Estação Herédia de Sá.

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 12 Jul 2017, 22:11

Eu vi essa foto hehe realmente não parece ter nada mais relevante na imagem, e as estações citadas estão fora do enquadramento.
Aproveito para dizer que estou trabalhando nas superposições das plantas da EF Rio d'Ouro, mais especificamente a que mostra o trecho da EF Melhoramentos na região de Benfica. Espero terminar ainda hoje e apontar bastante detalhes, publicando aqui mais tarde ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2017, 00:01

Adenislson e companheiros.



Inicio colocando esta foto de 1923, do trecho entre Inharajá e Madureira, na época em que a Linha Auxiliar era métrica e somente com uma linha.

Estrada Marechal Range entre Turiaçu e Madureira - 1923..jpg


Agora, vou colocar aqui o meu ponto de vista sobre as possibilidades do que pode ter ocorrido:

Creio que a Parada/Estação Heredia de Sá pode ter existido em três (03) locais diferentes a saber.



Primeira Localização: Local original de sua inauguração (ainda como Parada), a mesma estaria bem APÓS a Rua Viúva Claudio sentido => Parada Vieira Fazenda conforme os Mapas abaixo.

heredia de sá ef melhoramentos.JPG
Heredia de Sá EF Melhoramentos.JPG



Segunda Localização: Localizada próximo a esquina  = Rua Viúva Claudio =  conforme planta de 1914, PAA 684 e Mapa abaixo.


PAA 684_zoom heredia de sá.JPG
Acervo Carlos Melekh - Heredia de Sá - Mapa. 1959.jpg





Terceira Localização: A mesma estaria bem APÓS a Rua Viúva Claudio sentido => Estação Triagem conforme o Mapa abaixo.

Acervo Carlos Melekh -- herida de sá - lMapa.JPG


Chama a ATENÇÃO que neste Mapa os dois traçados coexistiram, tanto o Antigo traçado; quanto o Novo Retilinizado.


Creio que nesta época tanto os trens da E.F.R.D que vinham da Estação Arara; quando os trens da Linha Auxiliar se utilizavam dos respectivos traçados e ambos paravam nesta nova Estação Heredia da Sá.

Com a eletrificação do Ramal de Arará ainda podíamos ter trens elétricos nele circulando, bem como os de carga e ainda se utilizando da estação, lembram-se que eu postei que a mesma teve um novo pátio reconstruído e que já citei ter visto trens elétricos lá circulando?


Vide o trem que eu costumava ver:

Trem.jpg


Por fim, após o Ramal ter ficado exclusivamente para cargas, foi feita uma nova intervenção e modificação no mesmo e existe a possibilidade da estação ter sido demolida ou descaracterizada, somente com uma sobreposição de imagens que será possível se ter uma conclusão mais precisa do que ocorreu com a mesma.

Assim como o Adenilson citou sobre a reconstrução de um outro imóvel (estação), diferente do extinto, mas cujo nome permaneceu Herédia de Sá, concordo.


Eu citei no Tópico de Turiaçu, que Inharajá, posterior Tury-Assu havia mudado de local, e foi renomeada com o mesmo nome em outra estação; assim como Magno, é só acessar aquele tópico e poderão entender melhor.


Deixo esta foto do trecho de Heredia de Sá para ver se algum companheiro possa encontrar algum indicio que possa ajudar nesta questão.

Acervo carlos Melekh - Foto Heredia de Sá 1945.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2017, 00:42

