Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
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Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Tópico para postagem de dados e informações sobre a Parada Arraial da Penha (Largo da Penha) e seus arredores.
- DadoDJ
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Amigos, hoje vi no Facebook uma foto postada pelo membro "Memórias do Subúrbio Carioca" mostrando um trem da EFL passando nas proximidades do encontro das Ruas Monsenhor Alves Rocha e Ibiapina, na Penha. A foto é de 24 de junho de 1916. A principio não vejo a linha do ramal da Penha nas fotos, mas os nobres pesquisadores de repente podem visualizar algum detalhes que tenha passado despercebido por mim.
Aproveitando a dica postada no Facebook, procurei na publicação citada, a Revista da Semana, as outras fotos da matéria, na verdade um anúncio publicitário falando sobre um novo bairro loteado na região: Vila Luzitânia !
Abaixo as imagens na íntegra. Cliquem para abrir em tamanho maior (atenção: imagens grandes e pesadas):
Tópico aberto para comentários !
Aproveitando a dica postada no Facebook, procurei na publicação citada, a Revista da Semana, as outras fotos da matéria, na verdade um anúncio publicitário falando sobre um novo bairro loteado na região: Vila Luzitânia !
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Sensacionais as fotos!! Mostram toda a área do trecho final do Ramal. Pena as imagens não estarem com melhor resolução, o que impede visualizar com mais detalhes alguns pontos como a ponte de atracação das barcas da EFRdO.
Vou usar imagens para indicar alguns pontos. É melhor do que escrever laudas e laudas e mesmo assim não passar tudo.
Imagem 1:
Aqui podemos ver a Av. Brás de Pina (linha azul), o leito da EFRdO (linha vermelha) e a Rua dos Romeiros (indicada e com arborização central). Também podemos ver a Estação Penha da EFL. O Largo e Parque da Penha e, apesar de difícil identificação, também deve estar aí a parada da RdO, apesar de não sabermos se havia alguma construção para esta finalidade.
Imagem 2:
Vemos a continuação da Av. Brás de Pina até a EFL e após ela (setas em azul), o início da estrada de Maria Angu que ia até o Porto da qual parte é a atual Cmte Vergueiro da Cruz (seta amarela). Em vermelho o leito da EFRdO. Com esta foto matei uma curiosida que eu tinha com relação as diferenças de nível que existem entre o Largo da Penha e a EFL. O ramal passava por um corte aberto na franja do morro da Igreja da Penha que depois foi embrião para a Av. Mosenhor Alves da Rocha.
Ainda pode ser visto um pequeno prédio que ode ser o início do Curtume Carioca e as Ruas da Penha já delineadas.
Imagem 3
Aí me deleitei. Pode se ver o leito do Ramal da EFRdO e o local onde deve estra a ponte de atracação das barcas, que pela resolução não pode ser detalhado, mas há algumas sombras no local (em vermelho). Em amarelo a Estrada de Maria Angu que ia até o Porto e cujo trecho final é a atual Rua Cmte Vergueiro da Cruz. E lá está o Porto de Maria Angu. Em verde claro a Rua Leopoldina Rego junto ao leito da EFL. Em vinho as ilhas do Raimundo, Camembé (anexada à Ilha do Governador), a Ponta do Galeão e a Ilha do Fundão original. Ainda aparece ali as poucas ruas já delineadas de Olaria (Doutor Nunes, Filomena Nunes) além do campo da boiada do matadouro e o local onde ficava a sede do mesmo.
Só identifiquei o que salta mais aos olhos. Estou sem tempo masi não tinha como não analisar estes documentos históricos e únicos até agora. Talvez mais tarde apareçam outros detalhes que vocês ou eu podemos identificar.
Mas com estas fotos ganhei meu dia. Melhor, ganhei meu mês.
Vou usar imagens para indicar alguns pontos. É melhor do que escrever laudas e laudas e mesmo assim não passar tudo.
Imagem 1:
Aqui podemos ver a Av. Brás de Pina (linha azul), o leito da EFRdO (linha vermelha) e a Rua dos Romeiros (indicada e com arborização central). Também podemos ver a Estação Penha da EFL. O Largo e Parque da Penha e, apesar de difícil identificação, também deve estar aí a parada da RdO, apesar de não sabermos se havia alguma construção para esta finalidade.
