Estação Praia Pequena
-
- Administrador
- Mensagens: 144
- Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Estação Praia Pequena
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Estação Praia Pequena
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Praia Pequena
Companheiros,
Primeiramente quero pedir desculpas por publicar uma foto adquirida na Praça XV, que constava a informação Praia Pequena.
Retirei a mesma, pois pesquisando por fotos, pude encontrá-la como sendo de MOGI DAS CRUZES.
Vide o link: http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/mcruzes.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Acredito que o vendedor das fotos tenha notado o nosso interesse por fotos de trens e estações, logo está garimpando as mesmas para nos repassar.
Irei procurá-lo para pedir explicações.
Abraços!
Primeiramente quero pedir desculpas por publicar uma foto adquirida na Praça XV, que constava a informação Praia Pequena.
Retirei a mesma, pois pesquisando por fotos, pude encontrá-la como sendo de MOGI DAS CRUZES.
Vide o link: http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/mcruzes.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Acredito que o vendedor das fotos tenha notado o nosso interesse por fotos de trens e estações, logo está garimpando as mesmas para nos repassar.
Irei procurá-lo para pedir explicações.
Abraços!
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Praia Pequena
Melekh, não precisa se desculpar.
Inclusive vi que hoje você tentou me ligar, mas eu estava enrolado com a chuva, cheio de bolsas e mais o guarda-chuva nas mãos, e nem ouvi o telefone tocar. Mas acredito que você queria me falar sobre este tópico.
O que eu estava pensando e conversei com o Adenilson, é que pode acontecer de vendedores da feira tentar nos enganar, tanto em relação aos preços, como você citou anteriormente; quanto nos enganar em relação à nomenclatura de estações. Aquela letra usada na imagem, dizendo "Praia Pequena" tava na cara que era de computador, possivelmente enquanto ele pediu para você voltar mais tarde ele fazia a "maquiagem" em uma foto qualquer. Infelizmente é o que parece, uma tentativa de te ludibriar, diretamente ou indiretamente (de repente ele foi buscar essa foto com outra pessoa, e essa outra pessoa ludibriou ele, fazendo a montagem). Seria interessante se você pudesse reaver o seu dinheiro e mostrasse que a estação mostrada não tem nada a ver com Praia Pequena (ainda não vi o link que vc postou).
Quando eu e o Adenilson vimos a imagem achamos estranho, tanto pela quantidade de linhas no pátio quanto pela inexistência de proximidade tanto da Av.de Santa Cruz (Suburbana) quanto pelo Rio Jacaré, que deveriam estar próximos do leito naquele ponto.
De qualquer forma, as outras fotos que vc adqüiriu são bem legais ! Aquela estação mostrada parcialmente eu a vi no Facebook semana passada, postada pelo Jorge A.Ferreira Jr., mas não a encontro no site Estações Ferroviárias ! Tenho quase certeza que fica na região de Valença, Vassouras, por ali ... eu vou encontrar !
Inclusive vi que hoje você tentou me ligar, mas eu estava enrolado com a chuva, cheio de bolsas e mais o guarda-chuva nas mãos, e nem ouvi o telefone tocar. Mas acredito que você queria me falar sobre este tópico.
O que eu estava pensando e conversei com o Adenilson, é que pode acontecer de vendedores da feira tentar nos enganar, tanto em relação aos preços, como você citou anteriormente; quanto nos enganar em relação à nomenclatura de estações. Aquela letra usada na imagem, dizendo "Praia Pequena" tava na cara que era de computador, possivelmente enquanto ele pediu para você voltar mais tarde ele fazia a "maquiagem" em uma foto qualquer. Infelizmente é o que parece, uma tentativa de te ludibriar, diretamente ou indiretamente (de repente ele foi buscar essa foto com outra pessoa, e essa outra pessoa ludibriou ele, fazendo a montagem). Seria interessante se você pudesse reaver o seu dinheiro e mostrasse que a estação mostrada não tem nada a ver com Praia Pequena (ainda não vi o link que vc postou).
Quando eu e o Adenilson vimos a imagem achamos estranho, tanto pela quantidade de linhas no pátio quanto pela inexistência de proximidade tanto da Av.de Santa Cruz (Suburbana) quanto pelo Rio Jacaré, que deveriam estar próximos do leito naquele ponto.
De qualquer forma, as outras fotos que vc adqüiriu são bem legais ! Aquela estação mostrada parcialmente eu a vi no Facebook semana passada, postada pelo Jorge A.Ferreira Jr., mas não a encontro no site Estações Ferroviárias ! Tenho quase certeza que fica na região de Valença, Vassouras, por ali ... eu vou encontrar !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Praia Pequena
Melekh.
Eu estava esperando um tempo maior para responder adequadamente essa pergunta.
