Foto da Zona Norte

Link para postagem de outros documentos históricos que não se encaixam nas categorias acima
Responder
Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Foto da Zona Norte

Mensagem por Axerock » 25 Dez 2013, 19:15

olá!!!

Criei este tópico aqui, pois não sei onde mais poderia colocar. Gostaria de ajuda pra identificar o local da foto. Conto com a expertise dos senhores :D . Depois de identificado, podemos postar no tópico certo.

A foto foi colocada na comunidade "Rio Antigo" do Facebook pelo usuário Denis Gahyva. Aqui está o link

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =1&theater" onclick="window.open(this.href);return false;

Segundo o autor, foi foto retirada do livro Geografia do Distrito Federal, de Affonso Várzea. A foto original é de 1945 e teria sido feita na antiga junção dos Rios Faria e Jacaré. Eu adorei a foto porque ela mostra um panorama com o maciço da Tijuca, bem como a área do Cachambi. É possível ver a Fazenda do Capão do Bispo à esquerda (?) bem como a igreja que fica na Rua Tenente França, no alto do morro, cheio de árvores. Acredito que a casa de minha avó, que fica ali perto da suburbana, apareça. Só vai ser difícil de achar. 8))

Bem façam aquelas suas análises detalhadas :D Acredito que dê pra ver o que seria os postes de uma linha de trem. o que acham?

;)

Abraços,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Axerock em 25 Dez 2013, 19:22, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por Axerock » 25 Dez 2013, 19:17

Aqui, uma imagem do mapa de 1929, onde a foto poderia ter sido tirada. A seta indica para onde ele estaria olhando.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por DadoDJ » 25 Dez 2013, 20:43

Hum ... foto interessante !
Merece uma visualizada mais minunciosa.
Show, Axerock !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por Adenilson » 26 Dez 2013, 08:53

Vou analisar com atenção Axerock.

O mais importante disso tudo será tentar achar resquícios da estação Chave Zieze. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por Adenilson » 26 Dez 2013, 09:40

Axerock.

Analisei bem a foto e a região parece realmente ser a descrita por você.

A frente parece ser a linha auxiliar entre as estações de Del Castilho (a esquerda e fora do enquadramento) e Chave Zieze (a direita).

A igreja mencionada realmente é a de Santo Antônio entre as Ruas Getúlio e Tenente França. Apenas faço uma ressalva em relação ao Capão.
Tal construção parece diferente do Capão, a não ser que fosse um prédio anexo.

Em tal ângulo, o Capão e a Igreja não estariam tão afastados, o que leva a crer que o mesmo pode estar atrás das árvores a direita desse casarão que aparece ou ser uma das casas que aparecem mais baixas a direita dessas árvores.

Em relação à estação de Chave Zieze, se o ângulo for o que estou pensando, a mesma deve estar atrás da "pequena colina" atrás da qual a ferrovia é ocultada, sendo assim, não apareceria.

Para concluir, o ângulo parece ser semelhante ao que você apontou, mas não tão obliquo em relação à linha auxiliar e sim em um ângulo intermediário entre o apontado e 90º.

Imagino que a distância da ferrovia deva corresponder à seta e não ao círculo. okk

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por Axerock » 26 Dez 2013, 19:23

oi Adenilson!

Inspirado no exemplo de vocÊs, após ler vááááários tópicos, resolvi fazer uma "análise" colocando linhas e indicadores na foto... Não sei se está correto. Veja a imagem.

Tava aqui vendo no google earth. Desenhei um polígono na área da igreja e coloquei inclinado. Pensei na possibilidade de a foto ter sido feita do lado do cemitério, no espaço entre o mesmo e o rio que passa do lado (marquei com um outro círculo).

Você tem a aerofotogrametria de 1928 da área? Se tiver e puder postar, talvez ajude na análise.

Se possível, faça também uma análise com linhas na foto. ;)

Abraços,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Foto da Zona Norte

Mensagem por Adenilson » 30 Dez 2013, 08:21

Axerock.
Essas notações nos mapas e fotos realmente ajudam muito.

Acho coerente todos os pontos que vc assinalou, mas tenho muitas dúvidas com relação ao Capão do Bispo que pode estar junto às residências apontadas por você como sendo na São Gabriel. Elas parecem muito em primeiro plano.

Outra opção,a quel seria mais provável, seria o capão estar atrás das árvores a direita da segunda linha junto à inscrição Capão do Bispo.
A residência apontada como o Capão do Bispo parece diferente, ou até poderia ser outra construção pertencente ao complexo.

Sobre a subida da Rua Gandavo, aquele aclive parece ser uma elevação do terreno. Para ser a Rua Gandavo, então seria possível ver a estação de Chave Zieze, pois o aclive seria interrompido para a passagem do leito da ferrovia e a foto parece mostrar que a ferrovia simplesmente "desaparece" atrás desse relevo.

Acho que a Rua Gandavo estaria mais a direita fora do enquadramento da foto ou atrás da pequena colina, mas se for, então vamos ampliar a foto mais ainda e procurar resquícios da Parada de Chave Zieze que ficava ao lado do atual supermercado Wall Mart. okk

Responder

Voltar para “Dados históricos”