Breve Histórico da E F Resende Areias

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Paulo ITT
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Breve Histórico da E F Resende Areias

Mensagem por Paulo ITT » 07 Jan 2013, 22:50

Breve Histórico da Estrada de Ferro Resende (RJ) Areias (SP).
E. F. Resende / Bocaina
1877: início da operação – fechamento da linha: 1928

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RJ: Oliveira Botelho (1878) (antiga Suruby), Santa Casa (antiga Plataforma), Babilônia, Estalo, Independência, Riachuelo,
SP: Formoso, Campinho (Oscar de Almeida), São José do Barreiro, Tibiriçá.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... spaulo.htm
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Possível Traçado:

Em verde mais escuro o Ramal de São Paulo novo
Em amarelo o Ramal de São Paulo antigo
Em verde médio a E F R A
Em verde claro a linha tronco da RMV

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Possível Projeto de Expansão:

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A 02 de Maio de 1875 começaram as obras para a construção da estrada de ferro de Resende a Areias. Em 15 de Novembro de 1877 foi aberta ao tráfego a seção entre Surubi (cidade de Resende) e o Estalo e em 8 de Janeiro de 1878 até Formoso, no quilômetro 28,336. Finalmente, em 19 de Fevereiro de 1892 abriu-se ao tráfego a última estação da estrada em Barreiros, ficando a extensão total da linha em 38,81 quilômetros.
A bitola desta linha é de 1 metro, a declividade máxima de 0m,30 e o raio mínimo de 100 metros. O custo primitivo da linha foi de 1.243:000$000.

http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias-h ... eias.shtml
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Surubi - S. J. do Barreiro - Tronco: 38,8 km Concessão: 21/ 02 / 1872

Histórico da Linha:
A E. F. Resende - Bocaina foi aberta em 1877. Em seu trecho inicial, ligava a Estação Suruby em Resende – RJ (mais tarde, Oliveira Botelho) à estação de Estalo que distava 17 km desta estação. Somente no ano de 1890 é que atingiu a cidade de São José do Barreiro – SP na Serra da Bocaina (daí o nome da ferrovia) com bitola métrica, totalizando 39 km de linha.

O projeto original desta ferrovia previa atingir Areias – SP e chegar posteriormente a Queluz e Itatiaia – RJ, enquanto outros dois ramais também inicialmente previstos que seriam um para Cruzeiro e outro para Paraty. No entanto, nenhum deles acabou sendo construído.

A concepção dessa estrada foi para escoamento da produção do café das cidades de S. J. do Barreiro, Areias e região, interligando com a Estrada de Ferro D. Pedro II no Suruby em Resende.

Obs.: Na Praça Clemente Ferreira (Santa Casa de Misericórdia) existia uma plataforma para embarque e desembarque de passageiros que se dirigiam ao centro da cidade de Resende.

No final de 1928, ela foi desativada devido a enormes prejuízos, depois de várias tentativas para ser incorporada à Central do Brasil. Foi vendida para a Usina Tamoio (Família Morganti), desativada, tendo sido o material rodante (três locomotivas a vapor) transferido para as suas usinas de Piracicaba – SP. Hoje, oitenta anos depois, somente restam dela algumas pontes e a antiga Estação de S. J. do Barreiro.

A Estrada de Ferro D. Pedro II, depois Central do Brasil, atingiu Resende em 1873.
(Portanto a partir desta data, a produção de café que era transportada pelos portos do litoral Sul- Fluminense: Angra dos Reis, Mambucaba, Ariró, Jurumirim e Paraty), através dos lombos de muares, passou então a ser escoada pela ferrovia.

Todavia, a partir da década de 60 do século XIX, quando a ferrovia já tinha atingido Barra do Piraí, uma boa parte desta produção cafeeira já estava sendo escoada através da via fluvial (Rio Paraíba) até esta localidade e daí seguindo para o Rio de Janeiro por via ferroviária.

