Registrar    Entrar    Fórum    FAQ

Índice do fórum » Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária » Ferrovias e Estradas de Ferro extintas » EF Rio d'Ouro




Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 167 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 17  Próximo
Autor Mensagem
 Mensagem Enviado: 08 Jul 2012, 19:54 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 22:27
Mensagens: 2719
Localização: Rio de Janeiro
Ótimos documentos, Melekh !
Parabéns pela descoberta !
app
Uma observação: os trens começaram a trafegar transportando passageiros em 1883. Mas a descoberta destes documentos é muito importante pois dá para ter noção de quais estações e paradas já existiam nesta época !
<o>

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 09 Jul 2012, 10:41 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 22:27
Mensagens: 2719
Localização: Rio de Janeiro
Adenilson, parabéns pela ótima observação !
As chances são grandes de ser mesmo a estação José dos Reis !
Curioso que existem umas fotos no acervo do Portal Augusto Malta mostrando a construção de uma ponte sobre o Rio Farias. Seria no mesmo lugar, a mesma obra ?
Sendo que lá no portal, as fotos são mais dificeis de serem observadas devido ao tamanho e à marca d'água.
Engraçado que, ao analisar a foto que você postou e a descoberta, me dá a impressão de que a estação está ali, pensando que iria passar despercebida. Mas não é páreo para os investigadores e pesquisadores do fórum, nada passa batido por estes olhos de lince ! ! !
:Y:

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 09 Jul 2012, 10:53 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 09:11
Mensagens: 854
Francisco Amaral escreveu:
SENSACIONAL!!!

Adenilson, quase certeza ser a parada.Valeu Amaral.

Do local eu não tenho dúvidas, o Rio Faria com Suburbana, conforme a legenda, e ali atrás a esquina original da Suburbana com a Fernão Cardim. O prédio de dois andares na esquina e mais um bom pedaço daquele quarteirão foram abaixo com os diversos alargamentos da Suburbana. A Suburbana naquele trecho específico era bem estreita, conforme os PAA da época.
Rapaz, eu pensei uma 80 vezes antes de indicar a minha suspeita. Como é claro, o ponto do cruzamento do Rio Faria não mudou, faltou apenas identificar a direção. Fiquei na dúvida em relação ao morrinho ao fundo. Se o morrinho fosse Pilares, a idéia estaria descartada. Então verifiquei o ângulo que a esquina que a rua do sobrado fazia com a Suburbana, pouco menos de 90º.
Juntando isso com o ponto do cruzamento do rio, identifiquei a rua como a Fernão Cardim e a direção ao fundo então é a de Todos os Santos.


Também não tenho dúvidas de que o prédio que aparece ao fundo é o mesmo que aparece nos PAA no final da futura Rua Henrique Scheid. Vale lembrar aqui que quando a ferrovia passava por ali, a Rua não chegava até a Suburbana, era apenas um pequeno trecho próximo às oficinas do outro lado.
Do ângulo que está realmente a direção apontada seria bem em frente à parada. Quando fui ao AGCRJ e vi as aerofotografias, vi a estação bem em frente a Henrique Scheid, sendo a sua posição e tamanho bastante fiéis em relação às plantas dos PAA's.
Você tem razão quando disse que na época que a ferrovia passava por ali (uns 10 ou 12 anos antes da foto), a Rua Henrique Scheid não existia naquele ponto.
Os projetos de alinhamento da prefeitura mostram isso.
O projeto inclusive era inicialmente para que a Rua Piauí terminasse junto com a Henrique Scheid formando praticamente uma esquina só. Depois mudaram a atualmente os finais ds ruas são paralelos.
Mesmo recém aberta em 1928, a Henrique Scheid nem "pensava" em ser pavimentada.
Você está vendo um casario bem retângular e pintado com frente escura a direita do possível prédio da parada?
Deve ser um dos primeiros imóveis da Henrique Scheid, pois está no mesmo alinhamento.


