- FERREOCAR -


Este FERREOCAR ou TROLLER é um veículo ferroviário, que foi projetado por uma equipe de engenheiros e técnicos da FERREOTEC – TECNOLOGIA FERROVIÁRIA com a finalidade de inspecionar linhas ferroviárias desativadas ou extintas, bem como fazer excursões de exploração e turismo nas mesmas. Porém, ele também pode ser usado plenamente com finalidade de manutenção e conserto pelas áreas técnicas do setor metroferroviário. No caso do modelo apresentado nesta página há apenas 2 (dois) lugares, podendo em bitola de 1,00 metro (bitola estreita) atingir até 6 (seis) lugares, no caso de bitola de 1,60 metro (bitola larga) pode atingir até 9 (nove) lugares, usando sempre motores de Corrente Contínua de 2 até 5 HP, alimentados por 4 (quatro) baterias automotivas de 12 Volts cada, possuindo autonomia de 4 horas em vias planas, com velocidade média de 20 km/hora. Este modelo pesa apenas 120 Kg, podendo ser retirado da via pelos 2 (dois) tripulantes (técnicos ou operadores) sem que o tráfego na mesma seja interrompido.
Pode-se escolher a versão desejada de acordo com as necessidades do comprador interessado, principalmente por parte de empresas operadoras do setor metroferroviário, tais como:

  • veículos de manutenção de sistemas eletroeletrônicos de sinalização e tráfego, sendo equipados com escada e ferramentas;
  • veículos do tipo ambulância para socorro de vítimas sobre a via, sendo equipados com macas de resgate, como os usados em campos de futebol; veículos do tipo brigada de incêndio, equipados com escadas e extintores de incêndio;
  • veículos para pesquisas e inspeções técnicas, sendo equipados com instrumentos de medição e sondagem; veículos de monitoramento e vigilância remota, sendo equipados com câmeras de vídeo com visão noturna, tendo as imagens enviadas em tempo real, bem como por meio de GPS as coordenadas de localização do evento via rádio para um Centro de Controle Operacional (CCO), sem necessidade da presença física de um vigilante sobre o veículo, pois ele poderá ser controlado remotamente, permitindo a manutenção da segurança nas vias durante à noite, evitando o furto de equipamentos e cabos elétricos, fato rotineiro atualmente nas grandes cidades;
  • veículos para passeios turísticos em ramais desativados ou extintos, iguais aos usados em safáris;
  • outras finalidades.

Projeto e construção do FERREOCAR realizados pelos engenheiros Carlos Assis e Celso Sakae, membros da Associação Ferroviária Trilhos do Rio – AFTR.

Confira matéria jornalística dos primeiros testes do Ferreocar realizados no município de Paraíba do Sul, clicando aqui.

Veja imagens da montagem e dos testes nos trilhos feitos pelo Ferreocar clicando aqui.



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