E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Francisco Amaral » 13 Jul 2012, 10:09

Dois comentários sobre as fotos postadas pelo Adenilson.

1- O grande galpão das oficinas é o mesmo que estava de pé até pouquissimos anos atrás. A calçada ali era larga tal como na foto. Então acredito que naquele trecho do galpão, a Suburbana só tenha sofrido alargamentos do lado oposto, o lado da Fernão Cardim.

No local do galpão menor indicado na esquina com a José dos Reis, funcionava a uns 20 anos atrás uma boate/danceteria ou sei lá o que. Essa boate tinha uns dois andares e ficava ali colada no galpão grande.

2- Sobre a foto em que aparece o comboio, ele provavelmente está ao lado das oficinas na linha que vinha de Inhauma pela Fernão Cardim e que ainda existe a cicatriz no meio de uma favelinha ao lado do antigo terreno das oficinas, onde hoje existe um grande condomínio de prédios, entre o Rio e o condomínio.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2012, 11:40

Adenilson, grande mestre!.

Eu coloquei a reportagem da Padaria (Panificação Pilar) local Pilar (Pilares ?) associados pois acredito que a Estação Pilares fosse nas proximidades da referida Padaria que por ter o nome Pilar, pode ter influenciado na reportagem e sair publicado Pilar em vez de Pilares.

Também quando estamos na Av. Dom Helder Câmara, temos ao fundo o Morro do Urubu, que não tem como ser visto em sua totalidade pois possui vários imóveis na sua frente.

Outra possibilidade, forçando aqui uma barra, é ser o Morro do Engenho da Rainha.

Não nego que cheguei a achar que pudesse ser Cintra Vidal, já que é citada a EFCB, descartando a possibilidade de ser PILAR de DUQUE DE CAXIAS, como citou o Rodrigo, pois lá pertence a E.F. Leopoldina.

Meu raciocínio se deu em cima de Pilar (Padaria) X Pilar (Pilares – bairro) e a Padaria foi “Testemunha ocular” da Variante Antiga, pois em 1912 ainda passava o trem por ali.

Mas isso não quer dizer que seja assim.

Se tivéssemos fotos antigas da Padaria...
Eu estou propenso a procurar a Associação Comercial e Industrial de Pilares, se esta existir, bem como a Igreja São Benedito, mas não tive tempo, ainda.

Um exemplo é o caso da foto da E.F. Rio D’Ouro que o Dado presumiu e estamos a concordar que se trata de Engenho do Matto e pensávamos que era na Baixada.

Acredito que o cerco está fechando

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sobre José dos Reis sabemos que existiu esta estação na E.F.R.D, inclusive citado nas grades de estações e paradas, sobre um Ramal da Rio D’ouro, não me recordo agora, mas temos um Ramal que saia de Inhaúma, passando pela Rua José dos Reis, cruzando com a Variante Antiga, na Estação Henrique Sheid (José dos Reis???) e seguindo adiante para as oficinas que era distinto do Ramal da Oficinas de Bitola Larga e que ainda não existia, ou existiu paralelo numa mesma época que ainda não documentamos.

Você também citou: Não está escrito : - "A partir desta data, o trem deixará de parar na estação/parada José dos Reis". O que está escrito é: " -O trem deixará de circular em José dos Reis"

Bom, lá diz: O trem deixará de circular por José dos Reis

Mas, fica difícil sabermos se é um Ramal, uma Estação ou um cruzamento entre dois Ramais de uma mesma ferrovia ou de ferrovias diferentes.

Eu tenho uma teoria, não confirmada, que talvez estivesse se referindo aquela extensão que existiu no mapa de 1900, note que saia dali um rabicho, será?


Imagem


Sobre Terra Nova, da Melhoramentos, era a mesma sobre a qual debatemos sobre a
procissão, pois está na jurisdição da L. Auxiliar.

