Vale Social beneficia 118 mil pessoas no estado

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Vale Social beneficia 118 mil pessoas no estado

Mensagem por renanfsouza » 24 Jun 2014, 07:02

Vale Social beneficia 118 mil pessoas no estado

18/06/2014 - 09:27h

Portadores de deficiência e doentes crônicos têm acesso gratuito a transportes públicos

Criado para garantir o acesso gratuito de deficientes físicos e doentes crônicos em transportes públicos em todo o estado, o Vale Social chegou à marca de 118 mil beneficiados nas 92 cidades fluminenses. O cartão, que é concedido pela Secretaria de Transportes, oferece até 60 viagens mensais por modal, incluindo ônibus, barca, trem e metrô, em transportes inter e intramunicipais. Ao todo, são 162 postos de atendimento.

- Sem o Vale Social, muitas pessoas não conseguiriam realizar tratamento médico. Só para viajar entre Campos e Rio, por exemplo, se gasta R$ 140. Já com o benefício, a pessoa não paga nada - explicou a coordenadora do programa Vale Social, Dora Nadja.

Os convênios com 32 municípios fluminenses unem em apenas um cartão os benefícios de gratuidade em modais intermunicipais e intramunicipais.

- Desde 2009, o Governo do Rio oferece em um mesmo vale as gratuidades em modais intermunicipais e nos que circulam somente dentro das cidades. O Estado fica responsável pela solicitação dos cartões, além de realizar as perícias médicas - disse a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

A família de Arthur da Conceição, de 2 anos, economiza mais de R$ 200 por mês em transportes por meio do Vale Social. Morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o menino sofreu uma paralisia ao nascer e ficou com problema na mão e no pé esquerdos. Há três meses, Arthur faz tratamento dois dias na semana no Jardim Botânico.

- Pensei em desistir, pois não tinha dinheiro para a passagem. Pego dois ônibus e um trem e estava gastando R$ 53,40 por semana. O Vale Social facilitou a minha vida. Agora, com o dinheiro que gastava nos transportes compro comida e remédio para o Arthur - disse Lidiane de Souza, mãe do menino.

Economia mensal para a família

A cozinheira Maria Gonçalves, de 57 anos, espera economizar R$ 240 ao mês quando o filho Luis Cláudio, de 35 anos, receber o benefício este mês. Moradores de Nova Iguaçu, a mãe precisa levar o filho, diagnosticado com esquizofrenia desde os 17 anos, para acompanhamento médico.

- Luis não pode sair sozinho. Ele precisa fazer terapia e ir a consultas todos os dias - explicou a cozinheira.

Fonte: SETRANS RJ

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Vale Social beneficia 118 mil pessoas no estado

Mensagem por DadoDJ » 05 Jul 2014, 23:18

Interessante ! Não conhecia este benefício ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Fabio Oliveira
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 26 Ago 2013, 17:10
Localização: Nova Iguaçu-RJ

Re: Vale Social beneficia 118 mil pessoas no estado

Mensagem por Fabio Oliveira » 06 Jul 2014, 15:10

Eu sou usuário desse benefício, desde o tempo em que fazia Hemodiálise. Agora, após o transplante, ainda tenho, porém, com o número de passagens reduzidos.

Aqui no RJ, temos alguns inconvenientes: Ex: No município do Rio, usamos o RioCard Especial, que só serve para o Grande Rio. Já na Baixada, usamos o Vale Social. Em alguns municípios e/ou empresas de ônibus, não rodamos a roleta, já em outros, sim.

No Metrô e no Trem só podemos usá-los, se tiver um Cartão Especial de cada Modal, ou, se previamente constar no cadastro que utilizamos aquele transporte.
Caso, eu queira utilizá-lo eventualmente no modal não cadastrado, preciso pagar a passagem.
(No meu caso, uma vez por mês vou na Praça Onze apanhar medicamentos e pago a passagem do Metrô)

Eles tem um número de viagens por mês. Se utilizar todas as passagens antes de terminar o mês, será preciso pagar a passagem.

Em alguns casos, são renovados de 5/5 anos. O meu já preciso renovar após 3 anos.

Mesmo assim, ajuda muito. A economia é realmente um fato.
\-* ...nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. *-/

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”