Estação Acari

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e Belford Roxo
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2013, 23:27

É incrível como tem gente que não gosta de ferrovia. Em quase todos os dias das minhas pesquisas, andei de trem e não importava se eu estava sentado ou em pé.
Eu relaxava de todo o jeito.

O Juscelino Kubitschek foi outro que incentivou tanto a rodovia e ironicamente morreu em acidente de carro. :^:

Agora me chamou a atenção sobre a data que vc deu.
A foto que terei de Acari; segundo o AGCRJ até a próxima sexta-feira; é datada de 11/07/62, então se todas as datas estiverem "batendo", a estação na foto ainda estava em atividade.
Sobre a diferença das lajes, é que parece que E.Rainha tinha uma espessura de cobertura mais fina e uma viga pequena, como se fosse laje pré-fabricada, ao passo que Acari tinha vigas com altura diferente a medida que ia aumentando a distância do centro, onde devia estar o pilar.
É o que acontece com a maioria das estações hoje em dia, como Riachuelo, Sampaio, E.Novo, Méier e etc:

tche escreveu:Olá pessoal, gostaria de ver essa foto... O fato é que o Lacerda recebeu aporte do governo federal na época para utilizar na reforma e manutenção de Rio D´Ouro, mas preferiu utilizá-lo na implantação dos ônibus elétricos na zona sul, que começaram a circular em 3 de Setembro de 1962... Foi quando foi desativado o serviço de passageiros na ferrovia. Lacerda era inimigo de tudo o que circulasse sobre trilhos. A campanha por ele realizada para a extinção dos bondes foi trágica, pois muitos deles foram incendiados nas garagens, portanto ele jamais investiria na Rio D´Ouro...Quanto à estação de Acari, era bem semelhante a Engenho da Rainha, com parte do teto em laje reta.
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Ago 2013, 23:38, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 20 Ago 2013, 23:33

Dado. Se não me engano, a foto era de 1965.
Eu anotei as datas, mas especificamente essa não.

Para você ter uma idéia, parece que a foto foi batida de um helicóptero, pois o morro que tem lá, não daria um ângulo quase em cima do viaduto.
Imagina a foto, de cima para baixo era o viaduto e da esquerda para a direita, a linha auxiliar, de tal forma que Engenheiro Leal estaria a esquerda e Eduardo Araújo, a direita.

O ângulo estava muito fechado no viaduto, então Eduardo Araújo, caso existisse estaria fora da foto, mas eu me lembrei de ver Engenheiro Leal, mesmo sabendo que ao lado do viaduto era a estação antiga. A nova estaria muito a esquerda e fora da foto.
Procurei ver se tinha algum resquício, como dia o Melekh, mas a plataforma antiga era no centro das 2 linhas e parecia ter alguma coisa no canto da linha, mas somente ampliando para ter ceeteza.

Na dúvida e sabendo que ali era o local da antiga estação, não solicitei digitalização da mesma.
Espero ter esclarecido a dúvida, mas qualquer coisa, é só perguntar. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, sobre essa foto da Rua Sidônio Paes, ela seria de que ano ?
Será que não aparece algum resquício da estação Eduardo Araújo, da EF Melhoramentos (Linha Auxiliar) ?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 23 Ago 2013, 16:34

ESTAÇÃO DE ACARI

Pessoal,
Depois de um tempo de buscas, segue fresquinha aqui a foto da estação de Acari, pois hoje mesmo fui busca-la no AGCRJ.
O ângulo é fechado e não dá para ver como era toda a estação, mas como recompensa nos sentiremos como um passageiro esperando o trem da Rio D'ouro.