J. E. O. BRUNO São Paulo, abril de 2009

http://www.resendefotos.com.br/listaminit.asp?CodGpo=96
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Documentos antigos on line.

http://www.genealogiafreire.com.br/jeo_ ... _ferro.htm

http://www.al.sp.gov.br/repositorio/leg ... 1.1902.htm
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SURUBY: A estação inicial

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A estação de Suruby foi inaugurada em 1878. Mais tarde teve o nome alterado para Oliveira Botelho, homenageando o dr. Francisco Chaves de Oliveira Botelho, antigo Presidente do Estado. Até 1929, saíam dali os trilhos da E. F. Resende-Bocaina, que atingia a cidade de São José do Barreiro, em São Paulo, suprimida nesse ano. A estação parece ter sido suprimida após isso, pois, a partir de 1940, não existiam mais registros seus nos guias ferroviários. Com a construção da variante em 1968, o local ficou fora definitivamente da linha do ramal. Hoje não há vestígios da estação no local.
Foto: Acervo Ralph M. Giesbrecht.


http://www.turismovaledocafe.com/2010/0 ... sende.html

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http://www.turismovaledocafe.com/2010_0 ... chive.html
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Documentos do Arquivo Público do ESP.
Integral

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/expo ... 65_071.pdf

Fotos do trecho fluminense*

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Fotos do trecho paulista*

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*Para facilitar a visualização, as fotos foram giradas -90º uma a uma, e montadas em uma só pagina.
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130 anos da EFRB.

http://www.valedoparaiba.com/terragente ... Areias.pdf

130 ANOS DA ESTRADA DE FERRO RESENDE À AREIAS
(ESTRADA DE FERRO RESENDE À BOCAINA)

Claudionor Rosa1
Julio Cesar Fidelis Soares2


Resumo:
Este artigo mostra a importância da economia agro-exportadora cafeeira nos municípios
de Resende e São Jose do Barreiro, que se beneficiando da conjuntura favorável daquele momento,o café como centro dinâmico da economia, atraindo as forças econômicas - capitais e mão-de-obra - e provocando mudanças em todos os outros principais setores da sociedade, conseguem trazer a mais moderna tecnologia do século XIX, a ferrovia, para melhor distribuição da riqueza de suas regiões operando mais uma vez mudanças na constituição das classes sociais, com o declínio de umas e a ascensão de outras.

Palavras Chave: Café - ferrovia - economia - sociedade

Este estudo se deu da nossa curiosidade em resgatar mais um pouco da história dos transportes na Resende dos séculos passados. Através da obra de Celina Whately, sabemos que esta atividade dá mobilidade não só as pessoas, as cargas, mas acima de tudo dinamiza o comércio. Deu-se em três etapas: via terrestre, com transporte das tropas de mulas, via marítima e fluvial. Nosso foco se dará mais precisamente no transporte ferroviário, que a partir da década de 1870 chega a nossa região mudando e dinamizando, mais ainda o perfil econômico da região de Resende. Desde o final do século XVIII já era um importante entreposto comercial e ponto de convergência entre as tropas oriundas das Províncias de São Paulo e Minas Gerais com destino ao mercado da Corte. Um dos fatos que corroboram com isto e que mostra também a importância e as ligações sócio-econômicas entre Resende, Bananal, São Jose do Barreiro e Areias, é a construção da estrada Resende - Ariró que tinha como objetivo não só alçar o porto de Mambucaba, mais unir, consolidar e facilitar o transporte e a mobilidade entre as populações desta região que eram as maiores produtoras e exportadoras de café. Assim tal empreitada foi realizada sob o comando de Domingos Gomes Jardim3. Com o passar do tempo e o crescimento econômico da região, nos idos de 1872 chega à Resende a Estrada de Ferro D. Pedro II que, segundo o jornal O Astro Resendense, as principais questões econômicas que trariam vantagens e favorecimentos a região seriam: diminuição dos preços, a brevidade nos transporte e melhor acondicionamento dos gêneros transportados.
Em 1874 a estrada de ferro chega a Boa Vista fazendo com que o trecho contasse com quatro estações: Resende, Campo Belo, Itatiaia e Boa Vista, com isto, as exportações de café de S. José do Barreiro, Areias e Bananal também eram atendidas.
A importância econômica desta região era tão grande que em 21 de fevereiro de 1872 foi concedido por decreto número 4893 a autorização do Governo Imperial para construção de uma ferrovia que partiria de Resende, na província do Rio de Janeiro, indo em direção a província de São Paulo para concorrer com incremento comercial e agrícola dos municípios de Bananal, São José do Barreiro e Areias; e ainda com o objetivo de contribuir com o transporte das produções de Cunha e Silveiras5. Constituindo assim, um ramal da Estrada de Ferro D. Pedro II. O entroncamento se deu a 335 metros da ponte sobre o rio Paraíba, antes da estação de Campos Elíseos em Resende em terreno que hoje se localiza o bairro do Surubi. Em 1876, no transcorrer das obras, ocorre uma modificação do traçado, sendo estas alterações aprovadas por S. M. o Imperador em 09 de fevereiro do mesmo ano. Assim, no dia 30 de novembro de 1877, dá-se a inauguração provisória do trecho Resende - Estalo com o trem partindo da plataforma do Surubi às 7 horas da manhã.
A inauguração definitiva do percurso até a estação de Formoso acontece em 08 de janeiro de 1878 e o término das obras levando até São José do Barreiro acontece em 19 de fevereiro de 1892.

