Se lembram quando eu disse que supostamente a 4ª linha tinha sido assentada em 1903?
Os livros mostram isso, mas ao pesquisar sobre o Méier, achei uma notícia "estranha" que "menciona" a supervisão de obras de uma 4ª linha AUXILIAR que estava passando pelo Méier naquele momento, mas era em 1905
Será que essa 4ª linha AUXILIAR se referem aos trilhos da E.F.D.Pedro II?
Tirem suas conclusões.
Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II
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- Usuário Diamante
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II
Parece mesmo ser na DPII ...
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- Usuário Diamante
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Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II
Pessoal.
Está confirmado.
O decreto sobre o assentamento da 4ª linha é de 1903, mas a sua concretização, pelo menos no Méier, se deu em 1905.
O fato que me surpreendeu foi que no caso do Méier, a linha mais a esquerda (sentido subúrbio) foi a última a ser assentada. A reportagem cita que a plataforma foi quebrada ao meio para o assentamento da linha e menciona que é entre as linhas 3 e 4, imaginando eu que equivale às linhas as quais chamo de 1 e 2.
Mas se isso for verdade, como ficaria a questão de São Francisco Xavier e Dr. Frontin?
Pode ter havido um intercâmbio das posições das linhas, ou seja a linha que passaria junto a rua do lado direito da plataforma sentido subúrbio, poderia passar a esquerda de outra.
Sem ter mais fotos para tratar o assunto, fica difícil, mas é praticamente certo que o assentamento se deu do centro para as bordas.
No caso do Méier, veja que a rua em questão é a Lia Barbosa, ou seja, a futura Amaro Cavalcanti, que hoje serve de linha de "subida" para os trens de subúrbio foi a última a ser assentada ali.
Em São Francisco por exemplo, pode ter ocorrido que o prédio principal que foi construído em linha singela ter sido o da direita e na construção da segunda linha, construiram a segunda plataforma, sendo ambas junto às ruas.
Se as linhas coincidirem, então a terceira linha poderia ter sido construída isolando as plataformas da linha do centro e E.F.Norte e posteriormente a linha que coincide com a última do Méier.
A outra hipótese era a qual eu tinha mencionado antes, que a 4ª linha foi mesmo a que isolou as plataformas da linha do centro e Norte e houve alteração dessas distribuições, ou seja, intercâmbio de linhas, ou ainda modificações diferentes nos diversos prédios das estações.
Eu quis aqui enfatizar a questão relativa ao assentamento das linhas, mas vou publicar essa mesma reportagem no tópico do Méier e dar mais ênfase a essa estação.
Está confirmado.
O decreto sobre o assentamento da 4ª linha é de 1903, mas a sua concretização, pelo menos no Méier, se deu em 1905.
O fato que me surpreendeu foi que no caso do Méier, a linha mais a esquerda (sentido subúrbio) foi a última a ser assentada. A reportagem cita que a plataforma foi quebrada ao meio para o assentamento da linha e menciona que é entre as linhas 3 e 4, imaginando eu que equivale às linhas as quais chamo de 1 e 2.
Mas se isso for verdade, como ficaria a questão de São Francisco Xavier e Dr. Frontin?
Pode ter havido um intercâmbio das posições das linhas, ou seja a linha que passaria junto a rua do lado direito da plataforma sentido subúrbio, poderia passar a esquerda de outra.
Sem ter mais fotos para tratar o assunto, fica difícil, mas é praticamente certo que o assentamento se deu do centro para as bordas.
No caso do Méier, veja que a rua em questão é a Lia Barbosa, ou seja, a futura Amaro Cavalcanti, que hoje serve de linha de "subida" para os trens de subúrbio foi a última a ser assentada ali.
Em São Francisco por exemplo, pode ter ocorrido que o prédio principal que foi construído em linha singela ter sido o da direita e na construção da segunda linha, construiram a segunda plataforma, sendo ambas junto às ruas.
Se as linhas coincidirem, então a terceira linha poderia ter sido construída isolando as plataformas da linha do centro e E.F.Norte e posteriormente a linha que coincide com a última do Méier.
A outra hipótese era a qual eu tinha mencionado antes, que a 4ª linha foi mesmo a que isolou as plataformas da linha do centro e Norte e houve alteração dessas distribuições, ou seja, intercâmbio de linhas, ou ainda modificações diferentes nos diversos prédios das estações.
Eu quis aqui enfatizar a questão relativa ao assentamento das linhas, mas vou publicar essa mesma reportagem no tópico do Méier e dar mais ênfase a essa estação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.