Agora com sua visão privilegiada (no bom sentido) e com essa nova revelação, quem sabe possas agora enxergar a Terra Nova da Rio D'ouro, na aerofotografia de 1928 , que pode ter passado desapercebida, já que ainda não tinha nada para procurar lá.

Para finalizar, posto está foto que suponho ser Engenho do Matto e que está no CD que ganhei já faz tempo e que esta salva como pertencente à EFRD.

Vamos averiguar.

Segue a foto.


Imagem

Aos fundos parece ser a Serra da Misericordia onde fica a atual Pedreira, que na época ainda não era explorada.

Como disse, não tenho certeza...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2012, 15:45

Melekh, entrei aqui rapidinho pelo celular e vejo esta imagem, surpreendente !
:O
Uma coisa acho que podemos afirmar: não parece ser Engenho do Matto. O pátio é enorme, com várias linhas !
Parece até a EF Madeira-Mamoré ...
o0
Mas a imagem é fantástica. Parabéns pela descoberta !
app
No final de semana volto com mais calma ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 13 Jul 2012, 16:42

Preclaro Melekh,

Sobre a reportagem, continuo tendo a mesma opinião.
A reportagem sobre a Padaria, essa sim era em Pilares, mas o Pilar da reportagem acima não tem nada a ver. Parece ter sido uma coincidência.
No texto abaixo são citados alguns lugares como Inharanjá, Sapé e Ponte Negra dando a entender que a tal localidade de Pilar tenha a ver com um desses locais ou com outro da ferrovia Melhoramentos, que pelo "andar da carruagem" é a que está na foto, uma vez que nessa época, a linha era métrica e singela, como a Rio D'ouro e a reportagem a cita.

Sobre Terra Nova, a mesma estação da Melhoramentos teve 2 lugares, sendo o local da procissão (foto do jornal Correio da Manhã), o definitivo. O local da aerofotografia de 1928 mostra a estação em um outro ponto.

Sobre a estação Henrique Scheid, também continuo tendo a mesma opinião.
Não importando se o texto mencionou se os trens deixaram de circular em José dos Reis ou por José dos Reis como realmente está escrito, a minha opinião é que essa referência é a do ramal de José dos Reis.
O guia Briguiet mostra esse ramal apenas "cruzando" com a variante antiga a partir das oficinas, uma vez que o objetivo desse ramal era promover a manutenção nas oficinas de Engenho de Dentro, dos trens da Rio D'ouro.
Para mim, a única condição que me faria acreditar na existência de 2 estações simultâneas nas esquinas das Ruas Henrique Scheid e José dos Reis com Suburbana, seria a citação de ambas ao mesmo tempo na grade de horários cujos nomes das estações estão seguidas por linhas pontilhadas.
Até agora não temos mapas que mostram a utilização desse ramal a partir de um desvio da linha antiga, mas os documentos postados sugerem que esse ramal foi utilizado para interligar a variante antiga à nova justificando a existência da variante mais velha até muito tempo depois da construção da variante nova.

O mapa que vc postou acima mostra o local da parada identificada por mim na foto de 1928, pois ali seria futuramente aberta a Rua Henrique Scheid, cuja estação homônima é chamada assim apenas no Guia Briguiet.
Veja a Rua Santa Anna do lado oposto. Essa rua se chamaria depois, Fernão Cardim e foi dessa esquina com a Estrada de Santa Cruz, que o fotógrafo Augusto Malta tirou a foto em 1928.

Sobre o local apontado como Engenho do Mato, a posição do galpão em encontro de linhas até coincide com uma possível realidade, mas a continuação de uma das linhas a princípio não está coerente com o traçado naquele ponto.
Para ser mais detalhista, sequer a vegetação parece ser a que normalmente existe no RJ.

De qualquer forma, prefiro aguardar mais detalhes.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 13 Jul 2012, 16:54

Abaixo segue a foto do Google Street View tirada do viaduto de Pilares, o que seria mais fiel a algum comparativo com fotos antigas pelo fato de estar acima da linha dos prédios.
Veja ao fundo morro em forma de corcova, o qual não consegui identifcar na foto antiga se fosse Pilares.