Consegui fazer a superposição. Confesso que eu já fui melhor nisso :lol: , levei mais de três horas na tarefa ! Aos poucos vou pegando o ritmo novamente, de qualquer forma é algo complexo, você puxa de um lado a imagem, já sai do alinhamento do outro lado, a escala muda, enfim ... vamos ao que pude assinalar (ficou bastante próximo do real !):
<o>
Planta 03 EF Rio d'Ouro Benfica - BR_RJANRIO_4Q_0_MAP_0733_3de61 low_re_2 GE01.jpg
^^ Primeiro eu cortei o trecho da EF Rio d'Ouro pela Av.Suburbana. Poderia me ajudar no alinhamento, mas como o traçado da avenida era diferente do atual, mais me atrapalhou que contribuiu.
Planta 03 EF Rio d'Ouro Benfica - BR_RJANRIO_4Q_0_MAP_0733_3de61 low_re_2 GE02.jpg
^^ Depois tracei os pontos de interesse encontradas na planta de 1917. As plataformas desenhadas nela, de Vieira Fazenda e Herédia de Sá, não aparecem nessa altura por serem estreitas. E falando nisso, o desenho da plataforma Herédia de Sá indica que ela era estreitinha, se a escala for fiel a essas dimensões ...
Planta 03 EF Rio d'Ouro Benfica - BR_RJANRIO_4Q_0_MAP_0733_3de61 low_re_2 GE03.jpg
^^ Os pontos de interesse sem a planta superposicionada. As duas faixas vermelhas são as ruas que formam PNs com a ferrovia. O círculo mostra o detalhe "Manguinhos" assinalado na planta, na realidade era um grande mangue na época, e é exatamente onde passa o rio retificado atualmente.
Planta 03 EF Rio d'Ouro Benfica - BR_RJANRIO_4Q_0_MAP_0733_3de61 low_re_2 GE04.jpg
^^ Detalhes: a linha antes da retificação (notem que aproveitaram a ponte, ao que parece), a plataforma de Herédia de Sá, a Rua Viúva Cláudio (infelizmente não está perfeitamente alinhada) e o "Manguinhos".
Planta 03 EF Rio d'Ouro Benfica - BR_RJANRIO_4Q_0_MAP_0733_3de61 low_re_2 GE05.jpg
^^ E por último, Vieira Fazenda (Jacarezinho) e a PN.

Espero que ajude em algo, estou caindo no teclado aqui ... okk -_-zzz
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 13 Jul 2017, 14:49

Melekh e Dado,

Vou responder a vocês individualmente para não causar confusão para quem pode ler. b )

Melekh. Vou obedecer a ordem das suas postagens.

1) A foto postada por você está em excelente resolução, mas penso que NÃO É a ferrovia. Repare acima do nível da rua que há rede aérea e catenárias. Para mim, trata-se de uma linha de bondes. Eu diria que o local é a Rua Carvalho de Souza em Madureira.

2) Sobre Herédia de Sá, pode ter havido realmente 3 locais diferentes para a estação, mas pense também em um deslocamento de alinhamento no trecho final da Viúva Cláudio. Acho que nesse caso, você tem 80% de estar certo e eu 20% em relação à Viúva Cláudio.
Herédia de Sá era citada em 1895, no quadro de paradas, mas a sua inauguração é apontada como 1908. Quem sabe esse não foi o ano que a mesma teve a sua posição trocada em relação a Viúva Cláudio, caso a mesma não tenha mudado o alinhamento?
Mesmo com a posição pós V.Cláudio no mapa de 1910, pode ter havido um delay em relação a edição dos mapas.

3) Eu concordo com a superposição de tráfego nos dois trechos até por uma questão de engenharia. Ninguém "pararia" uma ferrovia por causa de um ramal. Uma rota de fuga teria que ser criada até oficialmente Arará ter sido inaugurada com a conclusão da estação de Arará em 1942. Até esse momento a estação de Herédia de Sá deveria estar sendo usada pelos trens da linha auxiliar, mas na pior das hipóteses até a eletrificação.

4) Sobre o mapa de 1959 conter os dois trechos, para mim, deve-se ao delay (atraso) para atualizar as coisas, pois as imagens de 1951 mostram ou parecem mostrar que não havia mais trilhos no trecho antigo. De qualquer forma em todos os mapas que mostram os dois traçados simultaneamente, mostram Herédia de Sá na posição antiga ou posição 2, como especula o Melekh.