Pelo que vi nos PAA, a suposta estação não ficava no meio da Suburbana. Ela ficava do lado esquerdo da Suburbana no sentido Pilares, bem no ponto do atual cruzamento das ruas, e o leito da EFRdO é que passava aproximadamente pelo meio da Suburbana.
A Dom Hélder Câmara tinha um projeto de 20 metros de largura naquela época e hoje possui mais de 30 metros em alguns pontos. Determinar o quanto a via alargou para um lado ou outro seria um palpite para mim, mas novamente você tem razão.
Na época, a parada Henrique Scheid ficava mais a esquerda da via, pois a linha singela da Rio D'ouro seguia a direita da estaçãozinha (sentido Pilares), o que seria aproximadamente no meio da via.
Depois que a Rua Henrique Scheid foi aberta, ficou estranho, pois a edificação já sem uso ficou bem em frente à rua ao ponto que se um veículo fosse sair dela, teria que fazer uma curva fechada para não colidir com o prédio.


Parabéns! Acho que podemos comemorar mais uma encontrada.
Vamos torcer que sim. okk


Editado pela última vez por Adenilson em 09 Jul 2012, 16:05, em um total de 3 vezes.

Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 09 Jul 2012, 11:02 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 09:11
Mensagens: 854
Valeu Dado!!!
Foi devido a essa construção que resgatei essa foto lá.
Tem algumas fotos semelhantes no portal, mas a resolução está ruim. Depois que vemos a foto com resolução melhor, é claro, as que estão ruins ficam mais óbvias, mas foi devido aos detalhes que vemos nas fotos com resolução melhor.
Ainda tenho algumas coisas interessantes para postar.

Só para complementar, eu não quero induzir ninguém a nada, até porquê com o zoom, a foto perde muito em resolução, mas observe abaixo como até tem uma mancha que parece uma mini- plataforma.
Veja abaixo a foto com a ampliação com uma linha que fiz no contraste que parece ser uma mini-plataforma com cabeceira em rampa e depois (mais abaixo), a foto original para comparações.





DadoDJ escreveu:
Adenilson, parabéns pela ótima observação !
As chances são grandes de ser mesmo a estação José dos Reis !
Curioso que existem umas fotos no acervo do Portal Augusto Malta mostrando a construção de uma ponte sobre o Rio Farias. Seria no mesmo lugar, a mesma obra ?
Sendo que lá no portal, as fotos são mais dificeis de serem observadas devido ao tamanho e à marca d'água.
Engraçado que, ao analisar a foto que você postou e a descoberta, me dá a impressão de que a estação está ali, pensando que iria passar despercebida. Mas não é páreo para os investigadores e pesquisadores do fórum, nada passa batido por estes olhos de lince ! ! !
:Y:


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Editado pela última vez por Adenilson em 09 Jul 2012, 11:30, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 09 Jul 2012, 11:05 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 09:11
Mensagens: 854
Vejam hoje a direção e local da foto. A estação estaria pouco a frente do caminhão azul que se afasta na pista oposta.


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 09 Jul 2012, 11:27 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 09:11
Mensagens: 854
Beleza Melekh.
Obrigado pelos links.

Vamos aguardar essa foto de Pilares. Tomara que tenha algum acidente geográfico ao fundo para melhorar a identificação.
Sobre Terra Nova, eu tenho o seguinte palpite.

Com tantas ferrovias próximas e um sistema ainda precário de cobrança de passagens, imagino que por exemplo, no caso de Terra Nova, a Rio D'ouro deveria disponibilizar uma parada na direção da estação de Terra Nova da Melhoramentos para transferência, mas não que hovesse uma construção.
Acho que depois de Pilares, o trem simplesmente parava no meio do nada na direção da estação de Terra Nova e depois seguia viagem para Engenho do Mato. Talvez fosse no máximo um pequeno estribo.

O mesmo deveria acontecer quando você postou documentos onde Cesário Machado estava entre Praia Pequena e Venda Grande. Não acredito em linha férrea fazendo zigue-zague e construções robustas.

Nesse último caso, acho que também o trem parava na direção da Rua Miguel Ângelo e os passageiros desciam.
Não devemos esquecer que de uma ferrovia para outra, a visão em alguns pontos deveria ser bem melhor, pois quase não haviam construções. Apenas mato okk



Melekh escreveu:
Adenilson,


Estou vos enviando os três Links da revista O MALHO, eu garimpei tudo sobre ferrovias do RJ, mas de repente pode ter passado algo despercebido.


http://www.casaruibarbosa.gov.br/omalho/?lk=15

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... _malho.htm

http://www.jotacarlos.org/

+++++++++++++++++++++++++

Eu também tenho boa resistência, muito difícil ser pego por qualquer enfermidade, acredito que foi uma virose, mas o sol direto na cabeça, muita água e a higiene mental da caminhada, alem de um bom banho frio, quando já em casa, fez com que a febre saísse correndo...

