EF Rio D'Ouro - Locomotivas
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EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Fuçando aqui nos meus alfarrábios encontrei algumas fotos de locomotivas da Rio D'Ouro.
Vamos a elas:
As três primeiras, foram feitas no finalzinho da década de 60, em Belford Roxo. Essas máquinas eram originalmente parte da frota da Linha Auxiliar. Foi lá que após a eletrificação da Linha Auxiliar e da variante da Pavuna, ficou confinado o parque de locomotivas a vapor da estrada que fazia a conexão para Jaceruba, Rio D'Ouro e Xerem. Durou só alguns poucos anos.
As duas últimas são de fotos dos fabricantes, a primeira da Baldwin, da máquina 16, uma Mogul de pequeno porte. A 1113, flagrada em B. Roxo pelo Guido, pode ser de uma locomotiva irmã ou semelhante. Só não encontrei referência no álbum da Central.
A última, é de uma das 3 ten-wheelers compradas na Suécia em 1924. Na Rio D'Ouro receberam os números 11 a 13, sendo posteriormente renumeradas 1051 a 1053 pela Central. O fabricante foi Nydqvist ob Holm ab, e as máquinas só entraram em operação em 1926. Este fabricante, embora tradicional na Suécia, não foi um importante exportador de locomotivas a vapor, sendo essas 3 as únicas a serem exportadas ao Brasil. E na Argentina, o Ferrocarril Provincial adquiriu do mesmo fornecedor 27 locomotivas Pacific no ano 1924.
O parque de locomotivas de bitola métrica da Central é muito interessante, com máquinas de toda espécie e dos mais variados fabricantes, fruto das fusões e nacionalizações ocorridas na primeira metade do século XX.
Vamos a elas:
As três primeiras, foram feitas no finalzinho da década de 60, em Belford Roxo. Essas máquinas eram originalmente parte da frota da Linha Auxiliar. Foi lá que após a eletrificação da Linha Auxiliar e da variante da Pavuna, ficou confinado o parque de locomotivas a vapor da estrada que fazia a conexão para Jaceruba, Rio D'Ouro e Xerem. Durou só alguns poucos anos.
As duas últimas são de fotos dos fabricantes, a primeira da Baldwin, da máquina 16, uma Mogul de pequeno porte. A 1113, flagrada em B. Roxo pelo Guido, pode ser de uma locomotiva irmã ou semelhante. Só não encontrei referência no álbum da Central.
A última, é de uma das 3 ten-wheelers compradas na Suécia em 1924. Na Rio D'Ouro receberam os números 11 a 13, sendo posteriormente renumeradas 1051 a 1053 pela Central. O fabricante foi Nydqvist ob Holm ab, e as máquinas só entraram em operação em 1926. Este fabricante, embora tradicional na Suécia, não foi um importante exportador de locomotivas a vapor, sendo essas 3 as únicas a serem exportadas ao Brasil. E na Argentina, o Ferrocarril Provincial adquiriu do mesmo fornecedor 27 locomotivas Pacific no ano 1924.
O parque de locomotivas de bitola métrica da Central é muito interessante, com máquinas de toda espécie e dos mais variados fabricantes, fruto das fusões e nacionalizações ocorridas na primeira metade do século XX.
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- DadoDJ
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Nossa, que fotos fantásticas !!!
Só não sei se devo manter este tópico aqui ou transferir para o fórum de material rodante, onde inclusive tem um tópico sobre composições da EFRdO ...
Por enquanto deixarei por aqui ... abrir este tópico foi uma ótima iniciativa !
Valeu, Juan !
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- Usuário Diamante
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Juan, excelente fotos! Não conhecia a da 1086. Quanto a 1113 esta era mina paixão quando da minha infancia/adolescencia , era original da Rio Douro e era a propria 16... ainda foi renumerada para 33 e por fim 1113. Se observar bem a foto do Guido, ela tem os truques do tender diferentes... Em 1966 e 67 ela fazia o lastro e muitas vezes estava no trecho de Belford roxo, tinha que vir até Pavuna para dar passagem aos eletricos...quando ela ficava manobrando em Pavuna, aí eu a ficava namorando... Cheguei a fazer um desenho dela na escala para On30. (em anexo).
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- DadoDJ
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Minha nossa ! ! !
Fantástica ilustração, Hugo !
Que legal !
Parabéns !