As plantas de 1917 mostraram-se reveladoras.
Verificamos poucas paradas da Rio D'ouro até então com plataformas. Na época, nem Irajá, Colégio e Areal por exemplo tinham plataforma.
Dentro do município as únicas paradas com altura de plataforma eram: Cajú, Benfica e Liberdade. As outras não possuiam a altura do nível do mar da plataforma, então concluí que não possuia.
Essa planta de 1917 já é de uma época que a Rio D'ouro já passava por Inhaúma, mas no trecho Capão do Bispo-E.Mato, as estações já comprovadamente com plataforma eram a última e J.Reis. Pilares provavelmente tinha e na minha opinião, Capão do Bispo não tinha.
Sobre a tentativa dos vendedores de ludibriar os interessados nas fotos, isso é fato e cabe a nós, pesquisadores ferroviários, filtrarmos isso e levantarmos todas as possibilidades antes de adquirirmos algo que está sendo vendido bem caro, por sinal.
Aquela foto não poderia ser de Praia Pequena por vários aspectos.
1) Vasto pátio com plataformas e prédios vultuosos.
2) A ausência da Estrada de Santa Cruz.
3) Uma via perpendicular que apenas se justificaria se a foto tivesse espelhada.
4) Na foto tirada da fábrica O Cruzeiro, 1924 talvez, mostra ainda a Rio D'ouro e um pátio grande assim apareceria.
A planta de 1917 e outras de SMU mostraram que Praia Pequena possuia uma chave de desvio no pátio superior e inferior para cruzamento de trens e espera. No meio, aparentemente nada como uma plataforma. No máximo um montinho de terra compactada como tinha em Irajá, antes da construção da estação de alvenaria.
Abaixo segue uma foto de 1930, já postada no fórum, tirada do lado oposto da Suburbana onde era a parada de Praia Pequena. Imagino que não mais de uns 5 ou 6 anos depois da retirada dos trilhos.
Do outro lado, vemos um matagal. Ali era exatamente o final do pátio de Praia Pequena. Uma foto que o Dado postou mostrou que em 1910, a Suburbana já era pavimentada em Benfica, mas não dá para especular aí.
Acho que pelo menos na direção da parada, não havia calçada e o segundo trilho avançava para dentro no que é na foto, a calçada.
Segue a foto abaixo. Repara que já há trilhos de bonde.
Abaixo, uma aerofotogrametria de 1928, menos de 2 anos antes da foto acima.
A seta vermelha representa a estação de Vieira Fazenda, a seta Bege, representa o final do pátio de Praia Pequena, que aparece na foto e o círculo azul, representa o local aproximado de onde foi tirada a foto acima.
Repare que parece haver resquícios de trilhos sobre a grama.
Obs: A foto abaixo está bastante ampliada.
Eu estava esperando um tempo maior para responder adequadamente essa pergunta.
As plantas de 1917 mostraram-se reveladoras.
Verificamos poucas paradas da Rio D'ouro até então com plataformas. Na época, nem Irajá, Colégio e Areal por exemplo tinham plataforma.
Dentro do município as únicas paradas com altura de plataforma eram: Cajú, Benfica e Liberdade. As outras não possuiam a altura do nível do mar da plataforma, então concluí que não possuia.
Essa planta de 1917 já é de uma época que a Rio D'ouro já passava por Inhaúma, mas no trecho Capão do Bispo-E.Mato, as estações já comprovadamente com plataforma eram a última e J.Reis. Pilares provavelmente tinha e na minha opinião, Capão do Bispo não tinha.
Sobre a tentativa dos vendedores de ludibriar os interessados nas fotos, isso é fato e cabe a nós, pesquisadores ferroviários, filtrarmos isso e levantarmos todas as possibilidades antes de adquirirmos algo que está sendo vendido bem caro, por sinal.
Aquela foto não poderia ser de Praia Pequena por vários aspectos.
1) Vasto pátio com plataformas e prédios vultuosos.
2) A ausência da Estrada de Santa Cruz.
3) Uma via perpendicular que apenas se justificaria se a foto tivesse espelhada.
4) Na foto tirada da fábrica O Cruzeiro, 1924 talvez, mostra ainda a Rio D'ouro e um pátio grande assim apareceria.
A planta de 1917 e outras de SMU mostraram que Praia Pequena possuia uma chave de desvio no pátio superior e inferior para cruzamento de trens e espera. No meio, aparentemente nada como uma plataforma. No máximo um montinho de terra compactada como tinha em Irajá, antes da construção da estação de alvenaria.
Abaixo segue uma foto de 1930, já postada no fórum, tirada do lado oposto da Suburbana onde era a parada de Praia Pequena. Imagino que não mais de uns 5 ou 6 anos depois da retirada dos trilhos.
