Estação de Silva Jardim - RJ
Enviado: 01 Fev 2012, 21:15
Bem, eu vivo no Eixo Rio - Rio Bonito com escalas em Silva Jardim onde minha esposa trabalha e a minha sogra mora, já estou para postar essas fotos um tempão, ma espero que curtem.
Peguei um breve histórico no site Estações Ferroviarias (segue na intriga http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /silva.htm)
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Como dito anteriormente no texto, acima ela é uma das bases da FCA. Atualmente apenas o trem de serviço percorre o trecho, volta e meia vejo ele passando em Rio Bonito (meu condomínio é vizinho a linha) e o ultimo registro que se tem de passagem de locomotiva com vagões foi em 12/2010, inclusive ainda ostentava as cores e logo da RFFSA.
Seguem as fotos
FAIXADA: TRILHOS DE REPOSIÇÃO: Eles já estão algum tempo ai, mais ou menos um ano. LINHA SENTIDO NITEROI DESVIO VISTA GERAL: Sentido Macaé GARAGEM E TREM DE SERVIÇO: Os dormentes novos estavam do lado de fora da garagem e houve muito roubos, agora colocaram para dentro. CAIXA D`ÁGUA: Fotos sentido Macaé A linha na verdade havia 4 trilhos, mas um deles foi desativado, ele passava onde hoje é a garagem. SINALIZAÇÃO E PASSAGEM DE NÍVEL: Sentido Macaé
Peguei um breve histórico no site Estações Ferroviarias (segue na intriga http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /silva.htm)
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Como dito anteriormente no texto, acima ela é uma das bases da FCA. Atualmente apenas o trem de serviço percorre o trecho, volta e meia vejo ele passando em Rio Bonito (meu condomínio é vizinho a linha) e o ultimo registro que se tem de passagem de locomotiva com vagões foi em 12/2010, inclusive ainda ostentava as cores e logo da RFFSA.
Seguem as fotos
FAIXADA: TRILHOS DE REPOSIÇÃO: Eles já estão algum tempo ai, mais ou menos um ano. LINHA SENTIDO NITEROI DESVIO VISTA GERAL: Sentido Macaé GARAGEM E TREM DE SERVIÇO: Os dormentes novos estavam do lado de fora da garagem e houve muito roubos, agora colocaram para dentro. CAIXA D`ÁGUA: Fotos sentido Macaé A linha na verdade havia 4 trilhos, mas um deles foi desativado, ele passava onde hoje é a garagem. SINALIZAÇÃO E PASSAGEM DE NÍVEL: Sentido Macaé