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Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 26 Nov 2011, 21:35
por DadoDJ
Recebi do pesquisador e historiador Hugo Caramuru fotografias de locomotivas que circularam na Estrada de Ferro Rio d'Ouro. Vejam:

Imagem
^^ Locomotiva 16 SWARTZKOPFF placa 9006 de 1927, depois EFCB 1056




Imagem
^^ Locomotiva 21 SWartzkopff placa 8787, 1926 depois EFCB 1521 . Havia a 22, idêntica.



Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos ao Hugo Caramuru, pelo material cedido.

Quem possuir fotografias e imagens de material rodante e composições cque cirularam nesta ferrovia, pode postar neste tópico.

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Out 2012, 11:32
por HUGO CARAMURU
Mais locomotivas originais da Rio Douro.

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Out 2012, 11:36
por HUGO CARAMURU
Esta locomotiva nr 20 da Rio Douro, uma "Pacific" da fábrica Link Hoffmann (Alemanha) tinha a placa 3015, fabricada em 1925 . N Central teve o nr 1525. Chegou a ser da Leopoldina.

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Out 2012, 16:04
por juan
Nossa, que foto fantástica. Essa é inédita para mim, e por sinal, da Linke Hofmann, existem poucas fotos de fabricante.

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 20 Nov 2012, 12:09
por HUGO CARAMURU
O Dado me fez observar uma curiosidade:

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 20 Nov 2012, 12:11
por HUGO CARAMURU
e o Dado me fez repensar de novo:

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Nov 2012, 08:15
por DadoDJ
Duas perguntas:

1-Enfim, esta locomotiva circulou na Rio d'Ouro ?
2-Por que colocaram ela no pátio de São Diogo asssim, parcialmente enterrada ?
:ttn:

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Nov 2012, 16:50
por HUGO CARAMURU
Ué, falei tanto que acabei por não responder a perguntar principal: A 1506, que está enterrada não andou na Rio Douro. A 1525 andou, mas logo foi para a Auxiliar, assim que a Central incorporou a Rio Douro. Essas maquinas, "pacific" eram grandes demais para as linhas precarias da Rio Douro.
Agora, porque "enterraram" a loco assim, não sei... acho que o espirito de "arte moderna" da época achava isso bonito.
(Dado, respondi seu e-mail e já estou enviando sabado 2 DVD para vc).

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 21 Nov 2012, 21:14
por DadoDJ
Valeu, Hugo !
Só você mesmo pra esclarecer isso, acho que nos demais sites a informação é de que esta locomotiva era da EF Rio d'Ouro, mas não me lembro agora onde vi isso e não posso afirmar algo, se sim ou não.
Mas o legal é que esta dúvida está sanada ! Graças a Hugo Caramuru, pra variar ...
;)
Já vi sua resposta, valeu !
Responderei assim que puder ... correria total !
8))

Re: Composições da EF Rio d'Ouro

Enviado: 23 Nov 2012, 19:00
por HUGO CARAMURU
Dado, quanto à questão da loco enterrada, a 1506, sabe-se que era originaria da E F Maricá. Com a aquisição da Maricá pela Central, houve umas transferencias de locomotivas de um lado para o outro. Essa 1506 era , SEGUNDO DADOS ESCRITOS, depois como da E F Teresopolis. Como essa ferrovia depois acabou muitas de suas locomotivas continuaram (passaram )para a Leopoldina. Depois foram devolvidas à Central. Então, eu gosto muito quando um ferroviario ou mesmo um popular, faz a história falada, e confirma que viu tal locomotiva fazendo o tal percurso. Se tivessemos fotos coloridas, matariamos muitas dúvidas, porque a placa do nr dianteira da loco teve a cor da região que servia. As locomotivas da Rio Douro eram do depósito de Belford Roxo e suas placas eram azul-médio. As de São Mateus por exemplo eram vermelhas, pois pertenciam ao depósito de Valença (como a 1170 que está na ABPF Campinas hoje). Essas eram até chamadas de "Valencianas" e eram, ultimamente de 1170 até 1194, permeadas com outros nrs dessa serie. A 1179, por exemplo já era do deposito de Cons Lafaiete e rodava na região de Ouro preto, com a 1175 e outras... Enfim, havia miscigenação... Isso estou procurando pra ver onde acham-se reportagens dizendo os nrs das locos. Por exemplo: a 1046 era originaria da Maricá também, mas rodava na Auxiliar. A 1092 (que a Frateschi fez) teria sido a 90 da Melhoramentos e ficou no seu trecho... quando a Auxiliar acabou com a bitola estreita, essa foi para a linha da Rio Douro, já Central. A 1001 , antiguissima, de 1891 era original da E F São Paulo-Rio de Janeiro. Há foto dela no livro do Suevo..A dita 1007 eram um igual a 1001 mas mais nova. Há uma 1002, que em sua ficha a Central coloca como recebida em 1951 de uma ferrovia que pretendo identificar. Esta está ainda preservada nas oficinas de Tres Rios. É bem pequenina. Da 1051 a 1056 eram todas originarias da Rio Douro. A 1091, original 93 da Melhoramentos foi transferida para EF Dona Tereza Cristina. Em 84 a Tereza Crisstina a coloca como "fora de uso". Acho que esta deve estar lá ainda. essa andou na Auxiliar e na Rio Douro- central.... A 1113, que Juan postou aqui, era originaria da Rio Douro, nr 16, virou 33 e por fim 1113. Foi guerreira: foi uma das ultimas a parar, já em 1970, por aí. ... ... .