: : VEJAM ABAIXO OS DESTAQUES DO SITE DA ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA TRILHOS DO RIO : : : : ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES : :
  • Ferreocar AFTR & FerreotecConheça o nosso primeiro projeto de veículo ferroviário !
  • Contabilidade AFTRTransparência AFTR: acompanhe o movimento financeiro da ONG, e saiba como contribuir !
  • #OcupaTrilhosVamos manifestar nossa indignação e preocupação em relação à estação Barão de Mauá. Veja como, clique aqui !
Outubro Rosa1 Contabilidade AFTR2 #OcupaTrilhos3
wowslideshow by WOWSlider.com v8.7

- #OcupaTrilhos

- Novo visual da página inicial

- Matérias especiais

- Links das operadoras/concessionárias de transporte sobre trilhos

- Correções de layout e diagramação

- Transparência AFTR: saiba como estão as finanças da ONG

- Muito mais vem por aí, aguardem !
 
: : OPERADORAS E CONCESSIONÁRIAS : :





: : PARTICIPE : :
Faça parte da AFTR, associe-se, participe, nos acompanhe, contribua, e não apenas financeiramente, são várias maneiras de colaborar, veja como !
 
: : CONTATOS : :
Conheça todas as mídias da AF Trilhos do Rio e nos siga nas Redes Sociais. Curta nossas páginas e canais, fique por dentro das novidades e sempre que precisar ou quiser entre em contato.
 
: : SEJA UM ASSOCIADO : :
Você que nos conhece, nos segue e nos acompanha, ou que está nos conhecendo agora, deixamos aqui a nossa satisfação e agradecimento. Somos um grupo, uma equipe, uma família, que tem por objetivo a preservação da cultura e história ferroviária, além de implementar e sugerir ideias e projetos. Lembramos que somos uma instituição sem fins lucrativos, e que depende de contribuições dos seus associados e colaboradores para se manter. São pagamentos de impostos e taxas cobrados pelo governo e despesas contábeis, além de despesas para manutenção da nossa sede, do site e de outros serviços online, entre outros custos mensais. Se você curte o nosso trabalho, acompanha nossas atividades, se identifica e quer incentivar os nossos projetos, temos várias formas de colaboração, facéis e seguras. Clique e veja como nos ajudar. Desde já agradecemos !


 
: : TRANSPARÊNCIA AFTR : :
Aqui serão divulgados dados financeiros, investimentos e outros dados contábeis referentes às receitas e despesas da AFTR.
Saiba mais clicando aqui.
 
: : AGENDA AFTR : :
Saiba qua a programação de eventos culturais, histórico e/ou ferroviários e fique ligado na nossa programação de atividades !
 
: : DESTAQUE DO MÊS : :
A estação de Guia de Pacobaíba, ponto inicial da Estrada de Ferro Mauá, marco zero das ferrovias no país, está cada vez mais abandonada. Local que deveria ser preservado e bem mantido, patrimônio histórico nacional, podendo ser uma atração turística e de lazer para entusiastas, turistas e visitantes, sofre com a falta de conservação e ausência de infraestrutura. Recentemente, membros da AF Trilhos do Rio estiveram no local e registraram em detalhes o crime contra a história do país. Confira tudo nesta matéria especial.
 
: : AS FERROVIAS NAS IMAGENS DE SATÉLITE : :
Aqui você confere e conhece todas as ferrovias (trem e metrô) existentes ou que já existiram no estado do Rio de Janeiro, com o traçado feito sobre imagens de satélite atuais, onde podemos visualizar o tamanho da malha ferroviária que o estado já possuiu. Esse é um projeto feito por diversos membros da AFTR, onde cada detalhe foi, e ainda está sendo, minunciosamente detalhado, podendo sofrer modificações conforme as pesquisas avançam. Em breve cada uma delas, com toda a história e detalhes, estará disponível em páginas proprias, aguardem.
 
: : BIBLIOTECA DIGITAL : :
Referência na bibliografia ferroviária, com suas publicações repletas de detalhes e informações em livros publicados nas décadas de 20, 30 e 40 do século XX, Max. Vasconcellos escreveu raridades que até hoje servem de guia para estudos, pesquisas ou simplesmente uma prazeirosa leitura. Aqui disponibilizamos algumas dessas edições, digitalizadas para download e leitura, dentre vários outros livros.
E isso é só o começo, não percam e aproveitem !
 
: : MAPOTECA : :
Plantas antigas, mapas históricos, traçados ferroviários, estações e paradas, vejam documentos antigos que revelam detalhes do passado histórico e glorioso das Estradas de Ferro. Além dos mapas antigos, Tubemaps e mapas atuais, outros materiais estarão disponíveis em breve.
Muita coisa ainda vem por aí ! Aguardem !
 
: : OUTROS DESTAQUES : :
 

PROJETOS

Conheça o Ferreocar ! Produzido pela Ferreotec em parceria com a AFTR, o Ferreocar é um veículo ferroviário versátil, leve, silencioso, sustentável e de baixo custo. Pode ser utilizado para diversas funções e finalidades nas linhas ferroviárias, e por ser leve, não interrompe a circulação de trens, possibilitando que duas pessoas desloquem o veículo para fora da linha conforme a necessidade. Veja mais imagens do projeto e registros dos testes realizados ! E conheça nossos outros projetos, clique aqui !


EXPEDIÇÕES

A AFTR realiza caminhadas e expedições em linhas desativadas ou erradicadas com o objetivo de coletar dados em campo e testemunhos de moradores locais. Atividade executada desde 2009, as expedições da AFTR ajudam a contar e resgatar um pouco da história de ferrovias erradicadas e locais por onde elas passavam, além de proporcionar momentos de confraternização, convivência e conhecimento. Conheça os trechos já percorridos e fique ligado nas atividades planejadas para breve!

 

  VISITAS T?CNICAS

Algumas expedições são feitas em trechos com pouca atividade ou ainda com trilhos, mas sem atividade. A diferença para as expedições é que em uma caminhada ou visita técnica, o trecho é analisado minunciosamente em busca de detalhes e vestígios, tanto históricos como técnicos ou com irregularidades, já que são feitos em trechos ainda com trilhos. Sendo assim realizamos vistorias e medições visando projetos, reativação, etc. Saiba mais !

SOBRE A AF TRILHOS DO RIO

Quem somos, quais os nossos ideais, metas, projetos, ações ? Conheça:
nossa equipe
nossa diretoria
como tudo começou
todas as etapas percorridas até aqui
e muito mais !

 
 
VEM AÍ UM TREM DE DADOS ... AGUARDEM !
 



Visitantes desta página desde agosto de 2017: