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Novo trem da EFVM circula 30 anos após última renovação

Enviado: 11 Ago 2014, 18:57
por DadoDJ
23/07/2014 - G1 ES

Trinta anos após a última renovação na linha, o novo trem de passageiros da Vale, que faz o trajeto entre o Espírito Santo e Minas Gerais, vai começar a circular no próximo dia 5 de agosto. Entre aumento no número de acentos e instalação de ar-condicionado nos vagões de classe econômica, as novidades estão presentes em todos os 56 novos carros que desembarcaram em Vitória. O G1 conferiu as alterações e seguiu viagem em um dos novos vagões, até a cidade de Fundão, na Grande Vitória.

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Novo trem de passageiros da Vale começa a circular em agosto (Foto: Victoria Varejão/ G1)

Com painel digital anunciando o destino final e cada parada do veículo, o trem realiza duas viagens diárias. Uma parte de Vitória rumo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, e a outra faz o trajeto inverso. Para realizar o percurso completo de 664 quilômetros, o passageiro continua a pagar o mesmo valor cobrado atualmente, que é de R$ 91 para a classe executiva e de R$ 58 para a econômica. Também é possível comprar trechos menores, para 30 cidades que ficam ao longo do caminho até a capital mineira.

A classe econômica tem capacidade para 75 passageiros, distribuídos em duas poltronas de cada lado do vagão. Os novos carros ganham ar-condicionado e os assentos passam a ter uma mesa de apoio para refeições e leitura. Já os vagões de classe executiva contam com 57 lugares, sendo um assento do lado direito e dois do lado esquerdo. As poltronas foram automatizadas para realizar reclinação e ganharam apoio para os pés.

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Carro econômico conta com 75 lugares (Foto:
Divulgação/ Agência Vale)


Câmeras de segurança foram instaladas em todos os carros da nova linha, além de contar com novo dispositivo de alarme de incêndio, tomadas e sistema de isolamento acústico. “O passageiro consegue viajar mais tranquilamente, sem incômodos, já que não sofre com o barulho vindo do lado de fora. Antes era mais difícil controlar esse som. Hoje, está bem mais suave”, falou o gerente de operação ferroviária da Vale, Paulo Curto.

O tempo de viagem não foi reduzido, mesmo com a renovação de toda a linha. Em 1h10 de viagem até Fundão, a velocidade média do trem variou entre 45 km/h e 50 km/h, sendo a máxima de 65 km/h. A justificativa, de acordo com Curto, é que a ferrovia foi feita para transporte de cargas pesadas e, então, deve-se obedecer a uma velocidade máxima para evitar transtornos e acidentes.

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Carro-restaurante tem mesas e poltronas para refeições (Foto: Victoria Varejão/ G1)

Além dos vagões de classe executiva e econômica, a linha conta com um carro desenvolvido para deficientes e acompanhantes, um carro-lanchonete e outro onde se encontra o restaurante, com mesas e poltronas para os passageiros realizarem refeições. A alimentação fica por conta de cada viajante e não está inclusa no valor pago na passagem. “Temos um cardápio de refeições, que pode ser renovado com frequência, de acordo com a demanda do público”, disse o gerente de operação.

Com a chegada dos novos veículos, os carros antigos saem de linha no dia 4 de agosto e devem ser encaminhados para um projeto da empresa.

Link: http://g1.globo.com/espirito-santo/noti ... vacao.html

Re: Novo trem da EFVM circula 30 anos após última renovação

Enviado: 12 Ago 2014, 09:05
por tche
Olá pessoal....Imaginem trens como esse fazendo percursos diversos no Estado do Rio de Janeiro, tais como Campos, Cabo Frio, Três Rios, Angra dos Reis, etc.... Nada demais, apenas faltam seriedade e comprometimento com a coisa pública, além de obviamente, muita corrupção. A linha 3 do Metrô, que nada mais é do que a modernização do trecho que existia há mais de cem anos não sai do papel e pelo andar da carruagem não sairá em curto espaço. Belo Brasil é este que vivemos, com sorte em breve não passaremos de um pálido Haiti...