Do outro lado, vemos um matagal. Ali era exatamente o final do pátio de Praia Pequena. Uma foto que o Dado postou mostrou que em 1910, a Suburbana já era pavimentada em Benfica, mas não dá para especular aí.
Acho que pelo menos na direção da parada, não havia calçada e o segundo trilho avançava para dentro no que é na foto, a calçada.
Segue a foto abaixo. Repara que já há trilhos de bonde.
Abaixo, uma aerofotogrametria de 1928, menos de 2 anos antes da foto acima.
A seta vermelha representa a estação de Vieira Fazenda, a seta Bege, representa o final do pátio de Praia Pequena, que aparece na foto e o círculo azul, representa o local aproximado de onde foi tirada a foto acima.
Repare que parece haver resquícios de trilhos sobre a grama.
Obs: A foto abaixo está bastante ampliada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Praia Pequena
Adenílson, o local exato da foto é a Av. Suburbana esquina com Av, dos Democráticos, onde se localiza a favela do Jacarézinho. No local funcionava a antiga cracolândia, e em frente , após a esquina, se situa atualmente a Cidade da Polícia. É só conferir...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Praia Pequena
Adenílson, o local exato da foto é a Av. Suburbana esquina com Av, dos Democráticos, onde se localiza a favela do Jacarézinho. No local funcionava a antiga cracolândia, e em frente , após a esquina, se situa atualmente a Cidade da Polícia. É só conferir...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Praia Pequena
Tchê. Exatamente!
Você entendeu bem a localidade.
O traçado original da Rio D'ouro passava pela Suburbana, chamada na época de Estrada de Santa Cruz.
Era em linha singela. Ao chegar na Parada de Praia Pequena, havia uma chave e a linha se tornava dupla, mas aparentemente e pelos documentos apresentados, não havia uma plataforma. Depois do pátio, voltava a ser singela.
A Avenida dos Democráticos na época era chamada de Estrada da Penha.
Repare na aerofotogrametria de 1928, na legenda que coloquei em preto, a palavra Rio D'ouro. Se atente à letra "r" da palavra "ouro" e suba uma perpendicular imaginária até a Suburbana. Você verá uma pequena ponte a direita da via, no sentido Del Castilho.
Ali passava a linha singela. Quem chamou a atenção para essa ponte na primeira vez que postei a foto foi o Dado.
Essa ponte passava em cima do Rio Jacaré e havia depois um manguezal, que dá até para perceber nessa foto aérea, mas em épocas mais remotas era ainda maior. Esse manguezal se juntava com o que vinha de Manguinhos e ali formava algo parecido com uma praia. Por isso a localidade se chamava Praia Pequena.
Já na foto de 1930, vemos o local da ex parada de Praia Pequena onde era um matagal, do outro oposto da Suburbana onde aparece uns homens capinando.
Mais ao fundo ainda, no sentido da via, vemos um bonde e mais atrás dele, no sentido da direita, a esquina com a Avenida dos Democráticos.
O círculo azul que desenhei na aerofotogrametria de 1928 representa o local aproximado de onde seria 2 anos depois, tirada a foto de 1930.
Hoje o local que era ocupado pela parada de Praia Pequena existe uma praça que dá acesso a uma via favelizada que termina na Avenida dos Democráticos.
Você entendeu bem a localidade.
O traçado original da Rio D'ouro passava pela Suburbana, chamada na época de Estrada de Santa Cruz.
Era em linha singela. Ao chegar na Parada de Praia Pequena, havia uma chave e a linha se tornava dupla, mas aparentemente e pelos documentos apresentados, não havia uma plataforma. Depois do pátio, voltava a ser singela.
A Avenida dos Democráticos na época era chamada de Estrada da Penha.
Repare na aerofotogrametria de 1928, na legenda que coloquei em preto, a palavra Rio D'ouro. Se atente à letra "r" da palavra "ouro" e suba uma perpendicular imaginária até a Suburbana. Você verá uma pequena ponte a direita da via, no sentido Del Castilho.
Ali passava a linha singela. Quem chamou a atenção para essa ponte na primeira vez que postei a foto foi o Dado.
Essa ponte passava em cima do Rio Jacaré e havia depois um manguezal, que dá até para perceber nessa foto aérea, mas em épocas mais remotas era ainda maior. Esse manguezal se juntava com o que vinha de Manguinhos e ali formava algo parecido com uma praia. Por isso a localidade se chamava Praia Pequena.
Já na foto de 1930, vemos o local da ex parada de Praia Pequena onde era um matagal, do outro oposto da Suburbana onde aparece uns homens capinando.
Mais ao fundo ainda, no sentido da via, vemos um bonde e mais atrás dele, no sentido da direita, a esquina com a Avenida dos Democráticos.