+++++++++++++++++++++++++


A respeito de Engenho da Rainha e pátio, tenho que achar a reportagem, existe muita coisa que eu tenho arquivado e preciso ver com calma.

O local pode estar onde era o mangueiral (Botafogo), que se estende próximo a Rua Engenho da Rainha, até próximo a Garagem de Ônibus da Braso Lisboa, eu achei resquícios que pode ser da parada Botafogo.

Sobre a estação Pilares tenho uma foto que eu presumo que seja ela.

+++++++++++++++++++++++++

Muito boa a observação sobre Estação Engenho do Matto e é como o Dado disse aqui, trabalho de equipe, um complementando o outro, mas breve teremos uma foto concreta da Estação, temos muito material para procurar.

+++++++++++++++++++++++++


A casinhola da foto de 1928 – Av. Suburbana tem forte característica de ser realmente a Estação Jose dos Reis/Henrique Scheid (?).

Tomara que as palavras do Dado se concretizem e possamos comemorar mais esse achado.


O cerco está se fechando...


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 10 Jul 2012, 11:25 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 10:00
Mensagens: 355
Adenilson,


Não precisa agradecer pois já me presenteaste com muitas imagens.

Quanto as Estações citadas, é bem possível o seu argumento; só que tem um DETALHE: Em 1890, Terra Nova consta na listagem como Estação, não como Parada.

Outro DETALHE: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios).

Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar.

Logo podemos deduzir que a Estação Terra Nova da E.F. Rio D'Ouro é anterior a Estação Terra Nova da E.F. Melhoramentos.

Também em 1890, Pilares era uma Parada, mais em 1900, já constava como Estação, logo deveria ter algo construído.

Conforme havia dito, segue a presumível.

Estação Pilares da E.F. Rio D’Ouro.



Imagem


Apesar de está grafado (escrito) PILAR, Logo abaixo na reportagem, aparece a palavra Pilares.

Note o Morro do Urubú ao fundo.


Imagem


A palavra PILAR, também está associada a Usina Panificação Pilar, fundade em 1912, ficando em frente a Igreja São Benedito.

Esta padaria existe até hoje, só que agora com o nome Pilares.

Vide abaixo e compare:

Imagem


Imagem


Tenho outras reportagens..


Editado pela última vez por Melekh em 10 Jul 2012, 19:37, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 10 Jul 2012, 16:16 
Offline
Usuário Prata

Registrado em: 29 Out 2011, 13:11
Mensagens: 76
Galera boa tarde , estou com uma baita dúvida sobre essa foto da Av. Suburbana sobre o Rio Faria :

Pelos mapas antigos a Estação ou Parada Henrique Scheid está na mesma direção da Estação José dos Reis , e o Rio Faria passa entre ambas .

Acontece que pela posição da foto :

1 - Ou a Estação H. S. é hoje no local de um posto de Gasolina ... e não num terreno abandonado como pensávamos ...
2 - Ou a Foto Está invertida ...
3 - Ou aquela casa ao Fundo é uma Casa de Turma ...
4 - Ou aquela é a estação José dos Reis ...
5 - Ou a Estação José dos Reis não é exatamante onde pensávamos ...

AFINAL ONDE SERIA A PARADA HENRIQUE SCHEID ???

NO QUADRADO VERMELHO - onde pensávamos ou ...
NO QUADRADO LARANJA - onde é o posto ...

OBS: Se for no quadrado laranja a linha férrea faría uma baita curva pra poder passar pela José dos Reis ...

O que acham ????


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 11 Jul 2012, 12:33 
Offline
Usuário Diamante

Registrado em: 14 Set 2011, 09:11
Mensagens: 854
Rodrigo,
O problema é de nomeclatura. Vamos ver se você entende!!!

O único mapa que possui as duas estações juntas (Henrique Scheid e José dos Reis) é o guia Briguiet, que você postou por último.
As plantas de alargamento de ruas disponíveis na prefeitura nomeavam a parada Henrique Scheid de José dos Reis, a qual chamaremos de HSJR para você entender.
Com exceção do guia briguiet, não temos outros registros que mostrem uma estação José dos Reis, na esquina com a José dos Reis, a qual chamaremos de JRJR.

