E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 29 Jun 2012, 16:46

Pessoal, boa tarde!

Tentarei sintetizar os principais aspectos postados de ontem para hoje, individualizando as minhas respostas.

Amaral,

Essa questão das variantes é uma icógnita, pois o único mapa entre tantos que sugere essa total separação das variáveis antiga e nova da Rio D'ouro foi o comentado por nós.
Você comentou sobre não fazer sentido a existência de duas variáveis que iriam se separar para juntar-se de novo 4 Km depois.
Em uma análise mais superficial, poderíamos dizer que o tráfego não poderia ser interrompido e que por necessidade das pessoas que moravam nas imediações atendidas pela variável antiga, fosse intenção manter as duas operando. Pelo menos a princípio.
Como você disse apropriadamente, devido às questões operacionais e ao aumento de tráfego na Melhoramentos, a situação envolvendo o cruzamento das vias ficou mais crítico até suprimirem a variante Liberdade/E.Mato.
Por outro lado o que me balançou foi saber da inauguração do Capão do Bispo em 1891, depois da construção da variável nova. Essa data foi reveladora, pois torna essa parada mais "jovem" que Inhaúma por exemplo.
A partir daí eu balancei em relação a intenção inicial de supressão do tráfego na variável antiga, a menos que fosse uma construção muito rústica, quase descartável.

Essa questão envolvendo o mapa que tocamos no assunto traz um novo foco de pesquisa. Comentarei mais detalhes quando responder aos comentários do Dado, feitos hoje. okk

No assunto do bonde, antes da sua réplica, eu fiz um comentário que se fosse um bonde, poderia estar fazendo a manobra em direção ao fotografo, mas com possibilidade também de ser além do que você explicou e muito bem, ser uma manobra usando o largo de Pilares vindo do Cachambi e retornando para esse bairro sem passar ao lado do fotógrafo, mas em primeiro momento, no ato da manobra, indo em direção a ele.
Devido a posição dos trilhos em outras fotos de 1928, a possibilidade do que você explicou é a mais plausível, mas pode ter essa opção também.

O itinerário dos bondes colocado por você é curioso e comprova o que já sabia em relação ao tráfego da Arquias Cordeiro, que tinha até os anos 50 ou 60, mão dupla.
Sobre a José Bonifácio, também sabia que o fluxo era invertido.


Melekh.
Continuo achando que aquele mapa que representa a estação com bolinhas pretas está errado e representou a estação de Engenho do Mato pouco antes do que deveria ser.
Repare que a estação de Inhaúma está "fechando" o cruzamento que Padre Januário fazia em nível ao associar com a Álvaro de Miranda. A estação era um pouquinho antes.

Para mim, a probabilidade de ter havido uma estação apenas ainda é maior.
O que pode ter acontecido é que o tal estribo tenha sido apenas uma extensão adaptada do prédio original que servia à velha variável.
Se os engenheiros não conseguiram adaptar a variável nova para atender à estação de Engenho do Mato, foi por poucos metros e isso poderia ser corrigido com uma construção sob forma de ampliação da velha estação.

O fato de Engenho da Rainha substituir Engenho do Mato pode estar relacionado a precariedade dessa última, pois a diferença entre elas era de quase 1km, o que é bem longe :( .
Talvez os administradores tenham associado essa questão ao fato de Tomás Coelho, da Auxiliar estar perto demais e com maior condição de ter um pátio "anti-calote".
Mesmo acreditando que E.Rainha substituiu E.Mato, não acredito que essa última tenha sido demolida logo e sim sobrevivido por muito tempo.
Se existiu alguma adaptação de acesso ao prédio original, essa sim pode ter sido demolida logo.

Sobre Del Castilho, acho estranho aquele cruzamento depois do pátio de Del Castilho, pois é o único mapa que mostra isso.
Será que não foi uma forma desse mapa mostrar que de fato, a variável antiga passou a sair da Melhoramentos e a variante nova tivesse além do avanço em direção a Inhaúma, um desvio para a auxiliar, dando a impressão de um cruzamento?


Dado.
Sobre a pesquisa ser difícil concordo plenamente com você, mas acho que no caso da Memória Virtual, o sistema de busca não "aceita" refino feito com aspas.
Ontem eu passei uma hora tentando buscar informações e não fazia diferença quando eu colocava aspas ou não.
Infelizmente :sn:

Sobre os fatos que você colocou em ordem cronológica, como foram postados sob forma de tópicos, depois vou responder melhor em cima de cada item.
Depois também vou comentar sobre o acidente em Colégio, mas ontem mesmo li a reportagem.
Como diria você, show de bola! (não o acidente, mas a reportagem e postagem) okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 30 Jun 2012, 20:33

Adenilson,


O mapa que você – Guia ZAZ, foi impresso em Minas Gerais, não acredito que fosse tão criterioso quanto às localizações, teríamos que ver se algum companheiro possui algum Guia Rex da época, pois o que temos são Mapas que não cobrem de forma detalhada os logradouros.

Sobre a probabilidade de ter havido apenas uma estação Engenho do Matto com prolongamento eu também partilho dessa opinião.

Em minhas pesquisas encontrei um local que diz ser próximo a Engenho da Rainha e lá possui um pátio com várias linhas. Estou em dúvida se é Engenho do Matto, vou olhar com mais detalhe.

Sobre Liberdade, não me sai da cabeça que esta estação mesmo que feita após a Variante Nova, creio eu que tenha servido as duas Variantes e com o fim da Antiga, ficou atendendo somente a Nova.

A foto antiga traz duas linhas, uma em cada lado da plataforma, uma atendendo a Antiga e a outra a Nova. Isso acontece com a Estação Saracuruna que atende as Bitolas Métricas e Singelas do Ramal Vila Inhomirim e Ramal Guapimirim.


Com o fim definitivo do Trecho Caju-Liberdade pela E.F.C.B, já que essa absorve tanto a E.F. Melhoramentos; quanto a E.F.Rio D’ouro, a Estação Del Castilho passa a atender o trecho que restou da Variante Nova, indo dali a diante.

Boa parte do narrado é fato e boa parte é conjectura.


Para complementar, deixo o Mapa que eu já havia postado, só que por completo.


Imagem

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 02 Jul 2012, 10:09

DadoDJ escreveu:Pessoal, desculpe se pareceu um desabafo ou indignação o que comentei mais acima.
Nada a ver, foi só comentário mesmo. E todo esse trabalho faz nossas pesquisas e descobertas ficarem mais ricas e emocionantes.
Vamos que vamos !
:Y:
Sobre Engenho do Matto, acho que o Adenilson especulou mais ou menos isso, não sei, mas vou dizer o que estou acreditando que possa ter ocorrido, cronologicamente:

1-Inaugurada a linha original, Engenho do Matto é construída, em 1891, não é isso ? Um prédio de madeira com telhas. Nessa época com certeza não existia a variante via Inhaúma, então havia apenas uma estação;
Dado e demais foristas. Caso a estação de Engenho do Mato tenha sido realmente criada em 1891, ela atendeu à variante antiga de forma exclusiva por apenas 7 anos

2-Antes de 1898, é criada uma variante, partindo do Engenho de Dentro e seguindo até Inhaúma e cruzando com a EFRdO na Av.suburbana. Esta variante é criada devido ao abastecimento de água, que chegava na ocasião à Inhaúma;
Eu tenho minhas dúvidas se a variante nova não foi inaugurada de uma vez só. De qualquer forma, é estranho que em algumas grades de estações da Rio D'ouro aparecem a Parada Botafogo sem aparecer Inhaúma.
Isso é estranho, pois o ramal de José dos Reis tinha o desvio a partir da Rio D'ouro antes de Inhaúma. :ttn:

