Cobrasma Série 900

Fórum onde podemos postar informações sobre material rodante da empresa, como locomotivas, carros, vagões e veículos de manutenção ou operacionais.
Responder
Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 18 Set 2011, 00:00

Código: Selecionar todos

UNIDADES                        TUE        Empresa - ano                 Peculiaridades - Situação         
E 901-ER 901-ER 1901-E 1901---- 901        Unidade Original
E 946-ER 903-ER 1903-E 1947---- 903        IESA AC 2005
E 904-ER 904-ER 1904-E 1904---- 904        IESA AC 2009
E 907-ER 907-ER 1907-E 1907---- 907        Inepar 2003
E 940-ER 910-ER 1910-E 1910---- 910        Inepar 2003
E 1938-ER 911-ER 1911-E 1911--- 911        IESA AC 2008                  Carro E 1938* subst. E 937 
E 955-ER 914-ER 1914-E 1914---- 914        Unidade Original
E 910-ER 915-ER 1915-E 1915---- 915        IESA AC 2005
E 921-ER 921-ER 1921-E 948----- 921        Linefer 2010
E 925-ER 925-ER 1925-E 1954---- 925        Unidade Original
E 927-ER 927-ER 1927-E 911----- 927        IESA AC 
E 932-ER 932-ER 1932-E 1921---- 932        Unidade Original
E 939-ER 939-ER 1939-E 1939---- 939        Inepar 2002
E 958-ER 943-ER 1943-E 1943---- 943        Inepar 2003
E 944-ER 944-ER 1944-E 1944---- 944        Unidade Original
E 945-ER 945-ER 1945-E 1945---- 945        IESA AC
E 947-ER 947-ER 1947-E 1943---- 947        IESA AC
E 949-ER 949-ER 1949-E 1949---- 949        Inepar 2002
E 953-ER 959-ER 1959-E 1937---- 953        IESA AC 2009      
E 915-ER 953-ER 1937-E 959----- 959        IESA AC 
E 960-ER 960-ER 1960-E 1960---- 960        Inepar 2003
FROTA ATIVA----------------------21 TUES

[*]Carro E 1938,ex-componente TUE 938 imobilizado.Carro E 937 vandalizado e imobilizado no C.M. Deodoro

Aqui vão fotos dos trens da Série 900, como são muuuitas e muuuitas fotos[mesmo que, ao meu ver, maioria esteja numa qualidade baixa ==:( ], postarei em partes. A primeira é a dos reformados sem ar-condicionado da Inepar/IESA, depois os 900 originais e por último os 900 com ar-condicionado.

Reformados Sem Ar-Condicionado

Aqui vão fotos de todos os 900 reformados Inepar,antes da mesma empresa trocar de nome e se transformar em IESA,a partir daí as reformas vieram com AC ;)

Fotos do dia 10-09Unidade 910.
Imagem

Fotos do salão:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Plaquetas:
Imagem

Máscara frontal,esses eu chamo de ''Frente falsa'':
Imagem

Imagem

Lanternagem pesada,algum acidente ocorreu com ele para deixar essas marcas:
Imagem

E um acidente feio,registrando q essa marca vai até a 2ªporta desse lado do carro e pequeninos pontos de solda tbm vistos nos frisos inferiores,q não registrei ainda:
Imagem

Unidade 939:
Imagem

Salao:
Imagem

Imagem

Agora esse banner de conscientização se tornou comum nos tues da Supervia:
Imagem

Máscara frontal adesivada:
Imagem

Ele engatado com a 910:
Imagem

Se forem reparar bem nas marcas pretas nas ''grelhas'' dele,foi segundo o Viajante_fla queima de pantógrafo,não me lembro em ql estação :ttn:
Imagem

Em Deodoro
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

se forem reparar a luz de avaria deste carro está acesa tbm...
Imagem

Imagem

Mais recuado na plataforma
Imagem


Em Belford Roxo
Apontando na curva de MMA(a sigla de Mercadão de Madureira :D )
Imagem

