Registrar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ



Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Mensagem Enviado: 01 Fev 2012, 22:15 
Offline
Usuário Bronze

Registrado em: 31 Out 2011, 14:07
Mensagens: 44
Bem, eu vivo no Eixo Rio - Rio Bonito com escalas em Silva Jardim onde minha esposa trabalha e a minha sogra mora, já estou para postar essas fotos um tempão, ma espero que curtem.

Peguei um breve histórico no site Estações Ferroviarias (segue na intriga http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /silva.htm)

HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

Como dito anteriormente no texto, acima ela é uma das bases da FCA. Atualmente apenas o trem de serviço percorre o trecho, volta e meia vejo ele passando em Rio Bonito (meu condomínio é vizinho a linha) e o ultimo registro que se tem de passagem de locomotiva com vagões foi em 12/2010, inclusive ainda ostentava as cores e logo da RFFSA.

Seguem as fotos

FAIXADA:
Anexo:
DSC00199.jpg
DSC00199.jpg [ 121.33 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00200.jpg
DSC00200.jpg [ 108.61 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00201.jpg
DSC00201.jpg [ 130.2 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00227.jpg
DSC00227.jpg [ 152.37 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00226.jpg
DSC00226.jpg [ 164.4 KiB | Exibido 1046 vezes ]


TRILHOS DE REPOSIÇÃO: Eles já estão algum tempo ai, mais ou menos um ano.
Anexo:
DSC00202.jpg
DSC00202.jpg [ 152.28 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00203.jpg
DSC00203.jpg [ 170.05 KiB | Exibido 1046 vezes ]


LINHA SENTIDO NITEROI
Anexo:
DSC00204.jpg
DSC00204.jpg [ 156.49 KiB | Exibido 1046 vezes ]


DESVIO
Anexo:
DSC00205.jpg
DSC00205.jpg [ 187.35 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00206.jpg
DSC00206.jpg [ 168.91 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00207.jpg
DSC00207.jpg [ 171.61 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00208.jpg
DSC00208.jpg [ 157.93 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00209.jpg
DSC00209.jpg [ 181.79 KiB | Exibido 1046 vezes ]


VISTA GERAL: Sentido Macaé
Anexo:
DSC00210.jpg
DSC00210.jpg [ 170.26 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00211.jpg
DSC00211.jpg [ 158.69 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00212.jpg
DSC00212.jpg [ 146.74 KiB | Exibido 1046 vezes ]


GARAGEM E TREM DE SERVIÇO: Os dormentes novos estavam do lado de fora da garagem e houve muito roubos, agora colocaram para dentro.
Anexo:
DSC00213.jpg
DSC00213.jpg [ 139.46 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00214.jpg
DSC00214.jpg [ 135.17 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00215.jpg
DSC00215.jpg [ 200.83 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00217.jpg
DSC00217.jpg [ 151.71 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00218.jpg
DSC00218.jpg [ 160.18 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00216.jpg
DSC00216.jpg [ 149.87 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00220.jpg
DSC00220.jpg [ 194.19 KiB | Exibido 1046 vezes ]


CAIXA D`ÁGUA: Fotos sentido Macaé
Anexo:
DSC00219.jpg
DSC00219.jpg [ 146.38 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00221.jpg
DSC00221.jpg [ 152.53 KiB | Exibido 1046 vezes ]


A linha na verdade havia 4 trilhos, mas um deles foi desativado, ele passava onde hoje é a garagem.
Anexo:
DSC00222.jpg
DSC00222.jpg [ 161.57 KiB | Exibido 1046 vezes ]


SINALIZAÇÃO E PASSAGEM DE NÍVEL: Sentido Macaé
Anexo:
DSC00224.jpg
DSC00224.jpg [ 159.42 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00225.jpg
DSC00225.jpg [ 163.37 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00219.jpg
DSC00219.jpg [ 146.38 KiB | Exibido 1046 vezes ]

Anexo:
DSC00223.jpg
DSC00223.jpg [ 174.33 KiB | Exibido 1046 vezes ]


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 01 Fev 2012, 22:44 
Offline
Usuário Diamante
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Set 2011, 23:28
Mensagens: 435
Localização: Rio de Janeiro
Parabéns pelas fotos. gostei muito de ver esse auto de linha. Ele percorre o trecho sentido Macaé? Se sim, com que freqüência? Parece operacional.

Eu e alguns foristas aqui já fizemos alguns trechos da Linha do Litoral e ouvimos dizer que a mesma estava para ter as operações até a cidade do RJ reativada pela FCA ainda em 2011. Pois é, estamos em 2012 e até agora nada. Uma pena.

Parabéns novamente pelo registro.

_________________
Abraços

Luiz Eduardo

Apaixonado por ferrovias, blogueiro maluco e tarado por expedições.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 02 Fev 2012, 12:54 
Offline
Usuário Bronze

Registrado em: 31 Out 2011, 14:07
Mensagens: 44
Cara eu não sei se ele vai ate macaé. Sentido sul vai além de Rio Bonito, considerando a distância entre as duas cidades pela BR 101 30 km, no sentido norte não sei até onde vai. Volta e meia vejo movimentação do pessoal da FCA na estação dai tento colher essas informações.

Sobre a re-ativação... existe mt noticia sobre o assunto, uns dizem que a FCA vai voltar a utilizar, outros dizem que o Eike Batista vai escoar a produção de combustível por ali e que macaé iria utilizar parte da via para fazer seu VLT. Mt bla bla bla e nada de concreto

O fato que a FCA vem fazendo uma manutenção na via, pelo menos neste trecho, minima pelo que se vê pelas condições gerais da via.

Volta e meia já escutei meu sogro(a) e pessoas de la falando sobre o auge da estação que escoava toda produção da região, além de ser a melhor maneira para que a população chegasse a niteroi, considerando que a BR 101 até final dos anos 60 era barro puro, porém nos anos 80 se encerrou os de passageiros e nos anos 90 cada vez mais escasso a passagem de carga, ficando por ultimo o escoamento de combustível.

Eu que sofro com engarrafamento de Rio Bonito ao Rio sei a falta que faz de um meio de transporte ferroviário.

Forte abraços


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 02 Fev 2012, 15:50 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 22:27
Mensagens: 2450
Localização: Rio de Janeiro
Muito bom, Paulo !
Ótimos registros !
Parabéns !
app

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 06 Fev 2012, 20:52 
Offline
Usuário Diamante
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Set 2011, 00:32
Mensagens: 349
Localização: Rio de Janeiro
Eu e mais uns outros loucos daqui e do TGVBR, rs, fomos de Visc de Itaboraí a Rio Bonito ano passado, pelos trilhos somente os trechos de V. Itaboraí a Porto das Caixas e de venda das pedras a Rio Bonito. Acho que em breve iremos além de Rio Bonito, para conhecer de perto estes lugares.
Belo trabalho.
okk


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 07 Fev 2012, 14:11 
Offline
Usuário Bronze

Registrado em: 31 Out 2011, 14:07
Mensagens: 44
Po eu me cadastrei no TGV, mas nunca me liberaram acesso ao site kkkkkk

Realmente é uma longa caminha de Itaborai e Rio Bonito, tendo Tangua no meio, mas entre Rio Bonito a Silva Jardim podemos achar coisas interessantes, mas pé realmente é uma grande caminhada também

Ontem mesmo fui atrás de uma estação pequena a uns 3 kms onde moro em Rio Bonito que ja foi demolida ficando parte da plataforma (em breve fotos), que era Rio do Indio, fica bem atrás da Policia Rodoviaria Federal que fica na BR 101 em Rio Bonito

Vou tentar neste fim de semana tirar umas fotos de desta e da estação de Rio BOnito mesmo que esta destruida por causa de um incendio.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 07 Fev 2012, 19:23 
Offline
Usuário Diamante
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Set 2011, 23:28
Mensagens: 435
Localização: Rio de Janeiro
Paulo_zilio, nesse encontro que o Paulo ITT citou nós passamos pelas ruínas da estação Rio dos Índios. Você deve estar achando "esses caras são loucos...", e somos mesmo. Quem sabe quando voltarmos para essas bandas aí (como o Paulo ITT citou) vc também não se aventura conosco?

