E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Beleza, Adenilson !
Falando dos tópicos, eu pensei em postarmos as informações em tópicos separados, mas também lembrei se iria ter assunto para o tópico realmente ter conteúdo. Me lembro que você falou sobre isso, de aqui no fórum ter a vantagem de não ter um ou outro tópico pequeno que não renderia assunto, conteúdo ou debate. Mas por exemplo, Cesário Machado e Inhaúma, se tivéssemos aberto um tópico para cada uma, até a descoberta das fotos e a real localização, já teríamos no mínimo 3 páginas de assunto e debate. Mas pra mim não tem problema se postarmos aqui mesmo as fotos inéditas das estações. Talvez depois, quando já tivermos bastante informação e mais imagens, aí sim poderíamos abrir um tópico separado, ou não ?
Como tanto eu quanto os demais foristas já somos tarimbados no assunto, acho que pode fluir naturalmente a postagem de estações e descobertas. Lá no TGVBR, como aqui, sabíamos quando determinado assunto mereceria um espaço só dele. Então, se for preciso ou mais conveniente, nós organizaremos o assunto da melhor maneira possível, a gente sempre faz e fez isso.
O fórum e o site, como eu sempre digo, não é meu, é nosso. Só estou aqui para participar ... hehehehe
Em relação às imagens sobrepostas, eu utilizei o Photoshop para sobrepor as imagens em Maria da Graça ! E no Google Earth eu sei sobrepor imagens em marca d'água, mas é meio chatinho ... se der mole eu consigo fazer melhor no Photoshop do que no Google Earth.
Mas o problema no Photoshop é que as imagens de satélite são feitas de um ângulo de quase 90 graus, e em aerofotogrametria nem sempre é assim: tem uma pequena diferença de ângulo ... mas não vi as imagens, acho que só poderei estimar o que poderá ser feito após vê-las.
De uma forma ou de outra, vamos conseguir tratar as informações e conseguir nosso objetivo !
E falando do site referência, sempre vejo comentários de que as informações não são atualizadas conforme a demanda, que tem assunto escrito de maneira errada ... mas posso dizer o seguinte: um segredo é que dificilmente uma foto enviada ao dono deste site é incluída no site rapidamente. Mas se for enviada de outra forma, as chances aumentam. Ele participa de um fórum de discussão no Yahoo e posso dizer a vocês: TODAS as fotos que entram no site passam por lá antes. Vejam o caso de Imbetiba, em Macaé: a foto aérea que está no site entrou dia 11 de março no ar, mas eu já a havia visto desde o dia 06 no fórum, enviada por Ricardo Quinteiro de Matos. Depois dou mais detalhes de como entrar neste fórum, caso interesse (90% dos assuntos discutidos lá são sobre ferrovias de São Paulo ...)
E pra finalizar (desculpe também pelo longo texto ... hehehehehe), quero fazer o site "Trilhos do Rio" para tornar-se referência no assunto "transportes sobre trilhos" do estado do Rio de Janeiro, e com isso o outro site também será atualizado. Para isso, temos experiência e material, só falta a base para colocar todas estas informações. E estou providenciando !
Bom dia a todos.
Falando dos tópicos, eu pensei em postarmos as informações em tópicos separados, mas também lembrei se iria ter assunto para o tópico realmente ter conteúdo. Me lembro que você falou sobre isso, de aqui no fórum ter a vantagem de não ter um ou outro tópico pequeno que não renderia assunto, conteúdo ou debate. Mas por exemplo, Cesário Machado e Inhaúma, se tivéssemos aberto um tópico para cada uma, até a descoberta das fotos e a real localização, já teríamos no mínimo 3 páginas de assunto e debate. Mas pra mim não tem problema se postarmos aqui mesmo as fotos inéditas das estações. Talvez depois, quando já tivermos bastante informação e mais imagens, aí sim poderíamos abrir um tópico separado, ou não ?
Como tanto eu quanto os demais foristas já somos tarimbados no assunto, acho que pode fluir naturalmente a postagem de estações e descobertas. Lá no TGVBR, como aqui, sabíamos quando determinado assunto mereceria um espaço só dele. Então, se for preciso ou mais conveniente, nós organizaremos o assunto da melhor maneira possível, a gente sempre faz e fez isso.