Imagem 2:
Vemos a continuação da Av. Brás de Pina até a EFL e após ela (setas em azul), o início da estrada de Maria Angu que ia até o Porto da qual parte é a atual Cmte Vergueiro da Cruz (seta amarela). Em vermelho o leito da EFRdO. Com esta foto matei uma curiosida que eu tinha com relação as diferenças de nível que existem entre o Largo da Penha e a EFL. O ramal passava por um corte aberto na franja do morro da Igreja da Penha que depois foi embrião para a Av. Mosenhor Alves da Rocha.
Ainda pode ser visto um pequeno prédio que ode ser o início do Curtume Carioca e as Ruas da Penha já delineadas.
Imagem 3
Aí me deleitei. Pode se ver o leito do Ramal da EFRdO e o local onde deve estra a ponte de atracação das barcas, que pela resolução não pode ser detalhado, mas há algumas sombras no local (em vermelho). Em amarelo a Estrada de Maria Angu que ia até o Porto e cujo trecho final é a atual Rua Cmte Vergueiro da Cruz. E lá está o Porto de Maria Angu. Em verde claro a Rua Leopoldina Rego junto ao leito da EFL. Em vinho as ilhas do Raimundo, Camembé (anexada à Ilha do Governador), a Ponta do Galeão e a Ilha do Fundão original. Ainda aparece ali as poucas ruas já delineadas de Olaria (Doutor Nunes, Filomena Nunes) além do campo da boiada do matadouro e o local onde ficava a sede do mesmo.
Só identifiquei o que salta mais aos olhos. Estou sem tempo masi não tinha como não analisar estes documentos históricos e únicos até agora. Talvez mais tarde apareçam outros detalhes que vocês ou eu podemos identificar.
Mas com estas fotos ganhei meu dia. Melhor, ganhei meu mês.
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- DadoDJ
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
S-H-O-W ! ! !
Mais tarde eu volto ...
Mais tarde eu volto ...
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Sensacional as fotos postadas pelo Dado e a explicação do Amaral, grande especialista na região.
Não tenho esse conhecimento todo da região como o Amaral, mas o que sobrou para eu comentar e solicitar qualquer correção por parte do Amaral é que na primeira foto postada pelo Dado, há uma composição ferroviária na Leopoldina.
Aquele ponto já parece mostrar a ferrovia além do ponto cruzado pela Rio D'ouro (sentido Olaria-o mesmo do trem).
Sendo assim, a E.F.R.O estaria bem a direita, fora do enquadramento da foto (me refiro a foto 1).
Reparem que há uma rua paralela a que beira a linha do trem.
Para mim a situação é a seguinte: A rua que beira a linha do outro lado é a atual Ibapina, a Rua paralela mais afastada parece ser a Latino Coelho e a rua que interliga as duas, seria a Thomás Ribeiro.
Digo isso pela posição da igreja, quase de frente.
Se vocês colocarem o Street View nessas esquinas, a igreja aparecerá exatamente desse ângulo.
Outra coisa, mudando o assunto, é que na foto 3 comentada pelo Amaral, onde ele cita o Porto de Maria Angú, com um oval amarelado não é o atendido pela ferrovia.
Isso fica evidente, pois o Amaral marcou o traçado da ferrovia bem longe dali, a esquerda em vermelho.
O grande objetivo nosso é localizar a Ponte das Barcas, marcada em vermelho, essa sim, atendida pela ferrovia.
Pelo que entendi da explicação do Amaral dada há uns meses atrás, eu tinha conseguido uma foto do Porto marcado com um oval amarelo.
Segue abaixo o link desse foto para quem não viu.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=842" onclick="window.open(this.href);return false;
Para encerrar, volto a enfatizar que não acredito que tenha havido qualquer edificação que servia de parada ou estação para a igreja.
Além de não haver citações, vale comentar que quando resgatei um mapa da Rio D'ouro de 1917 da linha tronco (ainda faltam os ramais), pude observar o ramal de Maria Angú e sequer a parada era citada.
