Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2012, 15:53

Dado. Talvez seja interessante você fazer uma outra superposição.
Vou explicar <|-|>

Na época você tinha achado que a estação inicial era o terminal de cargas que ficava mais atrás e a superposição foi indicada assim.

Segue abaixo o link da superposição.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=132

Como ficava no prédio em diagonal, então poderemos estimar melhor a sua localização, se existente hoje.
Em relação ao endereço, é muito interessante, mas não surpreendente, pois se tratava de uma empresa e deveria ter endereço para correspondências, mas a sua descoberta é no mínimo muito reveladora. app

O endereço existente hoje pode não necessariamente ser o da época, pois em muitas ruas houve mudança de numeração. De qualquer forma o local apontado no círculo vermelho é o número 256 atualmente (visto pelo Google street view).
Acrescentando também, tem o fato do pátio ser muito grande e o local destinado a um endereço pode não ter uma precisão de 100%.

Mas eu também fico muito curioso para saber se tem algum resquício do antigo prédio da Rio D'ouro e do pátio.
As pesquisas continuam. okk



DadoDJ escreveu:Vejam isso, pessoal !
Algo que confirma de uma vez por todas a posição da antiga (e erradicada) estação Caju, ponto inicial da EF Rio d'Ouro.
Eu me lembro que na época que o Adenilson postou as aerofotogrametrias, eu cheguei a apontar um local para a antiga estação e ele outra posição, ficando mais coerente a posição assinalada por ele. Estas aerfotogrametrias estão na página 1 deste tópico, mas eu as reproduzo abaixo novamente:
Imagem
Imagem
^^ A seta assinalada em vermelho é a posição da estação Caju, segundo estimativas (corretíssimas !) do Adenilson.

Agora vejam abaixo o que encontrei: o endereço da estação Caju ! Ficava (ou fica ainda ?!?!?!) na Rua General Gurjão, no.66 ("Gorjão", segundo a grafia da época) ! ! !
O fragmento de texto abaixo foi extaído do Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, do ano de 1916.
Endereço da Estação Caju - Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (1916) (Destaque).png
Pois bem, apenas para ver o que ía acontecer, digitei este endereço no Google Maps. E ... observem:
Endereço da Estação Caju - Google Maps.png
O endereço ainda existe ! Exatamente na área onde o Adenilson assinalou a antiga estação !
O prédio não existe mais provavelmente, mas será que ainda há algum vestígio ou registro da estação ou ferrovia ali ?
Ou ainda mais: será que a estação sofreu uma modificação (como ocorrida em Maria da Graça) e sobrevive no local, descaracterizada ?
Provavelmente ela ficava onde hoje fica a confluência das ruas Coronel Ernani Lucena e Rua General Gurjão, mas ... quem sabe ?!
Colocarei esta meta para 2013: ir ao local e tentar encontrar algo sobre a EF Rio d'Ouro e estação Caju ! ! !

Obs.: no documento extraído do Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, são citadas várias estações ferroviárias, do Corpo de Bombeiros e de bondes ! ! ! E são nomeadas ! Disso eu não sabia, e abre um novo leque de pesquisas a serem feitas ...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Melekh » 29 Jan 2014, 19:26

ESTAÇÃO CAJU


Companheiros,

Pude observar o vasto material de pesquisas e o árduo trabalho desenvolvido aqui para tentar dar uma proximidade de exatidão do local exato da estação inicial CAJU.

Para colaborar, coloco aqui a foto da Estação em operação.


Imagem



Imagem



Imagem


Abraços a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 30 Jan 2014, 08:42

Grande Melekh !
Estas fotos eu já conhecia, peguei no site da Biblioteca Nacional. Mas achei interessante a postagem das fotos e pude parar pra notar alguns detalhes ...
Será que nenhuma destas edificações existem hoje em dia ? As casinhas, a caixa d'água ?
==:(
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 30 Jan 2014, 09:45

Dado e Melekh.

Acho pouco provável que uma das edificações ou estruturas citadas ainda existam hoje.

O que pode ser feito é tentar enquadrar pelas curvas das linhas e construções na foto com algo na aerofotogrametria de 1928.

Ainda estou com o tempo escasso, senão eu poderia fazer isso. :O

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 30 Jan 2014, 11:21

Estou devendo essa superposição!

Farei em breve ...

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 04 Fev 2014, 13:36

Dado, tudo bem?

Em relação ao que "falei" anteriormente não foi nem fazer uma superposição, mas observar na aerofotogrametria de 1928, prédios ou lay-out das linhas que possam identificar os locais das fotos postadas pelo Melekh, da Quinta do Cajú.

De qualquer forma, as fotos mostram um local bem arborizado e não me lembro que a estação estava assim na aerofotogrametria de 1928, o que pode indicar que o local já tinha sofrida severa modificação e/ou estivesse sendo arrasado. :ttn:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 13 Fev 2014, 09:12

Dado. Apenas uma observação a mais. Em relação a algumas superposições que você tem feito e principalmente imaginando a possibilidade de visitar o local, sugiro que se houver uma expedição, ou melhor, visita técnica :DD ao local, onde outrora foi a Quinta do Cajú, que seja marcada através da superposição, as coordenadas geodésicas no Google-Earth das principais estruturas do pátio, tais como prédios, desvios, plataformas e etc.

Estando no local hoje, será fácil determinar com precisão o local, pois qualquer celular e/ou smartphone "meia boca" tem GPS.

Isso irá dirimir muitas em relação a uma edificação atual ter sido construída no local da antiga estação ou a mesma ter sido descaracterizada.
O mesmo se aplica a outras estruturas do pátio. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 13 Fev 2014, 09:19

Boa idéia, Adenilson !
Meu celular tem GPS, e posso assinalar os pontos e verificar com arquivos GPX, utilizando o OSMand.
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 30 Dez 2014, 08:58

Pessoal,

Segue abaixo em primeira mão, a foto da Estação Quinta do Caju.

Com a foto abaixo, dá para identificar o pátio muito facilmente na foto aérea (não é aerofotogrametria), que o Dado postou na primeira página desse tópico.

Peço a ele também para postar o portal da estação e que pode ser identificado no lado direito da foto abaixo.

A foto é de 1919 e significa que a estação estava ativa, apesar de visivelmente decadente, principalmente se compararmos às fotos da Biblioteca Nacional.
Quinta do Caju1919.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 30 Dez 2014, 09:58

A foto do ano hehe
Show de bola, vou procurar a imagem do portal, tomara que eu não a tenha perdido no apocalipse que meu computador sofreu no meio do ano ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”