E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 17:23

Adenilson,


Estamos apostando em todas as possibilidades.
Voce postou justamente quando eu estava transferindo as postagens relativas a este trecho.

Eu entendi a sua colocação e como disse, brevemente teremos desvendado todo o misterio que envolve a Rio D'Ouro, pois estamos tendo acesso a documentos que nem aventávamos que existisse.

continua...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 17:26

Adenilson escreveu:ESTAÇÕES ENGENHO DO MATO E ENGENHO DA RAINHA.

Vejam a foto que o Melekh apontou como o local de E.Mato.

Imagem

Melekh, eu quero te dar os parabéns pelo ângulo conseguido.
Além da casa amarela, essa edificação sempre me causou suspeita também, sobretudo pela localização.
Acho a sua localização mais provável que a casa amarela, pois no caso dessa última, a curva da Rio D'ouro na variante nova teria
que ser muito mais excêntrica e fechada que no caso dessa da CEDAE.

O que tinha me desanimado em relação a essa edificação da CEDAE era a sua arquitetura, mas eu tentei conseguir alguns ângulos pelo Google e não tinha visto esse achado pelo Melekh.
Com essa visão, divido em 50% as minhas suspeitas com a casa amarela.

Vejam abaixo que a linha lilás traçada pelo Melekh na variante nova é mais coerente ainda que na casa amarela, onde a variante mais nova teria que descrever uma curva para a esquerda para chegar a casa amarela para depois retomar o eixo da linha oroginal a partir de E.Mato.

Imagem

O Dado disse acreditar que E.Mato era apenas da variante antiga.
Na minha opinião, a curva da Rio D'ouro na variante nova deveria ser algo mais suave e com raio maior se originalmente tivesse sido construída com a antiga sem a intenção de tangenciar E.Mato, entretanto o trecho da variante nova da Rio D'ouro segue reto e na altura de E.Mato faz uma curva fechada para seguir pelo traçado original.
Para mim essa foi uma forma de conciliar o traçado novo para atender E.Mato. Forçaram um pouco a barra para isso!

Em relação a superposição de E.Mato e E.Rainha, acredito que a segunda substituiu a primeira, mas sem a demolição de E.Mato.
Deve ter acontecido algo com E.Novo e Silva Freire.
Acho que dependendo da situação E.Mato poderia ser excepcionalmente utilizada mesmo com E.Rainha, talvez apenas para cargas, mas para o tráfego normal, não acredito no funcionamento das duas ao mesmo tempo. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 17:32

Dado postou,



Quadro de prédios pertencentes à EF Rio d'Ouro, com descrição e dimensões, em 1923 !
Fonte: Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 417





Imagem

Adenilson escreveu:Dado. Ótima idéia. okk
Já estamos em 27 páginas da linha tronco e não somente a estação de E.Mato pode ter tópico próprio, como o trecho Liberdade-E.Mato (via Pilares) e aí você como administrador do fórum tem meios de migrar as postagens da linha tronco para essa específica.

Respondendo à sua pergunta, pelo documento postado por você Engenho da Rainha e Engenho do Mato estariam separadas por 995 metros. Eu medi da casa da CEDAE até o que estimo ter sido o início da plataforma da estação de Engenho da Rainha e deu pouco mais de 1km, estando dentro da margem de erro aceitável.
A única coisa que não entendi foram esses 2 Km da estação de Tomás Coelho. :ttn:

No caso de imaginarmos a construção da CEDAE ou a casa amarela como a ex-estação, sempre tem que haver um traçado estranho da ferrovia para atender uma situação ou outra.

Eu montei um croqui simulando as duas situações onde o verde significa a variante mais nova e o azul, a mais antiga.
Se imaginássemos a casa amarela como a estação de Engenho do Mato, então o traçado em azul mais claro da variante antiga seria mais lógico, tangenciando a construção, mas a variante nova em verde limão não passaria por ela.
Para isso acontecer, teria que haver uma curva mais extravagante, que representei na cor verde escuro.

Por outro lado, se imaginássemos a estação como sendo o prédio da CEDAE, a linha verde limão estaria em maior harmonia, mas a antiga teria que ter um pequeno desvio a partir da Rua Engenho do Mato para tanganciar essa construção, tendo sido representada por mim pela linha azul escura.

Como para mim, a estação de E.Mato atendeu à variante antiga e depois a variante nova teve o traçado adaptado para tanganciar E.Mato, utilizando-a como estação, então peço que vocês tirem suas conclusões em função do esquema que montei.
Imagem
É claro que variações podem acontecer, como por exemplo uma variante ter passado de um lado do prédio e outra do outro lado, havendo uma adaptação de plataforma.
A princípio, assumi as variantes passando do mesmo lado. okk


Para mim, de acordo com o croqui e analisando friamente, parece que nem a casa amarela e nem a da CEDAE seria a estação. Eu dava 50% para um e para outro caso uma delas fosse a estação, apesar que de acordo com o traçado parece ser mais óbvio, a casa amarela, mas reparei em uma coisa que mudou o rumo dessa história, pelo menos para mim.

Dado. Parabéns pelo documento postado sobre a descrição dos prédios das estações/paradas da Rio D'ouro (vide página 26 desse tópico).
Em função disso:
Atenção!!!.

Leiam que o descritivo dos prédios aponta Engenho do Mato como prédio de madeira coberto por telhas, o que eliminaria totalmente a casa amarela, construída em 1890 já em alvenaria.
É claro que no caso da CEDAE, uma estação de alvenaria poderia ter sido construída depois em substituição à estação original, mas acho que o documento é de 1923. Engenho da Rainha foi inaugurada em 1931, teoricamente para substituir a estação de Engenho do Mato.
Valeria então a pena, erguer um prédio em alvenaria em E.Mato com a estação em seus últimos anos?

Será que o traçado que montei acima junto com a explicação dada aumentam as chances de nem o prédio da CEDAE e nem a casa Amarela terem sido a estação?


DadoDJ escreveu:Acho (e apóio) que Engenho do Matto deva ter um tópico específico a ela.
Encontrei diversos documentos e gostaria de posta-los neste tópico.
Inclusive uma matéria de pavimentação da Av.Automóvel Clube entre as estações de Engenho da Rainha e Engenho do Matto. Sabem em que ano ? 1952 !
Acredito que facilitará as pesquisas.
O que acham ?

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 19 Jun 2012, 17:33

Adenilson escreveu:
DadoDJ escreveu:Adenilson, parabéns pelos esquemas e explicações mostrados. De acordo com o croqui no Google earth, sobre Engenho do Matto, juntamente com a relação de imóveis da ferrovia e descrição dos mesmos, com certeza a casa amarela não seria a estação Engenho do Matto. Valeu Dado. Como você está vendo, seguem as respostas em azul
A não ser que ... bem, meio mirabolante o que vou dizer, mas quem sabe ...
Vamos imaginar o seguinte:

1-Linha tronco da ferrovia, original. Estação Engenho do Matto sendo a casa amarela, construída em 1890. Aliás, onde está o documento que postei falando sobre a construção/reforma/ampiação (não me lembro) de uma estação Engenho do Matto em determinado ano. Que ano foi esse ?
2-Em 1898 é inaugurada a variaante via Inhaúma.
3-O traçado não se adeqüa à posição de Engenho do Matto, e então constroem uma estação de madeira com cobertura de telhas próxima à antiga estação (se fosse a casa amarela) para paradas no local, em atendimento à população já servida a anos pelo trem.
4-A linha original é erradicada, e a estação original (casa amarela) fica isolada, sem trilhos
5-Com a construção de Engenho da Rainha, a estação de madeira é demolida, ficando a antiga (casa amarela) próxima ao traçado da variante de Inhaúma, mas sem ser atendida por ela.
Dado. Vou aglutinar minha resposta em cima dos seus itens de 1 a 5. Não vi nada de mirabolante na sua resposta. Pelo contrário. É perfeitamente plausível ter havido 2 estações de Engenho do Mato sim, principalmente se levarmos em consideração que a Rio D'ouro me pareceu uma ferrovia construída sem maiores planejamentos e aspirações para depois de cumprida a sua missão de ajudar a construir a adutora, virar ferrovia para passageiros.
Pensando por uma vertente, sendo o inventário de estações de 1923, então talvez ainda não houvesse planejamento para construir Engenho da Rainha e a estação então de madeira poderia ter sido reformada nos anos seguintes para uma construção de alvenaria, tornando-se assim a casa da CEDAE.
Por outro lado, levando em consideração a inauguração da variante nova em 1898, ficaria mais plausível que outra estação de madeira fosse construída, uma vez imaginando que o seu traçado não pudesse ser compatível para adjacência a antiga estação. Apesar de admitir que é possível, até agora pelo menos :HH: creio que tenha havido uma estação apenas.