Mesmo se o lado fosse o oposto não haveria morros com as características daquele da foto antiga.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 13 Jul 2012, 18:06

Volto a lembrar que XERÉM também era conhecido como N. S. do Pilar ... e Xerém faz parte da Rio D`Ouro .

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 14 Jul 2012, 22:34

Adenilson,


Temos aqui debatido a questão “Pilares X Pilar”, onde os companheiros citaram até o Bairro Pilar em Caxias, Xerem...


O “Pilar” da reportagem é citado Inharanjá, Sapé e Ponte Negra? Onde seria?
É citada a E.F. Central do Brasil, com as estações da Melhoramentos acima.

Comecei a pesquisar nos periódicos antigos e encontrei uma Estação Pilar, da Leopoldina e se assim for, a Estação mais próxima do bairro Pilar em Duque de Caxias é Campos Elíseos, mas que tinha o nome de ATURA.


Agora temos a possibilidade da foto que postei como Estação Pilares da reportagem seja a Estação Pilar, será?

Segue abaixo.


Imagem


Então onde seria esta estação???

É realmente uma Estação?


Em relação a Terra Nova você diz que a mesma estação da Melhoramentos teve 2 lugares, sendo o local da procissão (foto do jornal Correio da Manhã), o definitivo. O local da aerofotografia de 1928 mostra a estação em outro ponto.

Isso entendi, só que estamos com uma nova (velha) descoberta da Estação Terra Nova da E.F. Rio D’ouro e essa onde seria?


Sobre o ramal de José dos Reis é fato que esse existiu e que tinha uma Estação com o mesmo nome sendo esta suprimida.

Imagem


A Rio D’Ouro também tinha um Ramal das Oficinas onde a Estação José dos Reis ligava a mesma a Engenho de Dentro e pelo que sabemos esta ferrovia era em Bitola Métrica.

Imagem

Eu já havia entendido o que você coloca como questionamento: Voce coloca que a existência das Estações Henrique Scheid e José dos Reis na Variante Antiga, ou seja: Liberdade – Capão do Bispo – (Henrique Scheid ?) – José dos Reis – Pilares – Engenho do Matto.

E como até agora não encontramos uma lista com a Estação Henrique Scheid e José dos Reis configurando na mesma, você deduz que Henrique Scheid e José dos Reis são na realidade a mesma estação, mas admite a possibilidade da existência de uma outra José dos Reis no Ramal das Oficinas da Ligação L. Auxiliar a Linha do Centro da EFCB.

Mas vemos aqui que existia também uma Estação José dos Reis do Ramal da Oficinas da E.F. Rio D’Ouro.


E sobre a foto em 1928 de Augusto Malta, é uma forte possibilidade da casa que está marcada pela seta ser uma estação, pois temos uma que foi identificada no TGVBR, como possível parada/estação Botafogo.


Para finalizar, vemos um documento que fala do Ramal do Engenho de Dentro (o mesmo tinha uma estação José dos Reis), fala também do Ramal da Olaria do Reis e por fim fala da Estação Pilares, citando até um assentamento de um tanque de ferro para abastecimento das locomotivas.

Onde seria?


Imagem


Mas um misterio...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 14 Jul 2012, 23:05

Dado e Adenilson,


Eu estava em duvida para postar a foto que estava em meu acervo, com a localização de próxima ao Engenho e Rio Douro.

Eu cheguei a acreditar que o encontro das linhas e a Estação entre este encontro fosse Engenho do Matto.

O Dado cita a EF Madeira-Mamoré, então eu fui pesquisar sobre essa ferrovia e encontrei as seguintes fotos, mas não consegui encontrar o encontro das linhas.


Imagem


Sinceramente alguns galpões se parecem com o da foto antiga.

Imagem

Imagem


Imagem


Imagem



Imagem


Será mais uma decepção, então esta não seria Engenho do Matto!!??