Em B.Roxo:
Imagem

Imagem

Interior:
Imagem

Imagem

Fotos de 11-09Unidade 943:
Imagem

Numeração interna:
Imagem

Detalhe do teto:
Imagem

Salão:
Imagem

Plaquetas externas:
Imagem

Imagem

Ele engatado com a 960:
Imagem

O 943 tbm é um ''Frente falsa'':
Imagem

Imagem

(Fotos do dia anterior,10-09)
Imagem

Imagem

Lateral,da outra plataforma:
Imagem

Fotos de 11-09Unidade 960:
Imagem

Imagem

Salão:
Imagem

As lanterninhas acesas:
Imagem

Frente pintada:
Imagem

Imagem

Unidade 949:
Imagem

Salão:
Imagem

Imagem

Plaquetas externas:
Imagem

Máscara frontal:
Imagem

Imagem

Engatado com a 907:
Imagem

Unidade 907:
Imagem

Salão:
Imagem

O botão de freio de emergência:
Imagem

Máscara frontal:
Imagem

Imagem

Lateral:
Imagem

---Outras fotos---

Imagem

[Continua]
Editado pela última vez por Andre Vasconcellos em 01 Dez 2011, 11:40, em um total de 1 vez.

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 18 Set 2011, 00:38

Originais - Unidades não reformadas

Unidade 901

Essas fotos são do ano de 2008 em Deodoro, na ocasião é a 901 sozinha.Posteriormente ela voltou a formar 8 carros com a 932 se não me engano:

Máscara frontal do carro q hj está engatado:
Imagem

Numeração do carro:
Imagem

Plaqueta da Cobrasma:
Imagem


Estas fotos da 901 tirei dia 19/08/2010:

Imagem

Interior:
Imagem

As janelas,amarelas da idade...
Imagem

Imagem

Naquela época já falávamos neles...os empata-portas:
Imagem

Plaqueta da Cobrasma
Imagem

Aqui ficavam as lonas de destino laterais:
Imagem

Sempre tive a curiosidade de ver e tirar foto do painel de um S900 original:
Imagem

901 e 903 lado a lado,a melhor foto:
Imagem

Unidade 914

[Setembro/2010]:
Imagem

Frente do carro E 1914:
Imagem

A cacetada que ele deve ter tomado aqui não é brincadeira não!
Imagem

Interior:
Imagem

A única exceção,carro E 955 que substitui o carro E 914,desaparecido por algum motivo desconhecido:
Imagem

Letreiro do E 955:
Imagem

Unidade 921

P.S.:Reformada pela SuperVia/Linefer

Carro E 921:
Imagem

Imagem

Um ótimo trabalho de lanternagem foi feito pela galera da Linefer...
Imagem

Carro E 948, estava imobilizado desde meados de 2007 até agora voltando no TUE 921, ainda está baixado o restante do TUE 948:
Imagem

Imagem

[Dezembro-2010]Fotos da unidade 921 em Santa Cruz....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É um freio de emergência?
Imagem

Agora o interessante, o E 921 engatado com o E 1921 do TUE 932:
Imagem

Imagem

TUE 921 ao lado do TUE 943:
Imagem

Unidade 932

[Setembro/2010]
Imagem

Carro líder E 932:
Imagem

Remendos,remendos...
Imagem

Numeração externa:
Imagem

Antigo letreiro lateral:
Imagem

Imagem

Uma unidade com bastantes particularidades...
Imagem

...os bancos são da coloração verde...
Imagem

Imagem

...e não há passagem entre os carros,fechada por chapas de aço:
Imagem

Imagem

Salão:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A única exceção:carro E 1921,que substitui o carro E 1932,baixado após se acidentar com um ônibus da Oriental na PN de Santíssimo,lá na década de 90.Dizem que o E 1932 se encontra lá em São Diogo junto a outros carros 900 baixados.
Imagem

