Parada Venda Grande

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 04 Nov 2013, 12:00

Adenilson,


Realmente o local me pareceu estar mais elevado (a Estação), só a coloquei dada a semelhança; note que a Estação Xerem também tem certa semelhança.

Acredito que a arquitetura da época seguia um determinado padrão.

Certa vez fiz a comparação da Estação Collégio, com aquela construção na Praça da Bandeira...

Mas... de qualquer forma temos mais uma estação incógnita, mas o Dado disse que de repente poderia identificá-la.

Abraços!

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Nov 2013, 13:35

Olha, as duas estações que eu vi semana passada no Facebook não guardam semelhança à que o Melekh postou anteriormente. Uma era Sebastião de Lacerda, na Linha do Centro da EFCB em Vassouras. A outra que vi era a estação Alberto Furtado, no Ramal de Jacutinga em Valença. Nenhuma das duas tem os detalhes dessa estação, apenas se parecem ligeiramente ... me enganei de vista !
:WK:
Penso em postar esta imagem em outro fórum que participo (a maior parte é de pesquisadores de São Paulo) pra ver se alguém tem alguma pista, pois como o Adenilson bem falou, pode ser até de fora do estado do Rio de Janeiro !
As pesquisas continuam.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Nov 2013, 22:30

Encaminhei a vários amigos esta foto que o Melekh postou e a internet está em polvorosa. Todos engajados em desvendar este mistério !
:lol:
Em breve deveremos ter a resposta ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 07 Nov 2013, 23:18

Será esta ?

Imagem

Estação de Hermílio Alves, município de Carandaí-MG. Linha do Centro da EFCB.

O que acham ?

Vejam mais no link abaixo:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... rmillo.htm
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 08 Nov 2013, 09:12

O relevo e alguns detalhes guardam certa semelhança, mas a plataforma é mais curta ...
E agora?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 13 Nov 2013, 20:36

Recebi hoje a resposta sobre a estação misteriosa, pessoal !
Segundo o pesquisador Ricardo, autor do ótimo blog Viagem nos trilhos (Link, clique aqui), esta estação é Itirapuan, próximo a Lavras, em Minas Gerais. Ele postou no seu blog, no dia 26 de junho de 2013 exatamente esta foto conseguida pelo Melekh na feira da Praça XV !
:O :O :O
Comparem as imagens antigas e mais atuais. Eu ainda vejo diferenças entre elas, mas acredito ser apenas no layout ou pintura.

Abaixo segue a foto da estação, no site Estações Ferroviárias do Brasil:

Imagem

E abaixo a imagem postada pelo Melekh e também pelo Ricardo no seu blog (Link direto: Clique aqui).

Imagem

Obs.: notem que a grade continua a mesma da época da foto antiga ! ! !
;)

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2013, 15:02

Dado. Essa estação também não deve ser. Na estação misteriosa, a suportação da mão francesa do telhado está bem na direção da parte em relevo sobre a alvenaria.

Na estãção de Ityrapuan, está um pouco mais abaixo.

Naquele tópico envolvendo a possível PN em Bento Ribeiro, que o Hugo matou a charada sendo na Penha Circular, fiz uma sugestão sobre esses desafios para achar uma localidade.
Quando vc puder, dá uma olhada. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por DadoDJ » 14 Nov 2013, 17:37

Não sei ... talvez pode ter sido uma modificação mais recente em relação à foto p/b.
Pelo menos o que eu sei foi que o Ricardo, do blog citado acima, havia postado esta imagem em junho de 2013, como sendo, segundo ele, esta estação Ityrapuan.
Que diria que um dia estaríamos debatendo e concentrando esforços em descobrir uma estação que pode ser de outro estado !
:DD
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Melekh » 15 Nov 2013, 13:21

Dado, Adenilson e companheiros.


Eu vi que a foto que consegui na Praça XV e coloquei sugerindo que poderia ser de Venda Grande está dando "panos para mangas" e o que eu tenho a dizer é que a pessoa que me vendeu por R$ 15,00, disse ser de algum lugar do RJ, mas não afirmou nada.

Eu presumi que poderia ser Venda Grande, mas olhando bem, tem diferenças nas janelas das duas estações.

Desculpe-me pela demora das respostas, pois quase não estou acessando o computador, motivos de trabalho.

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Venda Grande

Mensagem por Adenilson » 18 Nov 2013, 09:19

Dado: Vou manter a minha opinião, a estação de Hermílio Alves postada antes parece ter tamanho muito mais compatível com o prédio da estação na foto em petro e branco que a estação de Ityrapuan.
Tudo bem, que a plataforma de H.A. é menos comprida, mas estou achando Ityrapuan muito alta em comparação à foto postada pelo Melekh.
Mesmo com as pessoas sentadas, dá para perceber que se trata de uma edificação baixa.

Acho que os nossos colegas foristas mineiros, uma vez achando que a estação fica em MG, pode procurar algo mais próximo com a primeira sugestão. okk

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”