Segue abaixo a notícia relativa a inauguração do trecho inicial da E.F.Melhoramento do Brasil no dia 01 de Novembro de 1895.
A notícia aparedceu na edição do dia seguinte, um dia de finados, no sábado.
Algumas coisas me surpreenderam, tais como:
1) Silva e Souza existia desde o primórdio da ferrovia e como a sua localização era próxima a Rua Ana Neri, o tempo desde Mangueira deveria ser mínimo.
2) Algumas estações não são do início do século XX e sim existiam como parada desde a inauguração da ferrovia, tais como Cesário Machado, Zieze, Terra Nova, E.Leal e Eduardo Araújo.
Senti falta apenas de Sapê (Rocha Miranda) e Cavalcanti.
Como Honório Gurgel foi citada já com esse nome, como fica aquela estória que o seu nome primitivo era Munguengue?
Como o trecho inicial era até Sapopemba, imagino que a reta de Hnório Gurgel foi largamente usada.
Segue a matéria abaixo.
Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
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Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
Interessante a menção de que as paradas eram "de simples, mas elegante construcção".
Isso quer dizer que havia pelo menos estruturas, ao contrário da Rio d'Ouro ...
Muito interessante esta matéria !
Isso quer dizer que havia pelo menos estruturas, ao contrário da Rio d'Ouro ...
Muito interessante esta matéria !
- Luiz Eduardo
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Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
Eu gostaria muito de ver uma foto da estação Sapopemba da Auxiliar, mas nunca vi. Diferentemente dos dias de hoje, antigamente, mesmo com a diferença da bitola, uma ferrovia sempre procurava - de alguma forma - se integrar a outra.
Abraços
Luiz Eduardo
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Luiz Eduardo
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Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
Dado. Em alguma postagem já realizada antes do desmembramento dos tópicos por estação, havia o descritivo das estações.
Eram formadas por uma plataforma e simples cobertura. Não me lembro dos descritivos dos prédios, mas deveria haver algum, nem que fosse uma pequena agência ou cabine de bilheteria.
Imagino algo como uma mistura da construção de cobertura semelhante a Maria da Graça, mas sem um prédio tão trabalhado, com a estação Represa.
Eram formadas por uma plataforma e simples cobertura. Não me lembro dos descritivos dos prédios, mas deveria haver algum, nem que fosse uma pequena agência ou cabine de bilheteria.
Imagino algo como uma mistura da construção de cobertura semelhante a Maria da Graça, mas sem um prédio tão trabalhado, com a estação Represa.
DadoDJ escreveu:Interessante a menção de que as paradas eram "de simples, mas elegante construcção".
Isso quer dizer que havia pelo menos estruturas, ao contrário da Rio d'Ouro ...
Muito interessante esta matéria !
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- Usuário Diamante
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Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil
Luiz, será que não existe essa foto?
Sapopemba foi uma estação vastamente coberta por material fotográfico. Será que nenhum fotógrafo se preocupou em fotografar a estação da auxiliar?
Em relação a integração, concordo totalmente com você.
É por isso que na minha cabeça, insisto na teoria que a tal parada São Francisco era uma forma que a Rio D'ouro tinha encontrado em fazer uma conexão com as estações homônimas da E.F.C.B.(linha do centro) e E.F.Norte, além da própria parada Silva e Souza, da Melhoramentos, utilizando-se do ramal de Ana Neri.
Sapopemba foi uma estação vastamente coberta por material fotográfico. Será que nenhum fotógrafo se preocupou em fotografar a estação da auxiliar?
Em relação a integração, concordo totalmente com você.
É por isso que na minha cabeça, insisto na teoria que a tal parada São Francisco era uma forma que a Rio D'ouro tinha encontrado em fazer uma conexão com as estações homônimas da E.F.C.B.(linha do centro) e E.F.Norte, além da própria parada Silva e Souza, da Melhoramentos, utilizando-se do ramal de Ana Neri.
Luiz Eduardo escreveu:Eu gostaria muito de ver uma foto da estação Sapopemba da Auxiliar, mas nunca vi. Diferentemente dos dias de hoje, antigamente, mesmo com a diferença da bitola, uma ferrovia sempre procurava - de alguma forma - se integrar a outra.