O fórum e o site, como eu sempre digo, não é meu, é nosso. Só estou aqui para participar ... hehehehe
Em relação às imagens sobrepostas, eu utilizei o Photoshop para sobrepor as imagens em Maria da Graça ! E no Google Earth eu sei sobrepor imagens em marca d'água, mas é meio chatinho ... se der mole eu consigo fazer melhor no Photoshop do que no Google Earth.
Mas o problema no Photoshop é que as imagens de satélite são feitas de um ângulo de quase 90 graus, e em aerofotogrametria nem sempre é assim: tem uma pequena diferença de ângulo ... mas não vi as imagens, acho que só poderei estimar o que poderá ser feito após vê-las.
De uma forma ou de outra, vamos conseguir tratar as informações e conseguir nosso objetivo !
E falando do site referência, sempre vejo comentários de que as informações não são atualizadas conforme a demanda, que tem assunto escrito de maneira errada ... mas posso dizer o seguinte: um segredo é que dificilmente uma foto enviada ao dono deste site é incluída no site rapidamente. Mas se for enviada de outra forma, as chances aumentam. Ele participa de um fórum de discussão no Yahoo e posso dizer a vocês: TODAS as fotos que entram no site passam por lá antes. Vejam o caso de Imbetiba, em Macaé: a foto aérea que está no site entrou dia 11 de março no ar, mas eu já a havia visto desde o dia 06 no fórum, enviada por Ricardo Quinteiro de Matos. Depois dou mais detalhes de como entrar neste fórum, caso interesse (90% dos assuntos discutidos lá são sobre ferrovias de São Paulo ...)
E pra finalizar (desculpe também pelo longo texto ... hehehehehe), quero fazer o site "Trilhos do Rio" para tornar-se referência no assunto "transportes sobre trilhos" do estado do Rio de Janeiro, e com isso o outro site também será atualizado. Para isso, temos experiência e material, só falta a base para colocar todas estas informações. E estou providenciando !
Bom dia a todos.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Beleza Dado.
Faremos assim então. Iniciaremos a postagem aqui e após um zoom e realmente conseqüente conclusão que se trata de uma estação "perdida", poderemos abrir o tópico específico.
Sobre a superposição de imagens, eu tinha descoberto que o Google importa uma imagem e que essa imagem pode ser colocada em marca d'água, mas o ideal seria o inverso, ou seja, a imagem do google ficar em marca d'água, pois atualmente há muito mais edificações e ruas e esse excesso pode "poluir" a imagem antiga.
Sobre a angulação, acho que tanto o google quanto a aerofotografia mostram um diminuto ângulo.
Por exemplo, foi possível perceber alguma coisa da fachada da estação de Inhaúma na aerofotografia e utilizando o google, consigo ver a fachada do meu prédio.
O problema é a altura. A aerofotografia de 1928 foi tirada de uma boa altitude.
Imagino que quanto mais próximo a imagem ficar, menor será esse erro da diferença dos ângulos.
A única coisa que estou com receio é que as aerofotografias são fotos e a digitalização não será orinunda de scanner e sim de fotografia. Em resumo: foto da foto.
Tomara que isso não prejudique muito a capacidade da aplicarmos o zoom sem perder muito a resolução.
Se você usa bem o Photoshop, então será legal. Eu sequer o possuo no meu PC.
Complementando o meu post de ontem, eu não errei a letra não, quando escrevi paguei e peguei.
As aerofotografias de 1928 estão disponíveis e compradas. Deverei pega-las amanhã no AGCRJ durante o horário de almoço.
Já no AN, aproveitando o mesmo break, eu ainda farei o pagamento, pois como eles só aceitavam dinheiro ou cheque, eu não tinha ido "preparado" para tal.
Portanto para as estações de Inhaúma, Turiaçú, Areal e etc terão que aguardar mais, eu farei o pagamento amanhã e apenas depois de 15 dias, as fotos estarão disponíveis.
Faremos assim então. Iniciaremos a postagem aqui e após um zoom e realmente conseqüente conclusão que se trata de uma estação "perdida", poderemos abrir o tópico específico.