6-Outro fator que bota lenha na fogueira ! Quando estive na casa amarela com o Julio conversando com os moradores, um senhor nos disse que naquele ponto, as locomotivas a vapor exerciam grande força para vencer o relevo, pois há uma elevação no local. Quando construiram o metrô, "as máquinas vieram e cavaram mais a pedra", segundo suas palavras. Então, acredito que antes do metrô, a EFRdO tenha empreendido escavações mínnimas na rocha, de modo a formar um pequeno vale, um acesso, para chegar a Vicente de Carvalho por este traçado, vale este não muito suficiente pois mesmo assim as locomotivas precisavam pegar muita pressão para vencer a rampa.
Se este vale, aprofundado pelo Metrô, foi feito (ou reforçado, mais escavado) na mesma posição da obra feita pela EFRdO antes, a estação original de Engenho do Matto não poderia ficar por ali, pois a linha original passaria por fora, contornando a elevaçao existente. Apenas a variante via Inhaúma passaria por ali, e ficaria fora do traçado feito pelo Adenilson em amarelo. Se este senhor falou certo, o traçado do Metrô naquele ponto é o mesmo da ferrovia, anteriormente.
o0
Dado. Você tocou em uma coisa importantíssima e talvez involuntariamente tenha me dado uma luz em relação ao traçado da linha antiga (azul). Quando montei o esquema acima, coloquei a linha antiga passando por um terreno baldio. Mas lendo o seu descritivo e aproximando melhor a imagem, vi que esse terreno é formado por pedra.
Isso pode explicar o terrível desvio que a ferrovia teve que descrever, se tornando depois uma curva fechada. A intenção deveria ser desviar da rocha, mas acho que ao mesmo tempo adequar o sistema para atender a estação Engenho do Mato na posição original. Mais abaixo, eu refiz a possível trajetória da Rio D'ouro onde tem uma pista passando atrás de um posto de gasolina.

7-O senhor nos disse que a família dele está ali há 4 séculos (XVIII, XIX, XX e XXI) ! Será que nenhuma informação a mais alguém pode nos dar ? Notei que as mulheres queriam falar algo, mas ele sempre interrompia, como se não quissesse que soubéssemos de algo !
Temos que voltar lá ...
Dado. Sendo uma família de 4 séculos no local, talvez eles tenham fotos da região de várias épocas!
Adenilson, você apontou os locais das estações, mas as nomeou como "Boca do Mato" na imagem de satélite.
;) Nem sei como cometi esse vacilo. Boca do Mato é um bairro expremido entre o Lins, Méier e o alto Engenho de Dentro. Já corrigi. Valeu a dica.
Em relação aos 2kms citados por Max Vasconcellos, também não entendi, a não ser que sejam contados de Vicente de Carvalho até o cruzamento com a Linha Auxiliar.
:WK:
Para ser sincero, eu tentei interpretar a distância a Tomás Coelho a partir de Engenho da Rainha, uma vez que a referência do tópico era essa. Tentei seguir o traçado da ferrovia, mas deu em torno de 1,5 Km :ttn:
Mais tarde eu volto ... última semana de férias e AGORA que pude começar a agitar algo pra mim. Maior correria !
Mas estou no celular, ligado nas informações !
okk
Só para complementar, aquela mapa postado pelo Melekh que indica as estações por bolinhas e mostra Engenho do Mato somente na variante nova, não deve ser levado muito em consideração. Já detectei 2 erros nesse mapa. Um deles foi que eles inseriram o ramal de Arará no trecho sinuoso próximo a Herédia de Sá quando mesmo já tinha sido retilinizado.
Outro erro foi na estação de Irajá. Pelo mapa, a estação ferroviária ficava do mesmo lado da Automóvel Clube em relação a Monsenhor Félix onde fica a estação do metrô, onde sabemos todavia, que a estação de trem ficava depois da Monsenhor Félix (sentido Colégio)


Abaixo, segue algumas correções que fiz depois que li a sua descrição sobre a rampa e reparei na questão da pedra. Refiz o trajeto da linha original contornando a pedra e sendo assim, contém algumas diferenças em relação a postagem de hoje a tarde, a qual só editei o nome da estação.