_________________
Abraços

Luiz Eduardo

Apaixonado por ferrovias, blogueiro maluco e tarado por expedições.


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 07 Fev 2012, 23:38 
Offline
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Set 2011, 22:27
Mensagens: 2450
Localização: Rio de Janeiro
Quero saber uma coisa, não sei se estou delirando ou se era verdade:

Certa vez, indo a Quissamã pela BR, vi uma estaçãozinha, na verdade uma parada no meio do nada, após Silva Jardim se não me engano.

A impressão que tenho é que não era Rio dos Índios ! Parecia mais uma estrutura para alimentar gado, mas ficava colada à linha !

Eu estava cochilando no ônibus e quando acordei vi esta estrutura pela janela. Neste final de semana devo ir a Macaé fazer uma prova de concurso público e tentarei localizar novamente esta plataformazinha ... mas de qualquer forma, alguém sabe algo a respeito ?

Pode ser que seja até Rio dos Índios, mas não tenho certeza de nada ... estava muito grogue na hora e nem sabia direito onde estava !

Vou ficar mais atento desta vez ...

_________________
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 08 Fev 2012, 14:10 
Offline
Usuário Bronze

Registrado em: 31 Out 2011, 14:07
Mensagens: 44
Dado e demais


Dado. Acho que sei qual vc esta se referindo, fica a esquerda indo para Macae antes do pedagio, acho q é parte de fazenda mesmo, mas vou tentar me informar

A Rio do Indio fica em Rio Bonito a direita na pista sentindo Rio, fica de frente para uma fabrica de ração para cachorro, atualmente so tem a plataforma coberta por mato

Cara se for possivel sim gostaria de acompanhar essas caminhadas, so ter folego kkkkkkkkk


Abraços a todos


Voltar ao topo 
 Perfil  
 
 Mensagem Enviado: 03 Jan 2013, 15:13 
Offline
Usuário Bronze

Registrado em: 31 Out 2011, 14:07
Mensagens: 44
Bem apenas uma breve atualização sobre o q esta acontecendo no trecho... Nada de grande mudanças apenas a manutenção preventiva das vias, sem movimentação de comboios e sim apenas o auto de linha. Aguardar para ver o q acontece.

Segue umas fotos novas

Forte abraços a todos


Anexos:
CAM00013.jpg
CAM00013.jpg [ 870.23 KiB | Exibido 535 vezes ]
Descrição do arquivo: Colocaram esta semana esses dormentes
CAM00012.jpg
CAM00012.jpg [ 1.09 MiB | Exibido 535 vezes ]
Descrição do arquivo: recém trocado, ainda esta sem os pinos de fixação
CAM00011.jpg
CAM00011.jpg [ 564.23 KiB | Exibido 535 vezes ]
CAM00010.jpg
CAM00010.jpg [ 1.26 MiB | Exibido 535 vezes ]
Descrição do arquivo: Pilha de dormentes antigos
CAM00008.jpg
CAM00008.jpg [ 1.08 MiB | Exibido 535 vezes ]
CAM00007.jpg
CAM00007.jpg [ 617.54 KiB | Exibido 535 vezes ]
Descrição do arquivo: Alguém sabe o que significa essa marcação?
CAM00006.jpg
CAM00006.jpg [ 1016.88 KiB | Exibido 535 vezes ]
Voltar ao topo 
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 
 

 
Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Traduzido por: Suporte phpBB