Dados Históricos
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Abaixo, uma matéria super detalhada de como foi a inauguração do trecho Mangueira-Ilha das Moças, da EF Melhoramentos.
Saiu no Correio da Manhã, de 08 de janeiro de 1902:
Obs.:salvei a imagem acima em formato .gif para não ficar muito pesada de visualizar aqui. Mas mesmo assim, ficou pesadinha, hein ...
Saiu no Correio da Manhã, de 08 de janeiro de 1902:
Obs.:salvei a imagem acima em formato .gif para não ficar muito pesada de visualizar aqui. Mas mesmo assim, ficou pesadinha, hein ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
E uma agradável viagem pela EF Melhoramentos, em 13 de março de 1903, também coberta pelo Correio da Manhã:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Dados Históricos
Cada vez a gente aprende mais. No livro sobre a a Linha Auxiliar de Max Vasconcelos ele cita Magno como sendo a antiga Inhanrajá, mas nuns recortes de jornais diz que Turi Assu é que foi Inhanrajá... pensei que a Imprensa, como sempre, tivesse errado... mas achei esta lista de horarios da EFCB e vemos Magno coexistindo com Inhanrajá e sen Turi Assu...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Grandes documentos, Hugo !
Curioso que a estação de Ilha das Moças foi inaugurada em 1902, mas demolida em 1907, se eu não me engano.
Esse documento que você postou eu já tinha visto, mas não o salvei. É uma publicação incrivelmente detalhada mesmo !
Vou tentar encontrar a que fala sobre a demolição de Ilha das Moças e postar aqui.
Curioso que a estação de Ilha das Moças foi inaugurada em 1902, mas demolida em 1907, se eu não me engano.
Esse documento que você postou eu já tinha visto, mas não o salvei. É uma publicação incrivelmente detalhada mesmo !
Vou tentar encontrar a que fala sobre a demolição de Ilha das Moças e postar aqui.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Camboatá ?
Que estação seria essa hoje em dia ?
Que estação seria essa hoje em dia ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Dados Históricos
Camboatá era uma estação perto de Eden (vide mapa da Ef Melhoramentos).
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Dados Históricos
Camboatá... pela quilometragem ficava após Eden e antes de Andrade de Araujo...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Ótimo mapa, Hugo !
Agora vejam só que curioso ... encontrei referências a uma estação Camboatá, só que entre Deodoro e Ricardo de Albuquerque ! ! !
Uma estação da EFCB com o nome de Camboatá ?! Ou seria o nome do local ?
Mesmo assim, é muito estranho ...
Se confirmando a informação, vou abrir um tópico no fórum da EFCB.
Vejam algumas matérias abaixo onde é citada a estação (ou local), com a descrição no nome do arquivo:
Lembrando que existe logradouros na região com esse nome (Camboatá). Isso pode ser uma dica. E além disso, o fato de uma das matéria citar uma PN
na região pode indicar aproximadamente a posição dessa misteriosa estação.
Obs.: pra completar o mistério, a Travessa Marina Bastos indicada na última matéria, NÃO EXISTE !
Não encontrei nenhum logradouro (praça, avenida, rua, travessa, largo ...) com este nome ...
Agora vejam só que curioso ... encontrei referências a uma estação Camboatá, só que entre Deodoro e Ricardo de Albuquerque ! ! !
Uma estação da EFCB com o nome de Camboatá ?! Ou seria o nome do local ?
Mesmo assim, é muito estranho ...
Se confirmando a informação, vou abrir um tópico no fórum da EFCB.
Vejam algumas matérias abaixo onde é citada a estação (ou local), com a descrição no nome do arquivo:
Lembrando que existe logradouros na região com esse nome (Camboatá). Isso pode ser uma dica. E além disso, o fato de uma das matéria citar uma PN
na região pode indicar aproximadamente a posição dessa misteriosa estação.
Obs.: pra completar o mistério, a Travessa Marina Bastos indicada na última matéria, NÃO EXISTE !
Não encontrei nenhum logradouro (praça, avenida, rua, travessa, largo ...) com este nome ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Mais uma coisa misteriosa ... eu sempre fiquei intrigado com uma elevação, entre Deodoro e Ricardo de Albuquerque, que possui o sugestivo nome
de "Morro da Estação".
Só que não há estação próxima a este morro.
Eu tenho um mapa, de 1991, que é mais intrigante ainda ... ele mostra uma linha ferroviária alcançando este morro através de um desvio entre
Deodoro e Ricardo de Albuquerque ! E já ouvi relatos de que havia um vagão, visível de alguns pontos da linha do Centro da EFCB, nesta linha, no alto do morro !
Pessoal, o que acham ? Penso em mover estas mensagens para o fórum da EFCB ... concordam com isso ?
Apesar do mapa do Hugo mostrar esta estação na EF Melhoramentos, as notícias e informações que encontrei indicam que esta estação existiu na linha do Centro da EFCB ...
No momento estou pesquisando plantas antigas da SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo) para ver se encontro alguma indicação desta travessa, que deve ter outr nome
atualmente ...
O negócio tá ficando bom ...
de "Morro da Estação".
Só que não há estação próxima a este morro.
Eu tenho um mapa, de 1991, que é mais intrigante ainda ... ele mostra uma linha ferroviária alcançando este morro através de um desvio entre
Deodoro e Ricardo de Albuquerque ! E já ouvi relatos de que havia um vagão, visível de alguns pontos da linha do Centro da EFCB, nesta linha, no alto do morro !
Pessoal, o que acham ? Penso em mover estas mensagens para o fórum da EFCB ... concordam com isso ?
Apesar do mapa do Hugo mostrar esta estação na EF Melhoramentos, as notícias e informações que encontrei indicam que esta estação existiu na linha do Centro da EFCB ...
No momento estou pesquisando plantas antigas da SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo) para ver se encontro alguma indicação desta travessa, que deve ter outr nome
atualmente ...
O negócio tá ficando bom ...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Dados Históricos
Por outro lado, vamos relembrar estes documentos já postados anteriormente (acho que no TGVBR) descrevendo a EF São Francisco Xavier ao Commercio (nome antigo da ferrovia):
Páginas do Relatório Ministerial da Indústria, Viação e Obras Públicas de 1899
Vamos manter o debate sobre Camboatá neste tópico mesmo ...
Páginas do Relatório Ministerial da Indústria, Viação e Obras Públicas de 1899
Vamos manter o debate sobre Camboatá neste tópico mesmo ...