Entre em contato pelo Telegram e/ou
entre no grupo Trilhos do Rio !

Telegram é um aplicativo bastante semelhante ao Whatsapp, feito para você compartilhar mensagens com os seus amigos sem ter que usar torpedos ou gastar nada para isso. O programa oferece uma série de emoticons, além da possibilidade de enviar arquivos e imagens, fazendo com que qualquer texto possa ser enviado com um toque pessoal e em um estilo totalmente diferente do anterior.
Para usar o programa, é preciso criar uma conta preenchendo, inicialmente, o número do seu telefone para receber a confirmação da conta. Não se esqueça de adicionar o código de área da sua cidade, caso contrário o cadastro não será identificado corretamente. Depois de preencher os dados, passados alguns instantes você receberá um SMS do serviço com a chave de ativação da sua conta. Normalmente a ativação é automática. Caso não o faça, é preciso anotar esse número e adicioná-lo à tela do aplicativo. Em seguida, será solicitada a inserção do seu nome e sobrenome e, feito isso, a sua conta já está pronta para ser utilizada.
A ideia do Telegram é ser um comunicador instantâneo simples e seguro, para quem se preocupa com a sua privacidade na hora de conversar. O programa oferece a possibilidade de você montar conversas de texto individuais ou com grupos de até 200 pessoas. Além disso, você pode incluir imagens, fotografias tiradas na hora, vídeos, documentos (qualquer tipo de arquivo, um diferencial para o whatsapp) e até mesmo a sua localização. Para o caso de vídeos, são suportados arquivos com até 1 GB de tamanho. Além disso, quando você quiser ter uma conversa realmente particular, pode utilizar o serviço de chat privado. Isso é feito na tela do contato com quem você quer trocar mensagens, selecionando a opção correspondente. Com essa opção, além da criptografia na mensagem, nada é armazenado nos servidores da aplicação e é possível programar as mensagens para serem automaticamente destruídas, em determinado período de tempo.

..
O Telegram é uma cópia do WhatsApp?


Todo mundo que vê imagens, notícias e tutoriais sobre o Telegram tem a leve impressão de que ele é idêntico ao WhatsApp. Quem de fato chega a instalar e experimentar tem a certeza de que muitos elementos visuais e funcionalidades realmente fazem deste programa um clone do famoso mensageiro comprado pelo Facebook. Os fundos das telas de mensagem, os menus posicionados de forma idêntica (até mesmo os ícones são iguais), a tela de contatos, a disposição dos elementos no histórico e até mesmo o símbolo de mensagem enviada (aquele V duplo) revelam que a desenvolvedora do Telegram não fez cerimônia e não se importou em criar um app igual que tem apenas as cores trocadas. A ideia é simples. Não há por que mexer no que está bom. O ponto aqui não é inovação em design, uma interface revolucionária ou funções extraordinárias. Aparentemente, os desenvolvedores do Telegram estão dispostos a tirar a base de usuários do WhatsApp por um simples motivo: as pessoas precisam de um mensageiro seguro.
Levando em conta que estamos tratando de um app com visual copiado e com os mesmos recursos que o WhatsApp, a dúvida que fica é: afinal, por que as pessoas estão migrando? Não há como definir um motivo exato, mas há algumas boas razões que nos permitem entender por que as pessoas passaram a adotar o Telegram como app de mensagens. A primeira e mais evidente vantagem deste software é a segurança. Desenvolvido com uma API de código aberto (o protocolo MTProto), o aplicativo garante que as informações trafegam de um lado para outro sem que ninguém interfira no caminho. A confiança nesse sistema é tão grande que o desenvolvedor Pavel Durov oferece a incrível quantia de 200 mil dólares para o hacker que conseguir quebrar o protocolo de criptografia do Telegram (fica a dica para você que é um gênio e quer ficar rico). É graças a esse sistema de segurança que o app possibilita trocar mensagens secretas (que não podem ser vistas nem mesmo pelo pessoal do Telegram, tampouco por governos ou empresas que tenham interesse em seus dados). A ideia inclusive, segundo o que desenvolvedor disse ao TechCrunch, era que o programa não pudesse ser espionado nem pelo governo russo.


Outra vantagem notável deste software está na velocidade de troca de mensagens. Ele foi programado apenas para a troca de mensagens, por isso não envia dados desnecessários. Isso tanto acelera a troca de conteúdos, quanto evita o consumo excessivo do seu pacote de dados. Um sistema aberto Muitos mensageiros disponíveis na web demoram em chegar a algumas plataformas, pois os desenvolvedores normalmente se dedicam àquelas que são mais difundidas e deixam alguns sistemas de lado. Com o Telegram essa história pode ser bem diferente, pois com o código aberto qualquer desenvolvedor pode construir um app para PCs e outros gadgets. O Windows Phone 8, por exemplo, já recebeu seu cliente compatível com a rede do Telegram. O aplicativo Ngram ainda está em versão Beta, mas já funciona perfeitamente e vem garantindo que os adeptos do sistema da Microsoft possam se conectar com seus amigos. E não para por aí: o Telegram pode ser usado não apenas em celulares avançados com Android, IOs ou Windows Phone: ele pode ser usado por qualquer um que possua um aparelho celular, de qualquer tipo, através do software instalado no seu computador ! É isso mesmo: O Telegram pode ser instalado em computadores com Windows, Linux e até como um plugin do Google Chrome ! Basta instalar no seu computador e efetuar o cadastro fornecendo um número de telefone celular para receber o código de ativação.
Justamente por ser um aplicativo de código aberto, a desenvolvedora Telegram LLC não tem qualquer plano em fazer dinheiro com o programa. Segundo os desenvolvedores, o app é gratuito, continuará gratuito e não haverá cobrança para o uso dos serviços. É realmente seguro? Vale notar que o Telegram, assim como qualquer outro software no mundo, não é impossível de ser invadido. Ele pode ser um dos mais seguros que existem, mas tenha a certeza de que alguém vai encontrar alguma brecha. Sempre encontram, não importa se é um sistema da NASA, da Google ou da Microsoft. Calma, não é preciso entrar em pânico. Estamos apenas dando esse alerta porque alguém já conseguiu encontrar um bug no Telegram e faturar 100 mil dólares (não foi uma invasão propriamente dita, então a pessoa não levou os 200 mil para casa). Então, pode ser que outra pessoa consiga ir além de um simples bug e visualizar mais dos códigos secretos do app. Devemos ressaltar que, ainda que alguém consiga de alguma forma invadir os servidores do Telegram, isso não garante acesso ao conteúdo de mensagens secretas. Acredite, esse sistema é realmente seguro contra os hackers mais avançados. Essa troca de informações exclusiva do aplicativo é uma ponte segura entre dois aparelhos, sendo que não há nenhuma forma de decifrar as mensagens sem obter as imagens-chave que ficam armazenadas apenas nos dispositivos que estão envolvidos na conversa secreta.
Para participar e ingressar no grupo Trilhos do Rio nessa rede, basta possuir algum dispositivo (celular, smartphone ou tablet) com um dos sistemas mencionados acima, instalar o aplicativo e preencher o formulário abaixo, com o seu número de telefone cadastrado no sistema. Você receberá uma confirmação de cadastro no grupo Trilhos do Rio em breve, diretamente no seu aparelho.

Seu nome

Seu E-mail

Seu número de telefone

Assunto

Mensagem