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Texto e Projetos Conceituais: Mozart Rosa
Desenhos Eduardo Moreira

A Ferrovia nasceu e cresceu tendo enorme interação com as cidades por onde passou. Graças às ferrovias essas cidades cresceram e algumas até nasceram.
Com a reativação das ferrovias em bases modernas queremos que isso volte a acontecer.
A AFTR desenvolveu um projeto, com uma série de veículos de prestação de serviços, para atender as cidades por onde as ferrovias passam atualmente ou para onde ainda passarão. Serviços em sua maioria prestados pelo poder público em parceria com as ferrovias, que muito contribuíram para a melhoria da vida das populações dessas cidades. Vejam a seguir alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas levando benefícios à população através dos trilhos:

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JUSTIÇA SOBRE TRILHOS

Atualmente feito em ônibus este é um brilhante trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), assim como pelos TJ de alguns estados da federação. Ao propormos o uso de veículos sobre trilhos, aumentamos o raio de ação desse trabalho, hoje com limitações de distância por conta de engarrafamentos e outros fatores relacionados às estradas e rodovias.

Pode realizar casamentos, divórcios e todo tipo de demanda jurídica. É emocionante ver uma vez por mês casais, muitos deles de localidades carentes que, com sua melhor roupa, vão para o ônibus da justiça itinerante se casarem.

Aproveitando dedicamos nossas homenagens a todos os trabalhadores da Justiça Estadual que participam desse projeto, especialmente da Juíza Dra. MARCIA PAIXÃO GUIMARÂES LEO, titular em 2018 da Vara que funcionava na Justiça itinerante dentro da favela do Batam. Um trabalho sensacional. A todos os participantes, e principalmente a essa Juíza nossos parabéns.


SERVIÇOS DE CASTRAÇÃO ANIMAL

Um sério problema para os pequenos e até grandes municípios são os animais abandonados. Castração é algo caro para a maioria das pessoas. Municípios como o Rio de Janeiro em parceria com algumas instituições, montaram serviços gratuitos de castração. É viável que estados construam veículos como o mostrado acima e os enviem para localidades servidas pelos trens.
Mesmo que seja por um único dia a cada mês, ou a cada semana, será de grande ajuda para a população.


SERVIÇOS DE IMAGEM

Quanto tempo demora em sua cidade para ser marcado uma Ressonância Magnética ou uma Tomografia Computadorizada? E aquela mamografia tão importante para as mulheres? Essa é mais uma proposta inovadora da AFTR, algo inédito no Brasil. Esses veículos podem, a cada espaço curto de tempo, visitar locais onde esses serviços sejam necessários.

 


SERVIÇOS DENTÁRIOS

Quem conhece o Odonto SESC, serviço prestado em carretas pelos Sesc espalhados pelo Brasil? Novamente deixamos aqui nossa homenagem aos profissionais que criaram e que participam desse trabalho. Suas palestras e seus serviços tem elevado padrão de qualidade. Sem falar que é um serviço de extrema importância para as populações mais carentes, e que está limitado pelas distancias e espaço físico.
Entretanto n
ós mudamos esse paradigma dando conforto aos dentistas que trabalham no projeto e para a população.

 


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E OUTROS BANCOS

Todos que fazem suas apostas acompanham as extrações das loterias da Caixa, certo? Normalmente em um “Caminhão da sorte”. Por que não termos um “TREM da sorte” para realizar tais sorteios?
Além disso p
or que não termos um “trem agência itinerante” da Caixa ou de outros bancos como Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil para atender a população de cidades afastadas em eventos? Isso já existe em carretas.


COCA-COLA

É um sonho e meta dos integrantes da AFTR iniciar a volta das ferrovias pela reativação do Ramal de Petrópolis. Por que não um trem da Coca Cola no Natal subindo a Serra e podendo chegar às cidades atendidas pelas ferrovias?

Quem sabe em um futuro não tão distante? Aguardem…

 

Aviso Importante: A AFTR não desenvolveu apenas os veículos, desenvolveu toda a forma de operacionalizar tais veículos. Isso inicialmente não foi e nem será publicado, mas estará à disposição das autoridades e das empresas interessadas.

As marcas expostas nesse artigo são meramente Ilustrativas e pertencem ao detentor das respectivas marcas

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Autor

  • Mozart Fernando

    Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral da AFTR no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de diretor-técnico da instituição. Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966. Esse Engenheiro durante esse período trabalhando no setor de cremalheiras acompanhou o desmonte da E.F. Cantagalo e conhecia diversas histórias envolvendo o desmonte da Ferrovia de Petrópolis realizado pela mesma equipe. Histórias que muitos preferem esquecer. Parte dessa convivência extremamente valiosa está transcrita nos textos publicados pela AFTR. Não se considera um “especialista” em ferrovias, outra palavra que hoje no Brasil mais desmerece do que acrescenta. Se considera um “Homem de Negócios” e entende que o setor ferroviário só terá chance de se alavancar quando os responsáveis por ele também forem homens de negócios. Diferente de rodovias, as ferrovias são negócios. E usar para ferrovias os mesmos parâmetros balizares de construção e projeto usados em rodovias redundará em fracasso. Mozart Rosa é alguém que mais que projetos, quer apresentar Planos de Negócios para o setor.

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