3-Posteriormente, em 1898, a linha é prolongada de Inhaúma até Vicente de Carvalho e até Venda Grande. Inhaúma e Liberdade são inauguradas neste ano.
4-A linha original e a variante convivem juntas, se encontrando antes de Liberdade e em Engenho do Matto, que só atendia a linha original
5-Por algum motivo, provavelmente pelos diversos cruzamentos com a EF Melhoramentos, erradica-se a linha original, no começo do século ou até 1910, 1915 ...
Tem um mapa que o Melekh postou com a seguinte configuração: A Melhoramentos e a Rio D'ouro partilham o mesmo leito até Del Castilho, onde ambas se separam, permacedendo a variante antiga pela Suburbana e a Melhoramentos por onde conhecemos.
Em contra partida, o ramal vindo do Cajú tem curva suave em Liberdade e vai para a variante nova, mas sem qualquer tipo de intercâmbio com a variante antiga.
Esse mapa é uma exceção, mas temos que leva-lo em consideração

6-Como havia uma ligação com as oficinas do Engenho de dentro, mantem-se a linha original até José dos Reis/Henrique Scheid. Parte da linha depois destas estações fica abandonada, por isso ainda aparece em mapas antigos ...
Tudo indica isso, mas os mapas mostram a linha vindo do ramal da Oficinas e cruzando com a Suburbana, sem no mapa, indicar claramente que haja uma derivação nesse ponto.
De qualquer forma, acredito nessa possibilidade.

7-Como ficou uma distância considerável entre Inhaúma e Vicente de Carvalho, é improvisada uma parada ou estribo em Engenho do Matto, pois a antiga estação ficou isolada. Este estribo atende apenas a variante via Inhaúma, e sendo assim os dois prédios permanecem, mas apenas o estribo servindo à ferrovia.
8-Com a inauguração de Engenho da Rainha, Engenho do Matto tem seu funcionamento interrompido e conseqüentemente foi demolida. Mas o prédio de madeira, isolado da linha, permaneceu pelo menos até 1952, ano em que ele ainda é citado em notícias e documentos ... provavelmente foi demolido pouco tempo depois ... informação a se confirmar.
O que acham ?
Também acho isso Dado, mas não vou desacreditar também que os engenheiros tenham conseguido conciliar o traçado para atender a uma E.Mato apenas.
Também acho que o prédio de Engenho do Mato tenha sobrevivido por bastante tempo. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2012, 23:35

Pessoal, hoje, durante o serviço (sinal que estou muito interessado ...) eu estava pensando em uma coisa, mais uma daquelas mirabolantes.
Segurem-se nas cadeiras !
o0
Lembram-se da foto abaixo ?
Imagem
^^ Esta foto foi vista por mim e pelo Adenilson no AGCRJ. Eu imaginei ser a Parada Iguaçu, no ramal de Xerém da EFRdO, unicamente pela descrição de Max Vasconcellos no seu livro "Vias Brasileiras de Comunicação", onde ele descreve esta parada como simples, quadrada, sem detalhes (não exatamente com estas palavras). Após eu ver a foto que o Adenilson resgatou do AGCRJ (por falar nisso, a negociação entre mim e o setor responsável em ceder imagens do AGCRJ está em andamento), notei que ela não é tão quadrada e simples assim. Pode ser outro local.
O Adenilson observou a paisagem, principalmente a via, a vala lateral e o relevo ao fundo e considerou ser a Parada Cachoeiras, no ramal de São Pedro (Jaceruba). Realmente a possibilidade é grande, mas algo estava me intrigando ... até que hoje eu me toquei ! Vejamos ... sigam meus pensamentos (nossa, parece até que pratico hipnotismo ...)