Resende e sua Ferrovia
A rua Dr. Clodomiro Maia, no Lavapés, é também conhecida por Rua do Trenzinho, porque durante 52 anos foi parte do leito da extinta Estrada de Ferro Resende/Areias, também chamada de Estrada de Ferro Resende/Bocaina. No início, propriedade da Casa Finnio & Irmãos, do Rio de Janeiro, com vários acionistas e as estações: Surubi, Plataforma (Santa Casa), Babilônia, Estalo e Formoso com bitola entre os trilhos de um metro.
Depois a ferrovia foi ampliada com as estações Independência, Riachuelo, Campinho e o ponto final em São José do Barreiro, totalizando 39 quilômetros, com planos de, através de Cunha (SP), chegar ao litoral, visando, principalmente, o escoamento da produção cafeeira. Alcançar Cunha e o litoral foram planos não concretizados.

“No dia 15 do corrente foi aberto ao tráfego a E. F. Resende Areias, da estação do Suruby até a de Estalo. A locomotiva Formosa, conduzindo três vagões de passageiros e um carro de bagagens. Partiu do Suruby às 6:30 hs da manhã ao som da Banda de Música da Sociedade Santa Cecília. Às 6:45 hs rodou o trem, chegando à estação de Babilônia às 7:35 hs, onde o aguardava grande número de cavalheiros e damas do Alambari, Formoso e Barreiro. A banda de música do sr. Barão de Bananal saudou a todos. Com a construção
de outros ramais já em fase de projetos, ficaremos em contato imediato com a parte do
Bananal, e grande zona do sul deste município, animadas todas pelas lavouras do café...”

Além das residências dos funcionários e das oficinas instaladas no Suruby a ferrovia operava 03 locomotivas (marias-fumaças) movidas à lenha, 03 vagões para carga, 03 carros para passageiros e 01 automotriz (automóvel de linha) movida à gasolina.

A Circulação de Mercadorias
Os jornais da época nos dão conta do fluxo e movimento de economia da região, o
“Tymburibá” registra em uma de suas publicações o seguinte:

“Em todas as estações da E. de Ferro Resende a Areias e D. Pedro II, vende-se
bilhetes e despacha-se encomendas, mercadorias, diretamente para quaisquer estações das referidas estradas de ferro. São fornecidos sacos vazios para transporte de café, pelo preço da tarifa.”

