Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 22 Mai 2015, 11:51

Mais algumas anotações nas imagens do site:
Caju1930b.jpg
^^ Pátio ampliado: será que ainda havia trilhos ?
Caju1930c.jpg
^^ Em outro ângulo, a estação da Quinta do Caju, destacada com a seta vermelha
caju1930d.jpg
^^ A provável estação de passageiros, em imagem bem ampliada
caju1930e.jpg
^^ A mesma imagem, mais pra direita. Vejam que ainda há trilhos em desvio para um píer, mas no leito da linha tronco mesmo parece que não há mais trilhos ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 23 Mai 2015, 12:46

No Jornal Nacional (TV Globo) passou uma reportagem sobre este site, a Brasiliana Fotografica, destacando a possibilidade se encontrar detalhes nas fotografias, com a possibilidade de ampliação das imagens no próprio site, em alta resolução. Isso abre uma possibilidade imensa, e nas imagens da região do Caju, já encontrei algumas coisas interessantes (será que dá pra ver algum resquício das paradas obscuras da EF Rio d'Ouro como Praia Pequena, Rua Bella etc ?)
Vejam abaixo algo que parece ser um retorno de bondes !
caju1930f.jpg
^^ Seta vermelha: estação Caju. Seta azul: um retorno de bondes, possivelmente
caju1930g.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 01 Jun 2015, 14:04

Dado. Na época, o Amaral informou que a foto que postei abaixo não seria na Carlos Seidl, mas na rua que passa atrás, ou seja, a Rua General Gurjão.

A questão é que ele informou que os trilhos seriam de bonde, mas insisto que devem ser de trem, não somente pelo tamanho, mas pela ausência (aparente) de rede aérea.

Segue abaixo o link com a foto que postei

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=2366" onclick="window.open(this.href);return false;


Abaixo, segue o local da tomada aérea que vc postou e eu marquei com um círculo como sendo o local acima. Isso é atrás do pátio da Quinta do Cajú. Será que ia algum ramal para lá ou se trata realmente de trilhos de bonde?
Caju1930b.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 01 Jun 2015, 14:11

Dado. Fiquei pensando melhor sobre a foto abaixo e me questionando se tal retorno seria de bondes mesmo. Os bondes tem dirigibilidade pelos dois lados, iguais aos trans elétricos e não me veio a cabeça, um girador ou circular no pátio da Rio D'ouro.

Você tinha identificado uma rotunda na Quinta do Cajú, mas achei muito pequena e estava fora do pátio de passageiros.

A curva na foto tem raio muito pequeno, mas talvez fosse o suficiente para as pequenas locomotivas da Rio D'ouro. O que vc acha?

Sei que há trilhos lá e é visível um bonde passando ali, mas estou me referindo a alguma utilização mais antiga.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... hp?id=2521" onclick="window.open(this.href);return false;

DadoDJ escreveu:No Jornal Nacional (TV Globo) passou uma reportagem sobre este site, a Brasiliana Fotografica, destacando a possibilidade se encontrar detalhes nas fotografias, com a possibilidade de ampliação das imagens no próprio site, em alta resolução. Isso abre uma possibilidade imensa, e nas imagens da região do Caju, já encontrei algumas coisas interessantes (será que dá pra ver algum resquício das paradas obscuras da EF Rio d'Ouro como Praia Pequena, Rua Bella etc ?)
Vejam abaixo algo que parece ser um retorno de bondes !
caju1930f.jpg
^^ Seta vermelha: estação Caju. Seta azul: um retorno de bondes, possivelmente
caju1930g.jpg

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 21 Nov 2015, 11:11

Mais algumas imagens extraídas do site da Biblioteca Nacional, as duas primeiras mostrando entradas do Cemitério de São Francisco Xavier, e trilhos de bonde passando em frente, e a última, uma imagem aérea da Ponta do Caju em 1930, com boa resolução e que merece uma análise de detalhes, poderemos encontrar algumas coisas interessantes ali ...
Cemitério SF Xavier - Acervo Biblioteca Nacional icon1329343.jpg
Cemitério SF Xavier - Acervo Biblioteca Nacional icon1329344.jpg
Ponta do Caju (1930) - Acervo Biblioteca Nacional icon675841.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Melekh » 22 Nov 2015, 10:45

Se a Ferrovia está nos mapas em 1924, essas fotos são de 1930 (presume-se), deu tempo para os trilhos da E.F. Rio D’Ouro serem retirados? Foram substituídos pelos de bonde, ou será que passavam por outro ponto?

Lembro de uma foto em que os trilhos da EFRD seguiam lado a lado com os do bonde, era no trecho de Vicente de Carvalho, onde havia uma fabrica e que hoje é o Shopping Carioca.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por tche » 22 Nov 2015, 18:29

Olá pessoal. A Rio D´Ouro deixou de operar oficialmente em 1923 a partir do Caju, mas não quer dizer que os trilhos tenham sido retirados. Aliás aquele trecho do Caju ainda é um mistério no que se refere à datas, pois até pouco antes da abertura da Avenida Brasil em 1946 havia circulação de trens por ali, seja no Cajú ou Arará. Os trilhos de bonde são diferentes e com bitola de 1,40 m. Como curiosidade dessa foto, vemos o quanto o estádio de São Januário, construído em 1923, ficava próximo do Mar. O ramal de Maria Angu teve seus trilhos retirados no final dos anos 20 na Estrada Vicente de Carvalho, e até 1928 os bondes que circulavam entre Madureira, Penha e Vicente de Carvalho ainda eram puxados à burro, consequentemente possuindo bitola métrica.

Abraço a todos.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 23 Nov 2015, 07:46

Houve uma grande obra para a inserção de rede de esgoto ao longo da Carlos Seidel. Foi entre 1928 e 1930. Imagino que isso tenha sepultado de vez, os trilhos da Rio D'ouro.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 23 Nov 2015, 08:31

Aquelas fotos do Portal Augusto Malta mostram obras que devem ser as que sepultaram a ferrovia.
Nota-se que os trilhos de bonde foram mantidos, ao lado das obras.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 19 Fev 2018, 23:51

Boa noite,

Estas fotos de 1913 são da EF Rio D'Ouro ?




Créditos nas fotos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”