Algumas paradas oficiais possuiam altura de linha e não possuiam altura de plataforma. Nesse caso, entendi como uma parada oficial sem plataforma.
Quando as duas alturas eram citadas, então era uma estação com plataforma.
No caso da Penha, não havia nem a citação do nome, pelo que me lembro.
Tenho quase certeza também que Fazenda Grande era citada como fim do ramal, mas não tinha plataforma.
Outra coisa, para mim, a foto do Malho postada originalmente pelo Melekh e repostada por mim há uns dias atrás era exatamente o ponto da parada da Penha.
Amaral, vc poderia comentar sobre isso?
Abraço a todos.
Não tenho esse conhecimento todo da região como o Amaral, mas o que sobrou para eu comentar e solicitar qualquer correção por parte do Amaral é que na primeira foto postada pelo Dado, há uma composição ferroviária na Leopoldina.
Aquele ponto já parece mostrar a ferrovia além do ponto cruzado pela Rio D'ouro (sentido Olaria-o mesmo do trem).
Sendo assim, a E.F.R.O estaria bem a direita, fora do enquadramento da foto (me refiro a foto 1).
Reparem que há uma rua paralela a que beira a linha do trem.
Para mim a situação é a seguinte: A rua que beira a linha do outro lado é a atual Ibapina, a Rua paralela mais afastada parece ser a Latino Coelho e a rua que interliga as duas, seria a Thomás Ribeiro.
Digo isso pela posição da igreja, quase de frente.
Se vocês colocarem o Street View nessas esquinas, a igreja aparecerá exatamente desse ângulo.
Outra coisa, mudando o assunto, é que na foto 3 comentada pelo Amaral, onde ele cita o Porto de Maria Angú, com um oval amarelado não é o atendido pela ferrovia.
Isso fica evidente, pois o Amaral marcou o traçado da ferrovia bem longe dali, a esquerda em vermelho.
O grande objetivo nosso é localizar a Ponte das Barcas, marcada em vermelho, essa sim, atendida pela ferrovia.
Pelo que entendi da explicação do Amaral dada há uns meses atrás, eu tinha conseguido uma foto do Porto marcado com um oval amarelo.
Segue abaixo o link desse foto para quem não viu.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=842" onclick="window.open(this.href);return false;
Para encerrar, volto a enfatizar que não acredito que tenha havido qualquer edificação que servia de parada ou estação para a igreja.
Além de não haver citações, vale comentar que quando resgatei um mapa da Rio D'ouro de 1917 da linha tronco (ainda faltam os ramais), pude observar o ramal de Maria Angú e sequer a parada era citada.
Algumas paradas oficiais possuiam altura de linha e não possuiam altura de plataforma. Nesse caso, entendi como uma parada oficial sem plataforma.
Quando as duas alturas eram citadas, então era uma estação com plataforma.
No caso da Penha, não havia nem a citação do nome, pelo que me lembro.
Tenho quase certeza também que Fazenda Grande era citada como fim do ramal, mas não tinha plataforma.
Outra coisa, para mim, a foto do Malho postada originalmente pelo Melekh e repostada por mim há uns dias atrás era exatamente o ponto da parada da Penha.
Amaral, vc poderia comentar sobre isso?
Abraço a todos.
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Adenilson,
Sobre a foto com a locomotiva, vc já viu meu comentário no outro tópico.
Realmente eu não encontrei a ponte das barcas na foto de forma nítida. Marquei onde ela ficava, mas se ela ainda existia em 1916, não sei. Por alguns PAA's posteriores, acredito que sim. A resolução da foto não ajuda muito, além de haver a elevação da sede da Fazenda Grande que poderia estar escondendo a ponte.
Aliás, eu ainda tenho muitas dúvidas a respeito das datas de desativação do ramal. Mesmo nestas fotos, o leito lá está, mas dá pra garantir que os trilhos estão e ativos?
Alguém tem documentos que indicam esta data?
Sobre o Porto de Maria Angu, não tenho dúvidas. Lá está ele. Apesar da baixa resolução há um certo povoamento onde ele deveria estar e lá está.
