Parada Bemfica/Alegria

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 21 Nov 2013, 14:15

Só para complementar, segue a foto que postei com aumento de contraste e redução do brilho para melhor identificação ao fundo do morro do Corcovado (a esquerda) e maciço do Sumaré (a direita do anterior).
Obs: Para a identificação do Morro do Corcovado, é só traçar a partir da calçada esquerda da rua (onde há um muro), e onde está um carro estacionado, uma reta para cima.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 21 Nov 2013, 16:26

Infelizmente ainda não pude ver com calma a imagem e estimar uma posição desse logradouro.
Vou tentar ver isso hoje, estou super curioso !
:lol:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 01 Jan 2014, 13:51

Realocando informações ...
Adenilson escreveu:PARADA ALEGRIA-1928

Essa foi a mais fácil de localizar, apesar de ser a planta com menor resolução.
Reparem que parece que a plataforma é projetada mais a frente e o prédio fica mais atrás e tem formato irregular como eu tinha descrito.
É como se a plataforma formasse uma espécie de varanda para o prédio. Isso é o que parece, mas a imagem não ajuda hmy hmy

Imagem

Amanhá, eu posto mais. okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 07 Mar 2014, 14:14

Dado.

Sobre a foto acima, já fiz vários estudos, mas ainda sem tempo de postar, que tudo indica que a foto foi batida de alguma região próxima ao gasômetro, onde seria futuramente construída a Avenida Brasil.
Depois eu mostro o porquê.

Pessoal: De qualquer forma, vim dar uma notícia ruim e uma boa.

Vamos a ruim primeiro. As fotos que selecionei da região do Rio Timbó em Tomás Coelho não mostram a estação de Engenho do Mato, infelizmente, a não ser por um milagre.
Uma mostra o Rio Timbó em direção a Cavalcanti no bairro de Tomás Coelho.
Existe até uma estrutura parecida com uma estação, mas está totalmente incoerente com o maciço ao fundo e na outra foto, mostra o Rio onde futuramente (2 anos) seria construída a estação de Engenho da Rainha. Ambas as fotos são de 1929.

A boa notícia é que é praticamente certo o sucesso de obtenção da foto da estação Benfica da Rio D'ouro. Já comparei casas, arruamentos e todos os ângulos possíveis com o que conhecemos da região atualmente.
Fiz isso com todo o cuidado que tive que ter na estação José dos Reis e não vejo possibilidade de não ser a estação Benfica, já mostrando sinais de abandono pela foto ser de 1930.
O objetivo da foto era captar a instalação de esgoto na Rua Ávila.

Não serei quando terei tempo de postar tudo, inclusive edificações que atualmente existem e existiam na foto de 1930, mas aguardem.

Dado: Enviei um MSM para aquele número que começava com 8. Vc ainda está com ele?

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 07 Mar 2014, 16:43

Foto da estação Benfica ?!
Show ! ! !
:Y: :Y: :Y:
Recebi a mensagem sim, Adenilson !
okk
Depois nos falamos ... maior correria aqui no serviço ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 08 Mar 2014, 21:42

Estação Benfica (Alegria)-foto

Obs: Pessoal, para ver a estação indicada com a seta azul, tem que clicar na foto para aparecer inteira, pois como aparece ao abrir a postagem, a foto está cortada.

Pessoal, conforme comentei com vocês ontem, tenho quase 100% de certeza que obtive a foto da estação Benfica, da Estrada de Ferro Rio D'ouro, outrora chamada de Parada Alegria, por ficar junto a rua homônima.

Obs: Não confundir essa estação com a parada Bemfica, escrita com M, que era da E.F.Norte e ficava no ponto onde essa ferrovia "cruzava" com a Rio D'ouro.


Antes da longa explicação, por sinal necessária, vamos inicialmente a algumas observações.

a) a Rua Alegria é a atual Prefeito Olimpio de Melo.
b) a Rua Ávila é a atual Rua Lopes Trovão.

Para organizar o meu raciocínio, vamos a algumas fotos explicativas.