Sobre a superposição de imagens, eu tinha descoberto que o Google importa uma imagem e que essa imagem pode ser colocada em marca d'água, mas o ideal seria o inverso, ou seja, a imagem do google ficar em marca d'água, pois atualmente há muito mais edificações e ruas e esse excesso pode "poluir" a imagem antiga.
Sobre a angulação, acho que tanto o google quanto a aerofotografia mostram um diminuto ângulo.
Por exemplo, foi possível perceber alguma coisa da fachada da estação de Inhaúma na aerofotografia e utilizando o google, consigo ver a fachada do meu prédio.
O problema é a altura. A aerofotografia de 1928 foi tirada de uma boa altitude.
Imagino que quanto mais próximo a imagem ficar, menor será esse erro da diferença dos ângulos.
A única coisa que estou com receio é que as aerofotografias são fotos e a digitalização não será orinunda de scanner e sim de fotografia. Em resumo: foto da foto.
Tomara que isso não prejudique muito a capacidade da aplicarmos o zoom sem perder muito a resolução.
Se você usa bem o Photoshop, então será legal. Eu sequer o possuo no meu PC.
Complementando o meu post de ontem, eu não errei a letra não, quando escrevi paguei e peguei.
As aerofotografias de 1928 estão disponíveis e compradas. Deverei pega-las amanhã no AGCRJ durante o horário de almoço.
Já no AN, aproveitando o mesmo break, eu ainda farei o pagamento, pois como eles só aceitavam dinheiro ou cheque, eu não tinha ido "preparado" para tal.
Portanto para as estações de Inhaúma, Turiaçú, Areal e etc terão que aguardar mais, eu farei o pagamento amanhã e apenas depois de 15 dias, as fotos estarão disponíveis.
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Adenilson, sensacional o seu trabalho. Eu aqui fico só dando pitaco e de boca aberta a cada descoberta vendo vc e os outros indo "à campo" atrás de informações. Normalmente a única coisa que eu trago pra cá é palpite.
Deixa eu te fazer uma pergunta. Nestas pesquisas, vc conseguiu algo sobre o Ramal da Penha e/ou do Matadouro?
Sobre a divisão do tópico, muita informação misturada atrapalha, mas como os assuntos são muito interligados, propicia a manutenção de um só tópico. Na minha opinião, no máximo o tópico poderia ser desmembrado por trechos. Por exemplo: Caju-Liberdade; Francisco Sá-Del Castilho; Liberdade-Engenho do Mato (via suburbana); Del Castilho-Tomás Coelho (via Inhauma); Engenho do Mato- Pavuna; etc... Concentraria, sem perder o foco. Mas como sempre, é só um palpite. hehe
Deixa eu te fazer uma pergunta. Nestas pesquisas, vc conseguiu algo sobre o Ramal da Penha e/ou do Matadouro?
Sobre a divisão do tópico, muita informação misturada atrapalha, mas como os assuntos são muito interligados, propicia a manutenção de um só tópico. Na minha opinião, no máximo o tópico poderia ser desmembrado por trechos. Por exemplo: Caju-Liberdade; Francisco Sá-Del Castilho; Liberdade-Engenho do Mato (via suburbana); Del Castilho-Tomás Coelho (via Inhauma); Engenho do Mato- Pavuna; etc... Concentraria, sem perder o foco. Mas como sempre, é só um palpite. hehe
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Amaral, agora em contato direto, repito: Seja benvindo ao fórum.
Obrigado pelas palavras, mas o pitaco é tão importante quanto a pesquisa de campo e de biblioteca e divido igualmente o mérito com todos até porquê a vontade que um tem em saber as respostas, contagia o outro e assim por diante .
Tudo é importante.
Já há um tempo eu buscava por fotos, mas agora resolvi ser mais "agressivo" nas buscas e tentar ir a mais de um orgão de pesquisa.
Em relação a ir ao campo, somente nas férias e mesmo assim é difícil.
A maneira que até então eu participava era olhando a foto dos encontros da galera até que ainda de férias toquei no assunto com o Melekh e fomos aos trilhos.
Caminhamos de Jacarezinho até o ponto onde seria Cesário Machado sob sol forte, e a caminhada de meia hora (ida+análise+volta) pareceu uma maratona , isso sem contar a expedição ao galpão de Maria da Graça , mas valeu a pena!
Disso tudo uma pequena decepção com o serviço da Supervia. Era próximo ao meio dia, tudo bem, fora de horário de pico, mas vcs acreditam que na minha caminhada com o Melekh na via, sequer passou um trem?
Finalizando, vou responder 2 perguntas suas.
1) A sua idéia dos tópicos em fazer uma fragmentação mais macrométrica foi excelente!
2) Estive 2 vezes no AGCRJ, haviam plantas da Penha, mas nas 2 vezes esqueci de dar uma olhada no ramal de Maria Angú.
Solução para mim nesse caso?
Obrigado pelas palavras, mas o pitaco é tão importante quanto a pesquisa de campo e de biblioteca e divido igualmente o mérito com todos até porquê a vontade que um tem em saber as respostas, contagia o outro e assim por diante .
Tudo é importante.
Já há um tempo eu buscava por fotos, mas agora resolvi ser mais "agressivo" nas buscas e tentar ir a mais de um orgão de pesquisa.
Em relação a ir ao campo, somente nas férias e mesmo assim é difícil.
A maneira que até então eu participava era olhando a foto dos encontros da galera até que ainda de férias toquei no assunto com o Melekh e fomos aos trilhos.
Caminhamos de Jacarezinho até o ponto onde seria Cesário Machado sob sol forte, e a caminhada de meia hora (ida+análise+volta) pareceu uma maratona , isso sem contar a expedição ao galpão de Maria da Graça , mas valeu a pena!
Disso tudo uma pequena decepção com o serviço da Supervia. Era próximo ao meio dia, tudo bem, fora de horário de pico, mas vcs acreditam que na minha caminhada com o Melekh na via, sequer passou um trem?
Finalizando, vou responder 2 perguntas suas.
1) A sua idéia dos tópicos em fazer uma fragmentação mais macrométrica foi excelente!
2) Estive 2 vezes no AGCRJ, haviam plantas da Penha, mas nas 2 vezes esqueci de dar uma olhada no ramal de Maria Angú.
Solução para mim nesse caso?
Francisco Amaral escreveu:Adenilson, sensacional o seu trabalho. Eu aqui fico só dando pitaco e de boca aberta a cada descoberta vendo vc e os outros indo "à campo" atrás de informações. Normalmente a única coisa que eu trago pra cá é palpite.
Deixa eu te fazer uma pergunta. Nestas pesquisas, vc conseguiu algo sobre o Ramal da Penha e/ou do Matadouro?
Sobre a divisão do tópico, muita informação misturada atrapalha, mas como os assuntos são muito interligados, propicia a manutenção de um só tópico. Na minha opinião, no máximo o tópico poderia ser desmembrado por trechos. Por exemplo: Caju-Liberdade; Francisco Sá-Del Castilho; Liberdade-Engenho do Mato (via suburbana); Del Castilho-Tomás Coelho (via Inhauma); Engenho do Mato- Pavuna; etc... Concentraria, sem perder o foco. Mas como sempre, é só um palpite. hehe
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Concordo com a idéia de fragmentação dos tópicos, aliás muito boa idéia, Amaral !
O fórum vai fluir com mais dinamismo !
Valeu mesmo !
O fórum vai fluir com mais dinamismo !
Valeu mesmo !
-
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado e Amaral.
Ontem eu estava pensando e cheguei a conclusão depois do que vcs falaram, que um tópico genérico adequar-se-ia melhor a assuntos realmente genéricos.
Para detalhamento das estações, o melhor é fragmentar mesmo.
Como são paradas e estações sobre as quais não temos muitas informações, acho que fazer um subtópico por trecho seria o ideal.
Acho que entendi assim, não foi?
Ontem liguei para o AGCRJ e confirmaram que realmente foram tiradas fotos das fotos. Eu pedi alguns detalhamentos das plantas, mas a fotógrafa não soube identificar os pontos que eu tinha apontado e tirou a foto total na maioria das plantas.
As plantas são enormes. Tomara que a resolução, que não ia ser das melhores, devido ao que eles autorizaram, não se torne pior devido a esse fato, atrapalhando assim nossas pesquisas.
Torçam que não.
Ontem eu estava pensando e cheguei a conclusão depois do que vcs falaram, que um tópico genérico adequar-se-ia melhor a assuntos realmente genéricos.
Para detalhamento das estações, o melhor é fragmentar mesmo.
Como são paradas e estações sobre as quais não temos muitas informações, acho que fazer um subtópico por trecho seria o ideal.
Acho que entendi assim, não foi?
Ontem liguei para o AGCRJ e confirmaram que realmente foram tiradas fotos das fotos. Eu pedi alguns detalhamentos das plantas, mas a fotógrafa não soube identificar os pontos que eu tinha apontado e tirou a foto total na maioria das plantas.
As plantas são enormes. Tomara que a resolução, que não ia ser das melhores, devido ao que eles autorizaram, não se torne pior devido a esse fato, atrapalhando assim nossas pesquisas.
Torçam que não.
DadoDJ escreveu:Concordo com a idéia de fragmentação dos tópicos, aliás muito boa idéia, Amaral !
O fórum vai fluir com mais dinamismo !
Valeu mesmo !
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado. Estou digitando esse post nessa cor exótica, pois é apenas uma observação.
Acho que se existisse um tópico do ramal de Jaceruba, esse depoimento se encaixaria melhor, mas lá vai!
Eu peguei aquela foto de uma estação da Rio D'ouro que vc também viu no AGCRJ e que depois vou postar aqui.
Tenho quase certeza, ainda não matemática ,que se trata da Parada Cachoeiras.
Acho que se existisse um tópico do ramal de Jaceruba, esse depoimento se encaixaria melhor, mas lá vai!
Eu peguei aquela foto de uma estação da Rio D'ouro que vc também viu no AGCRJ e que depois vou postar aqui.
Tenho quase certeza, ainda não matemática ,que se trata da Parada Cachoeiras.
- DadoDJ
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Hum ... pode ser.
Eu ainda aposto na Estação Iguaçu. Mas você tem alguma outra dica ou evidência de que seja Cachoeiras ?
Eu ainda aposto na Estação Iguaçu. Mas você tem alguma outra dica ou evidência de que seja Cachoeiras ?
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado e foristas.
Pode ser Iguaçu, mas se vc vir a foto de novo, tem um ângulo que é muito parecido com o realizado no trecho e está disponível no TGVBR na foto de Cachoeiras, inclusive o tal valão ou córrego, que fica ao lado.
Fiquem tranquilos, pois tenho muito material para postar e isso vai ser aos poucos.
Pode ser Iguaçu, mas se vc vir a foto de novo, tem um ângulo que é muito parecido com o realizado no trecho e está disponível no TGVBR na foto de Cachoeiras, inclusive o tal valão ou córrego, que fica ao lado.
Fiquem tranquilos, pois tenho muito material para postar e isso vai ser aos poucos.
DadoDJ escreveu:Hum ... pode ser.
Eu ainda aposto na Estação Iguaçu. Mas você tem alguma outra dica ou evidência de que seja Cachoeiras ?
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- Usuário Diamante
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Adenilson, Paulo, Dado e demais companheiros.
Foi postada esta foto do Viaduto de Benfica e cogitado sobre a Estação Bemfica ser onde se encontra uma casinha branca à esquerda do viaduto.
Ao ampliar a foto, note algo semelhante a uma Estação e indiquei com a seta amarela.
Se for realmente a estação, poderá os levar a crer que aquela foto da Estação Desconhecida próximo a um Viaduto que parece ser ferroviario seja esta; ou seja: O Viaduto era o a linha Arará-Japeri para carga e a Estação Bemfica.
O Adenilson que sabe ampliar as fotos no forum, puderia nos ajudar com essa tarefa.
O que voces acham?
Foi postada esta foto do Viaduto de Benfica e cogitado sobre a Estação Bemfica ser onde se encontra uma casinha branca à esquerda do viaduto.
Ao ampliar a foto, note algo semelhante a uma Estação e indiquei com a seta amarela.
Se for realmente a estação, poderá os levar a crer que aquela foto da Estação Desconhecida próximo a um Viaduto que parece ser ferroviario seja esta; ou seja: O Viaduto era o a linha Arará-Japeri para carga e a Estação Bemfica.
O Adenilson que sabe ampliar as fotos no forum, puderia nos ajudar com essa tarefa.
O que voces acham?