Imagem

Imagem

[Dezembro-2010]TUE 910 e o TUE 932:
Imagem

Imagem

Imagem

[Julho/2011]Fotos da unidade 932 - Abaixo, o carro E 1921
Imagem

Imagem

Imagem

Bancos verdes:
Imagem

Unidade 944
Fotos de setembro/09,do TUE 944:
Imagem

Imagem

Acoplado ao 925,na época:
Imagem

Engate BSI:
Imagem

Interior:
Imagem

[Janeiro/2010]
Imagem

Imagem
:
Imagem

[Setembro-2010]
TUE 944:
Imagem

As lanternas indicadoras de porta e avaria,não funconam mais faz anos:
Imagem

Imagem

Letreiro do E 1944:
Imagem

Frente:
Imagem

Imagem

---Outras Fotos---

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 28 Set 2011, 22:24

Modernizados com Ar-condicionado

[Novembro/2008]
Fotos do E945 em Campo Grande:
Imagem
A máscara de aço imponente do S900:
Imagem
A famosa plaquinha vermelha da Cobrasma:
Imagem
Lateral:
Imagem
Interior,já todo ocupado(eu como sempre em pé...)
Imagem
Teto,sem adesivagem como a do 903 e 915:
Imagem
O espaço pra deficientes e mais gente em pé :lol: :
Imagem
Prova do que foi dito acima?Repare no cara sentado na barra de apoio dos cadeirantes:
Imagem
Cabine do maquinista(a porta estava aberta e o maquinista saiu pra comprar um lanchinho,né...)
Imagem
Adesivo da Supervia na lataria:
Imagem
Atenção com o espaço entre o trêm e a plataforma:
Imagem
Lixeiras,em todos os carros tem pelo menos umas 4:
Imagem
O maquinista(e eu)esperando a partida:
Imagem
A lanterninha lateral,acho elas úteis e interessantes:
Imagem

Agora fotos do E903:
Imagem

1-
Imagem
2-Nessa adesivagem predomina as cores amarelo e laranja
Imagem
3-
Imagem
4-Cabine Norte
Imagem
5-
Imagem
6-
Imagem
7-
Imagem
8-
Imagem
9-A plaqueta da IESA,que estava adesivada(reparem no reflexo da minha mão fechada,tirei o adesivo de várias plaquetas de S900 essa semana :lol:
Imagem
10-
Imagem
11-A adesivagem no teto saiu legal
Imagem
12-
Imagem
13-
Imagem
14-
Imagem
15-
Imagem
16-A adesivagem das portas ficou horrível...
Imagem
17-
Imagem
18-
Imagem

Já essas fotos são do 959, tirei no início do mês de novembro,numa tarde de sábado em Deodoro...
19-
Imagem
20-
Imagem
21-As plaquetas:
Imagem
22-
Imagem
23-Portas fechadas,trêm ''ligado'',o jeito de tirar fotos do interior era somente pelas janelas...
Imagem
24-
Imagem
25-O famoso assento preferencial verde:
Imagem
26-
Imagem
27-Cabine do maquinista:
Imagem
28-Alimentação Aérea:
Imagem
29-O engate e a lanterna:
Imagem

[Agosto/2009]Dia 19 de agosto de 2009,durante uma viagem Mal.Hermes-Deodoro vi uma unidade S900 ao lado sul.O q me deixou curioso foi os pantógrafos vinhos,bom até primeiramente pensei em mais uma reformada Supervia,mas logo depois pensei na probabilidade de algum S900 estar ali depois de uma revisão.Pois bem no dia seguinte a surpresa:Na via sul do CMD em Mal.Hermes nada mais q a nova unidade reformada Supervia da Série 900 em testes,atendendo pela disposição de:

E 1904 - ER 1904 -ER 904 - E 904

Antes de ir embora para casa,decidi tirar fotos dessa unidade né :lol: :

Do mezanino,eu ainda não havia entrado na estação:
Imagem

Já do lado de dentro,carro E1904
Imagem

Numeração externa:
Imagem

O pantógrafo vinho:
Imagem

De perfil:
Imagem

Carro E904:
Imagem

Portas abertas:
Imagem

Engate:
Imagem

Imagem

As plaquetas:
Imagem

Imagem

Interior,além do plástico bolha no chão...
Imagem

O cheirinho de novo q vem de dentro do salão okk okk
Imagem

A sanca e o teto:
Imagem

Algumas gerais:
Imagem

Imagem

Os cabos:
Imagem

Achei uma das melhores fotos:
Imagem

Imagem

Logo depois ele seguiu para as oficinas de Deodoro,enfim parabéns a IESA por mais uma reabilitação e mais um ótimo trem reformado.

[Fevereiro/2010]A surpresa da minha tarde de terça-feira[23/02] foi ele, surgia mais uma nova unidade 900 reformada na Linha Zero de Mal.Hermes,atendendo pela disposição de:

E 1937 - ER 1959 - ER 959 - E 953

Carro E 953:
Imagem

Imagem

Imagem

A lona:
Imagem

Engate :
Imagem

Plaquetas:
Imagem

Imagem

Deficientes:
Imagem

Imagem

Painel de condução:
Imagem

Plástico-bolha no chão :lol: :
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lanterninhas laterais:
Imagem

Carro ER 1959:
Imagem

Uma das portas do carro E 1937:
Imagem

No letreiro deste,indicava Campo Grande:
Imagem

Para finalizar,a esquerda o 904,flagra anterior,e o novo reformado,em uma tarde de Marechal Hermes:
Imagem
[Março/2010]Mais fotos do 904...