O círculo azul que desenhei na aerofotogrametria de 1928 representa o local aproximado de onde seria 2 anos depois, tirada a foto de 1930.
Hoje o local que era ocupado pela parada de Praia Pequena existe uma praça que dá acesso a uma via favelizada que termina na Avenida dos Democráticos.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Praia Pequena
Acredito que o traçado antigo "conviveu" com o novo por um bom tempo. Na época da foto, o traçado antigo já desativado, estava sendo totalmente erradicado com a retirada dos trilhos.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Praia Pequena
Tchê. No tópico que foi "trancado" pelo Dado sobre a Rio D'ouro, há um vasto material, a maior parte postado por ele, onde em relatórios ministeriais, há a citação que trens da Rio D'ouro já saiam da estação Praia Formosa, isso na década de 10 (séc XX), devido ao apelo popular que a estação inicial fosse mas próxima ao centro e nesse caso, o leito utilizado era o da Melhoramentos, que era métrica, nessa época, até Del Castilho.
Nesse período havia saídas diferenciadas de trens a partir de Alfredo Maia e Cajú, porém o trecho na "Suburbana" entre Del Castilho e E.Mato já tinha sido erradicado, permanecendo o trecho original apenas entre o Cajú e Del Castilho (Liberdade).
Essa mudança trouxe um aumento significativo de passageiros para a Rio D'ouro, mas houve problemas de ordem administrativa e essa opção regrediu.
Finalmente em 1922, a estação Francisco Sá foi inaugurada e o tráfego a partir do Cajú pelo trecho inicial original foi erradicado.
Em um desses relatórios, foi explicado que trabalhadores de algumas fábricas dentro do trecho original até Liberdade (Del Castilho) fizeram um manifesto para que o trecho original continuasse a ser utilizado e isso realmente aconteceu. A saída do Cajú permanceceu em "convívio cronológico" com a saída de Francisco Sá, assim como já tinha ocorrido na década anterior em relação a Praia Formosa e Alfredo Maia.
Não sei quanto tempo isso durou, mas acho que foi apenas um período de adaptação. O relatório não "menciona" o tempo desse convívio, mas eu especularia que os trilhos devem ter permanecido por ali até 1924 ou 1925 na maioria do trecho.
É claro que nem tudo foi retirado 100%. Até 1 ano atrás, por um "milagre" havia ainda trilhos na Suburbana em uma praça no bairro de Higienópolis. De qualquer forma a erofotogrametria de 1928 mostra que não havia mais sinais visíveis de trilhos ali.
Nesse período havia saídas diferenciadas de trens a partir de Alfredo Maia e Cajú, porém o trecho na "Suburbana" entre Del Castilho e E.Mato já tinha sido erradicado, permanecendo o trecho original apenas entre o Cajú e Del Castilho (Liberdade).
Essa mudança trouxe um aumento significativo de passageiros para a Rio D'ouro, mas houve problemas de ordem administrativa e essa opção regrediu.
Finalmente em 1922, a estação Francisco Sá foi inaugurada e o tráfego a partir do Cajú pelo trecho inicial original foi erradicado.
Em um desses relatórios, foi explicado que trabalhadores de algumas fábricas dentro do trecho original até Liberdade (Del Castilho) fizeram um manifesto para que o trecho original continuasse a ser utilizado e isso realmente aconteceu. A saída do Cajú permanceceu em "convívio cronológico" com a saída de Francisco Sá, assim como já tinha ocorrido na década anterior em relação a Praia Formosa e Alfredo Maia.
Não sei quanto tempo isso durou, mas acho que foi apenas um período de adaptação. O relatório não "menciona" o tempo desse convívio, mas eu especularia que os trilhos devem ter permanecido por ali até 1924 ou 1925 na maioria do trecho.
É claro que nem tudo foi retirado 100%. Até 1 ano atrás, por um "milagre" havia ainda trilhos na Suburbana em uma praça no bairro de Higienópolis. De qualquer forma a erofotogrametria de 1928 mostra que não havia mais sinais visíveis de trilhos ali.
tche escreveu:Acredito que o traçado antigo "conviveu" com o novo por um bom tempo. Na época da foto, o traçado antigo já desativado, estava sendo totalmente erradicado com a retirada dos trilhos.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Praia Pequena
Tranquei o tópico e ainda pretendo mover os dados para seus respectivos tópicos, organizando-os.
Agora ... dá um trabalho ...
Inclusive não reparem, mas quando eu reiniciar este processo de "migração" dos dados, informações aparecerão nos começos dos tópicos, antes das informações que postamos ... não estranhem, mas vai ficar legal !
Agora ... dá um trabalho ...
Inclusive não reparem, mas quando eu reiniciar este processo de "migração" dos dados, informações aparecerão nos começos dos tópicos, antes das informações que postamos ... não estranhem, mas vai ficar legal !