Ferroviários em defesa do trecho Visconde de Itaboraí – Campos dos Goytacazes

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
AFEMAR
Usuário ativo
Mensagens: 6
Registrado em: 18 Set 2013, 16:14

Ferroviários em defesa do trecho Visconde de Itaboraí – Campos dos Goytacazes

Mensagem por AFEMAR » 28 Mai 2014, 11:25

Ferroviários de Macaé manifestam-se junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, em defesa do trecho ferroviário Visconde de Itaboraí – Campos dos Goytacazes.

Desde o advento da Resolução 4.131/2013 que os ferroviários de Macaé se posicionaram contra a devolução do trecho ferroviário Visconde de Itaboraí – Campos dos Goytacazes, pela FCA – Ferrovia Centro-Atlântica a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

O trecho, considerado economicamente viável, foi requisitado pela ANTT, quando a FCA apresentou uma relação de trechos ferroviários que não a interessavam, em função de serem, segundo ela, antieconômicos. Tendo em vista a nova ferrovia, que faz parte do PIL – Programa de Investimentos e Logística do Governo Federal, que ligará Vila Velha a Nova Iguaçu, a ser concedido à iniciativa privada, em formato diferente das concessões atualmente em vigor, aquela Agência anuiu, desde que o trecho acima citado (existem outros), também fosse devolvido. A ANTT abriu Tomada de Subsídios em seu site, já encerrada, e realizou encontros esclarecedores, denominados de Reuniões Participativas, a fim de que a sociedade civil organizada, poderes públicos e empresários, pudessem manifestar interesses nos trechos a serem devolvidos.
Estivemos em dois encontros e enviamos várias manifestações sobre a questão.
Somos contra, por vários motivos: A FCA não fez esforço para captar transportes de cargas na região. Abandonou a malha ferroviária que, hoje, a olhos atentos e conhecedores dos ferroviários, está em precárias condições (dormentes podres, pontes sem manutenção, invasões de faixas de domínio, etc).
A Resolução da ANTT estabelece que a FCA, levantados os valores em função da não manutenção da malha ferroviária, investirá o montante nos trechos que continuarão concedidos, ou seja, a maioria nos Estados de Minas Gerais e Bahia. Para nós, uma afronta aos municípios por onde passa a linha e ao Estado do Rio de Janeiro. Tinham uma malha, quase que com 100% de condições de uso e, agora, recebem uma sucata, tendo convivido com ela, atravancando a mobilidade, com custos sociais, econômicos e financeiros em função de estar ali, "planada", inoperante. Na semana passada circulamos pelos 26 km que cortam o município de Macaé, dormente a dormente, fotografando, por isso podemos falar sobre o estado no qual se encontra.
Esperamos que os Ministérios Públicos ajam a tempo de impedir tal disparate. Somos contra a devolução, mas caso ela aconteça, que os recursos pela não manutenção, fiquem no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, em um fundo a ser utilizado pelos municípios que se interessarem em operacionalizar a malha para mobilidade urbana ou transportes de passageiros regional -
Alex Medeiros

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ferroviários em defesa do trecho Visconde de Itaboraí – Campos dos Goytacazes

Mensagem por DadoDJ » 28 Mai 2014, 16:03

Apoiamos e temos a mesma opinião.
Falar que isso tudo que a FCA fez é um absurdo, não retrata a realidade, pois absurdo é pouco.
Mas não apenas a companhia: a ANTT com esta resolução ridícula, também tem sua parcela de culpa.
brb
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”