FOTO 01-> Aerofotogrametria de 1928, já postada aqui, e que mostra a estação, indicada com um círculo azul. Editei a foto com uma seta vermelha, de onde aproximadamente, talvez; um pouco mais para trás; foi batida a foto do Augusto Malta que postarei mais abaixo.
Os números 1, 2 e 3 indicam casarios de referência que estão na foto do Malta, que existem até hoje e sobre os quais darei detalhes para comprovar que a foto se trata da estação Benfica.
Benfica.E.F.R.O.1928 - Cópia.JPG
FOTO 02-> Foto da estação de Benfica, já abandonada em 1930, indicada pela seta vertical azul a direita. Reparem que é um prédio simples, aparentemente com tijolos e um portão robusto de madeira. Infelizmente o Malta bateu a foto com um "acampamento de obra" de lona cobrindo parcialmente o que praticamente certo é a estação em seu pátio inicial. O restante da estação está fora do enquadramento a direita.
Parece que o forte do Malta não era a ferrovia :( . Depois explico melhor.
Vamos parar de "delongas" e obecendo ao bom vernáculo, ei-la.
Estação Benfica 1930.jpg
FOTO 03-> Vamos a mesma foto com algumas indicações.
a) A linha vermelha representa o prolongamento da Rua da Alegria.
b) A linha laranja representa o prolongamento da Rua Ávila.
c) A linha roxa representa o prolongamento da ferrovia, já com trilhos suprimidos na foto abaixo.
d) Os números em azul indicam os casarios correspondentes indicados na aerofotogrametria em 1928.
Reparem que a edificação, que penso ser a estação está sobre o que parece ser uma plataforma. Tufos de grama cresceram entre a mesma e o antigo leito, coisa que é muito comum em estações sem conservação.
Estação Benfica 1930 - Cópia.jpg

FOTO 04-> Para dirimir quaisquer dúvidas, este humilde pesquisador identificou 3 casarios chave para identificar o local da foto de 1930 e que existem até hoje.
Abaixo segue foto do Google Earth; ou carinhosamente chamado de GE pelo Dado :D; mostrando os mesmos imóveis da aerofotogrametria de 1928 e foto do Malta de 1930. Reforcei aqui o ponto de referência de onde foi batida a foto do Malta e a localização da estação, além de um galpão, que já existia em 1928.
Benfica.Alegria.jpg
FOTO 05-> A foto abaixo mostra o casario da foto aérea de 1928 e do Malta de 1930, bastante modificado. Um puxadinho, aqui e ali, mas realmente penso ser o mesmo prédio mostrando com 100% de certeza, a localização da foto. Abaixo seria o casario 1.
Benfica.casario 1.jpg
FOTO 06-> Foto dos casarios 2 e 3. Repare que o casario 2 praticamente não mudou. Parece apenas ter sido dividido em 2 residências. O casario 3 aparece agora com um muro na frente e uma discreta mudança na fachada superior. Essas casas estão praticamente em frente onde era a estação.
Benfica.casarios 2 e 3.jpg
Conclusão: Mostrei vários pontos de referência, além da própria assinatura do Malta na foto, indicando o lugar e comparei os ângulos, mostrando que realmente, mais um tesouro escondido da Rio D'ouro foi desvendado. Como sou muito cuidadoso, conforme o meu procedimento na estação José dos Reis, estou aberto a críticas, comentários e para dirimir dúvidas.
Se alguém tiver alguma informação ou conclusão que não se trata da estação, terei a consideração de me desculpar.


P.S: A Rua Lopes Trovão hoje, cruza com a Pref. Olimpio de Melo, coisa que não acontecia em 1928 e 1930. A rua acabou se estendendo em direção ao Malta na foto de 1930.