Sobre parada na Penha, realmente não acho que havia alguma construção, até porque a parada era usada de forma muito sazonal e acredito que em 1916 já nem era mais usada sendo plenamente atendida pela EFL. Para mim, se havia alguma coisa, era algo móvel, tipo escadas para que as pessoas descecem da composição, nada além disso.
No aguardo de outros comentários.
Sobre a foto com a locomotiva, vc já viu meu comentário no outro tópico.
Realmente eu não encontrei a ponte das barcas na foto de forma nítida. Marquei onde ela ficava, mas se ela ainda existia em 1916, não sei. Por alguns PAA's posteriores, acredito que sim. A resolução da foto não ajuda muito, além de haver a elevação da sede da Fazenda Grande que poderia estar escondendo a ponte.
Aliás, eu ainda tenho muitas dúvidas a respeito das datas de desativação do ramal. Mesmo nestas fotos, o leito lá está, mas dá pra garantir que os trilhos estão e ativos?
Alguém tem documentos que indicam esta data?
Sobre o Porto de Maria Angu, não tenho dúvidas. Lá está ele. Apesar da baixa resolução há um certo povoamento onde ele deveria estar e lá está.
Sobre parada na Penha, realmente não acho que havia alguma construção, até porque a parada era usada de forma muito sazonal e acredito que em 1916 já nem era mais usada sendo plenamente atendida pela EFL. Para mim, se havia alguma coisa, era algo móvel, tipo escadas para que as pessoas descecem da composição, nada além disso.
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- DadoDJ
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Sobre existir alguma construção ou estrutura no Largo da Penha também acho dificil.
Mas temos um documento que cita a quilometragem de uma parada no largo ...
Mas temos um documento que cita a quilometragem de uma parada no largo ...
- DadoDJ
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Mais uma vez, outra grande descoberta do grupo do Facebook "Memórias do Subúrbio Carioca": o caminho para a Penha em 29 de agosto de 1909, imagem publicada na Revista da Semana.
O detalhe: os trilhos do lado direito da rua ! ! !
É impressão minha ou realmente do lado direito da via carroçavel tem trilhos assentados ?
O detalhe: os trilhos do lado direito da rua ! ! !
É impressão minha ou realmente do lado direito da via carroçavel tem trilhos assentados ?
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Dado, essa foto é sensacional.
Vc notou o portão do parque da Penha ao fundo da foto?
Pela posição do portão e da igreja, esta teria que ser a Av. Brás de Pina, e por consequência, teria que haver trilhos. Para mim são trilhos.
A única coisa que não ta se encaixando na minha cabeça ainda é a comparação entre esta foto e a foto do O Malho de 1908. A paisagem no local é bem diferente, uma com casas e outra sem nada.
Vc notou o portão do parque da Penha ao fundo da foto?
Pela posição do portão e da igreja, esta teria que ser a Av. Brás de Pina, e por consequência, teria que haver trilhos. Para mim são trilhos.
A única coisa que não ta se encaixando na minha cabeça ainda é a comparação entre esta foto e a foto do O Malho de 1908. A paisagem no local é bem diferente, uma com casas e outra sem nada.
- DadoDJ
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Re: Parada Arraial da Penha (Igreja da Penha)
Inclusive penso no seguinte: será que o trem da Rio d'Ouro parava nesta entrada do parque para desembarcar romeiros nas festas do Santuário da Penha ?
Seria este o motivo para a "Parada Arraial da Penha" não ter uma estrutura ou construção significativa, mas ser citada em um dos documentos que temos, inclusive com quilometragem ? Fazer a parada para embarque e desembarque na entrada do parque ?
Este portão, ou algum outro ponto de referência, pode ter sido o marco para os trens pararem.
Temos que ver qual a quilometragem para avaliarmos a possibilidade, e ver se existiu, ou existe, algum ponto de referência na área.
Seria este o motivo para a "Parada Arraial da Penha" não ter uma estrutura ou construção significativa, mas ser citada em um dos documentos que temos, inclusive com quilometragem ? Fazer a parada para embarque e desembarque na entrada do parque ?
Este portão, ou algum outro ponto de referência, pode ter sido o marco para os trens pararem.
Temos que ver qual a quilometragem para avaliarmos a possibilidade, e ver se existiu, ou existe, algum ponto de referência na área.