Imagem

Breve abrirei um Tópico, com a Variante Nova - Liberdade Engenho do Matto , via Inhaúma

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 19 Jun 2012, 19:32

Pessoal, boa noite !
Primeiro quero parabenizar pela abertura deste novo tópico. Poderemos concentrar as informações do trecho aqui !
Antes de descrever minha expedição ao AGCRJ hoje, adianto que Engenho do Matto por enquanto continua em uma incógnita. Depois explicarei.
Quero fazer uma pergunta: será que Liberdade existia na variante original da EFRdO ???
Ela não aparece nas tabelas de horários antigos, e nem no mapa de 1900.
Estava pensando nisso hoje ... será que ela só passou a existir quando construiram a variante por Inhaúma ?
Outra coisa que reparei: a estação de Pilares, no mapa de 1900, não está marcada exatamente no Largo de Pilares.
É impressão minha ou é isso mesmo ???
:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 20 Jun 2012, 13:15

Fala amigo.
É sempre um prazer falar com você ou ler um post seu.
O meu objetivo é esclarecer essa confusão de nomes que houve em relação a estação José dos Reis, cuja maioria dos mapas faz referência à parada que está de fato em frente a Rua Henrique Scheid.
Pergunto a você, ao Dado e a quem quiser colaborar, se existe algum mapa da SMU com a parada José dos Reis indicada como no Guia Briguiet.
Reforçando aqui Melekh, os mapas de SMU que você postou sendo de Henrique Scheid e J.Reis na realidade são da mesma esquina e são as mesmas edificações, portanto, a rigor, não existe nada indicado de estação ou parada na esquina da José dos Reis com Estrada de Santa Cruz, salvo a foto que eu e o Dado vimos no AGCRJ com a construção bizarra :O que existe lá

Vou começar a garimpar documentos e fotos que tenham referência com as duas paradas, caso contrário assumiremos que o Guia Briguiet está errado e/ou que um nome substituiu o outro. okk
Melekh escreveu:Adenilson,


Estamos apostando em todas as possibilidades.
Voce postou justamente quando eu estava transferindo as postagens relativas a este trecho.

Eu entendi a sua colocação e como disse, brevemente teremos desvendado todo o misterio que envolve a Rio D'Ouro, pois estamos tendo acesso a documentos que nem aventávamos que existisse.

continua...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 20 Jun 2012, 13:36

DadoDJ escreveu:Pessoal, boa noite !
Primeiro quero parabenizar pela abertura deste novo tópico. Poderemos concentrar as informações do trecho aqui !
Antes de descrever minha expedição ao AGCRJ hoje, adianto que Engenho do Matto por enquanto continua em uma incógnita. Depois explicarei.
Quero fazer uma pergunta: será que Liberdade existia na variante original da EFRdO ???
Ela não aparece nas tabelas de horários antigos, e nem no mapa de 1900.
Estava pensando nisso hoje ... será que ela só passou a existir quando construiram a variante por Inhaúma ?
Dado, acho que você advinhou o meu pensamento. Eu estava para postar alguma coisa colocando isso para depois perguntar a você, se já tinhas tido contato com algum documento com essa referência.
Sabe por quê fiquei com essa dúvida? Não foi pelos documentos, pois para lembrar da seqüência de estações que toda hora muda em termos de Rio D'ouro, eu teria que ler post por post.
O que me chamou atenção foi a diversidade de mapas e da forma de como retratam a região.
Os mapas e esquemas mais antigos (época que a Rio D'ouro só tinha a variante antiga, mas que a Melhoramentos já existia) mostram o cruzamento das duas ferrovias no pátio inferior de Liberdade, mas sem passar por ela.
Outros mapas e esquemas que mostram as duas variantes da Rio D'ouro coexistindo, além da Melhoramentos (um deles é o guia briguiet), mostram a variante antiga fazendo uma curva como se fosse exclusivamente para a variante nova e logo no pátio superior de Liberdade, mostra a variante antiga, cruzando com a nova e imediatamente depois, cruzando com a Melhoramentos.
Será que houve uma alteração no pátio quando a variante nova foi criada?
Para mim, sinceramente não acredito nessa possibilidade do cruzamento das 2 variantes da Rio D'ouro.
Acharia mais fácil construir curvas suaves em direção a Liberdade (Rio D'ouro), como desvios do trecho reto e pré-existente da variante antiga.
Veja que na frase anterior eu coloco Liberdade da Rio D'ouro, mas como contemporânea da variante nova, que por sua vez é apenas 2 anos mais nova que a Melhoramentos.
Tudo indica que antes da Melhoramentos não existia parada ali, mas com a construção desta ferrovia e da parada Liberdade pouco depois de 1896, menos de 2 anos se passaram para a variante nova da Rio D'ouro ser construída e automaticamente uma estação homônima da já existente na Melhoramentos.
Vamos aos documentos okk


Outra coisa que reparei: a estação de Pilares, no mapa de 1900, não está marcada exatamente no Largo de Pilares.
É impressão minha ou é isso mesmo ???
:WK:
É verdade. Ainda falta para mim, fazer comentários sobre a postagem do Melekh em relação a Pilares e ia fazer esse comentário.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 21 Jun 2012, 18:02

Dado, valeu pela força.
Essas pesquisas são como um combustível, muito legal.
Nossa você saiu em campo, sua vitoria será a nossa e assim foi quando Adenilson e o Hugo nos brindou com fotos, os documentos esclarecem, mas as fotos falam mais alto.
Cada companheiro que aparece com novas fotos, é como estivéssemos lá.


