E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 04 Jul 2012, 10:58

Adenilson escreveu: Pessoal,

Agora entendi.
(...)
Dado: O que causou para mim uma certa confusão foi que vc se referiu a primeira foto como a possibilidade do fotógrafo estando de frente para Tomás Coelho.
Já na segunda, vc se referiu como o sentido inverso, mas eu achava que vc estava se referindo ao final da João Ribeiro.
Quando você colocou o google do ponto de vista da Marther Luther King Jr, eu não entendi nada.

Pelo que entendi, na segunda foto antiga, você já assumiu que a estação estava no alinhamento da variante nova.

Se as premissas acima estiverem valendo, então é quase certeza matemática que houve 2 estações Engenho do Mato.


Dado: Realmente quando o Melekh escureceu a foto, decrescendo o brilho, mas aumentando o contraste pudemos ver uma semalhança muito grande entre os morros.
Apesar do formato do morro ser comum, a coincidência entre os formatos são iguais em toda a área abrangida, inclusive a de pequenas saliências do acidente geográfico.
Se tudo coincidir, quero lhe dar os PARABÉNS pela inspiração da observação.

O horário avançado da sua postagem fez crer que o silêncio da noite lhe ajudou a aguçar mais ainda a sua perspicácia.
Agora entendi, Adenilson. O que você falou foi exatamente o que aconteceu: eu estava vendo a estação com o ângulo descendo a Rua João Ribeiro,em direção a Tomás Coelho. Depois é que analisei a possibilidade de ser na Automóvel Clube, no sentido Vicente de Carvalho. Na hora (altas horas) eu esqueci de mencionar isso, o que realmente confunde quem lê a postage e as imagens ... tanto foi que quando eu vi que não era na R.João Ribeiro, ía desistir ... mas por um acaso do destino, inverti o sentido e vi o morro do Juramento, mas pela Automóvel Clube já (nem me lembro como eu pulei de uma rua pra outra ...)
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 04 Jul 2012, 16:05

Adenilson.


Sobre a foto cuja menção era próximo a Engenho da Rainha e havia um pátio, tenho que confirmar, mas me parece ser entre o trecho Inhaúma – Engenho do Matto, logo pode ser o Posto telegráfico ou Parada Botafogo ou os dois se um dia foi uma coisa e/ou outra.

Quanto ao link da coleção do Malho, já fiz uma autópsia geral em todas as épocas e datas e o que encontrei estou separando para postar em breve, logo considero perda de tempo.

Porém se você quer ajudar, pode começar a procurar na Revista O CARETA a partir de 1911 em diante, pois 1908 e 1910, já terminei e encontrei bastante coisa. Vale à tentativa. Segue o Link abaixo.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... a_anos.htm

Em tempo: Fico satisfeito que esteja se restabelecendo de sua saúde e só por curiosidade; quando eu e o Vinícios fomos fazer o trecho Santa Cruz / Matadouro e Austin / Carlos Sampaio (já que uma parte do trecho do Ramal Carlos Sampaio – Austin – Matadouro Santa Cruz eu fiz com o Brunno) eu estava com uma forte gripe, inclusive com os sintomas similares aos seus.

Detalhe: Depois de horas de caminhada no sol, com a maior moleza no corpo, ao chegar em casa e tomar um banho frio, fiquei curado. Milagre!

Parecia que nem tive febre.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Dado e companheiro, e isso mesmo. Cada membro aqui tem a sua importância e todos juntos podemos ir longe, depende de nós.

Parabéns a todos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


Algumas reportagens da Estação Pilares e Liberdade.


Imagem


Imagem


Notem aqui que em 1916, ainda estava em funcionamento a Variante Antiga da EFRD.


Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 05 Jul 2012, 15:04

Melekh,

1) Obrigado pelo Link. Vou procurar sim pelo material na revista O CARETA.
De qualquer forma seria interessante ter o link da revista O MALHO, pois gostaria de guardar algumas fotos em meus arquivos.

2) Você deve ter melhorado por causa do passeio a ferrovia. Eu raramente fico gripado assim, pois tomo muito suco de limão, acerola e laranja, mas acho que foi um princípio de gripe que não
conseguiu se instalar na primeira vez e aproveitou um descuido meu e resolveu atacar de forma mais agressiva.

3) Desculpe a insistência sobre Engenho da Rainha e pátio, mas o que acontece é o seguinte.
Havia o posto telegráfico na altura da parada Botafogo.
Depois da sua desativação, o posto foi transferido metros a frente, justamente na última curva antes de chegar a Engenho da Rainha.

Esse local hoje é aproximadamente onde existe a garagem da Braso Lisboa.

4) Essa questão envolvendo a sobrevida do ramal antigo até 1916 é um dado histórico fabuloso. app
Acho que não ficaria difícil de obter imagens do Largo de Pilares e da estação, pois nesse caso 10 anos fazem muita diferença.

Já tendo a atual João Ribeiro um razoável movimento, será que ainda havia o cruzamento das ferrovias Melhoramentos e Rio D'ouro ou a partir de um ponto, as duas se uniam conforme foi sugerido aqui.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 05 Jul 2012, 18:56

Fantástica notícia, Melekh !
Ela ajuda a fortalecer a tese de que Capão do Bispo (e a linha original) tenha funcionado até 1915
(como eu tinha especulado anteriormente sobre Capão do Bispo) e no caso, até 1916, abrindo uma janela temporal maior do que pensávamos !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 06 Jul 2012, 15:49

Adenilson escreveu: Dado.
Quando eu ampliei muito a foto acima, a mesma perdeu em resolução e em abrangência,
mas você poderá compara-la com a postada em tamanho original.
Eu tracei uma linha preta, pois um dos postes, conforme eu comentei estaria desalinhado
com os demais, sugerindo que ali fosse um encontro de ruas.
O fato da foto ter sido batida em nível muito próximo ao do solo, não nos permite ver essa
rua vindo da esquerda que seria o final da João Ribeiro, mas estimar a sua posição pelo desalinhamento
do poste em relação aos 4 mais distantes, sendo estes 4, já na Automóvel Clube.
A rua vinda da direita e fora da abrangência na foto ampliada, seria a Estrada Velha da Pavuna.

Ao comparar as fotos, faça-o entre as fotos ampliadas e original e você verá que algo semalhante
a um telhado está delineando as árvores mais atrás.
A posição desta construção estaria em ângulo semelhante ao de uma possível estação
na variante antiga como se fosse algo assim /l.

As pesquisas estão excelentes. A única ressalva que faço é a posição da plataforma em relação
a linha no mapa da SMU, mas acho que isso não significa muita coisa.

Um abraço a todos
Adenilson, observei com mais calma a imagem, tanto a original quanto a ampliada e sim ! ! !
Me parece que achamos duas estações com uma foto só !
:Y: :lol:
Há fortes indícios de ser uma construção, aparentemente a estação original de Engenho do Matto. Ou a casinha amarela ...
o0
A linha em preto dá a exata noção do que você falou, eu não havia percebido antes.
Até te peço desculpas, mas é que tenho entrado aqui muito rapidamente e às vezes não consigo
assimilar o raciocínio passado na hora ...

As pesquisas continuam ! ! !

vv
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2012, 17:12

Dado. Depois vou tentar fazer um esquema com calma. A única coisa que está me intrigando é a reta que prossegue ao fundo depois que as ruas se encontram, onde de fato, deveria haver uma curva para a direita.

Mudando um pouquinho o assunto, eu havia dito que tinha uma suspeita devido à localização e ângulos das ruas que eu poderia ter achado uma foto da estação Henrique Scheid, chamada nas plantas da SMU, de J.Reis.
Ao ver as aerofotografias de 1928, vi uma construção que pelos mapas da SMU, era a estação, mas esqueci de solicitar essa foto ao AG (infelizmente!).

