Ramal do Arará

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre linhas que não se enquadram nas categorias acima, ou de ferrovias particulares ou industriais, assim como suas estações e material rodante
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 18 Jul 2014, 23:07

Bem, o Ralph Giesbrecht que me enviou a matéria certa vez. Eu achei que a tivesse perdido, pedi para me reenviar, mas até agora nada ... até que a encontrei no meu notebook, em uma pasta de backups de um antigo HD !
Em relação à estação Benfica, lembra-se que, bem no comecinho das nossas pesquisas, ainda no TGVBR, eu jurava ter visto algo sobre uma estação Benfica, que não seria nem Alegria (na curva) e nem Bemfica (na EF do Norte) ? Pois é, percorri o trecho entre Caju e Tomás Coelho com o J U L I O e apontei os lugares aproximados de todas as estações e paradas, de acordo com quilometragens que obtive em algum lugar. Fiquei bastante frustrado quando depois de pesquisas descobrimos que não havia existido Benfica na EFRO, mas eu apontei um posto de lava-jato atualmente como o local onde teria sido a estação, de acordo com uma quilometragem obtida em algum documento que nunca mais vi ... muito mistério nisso tudo !
Esta matéria o Ralph não me disse o ano nem em qual publicação saiu, mas se ele obteve no site da Biblioteca Nacional, facilmente a encontraremos. Mas as fotos de composições a vapor em bitola métrica/mista, de passageiros, nos diz muita coisa. E agora esta matéria, dando vários detalhes, abre realmente um grande horizonte na história da EFRO.
Deve ser por isso que um escritor da Memória do Trem estava escrevendo um livro sobre a ferrovia e paralisou o projeto: cada hora surge algo novo, IMPRESSIONANTE !
8))
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 18 Jul 2014, 23:26

Mas ... esta linha onde houve o acidente ... seria a antiga, a original da EFRO a partir do Caju, ou o atual ramal do Arará, que cruzava em nível pela Av.Brasil ?
Parece ser a atual ... sendo assim, esta parada/estação que citei (Benfica) não ficaria na Rua da Alegria, não tendo realmente existindo ... que confusão !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Francisco Amaral » 21 Jul 2014, 20:03

Pessoal, boa noite.

Mesmo ausente, deixa eu dar um pitaco.

Lembro de uma discussão antiga, aqui ou no TGVBR, que no passado muitas vezes os bairros eram identificados nos documentos pelas suas estações de referência.
Será que não era isso? A reportagem cita estação Benfica pelo acidente ter se dado no bairro de Benfica?

Um outro ponto a ser observado é que na mesma reportagem, a seção "NOTA DA CENTRAL" contradiz a primeira parte do texto, citando o acidente como tendo ocorrido em Heredia de Sá e não em Benfica, teoricamente a ultima estação antes do cruzamento com a Av. Brasil.

Será que não é isso? Acredito que não tenha havido outra estação Benfica. Provavelmente houvesse sim transporte de passageiros para o Caju pelo Ramal novo, do Arará, mas sem paradas entre Heredia de Sá e o terminal do Arará no cais do porto.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Melekh » 21 Jul 2014, 20:19

Companheiros,

Eu me lembro bem de ter visto trens elétricos, tipo os que que circulavam no Ramal de Japerí (prateados) que vinham e iam pela linha do Belford Roxo e seguiam ruma a Arará, tanto que ainda existes os postos que ficavam as catenárias, hoje retiradas.

Bom isso é mais recente, senão nos anos 80 e só coloco para dizer que possivelmente ali circulou trens de passageiro.

Abraços.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 22 Jul 2014, 09:54

Trens elétricos no rama de Arará ?
Nunca me dei conta disso ...
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Adenilson » 22 Jul 2014, 23:20

Pessoal,

Muito interessante isso. Temos que tentar colher nas aerofotogrametrias dos anos 50, o traçado do ramal de Arará.
Parece que se tal estação de Benfica, a qual penso ser diferente das duas, tenha existido, a mesma ficava localizada próxima a Rua da Alegria, que é a Pref. Olimpio de Mello.

Parece que tal estação substituiu moralmente a parada da Rua Bela, do traçado original da Rio D'ouro.

A região atrás da Suburbana atrás do conjunto habitacional era realmente deserta e hoje é uma grande favela, mas isso não se aplicava a região de Herédia de Sá e próxima a Avenida Brasil, que também pertence ao bairro de Benfica.

Amaral. Seja sempre benvindo com os seus comentários sóbrios. Realmente eu comecei a parceber que os locais eram chamados de estação, por ser a única edificação em referência. Não havia ainda o conceito de bairro e sim os das grandes freguesias que começavam a ser desmembradas. Como não havia os bairros, a referência era a estação, mas isso se aplicou até os anos 20 do século passado. O conceito de bairro já existia nos anos 40 e parece que nesse caso, a reportagem menciona mesmo uma estação. okk

Só uma observação. Amanhã a noite vou viajar e não sei se terei tempo de postar algo mais. Não estranhem a minha ausência, mas gostaria de marcar com alguém entre os dias 04 e 08 de agosto para ir ao AGCRJ.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Adenilson » 22 Jul 2014, 23:22

Grande Melekh! Agora me lembrei. Você andou postando um mapa dos anos 50 sobre aquele assunto envolvendo Boca do Matto, onde as estações eram representadas por bolinhas.
Se não acharmos o traçado todo na aero, vc poderia verificar o traçado do ramal de Arará naquele mapa. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ramal do Arará

Mensagem por Adenilson » 22 Jul 2014, 23:32

Dado. Só uma observação.

Você se lembra daquele estranho trem de passageiros passando em uma linha singela supostamente localizada na Av. Democráticos, a qual não conseguimos achar uma conexão lógica?

Vendo essas reportagens sobre o ramal de Arará e partindo do princípio que o mesmo é de 1939, praticamente o ano daquela foto (1938), mesmo naquele caso sendo linha singela, em paradóxo a linha dupla de outrora do ramal de Arará, você estaria nesse exato momento pensando a mesma coisa que eu? :ttn:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 23 Jul 2014, 10:19

!!!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ramal do Arará

Mensagem por DadoDJ » 23 Jul 2014, 10:20

Minha nossa !
É verdade, Adenilson ! Agora que você falou, pensei na mesma coisa ...
Será que é ?
:O :O :O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outras Linhas e Ramais”