Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M
Enviado: 03 Jul 2012, 14:09
Vou postar um desenho com o posicionamento da Estação de acordo como PAL que postei ontem. Lembrando que a data não está legível, mas termina com 4. Como houveram modificações datadas de 1948 e 1949, a data do mesmo deve ser 1944 ou no máximo 1934.
Em verde, eu representei os lotes. Notem que parte daquele quarteirão foi abaixo para a construção dos acessos ao viaduto e desvio da Automóvel Clube com o mesmo fim.
Os lotes são importantes para localizar a Estação, pois os mesmo ainda estão lá até hoje.
Em vermelho, indiquei o leito original da Automóvel Clube, pelo menos da época do PAL, que devia ser muito próximo ao de 1929.
Em amarelo, da mesma forma, o leito da EFRdO na mesma época.
Em laranja o leito aproximado da Estrada Velha da Pavuna.
Em rosa, a elevação que foi bastante arrasada e, exatamente por hoje estar muito modificada (escavada para o leito do metrô e para o outro lado da Automóvel Clube, os viadutos tendo sido construído em suas abas, etc), não lembra o morro mais baixo que aparece na foto antiga de 29, mas antes das modificações devia ser assim mesmo. Notem que há um enorme corte na pedra junto à Automóvel Clube do outro lado, indicado pela seta em preto.
A partir da posição dos lotes, pude localizar o exato ponto da Estação, segundo o PAL que está indicado pelo círculo azul.
Em verde, eu representei os lotes. Notem que parte daquele quarteirão foi abaixo para a construção dos acessos ao viaduto e desvio da Automóvel Clube com o mesmo fim.
Os lotes são importantes para localizar a Estação, pois os mesmo ainda estão lá até hoje.
Em vermelho, indiquei o leito original da Automóvel Clube, pelo menos da época do PAL, que devia ser muito próximo ao de 1929.
Em amarelo, da mesma forma, o leito da EFRdO na mesma época.
Em laranja o leito aproximado da Estrada Velha da Pavuna.
Em rosa, a elevação que foi bastante arrasada e, exatamente por hoje estar muito modificada (escavada para o leito do metrô e para o outro lado da Automóvel Clube, os viadutos tendo sido construído em suas abas, etc), não lembra o morro mais baixo que aparece na foto antiga de 29, mas antes das modificações devia ser assim mesmo. Notem que há um enorme corte na pedra junto à Automóvel Clube do outro lado, indicado pela seta em preto.
A partir da posição dos lotes, pude localizar o exato ponto da Estação, segundo o PAL que está indicado pelo círculo azul.