Seria o caso realmente de Engenho do Matto ter tido duas estações ?Adenilson escreveu:HUGO:
Não entendi a matéria
Se a estação existia, por quê os moradores estariam dispostos a ceder tijolos para a construção da mesma?
Ou melhor, uma hipótese:
1-Engenho do Matto funcionando na linha original até 1930, entretanto os trens trafegavam já pela variante nova via Inhaúma nessa época, então pode ser que realmente a estação da linha original
ainda existisse, e servisse como parada mesmo fora do leito novo;
2-Em 1931 inaugura-se Engenho do Rainha. As paradas em Engenho do Matto não são mais feitas;
3-Os moradores da localidade se oferecem para fornecer tijolos para a construção de uma nova Engenho do Matto, mais alinhada com o leito via inhaúma.
Seria isso ?
Adenilson, minha cabeça não está muito boa ... agora me lembro das indagações sobre José dos Reis feitas meses atrás. A estação tinha sua importância realmente, e ainda tem outro fator que colabora
para que a casinha seja mesmo a estação: vários prédios da ferrovia eram alugados, portanto nada impede que esta construção tivesse sido anteriormente algo não relacionado à ferrovia, sendo alugada posteriormente.
De qualquer forma, encontrei ontem à noite uma informação muito interessante: jornais de 1885 e 1886, se eu não me engano (os arquivos estão em um pen-drive lá em casa). Nessas matérias há relatos
de que será inaugurada uma estação José dos Reis em breve (para ter este tipo de notícia, a estação teve sua importância, não foi apenas uma parada simples e/ou sem cobertura).
Encontrei várias outras matérias legais que postarei hoje mesmo, se possível.
Até mais