Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
- Michel Soares
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Caraca, maneiro! Na sexta tive lá as 4 da tarde. Fiquei uma hora apenas. A biblioteca tem um acervo mais atual, com livros de diversos assuntos. Uma pena é que não tem muitos livros antigos.
Essa semana pretendo voltar à Biblioteca Nacional pra terminar de ler um livro, que comecei a ler semana passada. Muito bom, por sinal, conta a história da EFCB, de uma forma direta e bem didática.
Abraços
Essa semana pretendo voltar à Biblioteca Nacional pra terminar de ler um livro, que comecei a ler semana passada. Muito bom, por sinal, conta a história da EFCB, de uma forma direta e bem didática.
Abraços
- DadoDJ
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Interessante ! Qual o nome do livro, Michel ?Michel Soares escreveu:Caraca, maneiro! Na sexta tive lá as 4 da tarde. Fiquei uma hora apenas. A biblioteca tem um acervo mais atual, com livros de diversos assuntos. Uma pena é que não tem muitos livros antigos.
Essa semana pretendo voltar à Biblioteca Nacional pra terminar de ler um livro, que comecei a ler semana passada. Muito bom, por sinal, conta a história da EFCB, de uma forma direta e bem didática.
Abraços
Tem um livro que sei que tem no acervo da Biblioteca Nacional, que pretendo ler quando puder ir lá. Chama-se "Estrada de Ferro Cantagalo - A ferrovia que deu certo".
O curioso é que ... se deu certo, porque foi extinta ?!
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Michel. Foi muito importante o fornecimento desse número para os pesquisadores.
Para ser sincero, quando estive no AGCRJ, a coordenadora disse que eu poderia obter fotos sobre ferrovias na Light, mas ela não forneceu número, pessoa de contato, nada!
Eu ia correr atrás quando estivesse perto de cumprir a segunda etapa das minhas férias, mas vc veio com esse presente.
Complementando o que eu disse e estendendo o assunto dos bondes, recebi a informação que lá poderíamos obter muitas fotos de estações ferroviárias e não somente de bondes.
Por exemplo. Uma foto similar a do Augusto Malta que postei da estação de Engenho Novo era de um arquivo da light.
A estação do Encantado foi a primeira do subúrbio a ter luz elétrica. Quem sabe não teremos esse registro?
Valeu pela dica
Para ser sincero, quando estive no AGCRJ, a coordenadora disse que eu poderia obter fotos sobre ferrovias na Light, mas ela não forneceu número, pessoa de contato, nada!
Eu ia correr atrás quando estivesse perto de cumprir a segunda etapa das minhas férias, mas vc veio com esse presente.
Complementando o que eu disse e estendendo o assunto dos bondes, recebi a informação que lá poderíamos obter muitas fotos de estações ferroviárias e não somente de bondes.
Por exemplo. Uma foto similar a do Augusto Malta que postei da estação de Engenho Novo era de um arquivo da light.
A estação do Encantado foi a primeira do subúrbio a ter luz elétrica. Quem sabe não teremos esse registro?
Valeu pela dica
Michel Soares escreveu:Ontem fui no Centro Cultural da Light para conhecer o acervo da biblioteca. Um funcionário me mostrou dois livros contando a história da Light. Um deles, muito bom por sinal, contem várias fotos dos antigos bondes operados por ela, bem como conta a história da empresa no Rio de Janeiro, com a operação de bondes e trolleys. Numa rápida lida, não encontrei nenhuma referência sobre o ramal da Light, que partia de Lages até Fontes.
Esse mesmo funcionário disse que para ter acesso as fotos antigas da empresa era necessário marcar uma visita com a museóloga do lugar, que ela guiaria uma visita pelas dependências do centro e mostraria as fotos.
Pra quem se interessar pelo contato dela, aí vai:
Rossana Libanio
Instituto Light
(21) 2211-4576
Email: rossana.libanio@light.com.br
- Michel Soares
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Dado, o livro que li na biblioteca da Light é o seguinte:
"Light: um século de muita energia
1905-2005"
Já o livro que li na Biblioteca Nacional é: "127 anos de ferrovia EFCB"
e o código para procura é: VI 381,4,52
Dado e Adenilson, o funcionário da Light me informou que na Eletrobrás também é possível encontrar algum acervo da Light. A Eletrobrás fica ali próximo, na Pres.Vargas.
Um abraço
"Light: um século de muita energia
1905-2005"
Já o livro que li na Biblioteca Nacional é: "127 anos de ferrovia EFCB"
e o código para procura é: VI 381,4,52
Dado e Adenilson, o funcionário da Light me informou que na Eletrobrás também é possível encontrar algum acervo da Light. A Eletrobrás fica ali próximo, na Pres.Vargas.
Um abraço
- Michel Soares
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Tenho umas fotos de trilhos de bonde na região do Gragoatá, em Niterói (RJ). Fotografei no ano passado, ao fazer prova pra UFF.
Segue link: http://transportes.fotopages.com/?entry=2284029
Aproveitando, faço meu jabá também, já que a propaganda é a alma do negócio né?
http://transportes.fotopages.com - Com postagens sobre os diversos meios de transportes, de ônibus a caminhão, trem, bonde, bicicleta rs.
Abraços
Segue link: http://transportes.fotopages.com/?entry=2284029
Aproveitando, faço meu jabá também, já que a propaganda é a alma do negócio né?
http://transportes.fotopages.com - Com postagens sobre os diversos meios de transportes, de ônibus a caminhão, trem, bonde, bicicleta rs.
Abraços
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- Usuário Bronze
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Segue abaixo a foto que peguei do google earth da Rua Dr. Garnier que havia mencionado e hoje encontrei uma foto de 1929 da rua passando por um calçamento.