So para terem uma idéia, a pasta vinha mencionando estação de Engenho da Rainha, mas eu apesar de não ter a foto dela lá na hora dessa estação, me lembrei que a laje não parecia ser tão robusta quanto essa e o entorno estava estranho, mas o que me fez praticamente "bater o martelo" em relação à Acari foi o que parece ser o viaduto da Avenida Brasil ao fundo, mostrando a direção de Coelho Neto.
Eu relutei tanto, que cheguei a pensar que a estrutura ao fundo poderia ser uma passarela mais próxima e muito alta. :lol:

Se forçar um pouquinho, acho que dá até para ver algo dessa estação.

Segue abaixo a imagem com os detalhes da viga com diferente altura a medida que ia aumentando o balanço, a rachadura na plataforma, as duas linhas na chave para a espera de trens, ficando uma de cada lado da estação e a rua a frente como passagem de nível.

Imagino que na época que o Tchê deve se lembrar da estação, o entorno já deveria estar mais urbanizado.

Se por um acaso, não for a estação, terei humildade em trocar a legenda, mas apostaria em 99,5% de ser Acari pelos motivos explicados.
Peço a ajuda dos especialistas da região.

De qualquer forma, me lembro que a estação já foi mostrada de perfil pelo Hugo em uma reportagem de jornal, mas a resolução não estava boa, assim como pela aerofotogrametria de 1975, mas já sem plataforma e cobertura.

Em uma outra reportagem de jornal até com melhor resolução,o Hugo também postou uma foto de jornal quase do mesmo ângulo mostrando o viaduto como abaixo, mas a estação estava atrás do fotógrafo.

Abraços.


ESTAÇÃO ACARI.
Acari1962.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 23 Ago 2013, 17:36

Passando rapidinho para app mais esta conquista!
Valeu, Adenilson!
Show!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 23 Ago 2013, 17:47

A quilometragem na parede da estação poderia ser uma dica, mas aparentemente difere das quilometragens de Acari e Eng.da Rainha constantes no site do Ralph
Parece que o final do n° é "8" ..
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Acari

Mensagem por Adenilson » 23 Ago 2013, 18:07

Dado.
A quilometragem está marcando em metros, pois tem 5 dígitos, ou marcaram em Km, colocando vírgulas e 3 casas decimais.
Passa a impressão dos 2 primeiros números serem 1 e 8.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 23 Ago 2013, 19:21

Me parece ser 18,038 na foto. No site consta 18,032.
Mas pode ser fruto do ângulo, o que importa é que é praticamente certo que vc tenha desenterrado mais um elo perdido da EFRO.
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Acari

Mensagem por DadoDJ » 23 Ago 2013, 23:24

Adenilson, realmente ao ver a imagem em tamanho maior, me sinto um passageiro esperando o trem, que legal !
Capaz até de eu sonhar com isso hoje ... :lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 24 Ago 2013, 00:32

Parabéns Adenílson, belíssima foto, excelente resolução. Dá para ver ao fundo o viaduto de Coelho Neto e o terreno à esquerda onde se ergueria a Formiplac, hoje ocupado pelo hospital de Acari. A Automóvel Club está à direita da foto, após o trilho da direita. Na época que eu a conheci não havia mais trilhos e o mata-burro já estava aterrado. Parece que o estado de conservação do prédio já não era bom, mas pelo que consta a estação estava aberta. A passagem de nível dá acesso à rua Guaiuba, que era tranquila e sem movimento, mas hoje em dia é um local extremamente perigoso. De acordo com a matéria do arquivo de O Globo, a estação seria fechada dois anos depois, juntamente com Inhaúma e todas as do trecho Del Castilho-Pavuna.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Acari

Mensagem por tche » 24 Ago 2013, 00:58

Não sei fazer uma superposição de fotos pra comprovar, mas se comparar o fotograma de 1975 com o atual, verão que com a construção do Metrô o eixo da Automóvel Club foi ligeiramente modificado e a velha estação ficava praticamente no meio da atual pista de subida em direção à Pavuna, pois além de a pista antiga ser mais estreita, a linha e as instalações do Metrô forçaram um alargamento da via em direção aos prédios.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo”