Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2011, 14:49

Pessoal,

Ainda tomado pela adrenalina (positivamente falando! okk ) do debate entre eu e o Dado em relação a estação de Maria da Graça no outro fórum; no qual descobrimos muita coisa, inclusive que existe uma "mascara" de parede da estação original no galpão hoje lá existente; resolvi pesquisar mais ainda sobre a Rio D'ouro e suas paradas.

Tenho feito isso com calma e comparando mapas com muita paciência e por isso, postei já alguma coisa ontem dando a minha opinião sobre algumas paradas e estações.

Nesse processo, fui "caçar" onde seria a estação inicial do Cajú e descobri uma bomba, que pode ser um rojão ou um simples estalinho.

No sentido da Parada de São Francisco para a estação inicial do Cajú, a linha passava pela Rua Carlos Seidl até chegar à atual Rua A.

Depois a linha entrava na Rua Circular da Quinta do Cajú e havia um pequeno desvio em "Y" para a estação inicial. O outro ramal seguia para a ponta do Cajú.
Isso pode ser visto no mapa de 1910 já postado no outro fórum.

Pessoal, acreditem!

No local onde creio que era a estação, existe um prédio enorme na mesma posição da ex-estação.
Será o mesmo prédio?

O prédio é do INPH.

É fácil de ver. Existe um gramado com as letras INPH, logo acima vem um campo de futebol e depois esse prédio.

Vejam no Google e dêem suas opiniões.

Infelizmente não existem câmeras de rua naquela área.

Um abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 25 Nov 2011, 15:06

Eu já vi esse prédio algumas vezes quando passei pela Ponte Rio-Niterói.

Certa vez fui com o Julio ao Caju, mas nos perdemos (que vergonha ...) e acabamos entrando em uma favela, não conseguindo alcançar o local onde está este prédio ...

Sinceramente falando, da primeira vez que avistei, achei que pudesse ser a antiga estação ... mas das outras vezes, comecei a achar que não fosse.

No entanto, tudo pode ser: quem sabe a estação antiga não tenha sido aproveitada e transformada no atual prédio, como ocorreu com a estação Maria da Graça ?

Algo a se averigüar ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 25 Nov 2011, 15:40

Adenilson, dei uma olhada na imagem de satélite agora e percebi que na verdade minha antiga suspeita era mais acima, próximo do Morro da Quinta do Caju. Entretanto, eu ainda desconfiaria de um pequeno prédio na mesma via que você apontou o INPH, só que seguindo em frente. Tem uma edificação de área retangular, estilo caixote. Ali, se não tiver sido o local da estação, era o local do cais da Ponta do Caju.

Em relação ao outro prédio que eu desconfiava ser a estação anteriormente, ou onde ela ficava, digite estas coordenadas abaixo na busca do Google Maps:

-22.875468,-43.211868

(exatamente como acima, copie e cole)

Eu me lembro de que depois de pesquisas, vi que o local poderia ser outro, acho que onde vc apontou o INPH mesmo ... mas tem tempo que não vejo esta região, agora não tenho certeza.

Mas tá valendo, o mais provável seria este local mesmo, apesar de eu considerar a cobertura das edificações do INPH aparentemente de construção recente ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Melekh » 25 Nov 2011, 17:27

Companheiros,


O Dado disse: RUA BELA

‘Em relação às estações apontadas pelo Melekh e comentadas pelo Adenilson, queria fazer uma observação: ao lado das instalações da Elevatória Alegria (na Av.Brasil), existe uma estrutura parcialmente soterrada e danificada, que a grosso modo poderia ser comparada a uma plataforma. Acho que o Melekh já fotografou esta estrutura ... será que era a plataforma da estação Rua Bella ?

Dado a foto que você se referiu é essa, abaixo.


Imagem



O Adenilson escreveu:


”...CAJÚ (Estação incial)-> Ao lado de um morro onde existe hoje uma favela.
Adenilson segue abaixo, foto tirada do livro do Hélio Suevo, veja se com os seus olhos de águia (no bom sentido da palavra) nos premie com uma localização mais acurada, tipo – ontem/hoje. Segue abaixo:


Imagem


Sobre a parada SÃO FRANCISCO, eu não esqueci não, eu é que não fui ainda lá para pesquisar a coisa, também concordo que a mesma servia ao cemitério, de resto não posso confirmar ou negar, tenho que pesquisar.


ALEGRIA (Posterior Benfica)-> O local que o Adenilson apontou, acredito ser o mesmo do que eu citei, do outro lado da rua, não cheguei a fotografar.

Não participei ainda de Maria da Graça, pois pretendo obter mais informações no local, tenho acompanhado.

Amigos, forte abraço.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 09:35

Melekh,

Tentei encontrar o prédio com as coordenadas que vc deu e está totalmente fora.
Dá uma conferida melhor para ver se você não digitou nada errado.
Para se ter uma idéia, a posição da minha coordenadas é 22º 52' 31,48" S e 42º 13' 42,30" O.

Sobre a foto que vc postou, a resolução não está das melhores, mas por incrível que pareça a estação final estaria um pouco a direita e fora da foto.
Tenho um mapa de 1922 que aparece esse pier que na foto acima está em primeiro plano.

Através dele pude estimar a minha opinião onde estaria a estação do Cajú comparando mapa e foto.