Vejam a foto. Podemos detalhar que há um sujeito na linha, uma vala, a estação com plataforma digamos, bem construída e robusta. Apesar de simples, a estação não parece ter pouca importância, certo ? Normalmente as paradas da ferrovia eram simples estribos, ou paradas sem cobertura, com uma plataforma de terra batida apenas. Esta, apesar de ser no meio do "quase nada", é de alvenaria e tem uma plataforma respeitável.
Mas voltemos à foto. Ao fundo há uma grande montanha, que sugere a Serra de Madureira, em Nova Iguaçu. Aliás foi a primeira coisa que notei quando vi a foto e observei a semelhança com a citada serra. Notem que, além dessa montanha, há um morro menor no centro da imagem, que se extende pra direita e parece se manter ainda por um trecho. Do lado direito, há uma construção, que pode ser a casa de um caseiro de sítio, ou alguma outra instalação de uma fazenda. E à esquerda, ao lado da estação, corre uma estrada de rodagem, este detalhe foi muito bem percebido pelo Adenilson, durante a sua descrição da imagem postada.

Pois bem, agora que vem o fruto da minha imaginação, mas que pode ter algo de real !
:O
Imagino o seguinte: o acervo do AGCRJ não possui, pelo menos até onde eu sei, material de outros locais que não sejam da cidade do Rio de Janeiro. Na verdade, quando estive lá na última vez, vi imagens das represas de Rio d'Ouro, do Rio São Pedro e etc mas porque eram do abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro ! Acredito que só por isso estas imagens figuram lá ... mas voltando (e sem excluir a possibilidade de ser a Parada Cachoeiras) à imagem, vamos supor que ela não seja de algum lugar da Baixada Fluminense. Pensemos no seguinte: qual estação da cidade do Rio de Janeiro pertencente à EFRdO seria esta, bem construída (mediante às instalações da época, ano de 1929) e com uma plataforma robusta assim ?
Pensei, pensei e não lembrei de nenhuma. Vejam:
- Pavuna não é, já vimos imagens dela e o local é diferente. A estação até se parece, mas a plataforma não é assim;
- Acary poderia ser, mas acho que no local havia um bypass, com duas linhas, certo ? O Tche e o Hugo Caramuru podem confirmar isso ...
- Coelho Neto, obviamente;
- Collegio muito menos;
- Irajá, Vicente de Carvalho, Engenho da Rainha ... nenhuma dessas possuía uma estação assim;
- Inhaúma até tem o formato, mas a construção é bem diferente. Inhaúma tinha o pé direito mais alto e bem executad0;
- Del Castilho, Maria da Graça ... não e não.
- Venda Grande e Praia Pequena ... não possuímos imagens para comparar. Mas pelo relevo ao fundo, apenas Praia Pequena se encaixaria no contexto, mas haveria mais detalhes, tipo a ponte sobre o Rio Jacaré, que não aparece na imagem ... e nesta época, o lugar não era tão deserto assim.
- Daí pra frente, nenhuma estação poderia se encaixar no cenário apresentado.

Pois bem ... e se fôsse uma estação da variante original ?!?!?!
:ttn:
E se fosse ENGENHO DO MATTO ?????
<|-|>
Vamos aos detalhes:

1-Ao lado da estação, à esquerda, a via poderia ser a Estrada Nova da Pavuna, quer dizer, a atual Rua João Ribeiro;
2-Do lado direito há uma construção, que parece isolada. Mas como ela está em uma pequena elevação, eu acredito que pudesse passar atrás desta pequena elevação alguma via. Esta suposta via poderia ser alguma paralela à Linha Auxiliar, próximo a Tomás Coelho;
3-Ao fundo, o morro maior poderia ser o Maciço da Tijuca, e o morro menor poderia o Morro dos Urubus, sem a comunidade e construções em volta que existem atualmente. Só que o suposto Maciço da Tijuca está muito grande e parece estar muito próximo para sê-lo. Mas se pensarmos que na região do Engenho do Matto há um declive exatamente na direção mostrada, por perspectiva a elevação torna-se maior ! E na própria imagem antiga podemos considerar que há um declive no final da foto, seguindo a ferrovia;
4-A casinha parece de alvenaria e possui telhas. E se fosse de madeira, como descrita Engenho do Matto em documentos antigos. A possibilidade de ser de madeira existe, acho que não dá pra afirmar de que material a casinha é feita na imagem ...
5-Agora uma coisa contra a teoria ... se a estação fosse Engenho do Matto, onde estaria a casa amarela de 1890, que resiste no local até hoje ???