Abraço a todos. Agora a bola é com vocês. okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 09 Mar 2014, 22:48

Nada a declarar, apenas a elogiar: show de bola !
A comparação das imagens antigas com as recentes do GE (Google Earth :P ) , ou melhor, do Google Street View (posso chamar de GSV ?) afasta qualquer dúvida !
Eu pude ver as imagens apenas hoje, apesar de ver sua postagem desde ontem, pelo celular.
Resultado: estourou a franquia da internet móvel e só pude me maravilhar novamente com a postagem hoje, agora pelo computador.
Não há o que se debater ou duvidar, o local é o mesmo.
Agora, achei bem pitoresca a construção na entrada do pátio da estação, parcialmente encoberta pelo "acampamento". Será uma cabine, de sinalização ou com outra função ? Parece com arquitetura bem similar às estruturas da antiga Inspetoria de Águas ... curiosamente, parece que já vi uma "casinha" idêntica a essa em algum lugar ... vou procurar nas minhas imagens, de repente foi vista em alguma das nossas expedições ...
Mais uma vez, show de bola, Adenilson ! Parabéns pela brilhante pesquisa !
:Y: app okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2014, 15:13

Valeu Dado, muito obrigado.

Mesmo não tendo obtido uma foto completa da estação, já foi dirimida a dúvida de como pelo menos era o prédio, detalhe que a aerofotogrametria não podia mostrar.

Agora, em termos das estações dentro da nossa cidade, e principalmente do traçado original, restam apenas saber como eram as estações de Engenho do Mato e Pilares, sendo estas sem quaisquer indicações.
Sobre a primeira até tentei buscar algo, mas não consegui.
Sobre a segunda, acho quase impossível, salvo junto aos comércios mais antigos da região.
Verifiquei um nome de escola que foi fundada na década de 80 do século XIX em Pilares, mas deixei a notação em casa. Vou tentar fazer buscas sobre ela, já que pelo que o Melekh disse, o pessoal da igreja não guardou nada. Ainda tem a light como salvadora da pátria.

Capão do Bispo, Venda Grande, Praia Pequena e Rua Bela não tinham plataforma e já temos imagens aéreas da região de todas elas, mesmo sendo de 1928. Havia apenas uma estrutura remanescente na Parada Rua Bela.

Em relação a estação Benfica, vou dar a minha interpretação. <|-|>

Veja a aerofotogrametria de 1928. No início do pátio (direção Praia Pequena-sentido da direita para a esquerda), há uma estrutura trapezoidal cuja parte se sobrepõe a uma estrutura quadrada mais atrás.
Essa estrutura trapezoidal está totalmente obstruída pelo "camping" da obra e o prédio principal, quadrado, está aparecendo parcialmente.
Essa estrutura trapezoidal que vem antes deveria ser uma pequena cobertura para passageiros ou bilheteria ou um outro puxadinho qualquer, mas parece mesmo que o prédio principal era mais voltado para cargas, devido a característica do portão.

Depois desse prédio praticamente não há mais estação. É o que parece mostrar a aerofotogrametria, mesmo em resolução baixa.
Eu mesmo já tinha especulado que essa plataforma deveria ter uma ordem de grandeza de 20 metros, ou seja, algo parecido com a estação de Xerém.

Veja na foto do Malta com zoom, que na parte esquerda do "camping" parece haver entulho de obra no início da plataforma, o que pode indicar que a mesma possa ter sido parcialmente demolida ali naquele ponto para a realização da obra das galerias e/ou alargamento da Rua da Alegria.
Para mim, a direita do prédio e já saindo do enquadramento da foto, praticamente não há mais estação. Parece haver apenas um muro atrás. Imagino que a plataforma deva se encerrar logo depois.

Outra coisa que mostra na foto aérea, é que a plataforma parece ter formato triangular, acompanhando a divergência entre o traçado da ferrovia e o da Rua da Alegria até a estrutura trapezoidal. Depois disso, já no prédio quadrado, a plataforma parece apenas "acompanhar" a linha, sendo quase retangular.

Tudo isso é meio especulação, pois a aerofotogrametria perde muito em resolução quando ampliada, mas nesse tópico há uma foto em tom amarelado e outro em tons de cinza com outro nível de contraste de Benfica. Fiz isso para tentar corrigir a baixa resolução. :HH:

Sobre a característica do prédio, essa edificação me pareceu um misto da estação de Inhaúma com uma edificação que existia no pátio inferior da estação de Cava antes da bifurcação com o ramal de Tinguá.
Quando aununciei a estação, a descrevi como um prédio aparentemente de tijolos e com portão de madeira, mas agora estou na dúvida se o portão não pode ser de aço.