Um abraço.
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Nov 2011, 18:01, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 14:05

Adenilson, sobre as coordenadas, fui eu que apontei. Você deve indica-las no site do Google Maps, não no software Google Earth. Acho que aí que deve ter dado a diferença.

De qualquer forma, o link abaixo leva exatamente ao prédio que eu já desconfiei ser da antiga estação Caju:
http://maps.google.com/maps?q=-22.87546 ... 0&t=h&z=16

Existem mapas que apontam o píer do cais do Caju, assim como uma outra linha no sentido contrário, com outro píer voltado para a atual Ilha do Fundão.

Em relação à imagem postada pelo Melekh, é até fácil localizar a estação. Basta procurar por uma rotunda de 180º que aparece na imagem, a estação fica ali ... não sei se fora da foto ou se são aquelas edificações próximas ... o dificil mesmo é comparar a imagem antiga com a atualidade ... quase tudo mudou !
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2011, 14:19

Tive uma idéia ... já que não há câmeras com a visão da rua próximas ao local onde ficava a estação do Caju, subi na Ponte Rio-Niterói e obtive as fotos !

Calma, pessoal ... obtive as fotos através do Google Street View, que fotografou com o seu carro o trajeto feito pela Ponte Rio-Niterói. Tenho uma boa e uma má notícia:

1-Boa notícia: o prédio apontado pelo Adenilson, do INPH, pode ser avistado da fotografia feita na ponte. Parece realmente um prédio de construção recente, ou pelo menos, modificado/restaurado ... não sei dizer com mais precisão pois algo no meu computador me impediu de visualizar o local com mais zoom ... deve ser a placa de vídeo ou a placa mãe, que troquei há pouco tempo e é bem ruinzinha (para ter uma idéia, ela não é compatível com o Windows 7, tive que instalar o XP e por isso estou usando mais o Notebook, que não está aqui comigo agora ...). Vejam a foto abaixo, do prédio do INPH (com telhado laranja) e tirem suas conclusões:
Imagem

2-Má notícia: o prédio que eu já desconfiei ser a estação, está encoberto por árvores, postadas entre a ponte e o prédio. Não dá pra ver nada ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 15:02

Dado,
Eu tinha tido a mesma idéia e fiz a mesma coisa no trabalho ontem. O prédio apontado por você não é o qual me refiro, pois pode reparar, que o telhado do prédio mencionado por você tem telhado em degraus.
O prédio apontado por mim pertence ao complexo do INPH e está mais a direita, atrás das árvores como você disse.
Aguarde as fotos e comparativos que vou mandar.

Em relação à Parada Alegria, peculiar aquela construção atrás e a esquerda com 3 janelas, não acha? :ttn:


DadoDJ escreveu:Tive uma idéia ... já que não há câmeras com a visão da rua próximas ao local onde ficava a estação do Caju, subi na Ponte Rio-Niterói e obtive as fotos !

Calma, pessoal ... obtive as fotos através do Google Street View, que fotografou com o seu carro o trajeto feito pela Ponte Rio-Niterói. Tenho uma boa e uma má notícia:

1-Boa notícia: o prédio apontado pelo Adenilson, do INPH, pode ser avistado da fotografia feita na ponte. Parece realmente um prédio de construção recente, ou pelo menos, modificado/restaurado ... não sei dizer com mais precisão pois algo no meu computador me impediu de visualizar o local com mais zoom ... deve ser a placa de vídeo ou a placa mãe, que troquei há pouco tempo e é bem ruinzinha (para ter uma idéia, ela não é compatível com o Windows 7, tive que instalar o XP e por isso estou usando mais o Notebook, que não está aqui comigo agora ...). Vejam a foto abaixo, do prédio do INPH (com telhado laranja) e tirem suas conclusões:
Imagem

2-Má notícia: o prédio que eu já desconfiei ser a estação, está encoberto por árvores, postadas entre a ponte e o prédio. Não dá pra ver nada ...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2011, 15:28

Pessoal,

Sobre a estação inicial do Cajú, ampliei o mapa de 1910 e coloquei no mesmo plano do mapa do Google.
Observem abaixo um desvio, em forma de Y, sendo um que segue para a estação inicial e o outro que continua para a ponta do Cajú.
Observem também a posição da Rua General Gurjão, bem mais abaixo.

Imagem

Abaixo, segue o trajeto da Rio D'ouro que refiz com a cor verde e o desvio também. Observem as vielas que passavam a ferrovia.
Claro que naquela época, as vielas não existiam.
O Cajú tinha poucas ruas.

Imagem

Tirem suas conclusões. :D

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2012, 23:07

Pessoal,
Vou iniciando as postagens das aerofotografias de 1928. Originalmente as fotos tem tom amarelado e postarei a primeira foto conforme recebi com o zoom já editado.
Depois postarei em tons de cinza com edição minha, pois ao meu ver é melhor de trabalhar com o constraste, mas vocês dirão se preferem em tom amarelado ou de cinza.

Segue abaixo a estação Caju. Parece que a ferrovia já havia sido retirada, ou será efeito da falta de definição.
Inicialmente a Carlos Seidl era apenas o leito da ferrovia, para a partir de alguns metros depois, tornar-se um arruamento.

Imagem

Segue agora a foto com um pouco de zoom. Discriminei o prédio com uma seta vermelha. Vocês veem uma plataforma junto com o prédio ou será efeito da foto?

Imagem

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”