26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 29 Mai 2013, 09:42

^^ Eu acho que não deva ter sido assentado nem um metro de trilhos ... pelos documentos que li, parece que os terrenos foram comprados ou adqüiridos de alguma forma, fizeram terraplanagem, e chegaram a fazer o leito com talude em alguns pontos.
Mas não vi nenhum texto dizendo algo sobre trilhos ...
Agora o que vi foi uma sucessão de entidades e empresas contra a construção da ferrovia, tais como a EFCB (no caso de construção de uma linha ligando Piraí a Itaguaí, chegando ao ponto de passagem da linha Botafogo-Angra dos Reis. Essa linha acabou sendo construída mais tarde: é a variante de Brisamar !), a Cia.de Bondes de Copacabana (?) e a Cia.Melhoramentos da Lagoa Rodrigo de Freitas. A estação inicial na Praia da Saudade (extinta, ficava onde hoje é a Marina de Botafogo) também foi proibida de ser construída no local, a companhia teve que modificar o projeto. No Leblon há relatos de início de preparação do terreno, e chego a acreditar que alguma via atual possa ter surgido a partir do leito abandonado da ferrovia, além é claro, da Av.Niemeyer.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por Adenilson » 29 Mai 2013, 11:37

Entendi Dado.
De qualquer forma, vamos entender o status "em construção" como algo mesmo relacionado pelo menos a preparação do leito.
Baixei algumas fotos do Portal Augusto Malta, relacionados a abertura da Avenida Niemeyer em 1920, o que seria quase 30 anos depois do projeto, mas não mexi na ampliação para não alterar a resolução.
Acho que não tem nada que possa ser revelador, mas mostra o cenário da época.

Dado. Não me lembro da abrangência das aerofotografias em termos de zona sul, pois nunca me preocupei com essa região, mas acho que as fotos não abrangiam até a região de São Conrado, até então quase uma roça. :ttn:

PDF-AM-NV_1854.1920.jpg
PDF-AM-PC_1110.1920.jpg
PDF-AM-PC_1396.1920.jpg
PDF-AM-PC_1397.1920.jpg
PDF-AM-PC_1401.1920.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 29 Mai 2013, 11:42

Ótimas fotos, Adenilson !
Curiosamente, se a ferrovia fôsse construída e concluída, e talvez desativada posteriormente, teríamos uma segunda Av.Niemeyer, entre São Conrado e a Barra da Tijuca.
Sim, ao invés de um elevado ou viaduto como temos hoje, a ferrovia teria o leito construído na escarpa da rocha, da Pedra da Gávea.
Aliás ... será que não há algum vestígio disso na região ?
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por Victor Pedretti » 08 Jul 2017, 22:07

Segue uma reportagem do Jornal O Globo em 1977, trazendo menção a construção da Estrada de Ferro Sapucahy (ou Companhia Férrea Sapucaí).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 26/05/2013 - Em busca de vestígios da EF Sapucahy (1ª parte)

Mensagem por DadoDJ » 10 Jul 2017, 14:46

Opa, abrindo aqui pra ver ...
:DD
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”