Notícias antigas
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3431
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Notícias antigas
O trem sumiu ! ! !
Absurdo ! ! ![/b][/color]
Absurdo ! ! ![/b][/color]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Notícias antigas
Parece aqueles filmes ingleses, de Sherlock Holmes, nos quais o trem era sequestrado...
Só por curiosidade: já viram trem movido... a café? Pois a Central teve:
Só por curiosidade: já viram trem movido... a café? Pois a Central teve:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3431
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Notícias antigas
Isso sim é uma curiosidade ! Não sabia dessa ... impressionante !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Reativação da estação João Ellis (Ítalo del Cima)
deu na imprensa...(há muito tempo)...:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Notícias antigas
... e a Rio Douro teve as suas estações... e onde seria isso???? (já queimei pestana e nada...)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3431
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Notícias antigas
ôpa !
Essa merece ir para o tópico da EF Rio d'Ouro !
E também para o blog "Trilhos do Rio" !
Quem sabe assim não desvendamos esse mistério ?!
Essa merece ir para o tópico da EF Rio d'Ouro !
E também para o blog "Trilhos do Rio" !
Quem sabe assim não desvendamos esse mistério ?!
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Notícias antigas
Hugo, Dado e demais foristas.
Qual o ano da foto?
Há uma composição parada junto a estação, que me parece ser a ponta da casinha que aparece acima do trem e uma composição em primeiro plano.
Pela composição, pequena e com vagões de carga, não acho que seja dentro da cidade do Rio. Se fosse a única estação que atenderia o formato de casa seria Inhaúma.
Mas o que parece mesmo é que se trata de um dos ramais pós Belford Roxo (Jaceruba,Tinguá ou Xerém), porém não me lembro de fotos com linha dupla nas duas primeiras e portanto, arriscaria Xerém.
Parece que em períodos mais "modernos", a parada Km 43 também tinha linha dupla para cruzamento de trens, mas a foto acima mostra 2 locos apontando para o mesmo sentido.
Isso poderia ser explicado se o ramal não tivesse girador ou algo semelhante para realinhar as locomotivas no sentido correspondente.
O Dado depois de uma entrevista mencionou pouquíssimas estações nesse ramal feitas em plataforma com alvenaria. No mapa de 1917 só havia Xerém com plataforma.
O Hugo postou informações de trens da Rio D'ouro circulando na auxiliar e devido a linha dupla, indagaria se não poderia ser Andrade Araújo, mas a foto teria que ser muito antiga a ponto de ser anterior ao "alargamento" da bitola da auxiliar.
A única foto que vi dessa estação mostra um prédio de madeira, porém já com bitola larga e mista e o prédio ao fundo me parece de alvenaria apesar da pouca resolução e me parece que as linhas são com bitola métrica, apesar do trilho mais próximo estar ofuscado pela poeira do terreno.
Pergunto ao Hugo, que "pegou a época" se houve mudança no prédio de Andrade Araújo em relação ao que aparece no site estações ferroviárias. Apesar de haver outras possibilidades, o meu voto continua para Xerém.
Qual o ano da foto?
Há uma composição parada junto a estação, que me parece ser a ponta da casinha que aparece acima do trem e uma composição em primeiro plano.
Pela composição, pequena e com vagões de carga, não acho que seja dentro da cidade do Rio. Se fosse a única estação que atenderia o formato de casa seria Inhaúma.
Mas o que parece mesmo é que se trata de um dos ramais pós Belford Roxo (Jaceruba,Tinguá ou Xerém), porém não me lembro de fotos com linha dupla nas duas primeiras e portanto, arriscaria Xerém.
Parece que em períodos mais "modernos", a parada Km 43 também tinha linha dupla para cruzamento de trens, mas a foto acima mostra 2 locos apontando para o mesmo sentido.
Isso poderia ser explicado se o ramal não tivesse girador ou algo semelhante para realinhar as locomotivas no sentido correspondente.
O Dado depois de uma entrevista mencionou pouquíssimas estações nesse ramal feitas em plataforma com alvenaria. No mapa de 1917 só havia Xerém com plataforma.
O Hugo postou informações de trens da Rio D'ouro circulando na auxiliar e devido a linha dupla, indagaria se não poderia ser Andrade Araújo, mas a foto teria que ser muito antiga a ponto de ser anterior ao "alargamento" da bitola da auxiliar.
A única foto que vi dessa estação mostra um prédio de madeira, porém já com bitola larga e mista e o prédio ao fundo me parece de alvenaria apesar da pouca resolução e me parece que as linhas são com bitola métrica, apesar do trilho mais próximo estar ofuscado pela poeira do terreno.
Pergunto ao Hugo, que "pegou a época" se houve mudança no prédio de Andrade Araújo em relação ao que aparece no site estações ferroviárias. Apesar de haver outras possibilidades, o meu voto continua para Xerém.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Notícias antigas
Esta foto está no livro " O Vapor nas Ferrovias do Brasil", de Benicio Guimarães e como a maioria das fotos do livro, não vêm com dados a mais. A locomotiva é a 1089 e esta´ num estado melhor do que a postada pela Juan em cores onde já está mais acabada. Andrade de Araújo foi de madeira até o fim, quando a derrubaram. Pode ser que seja Xerem mesmo. Não sei se o Benicio ainda está vivo, vou tentar entrar em contato com ele. O ultimo carro da composição, o de passageiros, é o tipico "passageiros e carga juntos".
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3431
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Notícias antigas
Se for em Xerém,a foto foi feita em uma situação atípica.
Vejamos porquê:
1-Em Xerém,segundo dizem,os trens chegavam de ré, vindos de Mantiquira.
2-Na foto,se for Xerém, as locomotivas estariam no sentido "Ponta dos Trilhos", vindas de Mantiquira,pois a estação ficava do lado direito de quem ía no sentido Mantiquira-Xerém.
3-Se o local for mesmo Xerém, as locomotivas estariam em posição contrária ao usual, e em uma manobra rara,com duas composições estacionadas em frente à estação (sim,havia duas linhas).
Seria uma foto de despedida, a última foto da estação e dos trens em tráfego no ramal ?!
Vejamos porquê:
1-Em Xerém,segundo dizem,os trens chegavam de ré, vindos de Mantiquira.
2-Na foto,se for Xerém, as locomotivas estariam no sentido "Ponta dos Trilhos", vindas de Mantiquira,pois a estação ficava do lado direito de quem ía no sentido Mantiquira-Xerém.
3-Se o local for mesmo Xerém, as locomotivas estariam em posição contrária ao usual, e em uma manobra rara,com duas composições estacionadas em frente à estação (sim,havia duas linhas).
Seria uma foto de despedida, a última foto da estação e dos trens em tráfego no ramal ?!
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Notícias antigas
Uma das locomotivas mais fotografadas da Central, e que rodou muito na Rio Douro, foi a 1071. Esta, Baldwin placa 34565 de 1910, pertencia a um lote de 1070 a 1077, (com placas de 34564 a 34567 e 34589 a 34592). Parece que ainda em 1968 estava na ativa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.