O Declínio
Com o decorrer dos anos, a ferrovia começou a apresentar problemas de custeio, a reduzir, e até mesmo a suprimir viagens de trens de passageiros e de cargas.
Na busca de solução para o trenzinho o Dr. Oliveira Botelho, entre outras alternativas, propôs ao governo federal a aquisição da ferrovia, através da Central do Brasil. Depois de muitas especulações a ferrovia foi comprada pela Refinadora Paulista, com promessa de incentivar o plantio da cana para alimentar a fabricação de açúcar, na usina de Porto Real, também de propriedade do mesmo grupo. No entanto, a aquisição apenas adiou a questão. Em outubro de 1928 a Refinadora dispensou todos os ferroviários, alguns com mais de trinta anos de serviço e, usando um termo bem atual, começou o sucateamento da estrada e a transferência do material para a cidade paulista de Piracicaba, onde a empresa tinha várias usinas e pequenos trechos ferroviários.
A medida gerou uma crise de desemprego até então sem precedentes na história de
Resende ocasionou o fechamento de outras atividades que viviam em função daquele trem.

O Aceno derradeiro

“Faço público que a Estrada de Ferro Resende a Bocaina, antiga Resende a Areias, encerrará usas atividades, dia 16 próximo. Quem se julgar credor da Ferrovia, sob qualquer título, é solicitado a apresentar a devida conta no escritório da companhia, à Estação Oliveira Botelho, para os devidos fins de direito. Assinado o gerente Nelson Godoy”.

(Jornais “A Lira” e “Opinião” – novembro de 1928)
Como a canção famosa do Milton Nascimento, ao velho maquinista com seu boné só coube a tarefa de acenar pela derradeira vez. A ferrovia foi paralisada e, desta vez, para sempre.
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O Sonho de chegar ao mar

http://blog.fcn.edu.br/jornalismo/ferro ... bocaina-2/

140 anos de história
No ano de 2012 completaremos 140 anos da ferrovia Resende-Bocaina, que teve seu início marcado no ano de 1872 quando o governo imperial expede o decreto que autoriza a construção da estrada de ferro que sairia da província do Rio de Janeiro (Resende) e iria em direção a província de São Paulo(São José do Barreiro),assim se tornaria um ramal da ferrovia Dom Pedro II. Em 1876 acontecem algumas melhorias no trajeto, o reduzindo em alguns quilômetros, e em 1878 tem o início das operações da ferrovia.

Decreto para modificação do trajeto da ferrovia
Essa estrada tinha como percurso as cidades de Resende, São José do Barreiro, Bananal, Areias e ainda tinha o objetivo de se estender e assim passar em Silveiras, Cunha e terminaria em Paraty, mas essa extensão acabou não acontecendo.A ferrovia tinha como prioridade o transporte do produto mais importante para o país na época, o café. Mas também transportava outros mantimentos que abasteciam o comercio dessas cidades. Uma mudança que a ferrovia trouxe para as cidades pelas quais ela passava é o fluxo de pessoas, com a estrada de ferro o movimento de pessoas que entravam e saiam dessas cidades aumentou muito, trazendo assim o progresso para essa região.
Quando entramos na década de 20 o café que era o principal produto transportado pela ferrovia começa a entrar em decadência fazendo com que a própria ferrovia entre em declínio. A Refinadora Paulista compra a ferrovia com a de incentivar o plantio de cana promessa na região, mas isso acaba ficando apenas como promessa e em 1928, um ano antes da fatídica crise de 29, a ferrovia Resende-Bocaina decreta seu fechamento. A única estação ainda existente é a de São José do Barreiro onde hoje funciona o Sindicato Rural da cidade.

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Estação de S. J. do Barreiro.

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Mapas Antigos:

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Por enquanto é só, aguardando complementação de todos.
okk

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Re: Breve Histórico da E F Resende Areias

Mensagem por DadoDJ » 08 Jan 2013, 08:17

:O :O :O
Fiquei literalmente boquiaberto !
Show !
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HUGO CARAMURU
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Re: Breve Histórico da E F Resende Areias

Mensagem por HUGO CARAMURU » 08 Jan 2013, 19:41

Muito legal mesmo a reportagem... Parabéns. Verdadeiro trabalho de história.

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