Eu abri este novo tópico atendendo a sugestão dos companheiros, pois já estava saturando o da Linha Tronco.

A estação de Pilares, nos únicos mapas que temos até agora não está marcada exatamente no mesmo lugar; uma configura no Largo de Pilares e a outra um pouco antes.
Precisamos pesquisar mais a respeito disso, pois paira agora essa duvida.
.

Companheiros, eu particularmente acredito que Liberdade já existia na variante original da EFRD, tendo em vista que o local era de interesse do povoado local, inclusive com a estação Del Castilho da Melhoramentos, já atendendo a demanda.

No Mapa do Guia Briguiet 1911 ela está configurada, mas como temos duvidas em relação a este mapa...

Outro ponto para se discutir é que Liberdade foi desativada quando a E.F.C.B tomou a EFRD para si e passou a se utilizar da Linha Auxiliar, isso após acabar de vez com o trecho Caju – Liberdade.

Foi estabelecido que a estação Del Castilho da antiga Melhoramentos, já EFCB, passe a atender a Auxiliar e a finada Rio D’Ouro.

A Estação Venda Grande aparece tanto na variante antiga quanto na nova.

Tenho que procurar nos documentos sobre a Estação Liberdade..

Por fim, deixo uma planta que já havia sido postada no antigo fórum TGVBR que demostra a complexidade Del Castilho X Liberdade.


Imagem

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Adenilson .

Faço as suas palavras as minhas, é sempre uma grande satisfação quando estamos em contato, seja nas postagens, nas conversas ou pessoalmente.

Falando sobre José dos Reis, esta aparece nas tabelas, já Henrique Scheid, nos relatórios.

Na planta da SMU que postei com sendo de Henrique Scheid e José dos Reis não havia percebido que se tratava das mesmas edificações.

Agora presumo que as Estações Henrique Scheid e José dos Reis eram duas estações diferentes, isso podemos ver no rodapé do documento abaixo, que fala da supressão de horários de algumas estações, incluindo as duas aqui citadas.

Imagem

Acredito que em breve termos fotos das mesmas, pois o pessoal está empenhado nas buscas.


Abração.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por DadoDJ » 22 Jun 2012, 11:07

Será que José dos Reis seria um ramal, ou seja, a linha que saía pouco antes de Inhaúma e passava pela R.José dos Reis ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Adenilson » 22 Jun 2012, 11:45

Dado e Melekh.
Eu interpretaria da mesma forma que o Dado. Parece que a citação de José dos Reis é em relação ao ramal.
As coisas começam a fazer sentido, pelo menos a princípio.
Eu tinha levantado essa questão em uma resposta recente quando me lembrei que o Dado tinha visto uma mapa no AGCRJ, se não me engano, que mostrava a linha interrompida na
atual José dos Reis. Acho que foi em 1907 ou 1904.
Juntando isso com a questão dúbil do nome e principalmente pelo fato de algumas grades constarem Botafogo e não Inhaúma, a coisa começa a fezer sentido.
De qualquer forma, esse ramal sairia antes da estação de Inhaúma, o que é estranho.

Olha outra bomba surgindo!

Agora na grade da Rio D'ouro, a estação de São Francisco Xavier é citada com o nome na ítegra, mas ligando esse fato ao outro, seria de fato, um posto telefônico.
Eita ferrovia louquinha!! :ttn:

Dado. Como administrador, seria legal você checar as postagens desse tópico com as que foram feitas na linha tronco, transferir para cá o que não tiver sido feito e apagar depois os de lá.
Realmente o tópico estava ficando saturado de páginas.

Outra sugestão que faço é abrir um tópico somente com os quadros de estações da Rio D'ouro em diversas épocas. Com os quadros juntos e postados em um só local, poderemos organizar melhor o raciocínio e tentar entender o que aconteceu nessa ferrovia, apesar que desconfio que nem as pessoas que trabalharam nela, entenderam. :lol:

Obs: Estou meio atolado, mas pretendo ainda fazer comentários sobre Pilares e responder ao Melekh sobre a grade de horários das Rio D'ouro. okk

DadoDJ escreveu:Será que José dos Reis seria um ramal, ou seja, a linha que saía pouco antes de Inhaúma e passava pela R.José dos Reis ?

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”