Imagem

Imagem

Um senhor da IESA(camisa branca) e um condutor da SuperVia indo para a outra cabine do 900:
Imagem

E o mesmo voltando para o C.M.Deodoro:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos do TUE 915
Imagem

Imagem

Sua reforma concluiu-se em 2005:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[Abril/2010]
Imagem
Mais fotos do TUE:
Imagem

Em Bangu,o carro E 953:
Imagem

Imagem

Imagem

Dois reformados de AC,o 728(esq.) e o 953:
Imagem

Interior:
Imagem

A portinha q dá acesso a torneira de pressão das portas:
Imagem

Ao lado o espaço livre de DF:
Imagem

Imagem

Novos adesivos de porta e mapa do sistema(antigo,como é de praxe nos reformados,ainda tem estação Barão de Mauá,Lauro Müller,Cintra Vidal e Magno):
Imagem

Botão de emergencia,adesivo de Não Fume,numeração do TUE e plaqueta de reforma,tudo na mesma foto mrgr :
Imagem

Fotos do 953,fazendo manutenção na L1 em Deodoro:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O mapa antigo...
Imagem

Imagem

Teto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[BONUS:Foto do 927]
Imagem

Fotos da dupla 945-947 saindo do CMD/Lateral do 947:
Imagem

Carro E 945:
Imagem

Pantógrafo limpo do 947 e o sujo do 945
Imagem

E ele indo embora:
Imagem

Imagem

------------------------------------------------------------------------

Fotos do 953,tiradas dia 30/04:
Imagem

Por dentro dos armários há essa lâmpada,estranho que ora era se liga,ora se desliga,ação totalmente independe do mqt,q função ela teria?Tbm há isso em outros 900AC:
Imagem

Cabine do mqt:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na Central,de gaiato aparecendo o 715:
Imagem

Imagem

[Junho/2010]
Seria o 938 ????

Imagem

Não, é o 911! A numeração antiga do carro E 1938 ainda não foi apagada.

Interior do E 1938:
Imagem

Frente,engatado com o TUE 947(reparar na falta da plaqueta da Cobrasma):
Imagem

Carro E 1911
Imagem

Imagem

[Outubro/2010]Em São Cristóvão, o 927-903 fazendo trem de serviço, buzinou bonito e corria que nem doido:
Carro E947 [TUE 903]
Imagem

TUE 927
Imagem

[Novembro/2010]Fotos do TUE 911...
Imagem

Imagem

[Junho/2011]
TUE 915 no direto, em Marechal Hermes...
Imagem

[Julho/2011] 911 no Engenho Novo
Imagem

[Setembro/2011]
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos de hoje(05-09)
E 1911:
Imagem
E 1938:
Imagem

Tem várias outras fotos, mas irei postá-las mais tarde... ;)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por DadoDJ » 29 Set 2011, 22:58

Show de bola !
app app app
Parabéns, André ! Excelente documentário ! Valeu !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 30 Set 2011, 18:33

Fotos do 960 que tirei anteontem em S.Cristóvão:
Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é só, postarei mais fotos aqui.

[EDIT]Mais fotos...

907
Imagem

911
Imagem

910
Imagem

921
Imagem

914
Imagem

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 08 Out 2011, 08:15

Fotos do 911

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Andre Vasconcellos
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 15 Set 2011, 00:17

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por Andre Vasconcellos » 11 Out 2011, 11:34

Fotos do TUE 960:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
ViajanteFLA
Usuário ativo
Mensagens: 18
Registrado em: 22 Set 2011, 01:10

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por ViajanteFLA » 13 Mai 2012, 11:38

Mais do FANTÁSTICO E 900 :Y: app app app vv

1-
Imagem

2-
Imagem

3-
Imagem

4-
Imagem

5-
Imagem

6-
Imagem

7-
Imagem

8-
Imagem

9-
Imagem

10-
Imagem

11-
Imagem

12-
Imagem

13-
Imagem

14-
Imagem

15-
Imagem

16-
Imagem

17-
Imagem

18-
Imagem

19-
Imagem

20-
Imagem

:X: :X: :X: :X: vv

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cobrasma Série 900

Mensagem por admin » 10 Set 2012, 23:53

[Tópico realocado em 10 de setembro]

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cobrasma Série 900

Mensagem por rodrjgw » 11 Set 2012, 00:56

Alguém teria as especificações desta série (em especial, aceleração, frenagem, velocidade máxima, rampa máxima, largura, comprimento e altura)?
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Responder

Voltar para “Material Rodante”