Vejam a foto abaixo e vejam que eu poderei ter viajado na maionese nesta hipótese ... sabe porque ? Porque a foto é de 1929 e a variante original já não funcionava nessa época ! ! ! Mas calma ... pensei em outra coisa. Vejam mais abaixo ...
Estação desconhecida com minhas observações - AGCRJ (Adenilson M.Souza).png
Após eu perceber o fato da foto ser incompatível com a linha antiga, pensei em outra coisa, que nem precisarei detalhar muito ... se fosse no sentido contrário, vejam a comparação de uma foto atual com a antiga, de 1929:
Estação desconhecida com minhas observações 2 - AGCRJ (Adenilson M.Souza).png
Estação desconhecida com minhas observações 3 - AGCRJ (Adenilson M.Souza).png
Agora só pra atiçar a curiosidade ... no muro verde da imagem atual, vejam a construção que fica dentro do terreno !
Estação desconhecida com minhas observações 4 - AGCRJ (Adenilson M.Souza).png
Parece familiar, não ?

O que acham disso tudo ?!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Jul 2012, 00:11

Rapaz, deu até arrepio aqui.

Se o morro não é o mesmo é irmão gêmeo... será que foi encontrada a Eng. do Matto final?

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Jul 2012, 00:26

Achei um PAL da prefeitura que consta Eng. do Mato. Acho que era um pouco antes de onde vc indicou na tal casa verde. Sobrepondo os lotes do PAL com os atuais, a Estação ficaria na curva da Automovel Clube, antes dessa casa verde onde o viaduto passa parcialmente por cima.
Esse PAL parece ser de 34 ou 44, então a Estação ainda deveria estar de pé apesar de estar fora de funcionamento.


http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/323.jpg

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 03 Jul 2012, 08:58

Grande Amaral !
A imagem é excelente. Não conhecia esta planta da SMU ...
Voltando à suposta imagem de Engenho do Matto, quero destacar alguns pontos contra e a favor:

A favor:

1-O fato de ser uma construção de alvenaria, o que contraria a maior parte das estações da Baixada Fluminense e da própria cidade do Rio de Janeiro;
2-O Morro atrás, tanto na imagem antiga quanto na atual eles se parecem muito !

Contra:

1-A posição da linha, estação e estrada, diferentes da disposição atual;
2-Na imagem antiga, a região em vota da estação é relativamente plana, na imagem atual não ...

<|-|>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 03 Jul 2012, 10:02

Amigos foristas,

Antes de tudo peço desculpas se algum detalhe que o Dado tenha escrito tenha passado desapercebido por mim.
Estou desde ontem lutando contra a febre de 38º C que insiste em colar em mim.

Gostaria de fazer algumas observações.

1) Realmente a maioria das fotos do AGCRJ é da nossa cidade, como o nome do orgão sugere, mas existem exceções sim.
Como o Dado disse existem lá fotos de algumas trechos da Rio D'ouro marginais às tubulações de água da adutora, mas se eu não estiver confundindo com o MIS, há até mesmo fotos de Petrópolis.

2) A Automóvel Clube naquele ponto seguia a esquerda da Rio D'ouro no sentido Pavuna. No lado direito, a via mais próxima da linha férrea era a estrada Velha da Pavuna e no encontro desta com a Rio D'ouro, havia o cruzamento em nível até "atingir" a Automóvel Clube" do outro lado.
Posso estar enganado, mas na altura de Engenho da Rainha, ou seja, a partir desta, havia rua margeando a linha férrea dos 2 lados, sendo a de maior fluxo e realmente a Automóvel Clube, a do lado esquerdo.
Quando os trilhos da Rio D'ouro foram arrancados, eu sequer era nascido, mas me lembro daquela região antes do advento da linha do metrô onde em narrativa que já fiz aqui, passei em nível com o leito da linha férrea exatamente nesse ponto em Julho de 1978.
Não havia mais a Rio D'ouro. Apenas mato alto no leito, mas no cruzamento me lembro dos contra-trilhos sob o asfalto danificado e muita terra a poeira.

