Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Tópico para debatermos e postarmos informações sobre o sistema de bondes do Estado. Para falarmos sobre os bondes de Santa Teresa, visite o tópico específico em "Empresas, companhias e instituições".
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por Paulo ITT » 17 Fev 2013, 10:57

antonio moraes filho escreveu:gostei muito de rever os bondes de campo grande, onde eu nasci e morei bastante tempo, ate servi a aeronautica em 1957, hoje estou com 72 anos e gosto de recordar, nos bondes de campo grande eu não pagava passagens porque eu conhecia o motorneiro e o cobrador na linha do rio da prata, e ia bem la na frente pra abrir as chaves dos desvios de linha que tinha que o cobrador tinha que ir fazer, obrigado por me dar esta oprtunidade de rever os bondes, esta semana passei pela antiga garagem dos bondes em monteiro app app
Também fui de Campo Grande e andei no bonde para o Monteiro, Rio da Prata e Ilha de Guaratiba. Nunca fui até o ponto final na Pedra, motivo pelo qual me levou a sonhar com esta viagem durante muitos anos.
Em 57 estava nascendo, kkkkk.

Bem vindo ao forum

Avatar do usuário
Victor Pedretti
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Set 2012, 14:14

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por Victor Pedretti » 28 Ago 2013, 16:21

Diversas...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por Adenilson » 19 Dez 2014, 11:04

Segue abaixo uma foto de um ponto de bondes no Engenho Novo em 1908, muito provavelmente na 24 de Maio, que nessa época, dava mão para o Centro.
O subúrbio1908 ponto de bondes E.Novo.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por DadoDJ » 19 Dez 2014, 14:08

Que maneiro !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por tche » 20 Dez 2014, 16:40

Olá pessoal. O bonde de Santa Teresa é mais um capítulo do transporte sobre trilhos no Rio. Em 1960, o sistema de Santa Teresa possuía 35 bondes com reboques, o que significava quantidade bem razoável. Hoje, após mais de 50 anos, entrarão em operação em 2016 14 novos bondes sem reboque, o que é muito pouco em comparação com o que havia no passado. Por que não reativaram os reboques? é uma boa pergunta...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro

Mensagem por renatodomeier » 16 Jan 2019, 15:10

Alguém sabe me dizer qual foi a primeira linha de bonde a passar pelo bairro Abolição e quando foi recebida a autorização para ela começar a circular?

Responder

Voltar para “Bondes”