5) Sobre a foto de Herédia de Sá, muito interessante. Parece haver uma rua cruzando a via a frente. Seria a Viúva Cláudio? Parece haver uma construção entre as linhas, mas algo muito pequeno. Não me refiro a uma casa, que parece estar mais longe, mas algo entre a rua e tal casa ao fundo. Onde você conseguiu essa imagem??? okk
Engraçado também o erro de quem estava utilizando a saudosa máquina de escrever, trocando o acento agudo da palavra Sá por um apóstrofo.
Tudo bem, está escrito Herédia de Sá, mas devido a baixa resolução da foto, será também que não poderia ser a rua Comandante Gracindo de Sá com Vieira Fazenda mais a frente? :ttn:
Acho que está mais para a Viúva Cláudio mesmo, que na época deveria ser em nível. O nivelamento da rua deve ter sido mudado não somente com a retilinização do trecho, mas também pela construção do Buraco do Lacerda anos depois.

Dado: Muito boa a superposição: Você fez com a planta de 1917, não foi? As estações estavam no local indicado, conforme pensávamos. O pequeno erro que houve na lateral pode ter sido algo relativo ao mapa mesmo. As superposições serão mais importantes ainda no caso de Venda Grande, pois seria o objetivo de ver o tamanho dos prédios apontados como Venda Grande em 1884 e 1917, mas também para ver o quanto e para onde "cresceu" a Dom Hélder Câmara. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Adenilson » 13 Jul 2017, 15:42

ESTAÇÃO HERÉDIA DE SÁ (Um breve resumo).

Pessoal, foram dias de muita discussão no bom sentido da palavra, troca de idéias e postagens. Parece que chegamos a um consenso do que apenas PODE ter ocorrido com a estação Herédia de Sá.

1895- A primitiva parada Herédia de Sá é inaugurada junto com a Melhoramentos. Provavelmente era um pequeno alpendre. Ele pode ter sido depois da Viúva Cláudio, do lado direito da via singela.

1906- Nunca entendi porquê Herédia de Sá tinha essa data de inauguração, devido às suas citações em anos anteriores, mas agora posso especular que pode ter sido quando a mesma teve alguma melhoria, sendo deslocada para trás uns 20 metros, desta vez antes da Viúva Cláudio e provavelmente com o aspecto parecido com Eduardo Araújo. Depois dessa mudança pode ter ficado um resíduo desse ponto de parada na estrutura identificada pelo Melekh, que poderia ser também uma cabine de cancela ou sinaleira.

1925- A duplicação da Melhoramentos PODE ter implicado em uma mudança severa na estação de Herédia de Sá com exclusão de uma hipotética cobertura e mudança na posição lateral da plataforma por causa da inserção da segunda linha.

Entre 1935 e 1939- Não podemos precisar o ano. Devido às obras em Arará, a via começa a ser retilinizada, mas o tráfego pelo antigo trecho continua e a estação continuou a ser utilizada.

Entre 1939 e 1942- O Viaduto de Arará é inaugurado e posteriormente a estação de Arará. Com a circulação de cargueiros e trens da Rio D'ouro vindos de Arará, imagino que a estação possa ter saído da grade da Melhoramentos. Isso seria devido ao fluxo cruzado de trens de Arará e Melhoramentos. São conjecturas.
Herédia de Sá de 1908 pode ter sido extinta aqui.
Devido a tangente de descida do viaduto, não havia como acessar o trecho antigo, então criaram uma curva mais fechada a frente. Isso explicaria a duplicidade de "cicatrizes" em um ponto hoje dentro da favela.

Entre 1942 e 1945- Uma nova Herédia de Sá é inaugurada no trecho retilinizado. A antiga estação poderia ou não estar sendo usada, se não extinta. Os trens da Melhoramentos poderia utilizar essa estação, caso houvesse desvios para isso. Se nada mudou nos desvios em relação à foto aérea de 1951, a nova estação atenderia apenas ao ramal de Arará.

1945- A eletrificação e alargamento da bitola da Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, mesmo a "nova", que pode ter sido uma construção parecida com Arará com inexistência de plataforma ou plataforma muito baixa, incompatíveis com os trens elétricos. Para mim, até agora pelos documentos que temos, não houve uma Herédia de Sá modernizada. Se não extinta em 1942, a estação antiga deve ter sucumbido aqui.

Entre 1942 ou 1945 e 1951- Os trilhos do trecho antigo são retirados.

Entre 1942/1945 e década de 50- A Rio D'ouro utilizava o ramal, mas somente até ser baixado o decreto para exclusividade de uso para trens cargueiros.

Década de 60- A estação nova existia mas talvez fosse utilizada apenas para fins de almoxarifado a administrativos. Para mim, nesta década e fora de uma utilização mais contundente, junto à favelização do local, a estação tenha sido EXTINTA, não necessariamente demolida. A construção do viaduto de Benfica pode ter contribuído, isolando mais ainda a estação.

Década de 70- Para mim, o nome da estação aqui era utilizada mais como uma referência. Se existente, deveria estar abandonada. A "nova" Herédia de Sá pode ter sido demolida ou totalmente descaracterizada com a favelização e quem sabe "pode estar mascarada" no meio de tantas casas.

Essa estação sempre me fascinou. Para mim, o seu nome, se não o mais, é um dos nomes mais bonitos de estação que conheço. Pena não ter tido uma história que fizesse jus ao seu belo nome. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2017, 17:11

Adenilson escreveu:Melekh e Dado,

Vou responder a vocês individualmente para não causar confusão para quem pode ler. b )

(...)
Dado: Muito boa a superposição: Você fez com a planta de 1917, não foi? As estações estavam no local indicado, conforme pensávamos. O pequeno erro que houve na lateral pode ter sido algo relativo ao mapa mesmo. As superposições serão mais importantes ainda no caso de Venda Grande, pois seria o objetivo de ver o tamanho dos prédios apontados como Venda Grande em 1884 e 1917, mas também para ver o quanto e para onde "cresceu" a Dom Hélder Câmara. okk

Sim, foi com a planta de 1917. Sobre Venda Grande estou super ansioso para fazer a superposição, eu abri a planta que consta a estação por engano ontem e fiquei "na vontade" de fazer o processo logo.
O processo é bem complicado, pois parece que a projeção e dimensões das imagens de satélite é diferente de antigamente, então tenho que fazer várias adaptações ali e aqui.
Mas ... VALE MUITO A PENA :Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2017, 17:36

Adenilson.



Sobre a foto postada está localizada na a ex - estrada Marechal Rangel, hoje, Avenida Ministro Edgard Romero, pesquisando sobre a rua e autor Augusto Malta, vi que se tratava do Caminho do bonde na R. Marechal Rangel, boa observação, sobre as fiação, mas se você reparar, na foto que postei por ultimo sobre Heredia de Sá, repare que tem uns fios estranhos, mas ali realmente é o caminho do trem e respondendo, sua pergunta, esta última foto, estava num jornal de 1945, mas que não me lembro agora, ela é uma propaganda da Cavan, pois lá existia uma filial .

Sobre um deslocamento de alinhamento no trecho final da Viúva Cláudio., creio que isso não ocorreu, pois se você reparar em todos os Mapas em que a Estação ficou na esquina da Rua Viúva Claudio, foi esta que se moveu, pois nos mapas mais antigos, ela está na curva e nos outros está onde inicia a curva. Acredito que talvez tenha mudado de lugar, justamente para facilitar o acesso das pessoas.

Sobre a rua ter sido modificada, só vendo nas PAAs.

Tem estações que existiram, mas que ainda não encontrei nas grades da Melhoramentos ou da L. Auxiliar, cito Vira-Mundo (tenho reportagem da estação), Carapuça, ou a própria Magno de Carvalho (Magno) que ainda não encontrei como surgiu; logo existem pontos cegos, também em relação a Heredia de Sá, mas vou pesquisar com calma na Kilometragem das grades, assim poderemos ter uma melhor noção.


Adenilson, em 1940 havia um projeto de construção de um novo pátio para a Estação e em 1952 é relatado sobre um acidente ferroviário no pátio desta, logo a tese que a eletrificação e alargamento da bitola da E.F. Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, não se sustenta e isso você poderá ver nas postagens anteriores e na grade de 1960, quando ela aparece em plena atividade na L. Auxiliar.
Acervo Carlos Melekh -- Estações 1960.JPG
Adenilson, sua linha de raciocínio é bem coerente, embora eu discorde de alguns pontos, parece que algo no sentido que colocaste, em parte ocorreu.

