tempo", Edição 00263, página 2, de 14 de fevereiro de 1892

Além dessa matéria, encontrei outra, com requisições e pedidos de melhorias na ferrovia, em 1892. Como a imagem é extensa, postei no tópico "Dados Históricos". Link abaixo:

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Obs.: vou dar uma pesquisada em datas da década de 1880 ... quem sabe não encontro algo ?


Provável local.

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continua...
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Melekh
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 16:39

Estação Engenho do Matto – km 11.226


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Documento:


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Antigo Leito da Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, após cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro).


continua....


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Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamenteo ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção a Engo. do Matto, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro). Carlos Alberto - 2010


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Variante antiga da E.F, Rio D'ouro, fazia aqui o Entroncamenteo ao cruzar com a Linha Auxiliar (Melhoramentos) -- note o muro fechado -- indo em direção ao Caju, pela Est. Nova da Pavuna (atual João Ribeiro), seguindo pela Av. Suburbana. Carlos Alberto - 2010


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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 16:42

Comentando sobre a Estação Engenho do Matto.

O local em que fizeram o viaduto de Tomaz Coelho, fica onde existe a adutora da Variante Antiga da E.F. Rio D'Ouro, mas o cruzamento com a Linha Auxiliar se dava um pouco antes, seguindo em paralelo com esta até se separar seguindo pela Estrada Nova da Pavuna (Av. João Ribeiro) e futuramente se unindo com a Variante Nova.


Coloco aqui onde eu acredito que tenha sido o local exato da Estação Engo. do Matto, mas posso estar errado, vide os Mapas:



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Este local é usado pela CEDAE, logo existe a possibilidade do mesmo ser a Estação.

Brevemente irei no local e tentarei adentrar no mesmo.


continua

Adenilson
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 19 Jun 2012, 16:45

Melekh e demais foristas.

Vamos a algumas considerações das postagens aqui realizadas. Aliás, parabéns Melekh por ter criado esse tópico.

CAPÃO DO BISPO.

No forum TGVBR (se não me engano), o Dado havia feito uma observação sobre a perda da tangência da Estrada de Ferro Rio D'ouro com a Estrada de Santa Cruz (Dom Helder Câmara)
depois que a Rio D'ouro em seu traçado original cruzava com a estação Liberdade (Del Castilho) e avançava em direção a Pilares.
Com certeza, ele se baseou no Guia Briguiet, mas o mapa de 1900 que consta na Biblioteca Nacional Digital e outros, inclusive um que tenho sob forma de calendário, mostram a
Estrada de Ferro tangenciando a Estrada de Santa Cruz durante todo o traçado.
Bom, ficaria a dúvida..........Qual o mapa estaria errado?

Para mim, o mapa de 1900 está correto (apenas palpite!), pois de acordo com o Guia Briguiet, antes de chegar ao pátio de Henrique Scheid, a Rio D'ouro ainda estava a alguns metros da Estrada de S.Cruz,
cruzando com a atual Rua Gandavo. Porém essa rua inicia uma razoável ladeira logo em seu início a partir da D.H.Câmara, o que "obrigaria" a ferrovia a descrever um aclive e declive em pouca distância,
como se fosse uma "montanha russa" suave.

Vejam abaixo o comparativo dos 2 mapas.

Guia Briguiet mostrando a ferrovia "se afastando" da então Estrada de Santa Cruz, indo por dentro a poucos metros desta e depois da Rua Gandavo, voltar a tangenciar a Estrada até o pátio inferior de Henrique Scheid.
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Mapa de 1900 mostrando a Rio D'ouro o tempo todo ao lado da Estrada de Santa Cruz. Para mim, o traçado correto.
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Conclusão: Se o mapa de 1900 tiver correto, poderemos tentar ver alguma foto do terreno que deu "lugar" a Igreja Universal.
Para mim, a estação ou parada estaria hoje na Dom Hélder Câmara entre as Ruas Van Gogh e Jamboré, salientando que na época essas ruas não existiam.

Adenilson
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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 19 Jun 2012, 17:10

ESTAÇÃO HENRIQUE SCHEID (JOSÉ DOS REIS).

Melekh. Coloquei o nome de Henrique Scheid e José dos Reis entre parênteses porquê o guia Briguiet (vide postagem anterior) é o único que possui as duas estações.
Tanto as plantas da SMU e de 1900 chamam essa estação de José dos Reis, mas a mesma fica em frente a Rua Henrique Scheid na planta da SMU. Em 1900, a Rua Henrique Scheid ainda não existia.
O mapa que vc postou abaixo tem a edificação em frente a Rua Henrique Scheid.
Foi essa a edificação que vi na aerofotografia de 1928 quando estive no AGCRJ.
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O mapa abaixo mostra a parada nomeada de José dos Reis, mas pelo guia Briguiet seria Henrique Scheid. Podemos ver que a Rua Henrique Scheid ainda não existia, mas é fácil ver a referência do mapa de 1900, pois a Rua de Santa Anna (dentro do círculo) é a Rua Fernão Cardim e a Rua da Capella é a atual Rua Gandavo.
Dá para ver visivelmente que nesse ponto a Rio D'ouro estava entre o centro e o lado esquerdo da Estrada de Santa Cruz, sendo que o terreno apontado pelo Melekh fica a direita.
Essa também não é a edificação que eu e o Dado vimos no AGCRJ feita de material conrugado, pois esta ficava um quarteirão a frente.
Reparem também pelo mapa de 1900 que os trilhos não continuavam até a Rio D'ouro. Depois o ramal de José dos Reis iria passar pela Rua Fernão Cardim, saindo em diagonal desta até a Rua José dos Reis já no final desta, quase em Inhaúma.
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ESTAÇÃO JOSÉ DOS REIS (JOSÉ DOS REIS).

Enfatizo que coloquei José dos Reis e depois repeti entre parênteses, pois segundo o Guia Briguiet, essa estação ficava na esquina da Rua José dos Reis com Estrada de Santa Cruz, enquanto Henrique Scheid ficava na esquina homônima.
O único mapa que mostra isso é o guia Briguiet, pois a SMU somente mostra Henrique Scheid nomeada como José dos Reis.
Vejam abaixo o mapa da SMU que o Melekh postou como sendo J.Reis e diferente do mapa da SMU de Henrique Scheid, mas é a mesma estação, mostrando as mesmas esquinas.
A diferença é que em uma planta da SMU, ela está com nome em outra não.
O mapa de 1900 mostra essa mesma estação.Imagem

Conclusão: Pelo Guia Briguiet a estação Parada José dos Reis (José dos Reis) ficaria na esquina homônima com a Estrada de Santa Cruz e o registro que temos de lá é a econstrução estranha que eu e o Dado vimos em foto no AGCRJ.
Não há mapas da SMU (que conheço até agora) que mostre essas esquinas com uma estação, pois a planta da SMU acima fica nas esquinas da J.Reis e H.Scheid, que ainda estava em projeto.
A planta é de 1906 e a Rua Piauí se encerraria na E.S.Cruz terminando junto com a que seria anos depois, a Rua Henrique Scheid.
Depois mudaram de idéia. Hoje ambas (H.Scheid e Piauí são praticamente paralelas no fim).
Editado pela última vez por Adenilson em 19 Jun 2012, 17:46, em um total de 3 vezes.

Trancado

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