De qualquer forma, valeu mesmo.

Como diria o Melekh, as pesquisas continuam okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por DadoDJ » 10 Mar 2014, 16:45

Adenilson, será que esta construção não seria o divisor de tubulações da adutora de água ?
Não me lembro agora, em relação às plantas de abastecimento, se ali havia alguma bifurcação de canos.
Vou averiguar mais tarde ...
E falando nisso, como você bem falou e lembrou (que memória ! ! !), a construção parecida com esta da foto de 1930, e que ainda existe pouco antes da estação de Vila de Cava é esta abaixo, realmente se parecem, com um pouco de diferença em altura e dimensões, mas a arquitetura é basicamente a mesma:

Imagem
Vila de Cava por trilhosdorio, no Flickr

Ou esta, já próximo à Barreiras, no Ramal de Tinguá:

Imagem
Casa de Máquinas - Ramal de Tinguá por trilhosdorio, no Flickr
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica/Alegria

Mensagem por Adenilson » 11 Mar 2014, 09:57

Dado, qual construção você se refere em relação a ser o divisor de águas da tubulação?

Eu chequei a planta de 1917 e realmente naquele ponto há uma considerável bifurcação nas adutoras de Tinguá e Xerém.
Houve um erro também no desenho da planta. Colocaram a estação no eixo da linha de encanamento de Mantiquira ao invés da linha férrea da Rio D'ouro.

De qualquer forma, a planta mostrou que havia um desvio ali.

Penso mesmo que a estação era aquela, pequenina, conforme mostra a aerofotogrametria e as plantas da SMU. A princípio não acredito que o prédio que apareça na foto tenha outra função.

Em relação ao prédio sobre o qual me referia perto de Cava, é exatamente o que você postou acima. Me esqueci apenas de mencionar que tal edificação era de face multi poligonal, não lembrando agora se era um hexágono, heptágono ou octógono.

Pela aerofotogrametria parece mesmo que a plataforma não ia muito além da abrangência da foto.

Agora uma coisa me chamou atenção. Ao ampliar a foto no zoom, vejo algumas estruturas verticais no prédio da estação e não horizontais conforme os tijolos da foto acima. Pode ser uma questão da perda da resolução ou a possibilidade do prédio ser de madeira, coisa que acho difícil, pois o telhado é de telha colonial (isso dá para ver) e seria muito peso para uma estrutura de madeira.

Outra possibilidade seria o prédio ser pintado e estar com a pintura deteriorada.

Conforme eu disse acima, dá para ver a ponta da plataforma do lado esquerdo do tal acampamento com pedras, podendo ser da estação, parcialmente demolida, ou da própria obra das galerias que estavam acontecendo ali. Mesmo assim, se houve demolição ali, não foi muito, pois a plataforma não começava muito antes pelo que mostra a foto aérea.

Atrás do acampamento estaria totalmente escondido um detalhe que somente podemos ver na aerofotogrametria, que é uma cobertura com formato trapezoidal que se insere no prédio quadrado.
Parece até que é uma cobertura um pouco mais alta que a lateral do prédio quadrado, pois avança um pouco sobre ela. Pode ser ainda outra construção muito pequena a ponto de ser totalmente escondida pela lona da obra.

Chegou a passar pela minha cabeça se alguma parte da estação tinha 2 andares, mas a foto do Malta descartou essa possibilidade, tanto na cobertura e/ou edificação trapezoidal (escondida pelo acampamento), quanto pelo prédio quadrado, pois se tal fosse, daria para ver a altura atrás do acampamento da obra.

Essa é uma estação original da Rio D'ouro e na sua construção parece que não se pensou muito nos passageiros, serviço que se iniciaria anos depois. Praticamente não há distância entre o portão do prédio e a borda da estação, mostrando que a orientação principal da estação era mesmo para cargas. okk

P.S: Ontem me ligaram do AN. A cópia das plantas restantes da E.F.R.O. estão prontas.

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”