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Maravilhoso o desenho, Hugo. Aliás aquele desenho da Pacific na estação de São Lourenço também é teu, não é?
Conforme escrevi em um outro post da EFRD, já estão juntando material mais que suficiente para escrever um livro.
Conforme escrevi em um outro post da EFRD, já estão juntando material mais que suficiente para escrever um livro.
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- Usuário Diamante
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Pessoal, estive fora da internet por uns dias, talvez mais de uma semana, devido a reconfiguração do computador, mas estamos aí. Primeira mente, queria perguntar ao Jean se ele teria mais foto da 1113, pois pretendo modelá-la e não sei como é o outro lado. Mas aqui vou pòr foto da 1261, uma Baldwin de 1893 original da Rio Douro, onde teve o nr 14. É uma 2-8-0 e teve sua caldeira trocada em 1924 ou 25.... mas o caso é outro: a foto, peguei do site da CBTU. Mostra uma bitola mista. Aí começa: Até onde eu sei, na Rio Douro tentaram pôr bitola mista no trecho de Del Castilho a B Roxo. De Pavuna a B Roxo colocaram devido a posterior eletrificação da Linha Auxiliar. Muito bem, aqui a questão: queimei pestana e não identifiquei o local. Não creio que seja no ramal de S Mateus a Japeri devido: a loco é originaria da Rio Douro ... segundo: os caros são pequenos, tipicos da Rio Douro. Os carros do ramal de S Mateus eram grandes, identicos aos que estão em S Lourenço. E as locomotivas desse ramal )S Mateus a Japeri e daí até Vassouras, eram tipo a 1170, daí serem chamadas de "Valencianas" pois pertenciam so depósito de Valença. ... O lugar que achei mais provavel seria Coelho Neto, devido aos morros, mas também deixa duvidas... a loco foi baixada em 1964. Sugeria mostrar a foto ao Salomão pra ver se ele dá um palpite melhor.
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- DadoDJ
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Hugo, vou copiar esta sua última postagem para o tópico da EFRO - Linha Tronco.
Lá eu explico o porquê ...
Lá eu explico o porquê ...
- DadoDJ
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Pessoal, hoje estava fazendo uma pesquisa de informações sobre a locomotiva azul que está semi-enterrada no antigo pátio de São Diogo e encontrei, no fórum TGVBR, o resultado da entrevista feita com o pesquisador de Xerém sr.Ranulfo, entrevista esta feita pelo NandoRJ (cadê você ?!) e por mim na estação D.Pedro II. Colocarei algumas informações em outros tópicos, mas sobre as locomotivas postarei aqui, já que o sr.Ranulfo me pareceu bem exato e detalhista em relação a tudo que foi dito. Vamos lá:
Me lembro que o Hugo Salomão falou também sobre uma locomotiva chamada por eles e seus amigos de infância (todos falecidos ) de 1007. Esta locomotiva era enfeitada por eles em dias de excursão para as represas e outras festividades, isso na década de 1930/1940 ...
Aos especialistas sobre locomotivas a vapor, podem confirmar estas informações ?NANDORJ escreveu: Como eu havia prometido a todos fiz a entrevista com o sr Ranulfo, foi bem instrutiva e legal. A mesma teve a participação do forista Dadodj, que participou e filmou uma parte dela , estou postando a parte teórica,ainda ficarei devendo desenhos e algum detalhe que eu tenha esquecido. Se o Dado lembrar de algo ele posta também.
Horários das composições:
Saída de Belfort Roxo
6:55
11:55
15:55
19:55
Saída de Xerém
9:35
14:35
16:35
18:35
Cada horário estranho, sendo quatro pares de viagens ao dia.
Locomotivas que serviram do período de 1958 ate sua total erradicação em 1969:
1051
1070
1071
1072
1073
1074
1080
1081
1084
1086
1087
1088
1089
1113
1506 A pobre coitada da locomotiva azul enterrada no abrigo São Diogo, com seu sino, farol e dístico numérico sendo preservados no prédio da extinta RFFSA.
Me lembro que o Hugo Salomão falou também sobre uma locomotiva chamada por eles e seus amigos de infância (todos falecidos ) de 1007. Esta locomotiva era enfeitada por eles em dias de excursão para as represas e outras festividades, isso na década de 1930/1940 ...
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- Usuário Diamante
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Re: EF Rio D'Ouro - Locomotivas
Locomotiva 14 da Rio Douro.
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