Estava isolada e sem trilhos, é claro, mas estava de pé.

A foto abaixo também é de 1928 e indiquei a construção suspeita com a seta azul.

A rua que aparece na esquina para mim é a Fernão Cardim, que é a rua paralela a que o Melekh identificou um terreno abandonado.

A construção suspeita corresponde à posição da estação, que seria no meio da Suburbana.
O morrinho é onde para mim estão ruas como Major Mascarenhas, Conselheiro Agostinho e final da Dr. Ferrari. (todas enladeiradas).

O que vocês acham?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Jul 2012, 20:05, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 06 Jul 2012, 17:14

Complementando segue o zoom da construção (possível estação Henrique Scheid).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 06 Jul 2012, 20:44

SENSACIONAL!!!

Adenilson, quase certeza ser a parada.

Do local eu não tenho dúvidas, o Rio Faria com Suburbana, conforme a legenda, e ali atrás a esquina original da Suburbana com a Fernão Cardim. O prédio de dois andares na esquina e mais um bom pedaço daquele quarteirão foram abaixo com os diversos alargamentos da Suburbana. A Suburbana naquele trecho específico era bem estreita, conforme os PAA da época.

Também não tenho dúvidas de que o prédio que aparece ao fundo é o mesmo que aparece nos PAA no final da futura Rua Henrique Scheid. Vale lembrar aqui que quando a ferrovia passava por ali, a Rua não chegava até a Suburbana, era apenas um pequeno trecho próximo às oficinas do outro lado.

Pelo que vi nos PAA, a suposta estação não ficava no meio da Suburbana. Ela ficava do lado esquerdo da Suburbana no sentido Pilares, bem no ponto do atual cruzamento das ruas, e o leito da EFRdO é que passava aproximadamente pelo meio da Suburbana.

Parabéns! Acho que podemos comemorar mais uma encontrada.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 08 Jul 2012, 00:50

Adenilson,


Estou vos enviando os três Links da revista O MALHO, eu garimpei tudo sobre ferrovias do RJ, mas de repente pode ter passado algo despercebido.


http://www.casaruibarbosa.gov.br/omalho/?lk=15

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... _malho.htm

http://www.jotacarlos.org/

+++++++++++++++++++++++++

Eu também tenho boa resistência, muito difícil ser pego por qualquer enfermidade, acredito que foi uma virose, mas o sol direto na cabeça, muita água e a higiene mental da caminhada, alem de um bom banho frio, quando já em casa, fez com que a febre saísse correndo...

+++++++++++++++++++++++++


A respeito de Engenho da Rainha e pátio, tenho que achar a reportagem, existe muita coisa que eu tenho arquivado e preciso ver com calma.

O local pode estar onde era o mangueiral (Botafogo), que se estende próximo a Rua Engenho da Rainha, até próximo a Garagem de Ônibus da Braso Lisboa, eu achei resquícios que pode ser da parada Botafogo.

Sobre a estação Pilares tenho uma foto que eu presumo que seja ela.

+++++++++++++++++++++++++

Muito boa a observação sobre Estação Engenho do Matto e é como o Dado disse aqui, trabalho de equipe, um complementando o outro, mas breve teremos uma foto concreta da Estação, temos muito material para procurar.

+++++++++++++++++++++++++


A casinhola da foto de 1928 – Av. Suburbana tem forte característica de ser realmente a Estação Jose dos Reis/Henrique Scheid (?).

Tomara que as palavras do Dado se concretizem e possamos comemorar mais esse achado.


O cerco está se fechando...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 08 Jul 2012, 15:52

Continuando...


Coloco aqui o que acredito, seja o horário primeiro de todos, pois é de 1890, ano inicial dos trens de passageiros.


Imagem

Note que consta a Estação Terra Nova, como se fosse da E.F. Rio D'ouro.


Veja este outro, já sem Terra Nova.


Imagem


Continua...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”