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 15 Jul 2012, 02:35

Tenho documentos que falam sobre uma estação Pilar, na EF Leopoldina !
Essa é uma das "bombas" que vi (e salvei) nos intervalos entre os estudos ...
Só que este arquivo eu salvei no computador do meu serviço.
wll
Aliás, tenho material guardado em 6 locais diferentes, vejam que loucura:

- Meu desktop
- Meu notebook
- Notebook da minha esposa
- Notebook da minha irmã (onde estou agora)
- Desktop no serviço
- Notebook no serviço

Esta semana pretendo juntar tudo em um pen drive.

Voltando à "Pilar", me lembro que no documento que está no meu serviço a seqüência de estações da EF Leopoldina é a seguinte:

- Meriti (atual Duque de Caxias)
- Sarapuí (atual Gramacho)
- São Bento
- Pilar
- Actura (atual Campos Elíseos)
- Rosário (atual Saracuruna)

Não me lembro se já tinha Jardim Primavera (acho que não), e devemos lembrar que houve uma baita retificação nesta linha (ainda não sei como e onde), mas isso é papo para outro subfórum.

Em breve virei com informações surpreendentes ! Infelizmente, não muitas da EFRdO ... mas aguardem.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 16 Jul 2012, 10:28

Melekh, Dado, Rodrigo e pessoal,

Sobre Pilar, vamos aguardar essa informação de vocês sobre a estação ser da Leopoldina.
De qualquer forma, o texto menciona localizadades atendidas pela linha auxiliar, associando essas localidades
a questão da falta de água na reportagem.

Melekh. Foi uma pena não termos as imagens de Pilares sobre a inauguração da padaria Pilar.

Melekh: Sobre Terra Nova, vi a aerofotografia de 1928 e não vi nada na João Ribeiro que pudesse ser uma estação.
Na realidade, teríamos que saber onde era essa parada ou estação de Terra Nova da Rio D'ouro.

Vou editar a foto de Terra Nova e colocar no tópico correspondente, mas o que posso adiantar é que a localização desta estação na Linha Auxiliar em 1928 era próximo a Rua Heleodora e a da procissão era próximo a esquina com a Rua Luiz de Castro, mais acima.

Resta saber se a parada Terra Nova da Rio D'ouro era próxima a da Auxiliar, mas naquele ponto, a distância entre as ferrovias era de apenas 60 metros.

Sobre José dos Reis, o Melekh postou algo interessante. Há a citação do ramal de J.Reis a a supressão da circulação de trens e de sua estação, aumentando pela interpretação do texto, que o ramal poderia ter uma estação.
Contraditoriamente parece que o ramal supera 9,963km. É isso mesmo? A resolução não está muito boa.
A partir de que ponto é contado esse ramal?
Se for essa medida, poderiam estar inclusas outras estações.

Melekh. De que ano é esse documento?
Acho que poderíamos tentar descobrir o range de tempo da existência desse ramal.

Resumindo, eu acredito que a estação José dos Reis que aparece na maioria dos mapas era a Henrique Scheid do guia briguiet, mas parece que essa parada originalmente era atendida por um ramal que vinha das oficinas, além é claro, da variante antiga.
Será que esse era um critério para definir se essa parada era do ramal?
O mapa de 1900 mostra tal ramal interligando apenas a variante antiga e as oficinas em E.Dentro.
Imagino que devido ao aumento da circulação dos trens pela variante nova e da necessidade da manutanção dos trens, eles aumentaram o ramal até a variante nova.

Confesso que ainda estou em cima do muro em relação a dar uma opinião se a estação citada no texto era a da foto de 1928 ou uma segunda estação que existia no ramal, mas entre as variantes antiga e nova.
Engraçado é que sequer o nome dessa estação é citada. Apenas o nome do ramal.

Eu queria chamar a atenção para esse ramal de S.Francisco e depois vou postar no tópico correspondente, mas acho que aí está a explicação do nome daquela para São Francisco entre Benfica e Praia Pequena.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”