Os locais apontados pelo Melekh não correspondem ao traçado da ferrovia, que era na época no meio da Estrada de Santa Cruz (Dom Hélder Câmara). Aquela casa bem recuada (JRJR) por exemplo teria alguma chance de pertencer ao ramal das oficinas em bitola larga, mas este não seria da Rio D'ouro.
Outra coisaé que o guia Briguiet mostra uma estação JRJR no eixo da Rio D'ouro.

Sobre HSJR, esta ficava em frente a futura Rua Henrique Scheid, uma vez que na época da ferrovia, a rua com esse nome ainda não existia.
Os mapas da SMU de 1904 a 1915 mostram isso, assim como a aerofotografia que vi de 1928 no Arquivo Geral.
A foto aérea sendo de 1928 mostrou a rua Henrique Scheid já existente e a construção que teria sido a estação parada em frente à rua de tal forma que se um veículo saísse dela, teria que fazer uma curva fechada para não colidir.
A posição dessa estação é uma certeza matemática sem maiores questionamentos, agora, em relação à posição da construção suspeita por mim foi pelo fato dessa foto ser de 1928, ano que a estação ainda existia e tal construção estar exatamente na direção da Rua Henrique Scheid.
Os colegas aqui tem chamado essa parada de José dos Reis pela nomeclatura das plantas da SMU, mas pelo guia Briguiet seria Henrique Scheid (HSJR).

Abaixo coloco um esquema que fiz mostrando a localização exata das paradas segundo o guia Briguiet, repetindo que ainda não conseguimos comprovar a existência de uma construção nas esquinas das Ruas José dos Reis e Suburbana.
Os círculos em amarelo são os locais apontados pelo Melekh como sendo das estações, sendo que repetindo, com certeza matemática a parada em frente a Rua Henrique Scheid era ali, talvez com diferenças laterais em função dos alargamentos que a Suburbana sofreu, alterando distância de algumas esquinas


Não existe nesse caso, inversão de fotos ou coisas do gênero.

Se você ainda não entendeu as explicações sobre o que estiver falando, na página 1 desse tópico, eu fiz umas postagens de algumas indagações do Melekh.
Lá existem plantas da SMU com a posição da estação Henrique Scheid, mas estão nomeadas como José dos Reis.
Só não volto a postar aqui, pois são plantas grandes okk


Imagem



RODRIGO MONSORES escreveu:
Galera boa tarde , estou com uma baita dúvida sobre essa foto da Av. Suburbana sobre o Rio Faria :

Pelos mapas antigos a Estação ou Parada Henrique Scheid está na mesma direção da Estação José dos Reis , e o Rio Faria passa entre ambas .

Acontece que pela posição da foto :

1 - Ou a Estação H. S. é hoje no local de um posto de Gasolina ... e não num terreno abandonado como pensávamos ...
2 - Ou a Foto Está invertida ...
3 - Ou aquela casa ao Fundo é uma Casa de Turma ...
4 - Ou aquela é a estação José dos Reis ...
5 - Ou a Estação José dos Reis não é exatamante onde pensávamos ...

AFINAL ONDE SERIA A PARADA HENRIQUE SCHEID ???

NO QUADRADO VERMELHO - onde pensávamos ou ...
NO QUADRADO LARANJA - onde é o posto ...

OBS: Se for no quadrado laranja a linha férrea faría uma baita curva pra poder passar pela José dos Reis ...

O que acham ????


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 11 Jul 2012, 13:05 
Offline
Usuário Prata

Registrado em: 14 Fev 2012, 18:41
Mensagens: 99
Adenilson, perfeita sua explanação.

Só um detalhe que estou a tempos para citar.
Sobre o terreno vazio na esquina em frente a Henrique Scheid eu não tenho dúvidas de que ele nada mais é do que uma fração do terreno original de algum imóvel que foi desapropriado para alargamento da Suburbana e ficou até hoje vazio após a demolição do imóvel que nele se localizava e sua redução.

E sobre o desenho que vc postou, eu acho que a linha passava um pouco mais a esquerda no sentido Pilares. Ela era "aproximadamente" no centro da Suburbana, mas acho tendia a lateral esquerda naquele ponto, já que a estação era sobre a "calçada" (no PAA la da primeira página do tópico mostra isso) e a Suburbana era bem mais estreita.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 167 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 17  Próximo

Índice do fórum » Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária » Ferrovias e Estradas de Ferro extintas » EF Rio d'Ouro


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 
 

 
Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Traduzido por: Suporte phpBB