Na foto da pra ver um poste com uma pintura branca, que como diz na foto que achei, indicava que era parada do bonde.
Editei o tópico porque percebi que estava na esquina errada mais ainda continua sendo a Dr Garnier. Essa ai de baixo e a esquina certa.
Dá pra ver na ultima foto o trilho logo abaixo do Logan estacionado.
Na foto da pra ver um poste com uma pintura branca, que como diz na foto que achei, indicava que era parada do bonde.
Editei o tópico porque percebi que estava na esquina errada mais ainda continua sendo a Dr Garnier. Essa ai de baixo e a esquina certa.
Dá pra ver na ultima foto o trilho logo abaixo do Logan estacionado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por digovidal em 05 Nov 2012, 22:02, em um total de 1 vez.
- DadoDJ
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Que legal !
Ótima comparação "antes e depois" ... show !
Ótima comparação "antes e depois" ... show !
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- Usuário Bronze
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Por ali passavam 3 linhas, isso de acordo com a Tabela em Excel de linhas que encontrei ( Seriam elas a 78, 79, 81).
Segue abaixo o Link da Tabela em Excel.
http://www.bondesrio.com/anexos/itinerarios.xls
Segue abaixo o Link da Tabela em Excel.
http://www.bondesrio.com/anexos/itinerarios.xls
- Nighto
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
http://oglobo.globo.com/rio/obras-no-le ... es-7051748
Obras no Leblon trazem à tona trilhos de bondes
Transporte, que chegou ao bairro em 1914, contribuiu para o crescimento da região
Morador se emociona com descoberta
De volta ao passado. Trilhos no canteiro de obras da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca-Zona Sul), na Praça Antero de Quental, no Leblon Marcelo Piu / O Globo
RIO — As obras da Linha 4 do metrô no Leblon trouxeram à tona um pedaço da história do bairro. Esta semana, operários que trabalham no canteiro de obras da Avenida Ataulfo de Paiva encontram, próximo à Praça Antero de Quental, restos dos trilhos que compunham o antigo itinerário dos ferrocarris (bondes) que circularam por ali no início do século XX. Inaugurado em 1914, o meio de transporte chegou ao bairro já movido a eletricidade (os primeiros, que começaram a circular na cidade em 1868, usavam tração animal). Ele fazia a ligação do Leblon com o Centro.
Assim como ocorrera com Copacabana, em 1892, a chegada do bonde trouxe progresso e crescimento à região. O pesquisador Rogério Suarez Barbosa Lima, autor de livros sobre o bairro e do site “O Antigo Leblon” (www.antigoleblon.com.br), recorda que o surgimento dos bondes foi fundamental para o crescimentos de áreas da Zona Sul.
— Havia de um lado linhas que circulavam por Botafogo, Flamengo, Copacabana e Ipanema e, de outro, as que faziam Jardim Botânico, Gávea e Leblon. Elas se encontravam no Canal do Jardim de Alah — recorda-se Rogério Suarez.
Com a chegada do bonde, em 1914, os moradores ganharam mais mobilidade e passaram a ter uma conexão bem maior com toda a cidade. Saindo do Tabuleiro da Baiana, no Largo da Carioca, passando pela Glória, Flamengo, Botafogo e Gávea, os bondes circulavam por vias importantes, como Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira e Ataulfo de Paiva, indo até a Visconde de Pirajá, esquina de Henrique Dumont, já em Ipanema.
— Até a década de 10, o bonde que saía do Centro só chegava até a Gávea, na Marquês de São Vicente. A partir dali, os moradores do Leblon tinham que seguir a pé ou, quem tinha dinheiro, pegava uma charrete. Era um bairro de chácaras e, quando surgiram os primeiros loteamentos, começaram a circular as primeiras linhas — explica o historiador Nireu Cavalcanti.
Morador se emociona com descoberta
Nas linhas que circulavam pelo Leblon, os passageiros embarcavam em veículos grandes, de teto arredondado, largos, e considerados ligeiríssimos para a época. O militar aposentado Sebastião Grossi, de 75 anos, ainda se lembra dos passeios pela cidade. Ele ficou emocionado com a descoberta dos trilhos na Avenida Ataulfo de Paiva pelos operários das obras do metrô.
— Moro num prédio em frente à obra, e minha mulher me chamou para ver. Então eu desci e fui conferir pessoalmente. Fiquei muito emocionado, porque me recordei de um tempo bom que não volta mais. Eu, quando jovem, usei muito o bonde para andar pela cidade toda, para trabalhar, ir à praia — disse. — Ainda me lembro dos carnavais, que muitas vezes eram comemorados dentro do bondes.
A Linha 4 do metrô ligará o Jardim Oceânico, na Barra, a Ipanema.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/obras-no-le ... z2F2uL34Mm
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Re: Breve Histórico do Bondes do Rio de Janeiro
Digovidal.
Só para deixar bem claro. As duas fotos postadas juntas são de locais próximos, mas não são do mesmo local.
Só para deixar bem claro. As duas fotos postadas juntas são de locais próximos, mas não são do mesmo local.
digovidal escreveu:Segue abaixo a foto que peguei do google earth da Rua Dr. Garnier que havia mencionado e hoje encontrei uma foto de 1929 da rua passando por um calçamento.
Na foto da pra ver um poste com uma pintura branca, que como diz na foto que achei, indicava que era parada do bonde.
Editei o tópico porque percebi que estava na esquina errada mais ainda continua sendo a Dr Garnier. Essa ai de baixo e a esquina certa.
Dá pra ver na ultima foto o trilho logo abaixo do Logan estacionado.