Sobre o mapa dos dois trechos, não é esse o de 1959, eu nem sei a data deste pois foi o Dado que o postou algum tempo atrás, falando das duas estações Triagem, o de 1959 é o branco.

A sobreposição que o Dado fez, deve ser bem analisada, pois com a retilinazação a linha acabou parando no V do Y, se me entendem...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Francisco Amaral » 13 Jul 2017, 17:52

Adenilson escreveu: Entre 1935 e 1939- Não podemos precisar o ano. Devido às obras em Arará, a via começa a ser retilinizada, mas o tráfego pelo antigo trecho continua e a estação continuou a ser utilizada.

Entre 1939 e 1942- O Viaduto de Arará é inaugurado e posteriormente a estação de Arará. Com a circulação de cargueiros e trens da Rio D'ouro vindos de Arará, imagino que a estação possa ter saído da grade da Melhoramentos. Isso seria devido ao fluxo cruzado de trens de Arará e Melhoramentos. São conjecturas.
Herédia de Sá de 1908 pode ter sido extinta aqui.
Devido a tangente de descida do viaduto, não havia como acessar o trecho antigo, então criaram uma curva mais fechada a frente. Isso explicaria a duplicidade de "cicatrizes" em um ponto hoje dentro da favela.

Entre 1942 e 1945- Uma nova Herédia de Sá é inaugurada no trecho retilinizado. A antiga estação poderia ou não estar sendo usada, se não extinta. Os trens da Melhoramentos poderia utilizar essa estação, caso houvesse desvios para isso. Se nada mudou nos desvios em relação à foto aérea de 1951, a nova estação atenderia apenas ao ramal de Arará.

1945- A eletrificação e alargamento da bitola da Melhoramentos elimina qualquer possibilidade da utilização de Herédia de Sá, mesmo a "nova", que pode ter sido uma construção parecida com Arará com inexistência de plataforma ou plataforma muito baixa, incompatíveis com os trens elétricos. Para mim, até agora pelos documentos que temos, não houve uma Herédia de Sá modernizada. Se não extinta em 1942, a estação antiga deve ter sucumbido aqui.

Entre 1942 ou 1945 e 1951- Os trilhos do trecho antigo são retirados.
Boa tarde Adenilson.

Apesar da foto aérea de 1951 não passar a impressão de existência de trilhos no ramal antigo, eu tenho um pé atrás em relação à erradicação dele. O viaduto do Arará sobre a Suburbana foi construído com dois vãos para trens, onde ficava o trecho antigo. Acho muito pouco provável que o viaduto tenha sido construído e projetado com estes vão apenas para uso temporário até o término das obras.

Um vão é mais alto, em laje, talvez para previsão de trens elétricos (Auxiliar) e o outro em arco, mais baixo, talvez para vapores (Rio d'Ouro). O fato da existência do Ramal do 1º DESUP ali ao lado por si só não justificaria os dois vãos.

Se não fosse pela foto aérea de 51 eu acreditaria que o ramal antigo continuou a ser usado pelo menos pela Rio d'Ouro e por consequência Herédia de Sá.

Seguem duas imagens dos vão, uma aérea e outra da rua:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por DadoDJ » 13 Jul 2017, 21:30

Boa noite.
O que o Amaral falou faz sentido. Esses vãos sempre me instigaram. O Melekh fotografou o local e arredores antes de obras recentes, inclusive. Outro detalhe nítido é o muro dos terrenos próximos, limítrofes ao antigo leito: respeitando a faixa de domínio de uma ferrovia que não existe e nem existirá mais.

Obs.: estou tentando fazer a superposição de imagens em Venda Grande. Meu Photoshop deu tilt, mas estou tentando contornar o problema. Amanhã poderemos ter novidades no tópico da Rio d'Ouro ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Herédia de Sá.

Mensagem por Melekh » 13 Jul 2017, 21:48

Dado e Amaral,

Reparem na foto abaixo do viaduto de Benfica e verão que a linha antiga antes da retilinização ainda estava lá, inclusive passando pelo vão apontado nas fotos anteriores.
benfica viaduto.jpg
Benfica antigo.jpg


Comparem agora com o traçado antigo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”