3) Eu tentei imaginar os 2 ângulos na foto antiga e por incrível que pareça, o mais compatível seria a primeira com a frente voltada para Tomás Coelho, mas para mim, o leito novo já deveria aparecer do lado esquerdo.
Em uma das narrativas sobre Engenho do Mato nos documentos postados pelo Dado, havia a descrição que a Rua João Ribeiro se encerrava na estação de Engenho do Mato, podendo ser esta então, anterior a tal casa amarela.

4) Mesmo imaginando para mim, o cenário dos logradouros mais favorável na primeira foto, o morro ao fundo não teria semelhança com o maciço da Tijuca.

5) Imaginando o sentido inverso, o morro ao fundo da foto antiga parece ser o Juramento, mas pelo Google, esse cenário somente ficaria próximo do antigo se imaginarmos a visão da Automóvel Clube como mostrou o Dado.
Como Engenho do Mato era originalmente do leito antigo, uma visão da Automóvel Clube junto a variante nova, faria com que no mínimo, Engenho do Mato fosse vista em diagonal do lado esquerdo.

6) Amaral: Eu não consegui localizar E.Mato nesse mapa postado por você. Você poderia indica-la?
Eu já gastei um bom tempo tentando buscar plantas da SMU que pudessem mostrar o local exato da estação, mas não consegui.
Inclusive já tinha visto esse mapa postado por você.
Reparem o fechamento rápido da curva da linha férrea para o encontro com a João Ribeiro (variante antiga) mostrando que os engenheiros tentaram conciliar os leitos.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 03 Jul 2012, 12:56

Pessoal,


Baseando-me nas novas informações e nos Mapas e Plantas até agora postados, acredito que realmente existiu duas Estações para Engenho do Matto, ou seja: Uma para a Variante Antiga e outra para a Variante Nova, salvo se na realidade, o entroncamento das Duas Variantes não fosse até o final da Estrada Nova da Pavuna (Av. João Ribeiro), mas ocorresse antes.

Se não for assim, acredito eu, que a foto postada em preto e branco seja da Estação Engenho do Matto da Variante Nova.

E tudo isso temos que agradecer ao Dado, por mais esse mistério desvendado,

Esta estação só pode ser Engenho do Matto, o morro diz tudo.

Na pior das hipóteses, Estação Vicente de Carvalho.


Eu trabalhei a foto para fazer uma melhor comparação, vejamos:



Escureci mais a foto para que o morro ficasse mais destacado.


Imagem


Mesma foto Ampliada.


Imagem


Atualmente.


Notem os trilhos e a casa no interior.


Imagem

Imagem


No detalhe, notem o que parece ser resquícios da plataforma.

Imagem



Resquicio do leito.


Imagem


Outro provável local.


Planta SMU.



Imagem


Imagem


Imagem


Compare com o Mapa.


Imagem


OBS.: Eu tinha concordado com o Adenilson quanto a posição da Estação no Mapa estar errado, mas agora temos uma planta que parece indicar que realmente a estação era ali. O que acham?






Vejam abaixo o local marcado, parece que ali havia algo construido e que fora derrubado.



Acredito que aqui seja o local exato da Estação Engenho do Matto.


Imagem


Imagem


Imagem



Casas da Ferrovia.


Imagem

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 03 Jul 2012, 13:00

Adenilson, a estação está bem no ponto onde a Linha cruza com a marca de fita durex que corta a planta.

Eu acho que não há necessidade de mudar o leito da EFRdO e da Automovel Clube. O leito pode ser o mesmo, tendo sido alterado apenas após a Estação quando da implantação do metrô e daquela curva que a Automovel Clube faz ali.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”