Página 3 de 4

Re: Ramal do Arará

Enviado: 23 Jul 2014, 10:22
por DadoDJ
Abaixo uma imagem rara, extraída do site do AGCRJ, mostrando a construção do Viaduto Olímpio de Melo (atual Ataulfo Alves), e em primeiro plano, a linha do ramal de Arará !
Não consta a data da imagem ... mas como a linha ainda está em superfície, bem próxima à PN da Av.Brasil, certamente é anterior à década de 1970, pois a linha elevada inaugurada em 1974 ...
Viaduto.Ataulfo.Alves.BRRJAGCRJ.GB.SOP.NL.SLD.10.23.jpg

Re: Ramal do Arará

Enviado: 23 Jul 2014, 14:18
por tche
Olá pessoal, a foto em questão é do início da década de 70 ,pois se não me falha a memória, o viaduto foi inaugurado em 71 ou 72, e também pelo fato de que ruas e monumentos públicos só recebem nomes de pessoas já falecidas, e Ataulfo Alves faleceu em 1969. Daí...

Re: Ramal do Arará

Enviado: 11 Jul 2017, 16:13
por DadoDJ
Encontrei mais algumas informações sobre o acidente na PN da Av.Brasil, ocorrido em 1948:
Acidente na PN da AV.Brasil - Gazeta de Notícias 26-11-1948.JPG
O que ainda me intriga nas fotos próximas à estação Arará é que o trem mostrado é a vapor, com a linha em bitola mista, mas na PN da Av.Brasil nunca vi imagens da linha em bitola mista.

Re: Ramal do Arará

Enviado: 11 Jul 2017, 16:24
por DadoDJ
Matéria sobre a eletrificação do ramal, em 1949:
Eletrificação do Ramal de Arará - Diário de Notícias 27-02-1949.JPG

Re: Ramal do Arará

Enviado: 11 Jul 2017, 16:40
por Adenilson
Essa última reportagem responde à pergunta. O ramal não foi inaugurado eletrificado como eu pensava.
Sobre o comentário que você fez sobre o trem a vapor, não é somente isso. Além de ser a vapor, o trem é de passageiros na famosa foto de Arará.

A bitola mista naquela época, poderia ser uma forma de permitir o tráfego de trens da Rio D'ouro pelo ramal de Arará.
A Melhoramentos teve a bitola alargada em 1945, não foi??? Ou terá sido junto com a eletrificação.
Caso tenha sido em 1945, isso pode explicar tudo.
Lembre-se também que provavelmente através do ramal das Oficinas, poderia se chegar a partir de determinada época de Arará pela Auxiliar até a bitola larga da linha do centro.

Durante uma época também, parte da Rio D'ouro teve bitola mista, mas isso é um assunto para o Hugo Caramuru. ;)

Re: Ramal do Arará

Enviado: 11 Jul 2017, 22:12
por DadoDJ
Eu tinha essa dúvida, o ano de alargamento da bitola.

Re: Ramal do Arará

Enviado: 12 Jul 2017, 09:28
por Adenilson
Na realidade eu apenas acho que foi em 1945 :D , pois são muitas datas e anos para decorar. Eu até narrei em forma de pergunta.
Outra coisa interessante é o nome citado ser estação de Benfica. Seria a estação, outrora chamada de Herédia de Sá, a qual penso ser uma diferente da original, ou outro imóvel? :ttn:

DadoDJ escreveu:Eu tinha essa dúvida, o ano de alargamento da bitola.

Re: Ramal do Arará

Enviado: 17 Jul 2017, 13:29
por DadoDJ
Seria a primeira viagem dessa locomotiva, ou a viagem inaugural da linha do Arará ?
:HH:
Primeira viagem da Mallet na linha do Arará - Correio da Manhã 15-11-1941.jpg

Re: Ramal do Arará

Enviado: 14 Mai 2018, 13:13
por Moacyr Senna
DadoDJ escreveu:Enfim, achei a matéria ! Vejam que intrigante ...
Bom dia pessoal.O curioso é que nota da Central diz que o ramal era da linha auxiliar.Algum dia a Rio D'Ouro chegou a pertencer a linha auxiliar?
Ou será que chamavam qualquer ramal que ajudava a desafogar a linha principal de auxiliar?

Re: Ramal do Arará

Enviado: 14 Mai 2018, 13:58
por Moacyr Senna
Adenilson escreveu:Essa última reportagem responde à pergunta. O ramal não foi inaugurado eletrificado como eu pensava.
Sobre o comentário que você fez sobre o trem a vapor, não é somente isso. Além de ser a vapor, o trem é de passageiros na famosa foto de Arará.

A bitola mista naquela época, poderia ser uma forma de permitir o tráfego de trens da Rio D'ouro pelo ramal de Arará.
A Melhoramentos teve a bitola alargada em 1945, não foi??? Ou terá sido junto com a eletrificação.
Caso tenha sido em 1945, isso pode explicar tudo.
Lembre-se também que provavelmente através do ramal das Oficinas, poderia se chegar a partir de determinada época de Arará pela Auxiliar até a bitola larga da linha do centro.

Durante uma época também, parte da Rio D'ouro teve bitola mista, mas isso é um assunto para o Hugo Caramuru. ;)
Acho que ia pela reta de Honório.